Skip to main content

Usar Outlook com o Sapo Mail agora custa 24 euros por ano

  • April 9, 2026
  • 87 respostas
  • 2629 visualizações

Forum|alt.badge.img+2

Bom dia,
Escrevo apenas para expressar a minha incredulidade face às novas condições de utilização do Sapo Email e a obrigatoriedade de subscrever o serviço premium para poder usar algo tão básico como clientes de email (no desktop ou no telemóvel).
Em 2026, com a quantidade absurda de fornecedores de email grátis que existem por aí, pagar 24 euros por ano para ter um endereço de email é de uma estupidez anormalmente grande. 
E já agora, como é a Meo que está por trás disto, é mais uma razão para eu trocar de fornecedor de serviço móvel, após 28 anos como cliente. Obrigado por me terem ajudado a decidir.

87 respostas

Ricardo27
Super User
Forum|alt.badge.img+24
  • Super User
  • April 9, 2026

A versão base continua grátis.

Apenas  a versão premium é que é paga.

 

Grátis

Premium

Armazenamento

8GB

65GB

Sem anúncios

Não

Sim

Reencaminhamento de mensagens

Não

Sim

Acesso IMAP/POP

Não

Sim

Hibernação por inatividade

Após 90 dias

Nunca

Envios por dia

250

10.000

Endereços incógnitos

1

500

Lista de contactos

1.000

10.000

Filtros de email

50

500

Bloqueios de endereços

50

500

 


Forum|alt.badge.img+2
  • Autor
  • Dinamizador Júnior
  • April 9, 2026

Olá Ricardo,

Antes de mais obrigado pela resposta.

Eu sei que há um plano grátis, mas se vires na tabela que colocaste, não vai ser possível utilizar clientes de email desktop ou mobile para consultar o email.

É esse aliás o título do meu post inicial: deixa de ser possível fazer uma coisa tão simples como usar o outlook no telemóvel para consultar o email, o que me parece completamente despropositado.
Vai custar ao utilizador normal 24 euros por ano se quiser ver o email no telemóvel :D 
Isso parece razoável em 2026? Que executivo da Meo é que achou que isto era uma boa ideia?
 

 


Forum|alt.badge.img

Sim, e completamente vergonhoso. Fui sempre cliente, primeiro da PT e depois da MEO. O email que utilizo para me autenticar nas diferentes entidades teve origem no mail usado pelos utilizadores do sapo ADSL. Vou migrar tudo para o proton mail, o que vai ser uma chatice, mas não vou pagar mais 24 € para manter um email. No mínimo, pelo preço que cobram pelos serviços de pacote fibra, deveriam incluir no pacote dois email´s premium, mas não toca a tentar sacar mais…

Quando terminar o meu período de fidelização com a meo, certamente irei lembrar-me de mais uma razão para não continuar.


Forum|alt.badge.img+2
  • Autor
  • Dinamizador Júnior
  • April 9, 2026

Olá Pedro.

>Fui sempre cliente, primeiro da PT e depois da MEO.
Tal e qual. 

> O email que utilizo para me autenticar nas diferentes entidades teve origem no mail usado pelos utilizadores do sapo ADSL
Tal e qual de novo.

Já sou cliente Meo há 28 anos, mas assim que acabar o periodo de fidelização daqui a uns dias, nunca mais.
 

 


Forum|alt.badge.img

Olá Pedro.

>Fui sempre cliente, primeiro da PT e depois da MEO.
Tal e qual. 

> O email que utilizo para me autenticar nas diferentes entidades teve origem no mail usado pelos utilizadores do sapo ADSL
Tal e qual de novo.

Já sou cliente Meo há 28 anos, mas assim que acabar o periodo de fidelização daqui a uns dias, nunca mais.
 

 

Infelizmente renovei o meu contrato no final de 25, pelo que estou atado à Meo por mais algum tempo. Sou cliente PT/Meo desde 1996.  Vou ter de migrar o meu email, mas quando tiver oportunidade irei migrar o meu dinheiro para outra empresa de comunicações.


Ricardo27
Super User
Forum|alt.badge.img+24
  • Super User
  • April 9, 2026

Cada um sabe de si, mas são 2 cafés por mês... e fica com mais espaço e funcionalidades e sem anúncios. 


Forum|alt.badge.img+2
  • Autor
  • Dinamizador Júnior
  • April 9, 2026

Olá Ricardo,

Não preciso de mais espaço, não preciso de mais funcionalidades e sinceramente, não recebo anúncios na minha caixa de correio do Outlook.
O que preciso é que o meu email se continue a comportar como sempre. 
O que a Meo está a fazer é a cobrar por algo que as pessoas tem de forma gratuita há anos, sem qualquer razão.
E estão também a criar má vontade entre os seus (ainda) clientes. 
Boa sorte com essa estratégia arrogante e gananciosa. 

