Skip to main content

Usar Outlook com o Sapo Mail agora custa 24 euros por ano

• April 9, 2026
  • 87 respostas
  • 2776 visualizações

Mostrar a primeira mensagem

87 respostas

• Novo Membro
  • April 26, 2026

Uma vergonha essa decisão de excluir o imap/pop.

Uma conta de email deve ser considerada serviço universal, pois é aí que recebemos comunicações de entidades públicas, faturas de pagamentos de serviços e etc

E há outras formas de criarem um serviço premium (para aqueles que precisam de funcionalidade avançadas) dos que precisam somente de ter uma conta grátis para receber suas comunicações pessoais. Por exemplo, reduzam o armazenamento (para quem baixa para o PC não é preciso ter no servidor 8GB), usem a publicidade como forma de pagar o serviço (1x por semana o utilizador tem que ver p.ex. um anúncio para manter ativa a conta grártis) etc etc. 

Se isso for para frente, migrarei o email e obviamente quando possível tchau tchau MEO.

Forum|alt.badge.img
  • Observador
  • April 26, 2026

Desde há alguns meses começei a ver pequenas mudanças de UI que deram alguma esperança do SAPO não estar morto

That aged well…

Respondendo a alguns pontos levantados, visto que já tive de ajudar algumas pessoas a saltar do barco:

Esta manobra vergonhosa por parte da Meo é o maior abuso de confiança dos utilizadores Sapo que alguma vez existiu.

Pagar 24€ por ano para ter acesso ao IMAP/POP?! 

Vai-se ao site e nem um plano de pagamento anual existe? Só mensal?!

Estamos em 2026 ou 1996?

Estamos em 2026, porque estás sujeito a uma “Subscrição mínima de 12 meses”

Se simulares o processo de subscrição reparas que só é possível pagar com cartão de crédito e só podes cancelar a renovação ao fim dos 12 meses.

Olá JFSB,
Bom, então andamos a receber mails diferentes… Não sei a razão.

Os dois emails que recebi indicavam 6 de Maio. 
Se não usas POP/IMAP, ou seja, se não usas o Outlook (ou outro cliente qualquer) para consultar o mail no computador ou no telemóvel, não vais sentir diferença. 

A migração está a ser faseada, pelo que a data será diferente para todos. Vi contas que foram migradas em em março e outras que estão a ser migradas agora.

Algumas das contas estão em casos mais delicados: uma tem mais de 8GB utilizados, portanto tenho de apagar coisas para manter o plano gratuito sem perder informação na data de migração; outra já não era acedida há algum tempo (por uma pessoa mais de idade) e estava lá o email sobre as alterações, portanto em vez de 1 mês para agir teve apenas 1 semana.

E pensar, que houve um grupo de gente altruísta, que decidiu criar algo inovador e 100% Português, em 1995, na Universidade de Aveiro, para hoje ver o seu trabalho entregue a um grupo de chupistas sem escrúpulos!...

isto ^^

O Sapo é mais velho que eu, nem sabia que teve origem fora da PT/MEO. Nos tempos que correm continua a ser relevante pela questão da soberania de dados. Mas ao mesmo tempo, tendo em conta que metade do tráfego da internet são bots e crawlers, intensificado pelo aparecimento de genAI, estes serviços mais pequenos sentem essa pressão (maior volume de acessos, menor utilização humana, menor receita de anúncios). Acaba por ser mais difícil justificar o que está a ser oferecido.

Deixa-me triste o pequeno esforço feito e os óbvios pontos de money milking, mas mais que isso a pouca cobertura/informação sobre o tema. Critico em particular o pplware visto que está dentro da esfera do Sapo e costumam cobrir a mínima coisa que a MEO faz

Forum|alt.badge.img+2
  • Autor
  • Dinamizador Júnior
  • April 27, 2026

Quando deixei de ser cliente da Meo, há 2 ou 3 dias, deixei bem claro que a razão principal porque estava a sair foi esta trapalhada. 
Fui cliente durante 28 anos, e tal como outros aqui nesta thread, não andei a regatear cada cêntimo porque simplesmente estava contente com o serviço, e não era por mais euro menos euro que ia mudar. 

