Skip to main content
Resolvido

Ao fim de quantos dias posso rescindir por justa causa sem serviço?

• 2 de fevereiro de 2025
  • 13 respostas
  • 198 visualizações

Forum|alt.badge.img+3

Boa noite, 

Faz amanhã 8 dias seguidos que estou sem serviços de TV/Net e telefone fixo.

Gostaria de saber se existe base legal para rescisão do contrato por justa causa por incumprimento do contrato por parte da Meo?

Obrigado pelas respostas 

Solução por Rafa_UserFiberMEO

Olá ​@Lucho1975 

Infelizmente problemas e avarias podem acontecer e demorar alguns dias a resolver, mas esperemos que seja resolvida em breve

É uma avaria geral ou só em sua casa? Já reportou a avaria ao Apoio Técnico? Qual a resposta no Apoio Técnico.

Irá ser feito um desconto na sua fatura perante os dias que esteve sem conseguir usufruir do seu serviço, também se for cliente M4 poderá receber dados móveis enquanto está sem Internet em casa.

Só após o 15 dia sem serviço pode fazer rescisão do contrato por justa causa por incumprimento do contrato por parte da MEO

Ver original
Este tópico ajudou a encontrar uma resposta para tua pergunta?

13 respostas

Rafa_UserFiberMEO
Super User
Forum|alt.badge.img+22
  • Super User
  • 1196 respostas
  • Solução
  • 2 de fevereiro de 2025

Olá ​@Lucho1975 

Infelizmente problemas e avarias podem acontecer e demorar alguns dias a resolver, mas esperemos que seja resolvida em breve

É uma avaria geral ou só em sua casa? Já reportou a avaria ao Apoio Técnico? Qual a resposta no Apoio Técnico.

Irá ser feito um desconto na sua fatura perante os dias que esteve sem conseguir usufruir do seu serviço, também se for cliente M4 poderá receber dados móveis enquanto está sem Internet em casa.

Só após o 15 dia sem serviço pode fazer rescisão do contrato por justa causa por incumprimento do contrato por parte da MEO

Forum|alt.badge.img+3
  • Autor
  • Dinamizador Júnior
  • 17 respostas
  • 3 de fevereiro de 2025
Rafa_UserFiberMEO disse:

Olá ​@Lucho1975 

Olá,

Pelo que me foi dito pelo apoio técnico é uma avaria no exterior que está a afetar 25 habitações.

Vou aguardar pelos 15 dias. Se não ficar resolvido vou para outro operador pois o meu vizinho da frente tem Vodafone e sem problemas.

Rafa_UserFiberMEO
Super User
Forum|alt.badge.img+22

@Lucho1975 

Ja que é uma avaria geral que afeta vários clientes a MEO irá tratar do assunto o mais rápido possível, conforme a situação. E esperemos que a avaria seja resolvida muito em breve

A MEO funciona numa rede diferente da Vodafone por isso seu vizinho está com serviço, e sem problemas, mas estas avarias podem acontecer em qualquer marca, agora pode ser uma avaria que afete a MEO, mas em breve a Vodafone pode ter um problema que quem tenha MEO não tenha, nunca se sabe.

Forum|alt.badge.img
  • Membro
  • 4 respostas
  • 3 de fevereiro de 2025
Lucho1975 disse:
Rafa_UserFiberMEO disse:

Olá ​@Lucho1975 

Olá,

Pelo que me foi dito pelo apoio técnico é uma avaria no exterior que está a afetar 25 habitações.

Vou aguardar pelos 15 dias. Se não ficar resolvido vou para outro operador pois o meu vizinho da frente tem Vodafone e sem problemas.

Se te disseram isso, mentiram! A não ser que sejas meu vizinho. Há relatos de situações semelhantes em locais díspares. Eu sou de Paredes (Porto) e no meu prédio a Meo apagou-se na terça-feira passada (portanto também vai fazer oito dias). Não tenho TV, nem internet. Apenas dados móveis e com sinal sofrível e/ou queda na ligação). Tenho conhecidos que em Famalicão (são mais de 50km) reportam os mesmos problemas. A todos eles dizem que é localizado. Na verdade é localizado, só que em localizações diversas e sem relação entre si. Repito, desde dia 28/01/2025. A previsão de regularização veio sendo adiada de um dia para o seguinte, sucessivamente. Agora é amanhã até às 18:00. Honestamente não acredito. A anomalia tem vários dias, vários locais e tem sido “abafada”.  O problema é que os contratos têm muitas letras miudinhas.

ana_Paula
Super User
Forum|alt.badge.img+24
  • Super User
  • 3588 respostas
  • 3 de fevereiro de 2025

Olá ​@NunoGuimaraes 

Lamento a situação.