 

 


Ricardo27
Super User
Forum|alt.badge.img+24
  • Super User
  • April 9, 2026

Receberam alguma comunicação / informação sobre essas alterações? Talvez só sejam aplicáveis a novas adesões. 


Forum|alt.badge.img+2
  • Autor
  • Dinamizador Júnior
  • April 10, 2026

Olá Ricardo,

Sim, recebemos a comunicação sobre essas alterações. Não é só aplicável a novas adesões.

Essencialmente, o que a Meo está a dizer é que se queremos manter a utilização normal da conta de email que é gratuita desde os anos 90, então temos de pagar 24 euros por ano

Até decidirem que 24 euros não é suficiente.

A maneira correcta de fazer as coisas seria manter a versão grátis tal e qual como é hoje, e a versão Premium teria mais espaço, mais funcionalidades, etc.

Mas parece que essa ideia simples está para além dos cérebros decisores da Meo.

 


Forum|alt.badge.img

Receberam alguma comunicação / informação sobre essas alterações? Talvez só sejam aplicáveis a novas adesões. 

Sim, recebi o email. Os pacotes adsl contemplavam um número de contas email, pelo que até admitia (com algum desagrado), que mantivessem o mesmo número de emails gratuitos com as atuais caraterísticas, para os clientes dos pacotes MEO. Para os restantes aplicassem as novas condições. Mas na verdade, é a MEO a ser MEO. Tentar sacar mais uns cobres aos clientes. Agora 24 €, depois (devido ao aumento dos custos operacionais….), saca mais algum.  


A julgar pela resposta este Ricardo é colaborador MEO.

Gostar dum serviço grátis para um serviço funcional pago é de loucos. Só à minha vão perder mais 5 clientes MEO. Há mais alternativas sem a habitual arrogância MEO.


ana_Paula
Super User
Forum|alt.badge.img+25
  • Super User
  • April 12, 2026

Olá ​@nunommt-22792 

Nós, Super Users não somos colaboradores MEO. Os colaboradores estão identificados pelo nome_MEO.

 

Realmente também não concordo que se tenha de pagar para poder utilizar o email SAPO num cliente email (Gmail, Outlook etc...).

Na minha opinião deviam criar uma app SAPO Mail para ser uma alternativa aos clientes email usados, já que os mesmos agora necessitam de subscrição.


Forum|alt.badge.img+4
  • Observador
  • April 13, 2026

Não percebi. Na informação que recebi nada é dito que na versão grátis do mail Sapo eu deixaria de ter acesso via browser no meu acesso por telemóvel


Forum|alt.badge.img+2
  • Autor
  • Dinamizador Júnior
  • April 13, 2026

Olá JFSB,
O que está na tabela acima é que o acesso Acesso IMAP/POP deixa de ser possível na versão grátis, que todos temos hoje em dia.

Isto quer dizer que se usas um client email no teu computador (como o Outlook ou o Thunderbird ou outro) para aceder ao teu email, deixas de o poder fazer.

Também quer dizer que se usas uma aplicação no teu telemóvel (como o Outlook ou o BlueMail ou outro) para aceder ao teu email, deixas de o poder fazer.

Podes continuar a aceder ao email com um browser qualquer (Chrome, Edge, Opera), mas fazer isso num telemóvel é uma experiência de utilizador péssima. Num computador, ainda safa, porque o écran é maior, num telemóvel é péssimo. 
Pessoalmente, já pedi portabilidade do meu número para outro operador e já comecei a migrar o meu email para outro endereço.
É uma merda e dá muito trabalho, mas é o que temos.
Bye bye Meo. Vão roubar outro. 

 

 


Forum|alt.badge.img+2
  • Autor
  • Dinamizador Júnior
  • April 13, 2026

Olá JFSB,

O que está expresso na tabela cima é que deixa de ser possível utilizar acesso IMAP/POP para as contas grátis que todos possuímos hoje em dia.

Isto significa que vai deixar de ser possível usar um cliente de email (como o Outlook, Thunderbird ou outros) para poder consultar o email no computador.

Também vai deixar de ser possível usar um cliente de email (como o Outlook, BlueMail ou outros) para poder consultar o email no telemóvel.

Podes consultar o email com um browser qualquer (Chrome, Firefox, Opera, Edge). 
Mas essa experiência, sendo razoável no computador, é péssima num telemóvel.

