Skip to main content
Resolvido

Alguém deve ter alterado a password do meu router wifi (?)

• 4 de março de 2025
  • 4 respostas
  • 98 visualizações

Forum|alt.badge.img+2
  • Dinamizador Júnior
  • 12 respostas

Olá

A minha palavra-passe Wi-Fi já não funciona, por isso decidi verificar com base num vídeo do YouTube que assisti. Verifique a captura de ecrã anexada do arp -a: https://postimg.cc/RNtWrQHX 

Suspeito que alguém tenha alterado a password do meu router wifi. Para alterar a palavra-passe, suspeito que talvez tenha de pressionar o orifício RESET no router, mas será isso problemático? Como faço para restaurar a ligação após reiniciar o router, etc.? E isso permitir-me-á definir uma nova palavra-passe? O meu IP (dinâmico?) mudará. Posso perder a ligação à internet depois de reiniciar o meu router? Não faço a mínima ideia de como o fazer. Por favor, avise. Obrigado.

Solução por Rafa_UserFiberMEO

Olá ​@WTF 

Pode ver e alterar o nome da sua rede, e a password, através do seu myMEO, ou através do MEO Smart Wi-Fi. 

Pode fazer um reset ao router, para voltar as predefinições originais, e não há nenhum problema em fazer isso, após estar concluído pode voltar a aceder a sua Internet normalmente.

Se alguém acedeu ao seu Wi-Fi, e alterou a sua password sem o seu consentimento, sugiro que para evitar que a situação volte a acontecer, e alguem altere alguma configuração do seu router, a alterar o nome e a password da sua rede Wi-Fi, para uma diferente da original, ou antes definida.

Evite partilhar o acesso ao seu Wi-Fi principal a qualquer pessoa. Pode criar uma rede Guest para partilhar o Wi-Fi com os seus convidados, e sem partilhar a sua rede Wi-Fi principal.

Evite também em dar o acesso a área cliente a qualquer pessoa, e se acha que foi alterado remotamente por essa via, altere também a password do seu MEO ID

Ver original
Este tópico ajudou a encontrar uma resposta para tua pergunta?

4 respostas

Rafa_UserFiberMEO
Super User
Forum|alt.badge.img+22
  • Super User
  • 1264 respostas
  • Solução
  • 4 de março de 2025

Olá ​@WTF 

Pode ver e alterar o nome da sua rede, e a password, através do seu myMEO, ou através do MEO Smart Wi-Fi. 

Pode fazer um reset ao router, para voltar as predefinições originais, e não há nenhum problema em fazer isso, após estar concluído pode voltar a aceder a sua Internet normalmente.

Se alguém acedeu ao seu Wi-Fi, e alterou a sua password sem o seu consentimento, sugiro que para evitar que a situação volte a acontecer, e alguem altere alguma configuração do seu router, a alterar o nome e a password da sua rede Wi-Fi, para uma diferente da original, ou antes definida.

Evite partilhar o acesso ao seu Wi-Fi principal a qualquer pessoa. Pode criar uma rede Guest para partilhar o Wi-Fi com os seus convidados, e sem partilhar a sua rede Wi-Fi principal.

Evite também em dar o acesso a área cliente a qualquer pessoa, e se acha que foi alterado remotamente por essa via, altere também a password do seu MEO ID

ana_Paula
Super User
Forum|alt.badge.img+24
  • Super User
  • 3721 respostas
  • 4 de março de 2025

Queria só acrescentar para também alterar a password de administração do Router, caso contrário qualquer pessoa na sua rede primária pode aceder ao router ou à app MEO Smart WiFi através do user e pass meo/meo.

Respondendo às outras questões sim, o IP público pode mudar e não, não perde o acesso à internet após reiniciar o router.

Forum|alt.badge.img+2
  • Autor
  • Dinamizador Júnior
  • 12 respostas
  • 4 de março de 2025

Não creio que o suporte da MEO (com quem contactei) compreenda a minha situação. A pergunta simples é como posso fazer login no endereço IP URL do router? Eis um exemplo: O nome de utilizador que penso é “admin” e a palavra-passe utilizada era “admin”. Então, há muitos anos, mudei a palavra-passe para outra coisa e anotei-a num local seguro (caderno trancado). Hoje não consigo fazer login com esta combinação de nome de utilizador e palavra-passe. No entanto, o suporte, etc. Não creio que seja esse o caso. O caso é como o acima. Quero fazer login na interface do router no seguinte link: http://192.168.1.254/login.lp

Agora, em relação à situação em que qualquer pessoa que tenha o carro estacionado na rua ao lado da minha casa pode fazer login no meu "wifi" (seja lá o que isso for) e no "router", o que podem fazer? Podem: Usar a minha ligação à internet e ler os seus próprios e-mails? (não há mal nenhum nisso)?

Entrar no meu computador, ler os meus e-mails e ver os meus ficheiros? Dano ali e criminoso.

ORIGINAL TEXT IN ENGLISH:

I don’t think MEO support (whom I contacted) understands my situation. The simple question is how can I log into the IP URL address of the router? Here’s for example:

The username I think is “admin” and the password used to be “admin”. Then many years ago I changed the password to something else and wrote it down in a secure location (locked up notebook). Today I can not login with that username and password combination. Yet the support etc. told me to go to myMEO and change the “password” there which is the same as the “WIRELESS KEY” on the bottom of my router called TECHNICOLOR TG784n v3. I don’t think that is the case. The case is as per above. I want to loig into the interface of the router at the following link:

http://192.168.1.254/login.lp

Now regarding the situation where anyone sitting their car on the street next to my house can log into my “wifi” (whatever that is) and the “router” what can they do? Can they:

Use my internet connection and read their own emails? (no harm there)?

Log into my computer and read my emails and see my files? Harm there and criminal.

ana_Paula
Super User
Forum|alt.badge.img+24
  • Super User
  • 3721 respostas
  • 6 de março de 2025

Hello ​@WTF 

What router do you have?