Sugiro que contacte a Provedoria do Cliente MEO.

Forum|alt.badge.img+23
  • Consultor
  • 10993 respostas
  • 3 de fevereiro de 2025

boas

@Rafa_UserFiberMEO essa informação pode não ser a mais correta…

se em tempos for uma zona de rede partilhada de Meo/Vodafone, até podem estar a usar a mesma rede de fibra…só que o contrato da Meo com a Vodafone em termos de partilha obriga a Meo a reparar os clientes da Vdafone com prioridade senão levam multas...ainda existem muitas zonas de rede partilhada de Meo/Vodafone...

Forum|alt.badge.img+12
  • Observador
  • 292 respostas
  • 4 de fevereiro de 2025

Têm a noção que o país foi atravessado por 3 tempestades num curto espaço de tempo com muita chuva e vento? é normal que tenham surgido várias avarias exteriores em vários pontos do país e com os recursos não são muitos (existem poucos técnicos disponíveis) as reparações podem demorar.

Forum|alt.badge.img
  • Membro
  • 4 respostas
  • 5 de fevereiro de 2025
JFLSB disse:

Têm a noção que o país foi atravessado por 3 tempestades num curto espaço de tempo com muita chuva e vento? é normal que tenham surgido várias avarias exteriores em vários pontos do país e com os recursos não são muitos (existem poucos técnicos disponíveis) as reparações podem demorar.

Tenho absoluta noção, sim. Sucede que, em primeiro lugar, a essas “tempestades” chamamos inverno e se a estrutura da Altice/Meo não está preparada para tal, seria melhor venderem refrescos. Em segundo, a complacência que pareces demonstrar para com a Meo que não presta serviços a, pelo menos, dezenas de clientes pagantes durante uma semana, leva-me a duvidar de uma opinião desinteressada. Em terceiro, experimenta seres tu a dizer aos operadores de comunicações que por força dessas tempestades, como lhes chamas, não pudeste trabalhar e como tal não recebeste. Pergunta-lhes, depois, se eles se importam, já que foste vítima de tempestades, que não lhes pagues. Espera depois pela resposta. Pouco me importa se eles não me vão cobrar estes dias. Eu fiz um contrato para ter serviço e não para pagar por serviço ocasional. Eu cumpro atempadamente as minhas obrigações contratuais em que a principal é o pagamento atempado do serviço. Eles devem cumprir o deles que é a prestação do serviço. E repito, essas tempestades chamam-se inverno. Quanto aos técnicos, se os não têm que os contratem e paguem melhor. Pagamos o serviço acima da média europeia. Não acredito que os técnicos da Meo ganhem acima da média europeia. A mim dizem-me o preço e eu sou livre de decidir se pago o que eles me pedem. Se eu aceito o preço que eles me propõem, cabe-lhes depois a eles prestar-me o serviço em condições ótimas. Compreenderia até uma resolução em 1 ou 2 dias. Oito dias não! Não é a serralharia Joaquim & Miguel com recursos limitados, é a Altice que tem recursos para muito melhor….ou pelo menos deveria.

Forum|alt.badge.img+12
  • Observador
  • 292 respostas
  • 5 de fevereiro de 2025

Os tempos de reparação máximos constam do contrato que todos nós aceitámos. Claro que estar dias sem serviço para quem está às vezes em teletrabalho é muito chato, também já me aconteceu, para essas situações tenho um router 4G e nessa altura na loja até me deram um cartão com tráfego ilimitado para 1 semana, o que remediou.

Forum|alt.badge.img
  • Membro
  • 4 respostas
  • 5 de fevereiro de 2025
JFLSB disse:

Os tempos de reparação máximos constam do contrato que todos nós aceitámos. Claro que estar dias sem serviço para quem está às vezes em teletrabalho é muito chato, também já me aconteceu, para essas situações tenho um router 4G e nessa altura na loja até me deram um cartão com tráfego ilimitado para 1 semana, o que remediou.