O que se passa é que a a Meo, numa estratégia míope, arrogante e gananciosa está a tentar obrigar as pessoas a pagar 24 euros por ano para poderem usar o email de uma forma normal, tal como o fazem desde os anos 90.

Da minha parte, já fiz o pedido de portabilidade para mudar o número para outra operadora e já comecei a migrar o meu email para outro fornecedor (grátis, com acesso IMAP/POP e com mais espaço).
Ao fim de 28 anos como cliente, já chega.


Bye bye Meo. É uma chatice, mas é o que temos.
 


Forum|alt.badge.img+23
  • Consultor
  • April 13, 2026

boas

 

creio que estão arranjar maneira de acabar com o email...os custos já não tem as mesmas margens que davam anteriormente...também aconteceu com o email meo.pt que desapareceu alguns anos depois...


Forum|alt.badge.img+2
  • Autor
  • Dinamizador Júnior
  • April 13, 2026

Olá NeoPayne.

Sim, é possível que seja isso. 
E com essa estratégia de acabar com o email, perdem também clientes da rede móvel (neste caso eu, mas podem ser mais).
E perdem também qualquer possibilidade que esse cliente retorne seja para que produto for.

E eventualmente perdem também todas as pessoas minhas amigas/familiares que me peçam recomendações de operadoras.
Enfim, é a vida. 
 


Forum|alt.badge.img+23
  • Consultor
  • April 13, 2026

boas

 

os clientes com contas sapo são uma fração insignificante...nem vale o trabalho

 


Forum|alt.badge.img+2
  • Autor
  • Dinamizador Júnior
  • April 14, 2026

Olá NeoPayne,

Sobre isso, não sei. Se são uma fracção insignificante ou não, se valem o trabalho ou não, isso está fora da minha esfera de conhecimento.
O que sei é que podemos “votar” com a carteira, e neste caso, a minha carteira passa a ir para outra operadora, já que esta continua a tomar decisões parvas umas atrás das outras.

 


Forum|alt.badge.img
  • Principiante
  • April 15, 2026

Bom dia

A questão principal é que o mail sapo é um dado adquirido desde o tempo da Portugal Telecom, tenho mail sapo desde q sou cliente, desde o inicio do sapo, lá algures nos anos 90.
Ora um serviço que faz parte do contrato de cliente por anos, passa a ser cobrado, já pago um contrato para ter essas condições, só têm que manter o serviço tal como estabelecido, senão parece de todo ilegal !?

Para clientes novos podem decidir o que entenderem, para os existentes só têm que manter as condições!

Assim qualquer dia decidem que no mês seguite passam a disponibilizar metade das condições que tinha até aqui...🤦🏻

 

em 2010 fazia 15 anos e agradecia aos utilizadores, agora em 2026 está a ficar diferente:

 

Parabéns ao SAPO - 15 anos de existência

  • sapomail
  • 04.09.10

Hoje é o dia do aniversário do SAPO, que comemora 15 anos graças aos seus utilizadores.

 

 

Nasceu em 1995 e o que começou por ser o primeiro motor de busca português é hoje o maior portal de informação e entretimento com mais de 1 milhão de visitas diárias.

 

Hoje é visitado pelos utilizadores quer através do computador como telemóvel ou televisão, em Portugal e lá fora. Iniciou a internacionalização em 2008 com o Portal de Cabo Verde e hoje já está presente em Angola e Moçambique.

 

O SAPO Mail nasceu uns anos depois mas chegará igualmente aos 15 anos.

 

Por todos estes anos de evolução e em nome da Equipa do SAPO Mail em particular agradecemos a confiança dos utilizadores.


Forum|alt.badge.img
  • Visitante
  • April 15, 2026

Recebi, hoje, com total incredibilidade o “TAL e-mail” a dizer que se quisesse manter a utilização prévia do meu e-mail de sempre (que tenho há mais de 20 anos) teria de pagar 24€ ano, é que nem que fosse 1€.

Não só não pagarei os tais 24€, por questão de princípio, como irei tal como os lesados (sim lesados!) que aqui publicaram, mudar mal possa de operadora, e passar a não recomendar a MEO a qualquer amigo, cliente etc (visto trabalhar no ramo da informática tenho bastante vezes a possibilidade de o fazer). 

Fiquem lá com isso que eu vou dar os meus mais de 600€ anuais a outra operadora! 

INDIGNADO é POUCO! POUCA VERGONHA!


Forum|alt.badge.img
  • Principiante
  • April 15, 2026

É uma vergonha, ou falta dela !!

Tenho uma conta; @mail.telepac.pt que foi atirada para dentro do @sapo.pt, desde Dezembro de 1997...

