Skip to main content
Pergunta

Cobrança indevida - Recisão por justa causa

• December 16, 2025
  • 8 respostas
  • 29 visualizações

Boa tarde, meu nome é Eldno Pires, fui cliente da MEO por uns 10 anos e no mês passado, Novembro de 2025, percebi que estava sendo roubado pela MEO há 9 meses e, mesmo depois de exigir a cessação do contrato por justa causa, estão querendo que eu pague uma penalização por encerrar o contrato antes do final do período de fidelização, segundo os analistas da empresa sem motivo aparente, pois roubo para eles não deve ser nada de mais!
Durante 9 meses estive a pagar valores superiores aos contratados e quando me apercebi dessa cobrança abusiva entrei em contato imediatamente exigindo o encerramento do contrato, pois vinha sendo lesado há quase um ano e após cumprir com todo o protocolo exigido pela MEO recebi como resposta um e-mail super compreensivo e carismático relatando que após análise reconheceram o erro na fatura de Novembro de 2025, (mas só na fatura de Novembro, as dos 8 meses anteriores não fez diferença estarem sendo cobrados acima do valor contratado) o erro foi retificado e o valor corrigido, mas que gostariam de deixar claro que o serviço sempre foi prestado e que por isso não havia justificativa para que eu não fosse penalizado por solicitar a cessação do contrato por estar sendo roubado durante 9 meses. O fato de estar sendo roubado mês após mês não deve causar o menor constrangimento, pois deve ser prática regular desta empresa ou caso contrário nem sequer cogitavam o envio de um e-mail ridículo como o que enviaram-me! E mesmo depois que fiz a reclamação continuaram a cobrar o mesmo valor acima do contratado! O mais interessante é que só erram para mais, nunca para menos!

Gostaria de saber se alguém aqui no fórum conhece um meio legal para resolver essa palhaçada, pois não encontro outro sinónimo para essa situação e, claro que não quero e nem vou pagar nada a mais do que já paguei por ter sido roubado!

8 respostas

ana_Paula
Super User
Forum|alt.badge.img+25
  • Super User
  • December 16, 2025

Olá ​@Eldno Pires 

O valor cobrado é referente ao quê? Não é uma subscrição digital por exemplo?

Rafa_UserFiberMEO
Super User
Forum|alt.badge.img+24

Olá ​@Eldno Pires 

Tenho Imensa pena Pela Situação. 

Isso deveria ter sido apenas um Engano de Faturação, ou Alguma Subscrição Indesejada (e não realmente um "roubo"). No meio de Vários Clientes é normal Haver Erros Acidentais e Enganos em Algumas Faturas (tanto na MEO como até nas Outras Operadoras, Serviços e Empresas)

Nós, como Clientes, é que Devemos estar Atentos a Cada Fatura (Seja da MEO como de Todos os Serviços que temos Contratados como Luz, Água, Etc.) e Analisar Sempre a Mesma, para ver se o Valor está Correto, ou se Há Erros. Se Houver, Devemos Reportar Logo para serem Corrigidos Imediatamente ao Reportar ao Apoio ao Cliente, e assim não serem Cobrados Acidentalmente (como lhe fizeram este Mês, para não ser "Roubado"). Pois depois de Pagar é como Aceita-se Pagar Esse Valor, e como o Mesmo Estivesse Correto, a MEO (e até igualmente as Outras Empresas) não Repara no Erro, sendo depois Tarde Demais.

Poderá tentar ver com a MEO se Consegue Alguma Compensação, como 1 Mensalidade Grátis, Desconto na Mensalidade ou Algo do Género (nem que seja a Negociar, e Renovar o Contrato com Nova Fidelização). 

Mas Rescindir/Cancelar o Contrato Tendo uma Fidelização, é Normal que Indiquem que terá de Pagar o Valor Associado, e não deverá ser possível por Justa Causa sendo um Erro que "Aceitou" como estivesse Correto, Justificável pela MEO, e que a Mesma deverá ter o Prazer de o Corrigir (para não o "Roubar" Acidentalmente, Novamente)

Espero que no Fim acabe por Manter a sua Confiança, e Serviços na MEO, tal como Manteve nestes Últimos 10 Anos.

• Autor
  • Novo Membro
  • December 17, 2025

Olá ​@Eldno Pires 

Tenho Imensa pena Pela Situação. 