Isso é tudo verdade, como verdade também é que o contrato firmado é um mero contrato de adesão. Quantas daquelas cláusulas negociaste? Infelizmente é assim em todas as operadoras e não adianta procurar uma que não te obrigue a lá ficar preso pelo menos 15 dias sem serviço. Não negociaste isso. Foi-te imposto. Se, quando algo assim acontece, nos conformarmos, dentro de alguma tempo serão não 15 dias, mas 30 ou….sabe-se lá. A questão é que não reclamar, não mostrar indignação, levará apenas e tão somente a que mais cláusulas prejudiciais para o cliente sejam inseridas e ao decréscimo de qualidade do serviço, até porque os players não estão aqui para prestar um serviço ou serem nossos amigos. Querem lucros. Querem cada vez mais lucros e em Portugal não o fazem promovendo a qualidade. Fazem-no aumentando o preço e/ou retirando qualidade ao produto per si ou aos serviços que o deveriam sustentar de forma conveniente. Antes de o fazerem, vertem essa possibilidade para o contrato que ninguém lê (30 páginas de letra miudinha com coisas que parecem inócuas ou desinteressantes mas onde, algures lá pelo meio, te estão a lixar). Portanto, eu irei sempre reclamar quando não me prestarem convenientemente o serviço que me venderam até porque tenho a certeza que, se for eu a incumprir o contrato, vou comer!

Ricardo27
Super User
Forum|alt.badge.img+24
  • Super User
  • 22990 respostas
  • 5 de fevereiro de 2025

Pode e deve reclamar, para demostrar o seu desagrado e a sua insatisfação, mas, para já, sem fundamento legal, porque não estão a violar as clausulas contratuais.

É irrelevante se são 3, 30 ou 300 páginas de letra miudinha ou graúdinha, o que interessa é que foi aceite pelo cliente. A ultima frase é “Tomei conhecimento das condições apresentadas neste documento.”

Claro que pouca gente lê isso, seja a fazer o contrato na MEO, na Cofidis ou a aderir a um qualquer cartão de pontos.

Mas é isso que é válido.   

Forum|alt.badge.img
  • Membro
  • 4 respostas
  • 5 de fevereiro de 2025
Ricardo27 disse:

Pode e deve reclamar, para demostrar o seu desagrado e a sua insatisfação, mas, para já, sem fundamento legal, porque não estão a violar as clausulas contratuais.

É irrelevante se são 3, 30 ou 300 páginas de letra miudinha ou graúdinha, o que interessa é que foi aceite pelo cliente. A ultima frase é “Tomei conhecimento das condições apresentadas neste documento.”

Claro que pouca gente lê isso, seja a fazer o contrato na MEO, na Cofidis ou a aderir a um qualquer cartão de pontos.

Mas é isso que é válido.   

Não invoquei, nem invoco, incumprimento contratual. Manifesto desagrado pelo serviço. 

emanuel92
Forum|alt.badge.img+17
  • Gúru
  • 1401 respostas
  • 5 de fevereiro de 2025
NunoGuimaraes disse:
JFLSB disse:

Isso é tudo verdade, como verdade também é que o contrato firmado é um mero contrato de adesão. Quantas daquelas cláusulas negociaste? Infelizmente é assim em todas as operadoras e não adianta procurar uma que não te obrigue a lá ficar preso pelo menos 15 dias sem serviço. Não negociaste isso. Foi-te imposto. Se, quando algo assim acontece, nos conformarmos, dentro de alguma tempo serão não 15 dias, mas 30 ou….sabe-se lá. A questão é que não reclamar, não mostrar indignação, levará apenas e tão somente a que mais cláusulas prejudiciais para o cliente sejam inseridas e ao decréscimo de qualidade do serviço, até porque os players não estão aqui para prestar um serviço ou serem nossos amigos. Querem lucros. Querem cada vez mais lucros e em Portugal não o fazem promovendo a qualidade. Fazem-no aumentando o preço e/ou retirando qualidade ao produto per si ou aos serviços que o deveriam sustentar de forma conveniente. Antes de o fazerem, vertem essa possibilidade para o contrato que ninguém lê (30 páginas de letra miudinha com coisas que parecem inócuas ou desinteressantes mas onde, algures lá pelo meio, te estão a lixar). Portanto, eu irei sempre reclamar quando não me prestarem convenientemente o serviço que me venderam até porque tenho a certeza que, se for eu a incumprir o contrato, vou comer!

Boas, 

Já  reclamou para a provedoria do cliente MEO?

Já  reclamou no livro de reclamações online ou em loja?

Se não  sugiro que o faça  eles ficam obrigados ( até  para não pagarem multas) a resolver a situação  o mais rapidamente  possível.