Mas esta chulice dos 24 euros é uma chapada para todos os que estão cá desde o início, desde o SAPO ADSL, a TMN e todos os outros rebrandings que já nem me lembro.
Portanto, como estão a c*gar para os clientes (antigos ou novos), então as coisas aí mudam. Não estou interessado em alimentar estas palhaçadas nem a aumentar o bónus dos decisores que têm estas ideias peregrinas. E vou dar o meu dinheiro a outros. Simples. 

A versão base continua grátis.

Apenas  a versão premium é que é paga.

Grátis

Premium

Armazenamento

8GB

65GB

Sem anúncios

Não

Sim

Reencaminhamento de mensagens

Não

Sim

Acesso IMAP/POP

Não

Sim

Hibernação por inatividade

Após 90 dias

Nunca

Envios por dia

250

10.000

Endereços incógnitos

1

500

Lista de contactos

1.000

10.000

Filtros de email

50

500

Bloqueios de endereços

50

500

Continua a funcionar a versão base, mas perde os acessos pop3/imap.

O meu mail da SAPO acompanha-me deste o tempo em que eu tinha ligações DialUp mas com algum trabalho estou a conseguir transferir tudo para outras contas.

É a minha despedida do Serviço de Apontadores criado pela Universidade de Aveiro.

RIP SAPO

Forum|alt.badge.img
  • Membro
  • April 29, 2026

Bom dia,
Escrevo apenas para expressar a minha incredulidade face às novas condições de utilização do Sapo Email e a obrigatoriedade de subscrever o serviço premium para poder usar algo tão básico como clientes de email (no desktop ou no telemóvel).
Em 2026, com a quantidade absurda de fornecedores de email grátis que existem por aí, pagar 24 euros por ano para ter um endereço de email é de uma estupidez anormalmente grande. 
E já agora, como é a Meo que está por trás disto, é mais uma razão para eu trocar de fornecedor de serviço móvel, após 28 anos como cliente. Obrigado por me terem ajudado a decidir.

Olá ​@Azorean2027 

Entendo a sua Insatisfação

Mas o seu E-Mail Sapo Continuará a Funcionar Normalmente, e com a Maior Parte das Funcionalidades, ainda Gratuitamente. Somente Excepto o IMAP, que é Mesmo uma Pena

Mas Consegue Igualmente Continuar a Aceder ao seu E-Mail no seu Telemóvel através do Website mail.sapo.pt >. Para um Acesso Rápido até poderá "Adicionar ao Ecrã Principal" um Ícone para Aceder ao seu E-Mail Sapo, indo no site pelo Navegador e nos "..."

Poderá até ser que em Breve, Reparem nos Clientes Insatisfeitos, e Alterem isso de Novo para Tornar o IMAP Grátis. Em Alternativa, até Poderia ser que a Sapo Criasse uma app Própria para Aceder ao Sapo Mail... Quem Sabe

Aceder so pelo browser é voltar a um patamar que o sapo nunca teve. A solução é a que já fiz, usar outras contas de email e gradualmente ir mudando o email principal e desistir do sapo.

Forum|alt.badge.img
  • Membro
  • April 29, 2026

Grátis

Premium

Armazenamento

8GB

65GB

Sem anúncios

Não

Sim

Não

Sim

Acesso IMAP/POP

Não

Sim

Após 90 dias

Nunca

Envios por dia

250

10.000

Endereços incógnitos

1

500

Lista de contactos

1.000

10.000

Filtros de email

50

500

Bloqueios de endereços

50

500

Continua a funcionar a versão base, mas perde os acessos pop3/imap.

