Skip to main content
Pergunta

Cobrança indevida - Recisão por justa causa

• December 16, 2025
  • 2 respostas
  • 16 visualizações

Boa tarde, meu nome é Eldno Pires, fui cliente da MEO por uns 10 anos e no mês passado, Novembro de 2025, percebi que estava sendo roubado pela MEO há 9 meses e, mesmo depois de exigir a cessação do contrato por justa causa, estão querendo que eu pague uma penalização por encerrar o contrato antes do final do período de fidelização, segundo os analistas da empresa sem motivo aparente, pois roubo para eles não deve ser nada de mais!
Durante 9 meses estive a pagar valores superiores aos contratados e quando me apercebi dessa cobrança abusiva entrei em contato imediatamente exigindo o encerramento do contrato, pois vinha sendo lesado há quase um ano e após cumprir com todo o protocolo exigido pela MEO recebi como resposta um e-mail super compreensivo e carismático relatando que após análise reconheceram o erro na fatura de Novembro de 2025, (mas só na fatura de Novembro, as dos 8 meses anteriores não fez diferença estarem sendo cobrados acima do valor contratado) o erro foi retificado e o valor corrigido, mas que gostariam de deixar claro que o serviço sempre foi prestado e que por isso não havia justificativa para que eu não fosse penalizado por solicitar a cessação do contrato por estar sendo roubado durante 9 meses. O fato de estar sendo roubado mês após mês não deve causar o menor constrangimento, pois deve ser prática regular desta empresa ou caso contrário nem sequer cogitavam o envio de um e-mail ridículo como o que enviaram-me! E mesmo depois que fiz a reclamação continuaram a cobrar o mesmo valor acima do contratado! O mais interessante é que só erram para mais, nunca para menos!

Gostaria de saber se alguém aqui no fórum conhece um meio legal para resolver essa palhaçada, pois não encontro outro sinónimo para essa situação e, claro que não quero e nem vou pagar nada a mais do que já paguei por ter sido roubado!

2 respostas

ana_Paula
Super User
Forum|alt.badge.img+25
  • Super User
  • December 16, 2025

Olá ​@Eldno Pires 

O valor cobrado é referente ao quê? Não é uma subscrição digital por exemplo?

Rafa_UserFiberMEO
Super User
Forum|alt.badge.img+24

Olá ​@Eldno Pires 

Tenho Imensa pena Pela Situação. 

Isso deveria ter sido apenas um Engano de Faturação, ou Alguma Subscrição Indesejada (e não realmente um "roubo"). No meio de Vários Clientes é normal Haver Erros Acidentais e Enganos em Algumas Faturas (tanto na MEO como até nas Outras Operadoras, Serviços e Empresas)

Nós, como Clientes, é que Devemos estar Atentos a Cada Fatura (Seja da MEO como de Todos os Serviços que temos Contratados como Luz, Água, Etc.) e Analisar Sempre a Mesma, para ver se o Valor está Correto, ou se Há Erros. Se Houver, Devemos Reportar Logo para serem Corrigidos Imediatamente ao Reportar ao Apoio ao Cliente, e assim não serem Cobrados Acidentalmente (como lhe fizeram este Mês, para não ser "Roubado"). Pois depois de Pagar é como Aceita-se Pagar Esse Valor, e como o Mesmo Estivesse Correto, a MEO (e até igualmente as Outras Empresas) não Repara no Erro, sendo depois Tarde Demais.

Poderá tentar ver com a MEO se Consegue Alguma Compensação, como 1 Mensalidade Grátis, Desconto na Mensalidade ou Algo do Género (nem que seja a Negociar, e Renovar o Contrato com Nova Fidelização). 

Mas Rescindir/Cancelar o Contrato Tendo uma Fidelização, é Normal que Indiquem que terá de Pagar o Valor Associado, e não deverá ser possível por Justa Causa sendo um Erro que "Aceitou" como estivesse Correto, Justificável pela MEO, e que a Mesma deverá ter o Prazer de o Corrigir (para não o "Roubar" Acidentalmente, Novamente)

Espero que no Fim acabe por Manter a sua Confiança, e Serviços na MEO, tal como Manteve nestes Últimos 10 Anos.