Vai passar a ser paga ?? Tenho contas (da familia) no @sapo.pt que vão passar a ser pagas ??

Pergunta; a Altice/Meo deixa de ter serviço de eMail ??

Qual é a ideia é atirar os clientes para outras plataformas ??

Se é essa a ideia, vão conseguir… este Pais dos Liliputs não tem emenda !!!


Rafa_UserFiberMEO
Super User
Forum|alt.badge.img+24

Olá ​@JHMouro 

Vai Continuar a Existir a Versão Totalmente Gratuita, sem ter de Pagar Nada… é só Aceder através do Website mail.sapo.pt > tanto no PC como no Telemóvel

A Versão Premium/Paga é Apenas um Opcional, se Quiser ter Acesso a Mais Vantagens para o seu E-Mail


  • Visitante
  • April 15, 2026

Sim, e ainda mais vergonhoso do que isso. Fui cliente fiel durante décadas, primeiro da PT, depois da MEO, sempre a pagar todos os meses sem falhas, sem renegociações agressivas, sem andar a saltar entre operadoras. O meu e-mail não é um e-mail qualquer. Nasceu nos primórdios do SAPO ADSL, quando a internet ainda se ouvia a chiar. É a chave da minha vida digital: bancos, Finanças, Cartão do Cidadão, Chave Móvel, seguros, plataformas do Estado, recibos verdes, faturação eletrónica, tudo. TUDO. E agora vêm com esta conversa de que tenho de pagar 24 euros por ano, ou 1,99 por mês como se isso tornasse a coisa menos nojenta, para continuar a fazer exatamente o que sempre fiz de graça?

Mas vamos lá ver uma coisa. Eu já pago um balúrdio todos os meses por um pacote de fibra que inclui TV, telefone fixo, internet e dois números móveis. E nem sequer sou dos que andam a regatear até ao último cêntimo. Pago o que pedem porque sempre valorizei o serviço. Mas agora querem que pague à parte para desbloquear o IMAP? O IMAP? Um protocolo que existe desde 1986, disponível gratuitamente no Gmail, no Outlook, no Yahoo, em qualquer serviço de e-mail que se preze?

Isto não é uma atualização de serviço. É um sequestro. É a MEO a olhar para a minha base de dados, anos de vida digital, e a dizer: tens 24 euros ou preferes perder o acesso à tua conta principal no telemóvel? E eles sabem que dói. Sabem que a maioria das pessoas não tem energia para migrar dezenas de serviços. Estão a contar com a nossa preguiça. Estão a contar com o nosso medo. É nojento. É predatório. É uma filha da putice de primeira categoria.

E depois têm a lata de chamar Premium ao que sempre foi básico. O que é que é premium nisto? Aumentaram a segurança? Não. Melhoraram a interface? Não. Deram mais espaço? Não, continuam com 8 gigas quando o Gmail dá 15 de borla. O que é premium é o desbloqueio artificial de uma funcionalidade que eles próprios cortaram. É como se uma imobiliária lhe vendesse a casa e depois lhe cobrasse à parte para usar as maçanetas das portas.

Pois bem, vou fazer como muitos. Vou migrar tudo para o Proton Mail. Vai ser uma trabalheira dos diabos, passar tardes a trocar e-mails em bancos, Finanças, plataformas do Estado, sites de compras, subscrições, tudo. Mas prefiro essa chatice a dar um único cêntimo a esta gente. E quando acabar a fidelização com a MEO, e garanto que vai ser a última, não vou considerar sair. Vou sair. E no questionário de satisfação, no último dia, vão saber exatamente o que eu penso.


Rafa_UserFiberMEO
Super User
Forum|alt.badge.img+24

Olá ​@Azorean2027 

Entendo a sua Insatisfação

Mas o seu E-Mail Sapo Continuará a Funcionar Normalmente, e com a Maior Parte das Funcionalidades, ainda Gratuitamente. Somente Excepto o IMAP, que é Mesmo uma Pena

Mas Consegue Igualmente Continuar a Aceder ao seu E-Mail no seu Telemóvel através do Website mail.sapo.pt >. Para um Acesso Rápido até poderá "Adicionar ao Ecrã Principal" um Ícone para Aceder ao seu E-Mail Sapo, indo no site pelo Navegador e nos "..."

Poderá até ser que em Breve, Reparem nos Clientes Insatisfeitos, e Alterem isso de Novo para Tornar o IMAP Grátis. Em Alternativa, até Poderia ser que a Sapo Criasse uma app Própria para Aceder ao Sapo Mail... Quem Sabe