O meu mail da SAPO acompanha-me deste o tempo em que eu tinha ligações DialUp mas com algum trabalho estou a conseguir transferir tudo para outras contas.

É a minha despedida do Serviço de Apontadores criado pela Universidade de Aveiro.

RIP SAPO

para mim, no dia que não conseguir aceder ao email pela app mail do Mac e do iPhone de forma gratuita, o email sapo termina.

Como utilizador do email SAPO desde o tempo da PT, considero esta alteração vergonhosa e um erro estratégico total. Aceitaria perfeitamente que cobrassem por espaço extra ou filtros de spam avançados, mas bloquear os protocolos POP e IMAP na versão gratuita é uma tentativa de venda forçada inadmissível.

Pelo preço que pedem, prefiro mil vezes migrar para uma conta Google, que oferece muito mais ferramentas, versatilidade e integração. Estão a sequestrar o acesso dos utilizadores às suas próprias mensagens em apps externas para nos obrigarem a pagar. Se a ideia é descontinuar o serviço e expulsar os clientes antigos, parabéns, estão no bom caminho!

Forum|alt.badge.img
  • Observador
  • April 29, 2026

Sou cliente MEO há vários anos e sempre utilizei o SAPO Mail como parte integrante do serviço, incluindo a sua configuração em aplicações externas como Outlook e no telemóvel. 

Fui agora surpreendido com a exigência de subscrição de um serviço premium (cerca de 24€/ano) apenas para continuar a usar algo que durante anos foi disponibilizado sem custos adicionais. Esta alteração não só representa uma quebra de expectativas como levanta questões sobre a transparência na relação com clientes de longa data.

Na prática, estão a limitar uma funcionalidade essencial — o acesso via IMAP/POP3 — que hoje em dia não é um “extra”, mas sim uma necessidade básica para quem gere email de forma eficiente em múltiplos dispositivos. Obrigar ao uso exclusivo do webmail ou ao pagamento adicional parece-me uma decisão desajustada e pouco alinhada com as práticas atuais do mercado.

Gostaria de perceber:
- Qual a justificação concreta para esta mudança?
- Porque não foram os clientes informados de forma clara e antecipada?
- Existe alguma alternativa ou condição especial para clientes antigos?

Como cliente fiel, sinto-me desapontado com esta decisão e espero que a MEO reconsidere esta política ou, pelo menos, apresente soluções mais justas para quem já utiliza o serviço há tantos anos.

Aguardo esclarecimentos.

Forum|alt.badge.img+1
  • Estagiário Júnior
  • April 30, 2026

Grátis

Premium

Armazenamento

8GB

65GB

Sem anúncios

Não

Sim

Não

Sim

Acesso IMAP/POP

Não

Sim

Após 90 dias

Nunca

Envios por dia

250

10.000

Endereços incógnitos

1

500

Lista de contactos

1.000

10.000

Filtros de email

50

500

Bloqueios de endereços

50

500

Olá ​@Azorean2027 

Entendo a sua Insatisfação

Mas o seu E-Mail Sapo Continuará a Funcionar Normalmente, e com a Maior Parte das Funcionalidades, ainda Gratuitamente. Somente Excepto o IMAP, que é Mesmo uma Pena

Mas Consegue Igualmente Continuar a Aceder ao seu E-Mail no seu Telemóvel através do Website mail.sapo.pt >. Para um Acesso Rápido até poderá "Adicionar ao Ecrã Principal" um Ícone para Aceder ao seu E-Mail Sapo, indo no site pelo Navegador e nos "..."

Poderá até ser que em Breve, Reparem nos Clientes Insatisfeitos, e Alterem isso de Novo para Tornar o IMAP Grátis. Em Alternativa, até Poderia ser que a Sapo Criasse uma app Própria para Aceder ao Sapo Mail... Quem Sabe

Muito caro relativamente a serviços idênticos no mundo, tipo Gmail ou Outlook. Só que o vosso nem tem serviço de armazenamento em nuvem, tipo Onedrive ou Google Drive. Deviam começar pelo preço de 0,99€/mês face à falta de funcionalidades do Sapo.  