Isso deveria ter sido apenas um Engano de Faturação, ou Alguma Subscrição Indesejada (e não realmente um "roubo"). No meio de Vários Clientes é normal Haver Erros Acidentais e Enganos em Algumas Faturas (tanto na MEO como até nas Outras Operadoras, Serviços e Empresas)

Nós, como Clientes, é que Devemos estar Atentos a Cada Fatura (Seja da MEO como de Todos os Serviços que temos Contratados como Luz, Água, Etc.) e Analisar Sempre a Mesma, para ver se o Valor está Correto, ou se Há Erros. Se Houver, Devemos Reportar Logo para serem Corrigidos Imediatamente ao Reportar ao Apoio ao Cliente, e assim não serem Cobrados Acidentalmente (como lhe fizeram este Mês, para não ser "Roubado"). Pois depois de Pagar é como Aceita-se Pagar Esse Valor, e como o Mesmo Estivesse Correto, a MEO (e até igualmente as Outras Empresas) não Repara no Erro, sendo depois Tarde Demais.

Poderá tentar ver com a MEO se Consegue Alguma Compensação, como 1 Mensalidade Grátis, Desconto na Mensalidade ou Algo do Género (nem que seja a Negociar, e Renovar o Contrato com Nova Fidelização). 

Mas Rescindir/Cancelar o Contrato Tendo uma Fidelização, é Normal que Indiquem que terá de Pagar o Valor Associado, e não deverá ser possível por Justa Causa sendo um Erro que "Aceitou" como estivesse Correto, Justificável pela MEO, e que a Mesma deverá ter o Prazer de o Corrigir (para não o "Roubar" Acidentalmente, Novamente)

Espero que no Fim acabe por Manter a sua Confiança, e Serviços na MEO, tal como Manteve nestes Últimos 10 Anos.

Está sua resposta além de estúpida só demonstra o quanto esta empresa trata com desdém e não tem o menor respeito pelos seus clientes! 
Pois se a situação fosse o inverso, se eu me enganasse em um cêntimo que fosse para menos, o sistema de cobrança não teria dó e me puniria imediatamente! Mas, como você diz foi só um “erro” que você aceitou ao pagar. Pois é, o “erro” é sempre dos clientes e os Santos prestadores de serviço nunca tem culpa de nada!

Eu fui roubado repetidamente por 9 meses e mesmo depois de ter reclamado continuaram a repetir a tentativa de roubo enviando nova fatura com o valor acima do contratado. E agora a tentar extorquir-me com essa penalização infundada pelo cancelamento do contrato, uma vez que tudo ocorreu por culpa da desonestidade da MEO.

O grande problema é que vocês estão a tratar, na maioria das vezes, com pessoas desinformadas e que não conhecem minimamente os seus direitos e que estão a lidam com uma empresa desonesta que pensa que está acima da lei! E tem como prática constante extorquir dinheiro dos clientes com alegações fraudulentas e falsas acusações!

Devolver o que me foi roubado, e em dobro conforme a lei de proteção aos consumidores, não passa de obrigação e em hipótese alguma anula o fato de que estavam a roubar-me através de uma cobrança abusiva!

Resta a MEO reconhecer o seu “erro” e pagarem o que me deve! E parar com essas tentativas infundadas de quererem inverter o papel de vítima e infrator!

• Autor
  • Novo Membro
  • December 17, 2025

Olá ​@Eldno Pires 

O valor cobrado é referente ao quê? Não é uma subscrição digital por exemplo?

Olá Ana Paula. Não, eu não sobrescrevi nada, foi roubo mesmo! E essa prática é uma constante nesta porcaria de empresa. Pois, mesmo depois da minha reclamação continuaram a enviar a fatura com o mesmo valor e mesmo eu tendo exigido o cancelamento do contrato por justa causa ainda querem extorquir-me dinheiro através de outra cobrança indevida, querem que eu pague uma penalização por cancelar o contrato mesmo tendo ciência de que o roubo me dar todo o direito de resolver o contrato por justa causa e sem nenhuma penalização! 
Tentam a todo custo inverter os papéis de vítima e infrator para ver se ainda conseguem extorquir mais algum dinheiro. 
Se és cliente desta empresa caia fora!

Rafa_UserFiberMEO
Super User
Forum|alt.badge.img+24

Olá ​@Eldno Pires 

Entendo a sua Opinião, e Frustração, sobre o Assunto.

Eu sou Apenas um Cliente, tal Como Todos as Pessoas aqui no Fórum. Deve Considaderar o meu Comentário como tal e sem Qualquer Ligação a Opinião da Empresa.