Forum|alt.badge.img+2

Cada um sabe de si, mas são 2 cafés por mês... e fica com mais espaço e funcionalidades e sem anúncios. 

Sou mais um que renovei a pouco, embora a minha vontade já fosse sair da MEO. Aliás, todos os anos piora. Primeiro meo cloud, dp mail sapo.. descobri qur a vodafone permite usar a app equivalente ao meo go em qualquer dispositivo android fora de casa, a meo não (para evitar que usemos noutra casa ou tv fora de casa). Uma vergonha.

Respondi a este comentário para corrigir, hoje tenho já mais espaço ocupado do que 8gb, grátis. Dizer que ficamos com mais espaço é mentira, pq pagar por um serviço destes é só ridículo. Ah, mais um serviço que a Altice irá descontinuar assim.

Forum|alt.badge.img+2

boas

os clientes com contas sapo são uma fração insignificante...nem vale o trabalho

Talvez, mas a noção de valor muda pra esses clientes. Verdade seja dita, a meo é a mais cara e neste momento com nenhum valor acrescentado.

Tenho meo, Vodafone e Digi, tudo em casas distintas, e neste momento pro meu uso, digi tá bom, funciona muito bem e por um preço espectacular.

Forum|alt.badge.img+2

Olá Rafa_UserFiberMEO,

Antes de mais, obrigado pela resposta. 

O que o Azorean2027 diz é perfeitamente legítimo. A posição da Meo não é defensável.

E repara, nós já percebemos que continua a ser possível aceder pelo webmail, mas tal como disse acima, isso não é minimamente prático nos dias que correm.
Aceder ao webmail num browser do telemóvel é possível, mas é uma experiência péssima.
É um bocado como usar o volante com os pés: se quiseres mesmo fazer isso, dá, mas não quer dizer que seja uma boa ideia.

Não se percebe como é que a Meo quer que os seus clientes mais fiéis (no meu caso, são 28 anos como cliente) tenham essa experiência para fazer algo tão básico como consultar o email. 
Tal como o Azorean2027, não lhes vou dar nem mais um cêntimo. Já estou à espera do cartão da nova operadora, faltam 5 dias para acabar o periodo de fidelização. 

Já estou a migrar o meu mail para fora do Sapo. 
Bancos, Finanças, Amazons, Galps, ViasVerdes, Hospitais, Seguros e todas as outras tretas que estão associadas ao meu mail do Sapo vão ter de ser migradas. 
É uma trabalheira e uma chatice, mas é assim que a Meo trata os seus clientes, portanto, tem de ser. Não sou masoquista, se me tratam mal não fico numa relação. 
Portanto, bye bye Meo, dêem um prémio ao cérebro iluminado que se lembrou disto porque é realmente de um nível de filha-de-p*tice acima da média. 

Eu explico pq querem que vejas no browser, pq assim consomes publicidade. Ou pagas e n tem pub, ou não pagas e consomes pub a força. Hoje um banner pequeno, amanhã vai ser muitos mais banners e limitações.

Eu usava o splitwise e o evernote, ate fazerem o mesmo que a meo está a fazer. Deixei de usar, e aqui vai ser igual… Politicas destas só têm um caminho, e tal como já disse no tema da meo cloud, a altice não tem visão de negócio, só consegue arranjar formas de cobrar mais, e reduzir custos. Não lançam nada de novo, não têm ideias novas, exploram o que já havia na empresa a mto tempo ainda da época do zeinal. Admirem-se, a meo energia já existia nessa altura mto antes de ser uma aposta da empresa. Nada de novo, apenas explorar e cobrar e redução de custos, e mta falta de visão de negócio.