Eu apenas quis esclarecer, que deve entender que osto foi apenas é um Erro que foi causado Acidentalmente (o Erro até poderia ser o Inverso, e ser que o Preço da Fatura fosse um Valor Abaixo do Contratado), e que Reportando a Mesma Novamente ela ia Resolver Outra Vez. Acredito que a MEO não fez isto Realmente de uma forma Proposital e para o Roubar (Sendo uma Operadora que Oferece a Melhor Qualidade de Serviço, e tem o Menor Número de Reclamações)

Tal como aconteceu na MEO pode acontecer em qualquer Empresa (até em um Supermercado), e nós como Clientes é que temos de Reparar Logo a Tempo, pois poderá ser Tarde de Mais e a Empresa não se Responsabilizar Mais, tratando como o Cliente Aceitasse o Erro

Agora Pode Sempre Tentar Tratar com a MEO de forma a Resolver a Mesma, e a ter uma Compensação como algum Desconto ou Mensalidade (como disse Anteriormente), mas para isso deve Criar um Pedido de Apoio no myMEO > ou Contactar as Linhas de Apoio MEO >

• Autor
  • Novo Membro
  • December 17, 2025

Olá ​@Eldno Pires 

Entendo a sua Opinião, e Frustração, sobre o Assunto.

Eu sou Apenas um Cliente, tal Como Todos as Pessoas aqui no Fórum. Deve Considaderar o meu Comentário como tal e sem Qualquer Ligação a Opinião da Empresa.

Eu apenas quis esclarecer, que deve entender que osto foi apenas é um Erro que foi causado Acidentalmente (o Erro até poderia ser o Inverso, e ser que o Preço da Fatura fosse um Valor Abaixo do Contratado), e que Reportando a Mesma Novamente ela ia Resolver Outra Vez. Acredito que a MEO não fez isto Realmente de uma forma Proposital e para o Roubar (Sendo uma Operadora que Oferece a Melhor Qualidade de Serviço, e tem o Menor Número de Reclamações)

Tal como aconteceu na MEO pode acontecer em qualquer Empresa (até em um Supermercado), e nós como Clientes é que temos de Reparar Logo a Tempo, pois poderá ser Tarde de Mais e a Empresa não se Responsabilizar Mais, tratando como o Cliente Aceitasse o Erro

Agora Pode Sempre Tentar Tratar com a MEO de forma a Resolver a Mesma, e a ter uma Compensação como algum Desconto ou Mensalidade (como disse Anteriormente), mas para isso deve Criar um Pedido de Apoio no myMEO > ou Contactar as Linhas de Apoio MEO >

Pois é, essa sua linha de pensamento é justamente o que essas empresas desejam dos clientes. E, justamente por isso, continuam abusando de respeitosamente os clientes e tratando-os como idiotas.

Nunca que eu continuaria a ser cliente de uma empresa que, para você só cometeu um erro, mas para mim foi roubo e não foi só uma vez! 
O fato de eu ter pago as faturas com o preço abusivo, deveu-se a confiança que eu achava que poderia ter nessa empresa, tanto que o pagamento era realizado através de débito direto. Mas, o mais curioso é que esses “erros” só acontecem para mais, nunca para menos! E se existem analistas para analisar nossas faltas porque não começam por analisar a eles próprios?

Mas se você gosta de ser tratado como parvo, continue assim, é um direito seu. Assim como também é um direito meu exigir que a lei seja cumprida quando os alegados “erros” que, nunca em hipótese alguma deveriam existir, de uma empresa me atinjam! Eu não exigi nada mais do que os meus direitos de consumidor.

Ricardo27
Super User
Forum|alt.badge.img+24
  • Super User
  • December 17, 2025

Conhecemos a sua parte da história. Seria interessante conhecer a versão da meo!

Até agora sempre que reclamei algo com razão, a meo corrigiu a situação de imediato. 

Mas também reclamei de imediato, pois tenho o hábito de olhar e conferir todas as faturas. 

Forum|alt.badge.img+23
  • Consultor Sénior
  • December 17, 2025

boas

mas o que diz a lei em relação a erros de faturação? é da responsabilidade do cliente confirmar as faturas que paga, no entanto quando se apercebe que existe um erro deve reclamar e tem direito ao maximo de retificação até 6 meses anteriores...antes disso é da responsabilidade total do cliente…

não existe qualquer roubo, existiu foi o desleixo do cliente em confirmar as faturas que paga...além disso não existe nada contratual ou legal que permita desistir do contrato por esse motivo...