No espírito natalício de partilha e solidariedade, a MEO promove a iniciativa "Partilha Casa".
Esta iniciativa, tem como objetivo unir gerações, facilitando o acesso à habitação por parte dos mais jovens e diminuindo a solidão entre os idosos.
O que é a Iniciativa Partilha Casa
O "Partilha Casa" é um programa nacional com o objetivo de promover a partilha de alojamento entre Seniores e Jovens estudantes universitários, promovendo uma convivência plena.
Os Seniores que morem sozinhos e tenham um quarto disponível têm a oportunidade de ajudar os Jovens, acolhendo-os nas suas casas e aproveitar desta a companhia.
Para os Jovens estudantes universitários que enfrentam a mudança para um ambiente desconhecido, a iniciativa oferece uma solução de alojamento acessível, inserida num ambiente acolhedor e de partilha.
Onde está disponível
O Programa já está disponível em Coimbra com a associação Abraço de Gerações e em Lisboa com a associação Une.Idades. Em breve vão estar disponíveis novas localizações.
Como funciona
1. Quer dividir casa?
Se tem mais +60 anos ou +65 anos (conforme o programa), tem um quarto livre e gostaria de receber um estudante universitário para ter companhia e dividir as despesas mensais, ou se é um jovem estudante universitário (entre os 18 e os 35 anos) à procura de um lugar seguro e acessível para morar, onde se possa sentir em casa e compartilhar algumas responsabilidades diárias, inscreva-se.
2. Como se candidatar?
Esta ação nacional reúne os diversos programas em Portugal que promovem a partilha de casa entre diferentes gerações. Cada programa é único e gerido pelas respetivas Associações.
- Selecione a área desejada e o programa correspondente.
Coimbra: Abraço de Gerações
- Tenho um quarto
- Procuro um quarto
Lisboa: Une.Idades
- Tenho um quarto
- Procuro um quarto
- Complete o formulário com algumas informações pessoais e aguarde o contato do programa escolhido para que possam conhecê-lo melhor.
Será feita uma avaliação da compatibilidade entre os perfis do Sénior e do Jovem estudante, garantindo que a disponibilidade de alojamento se alinha com as necessidades dos jovens.
3. Parabéns! Prepare-se para a mudança
Quando os pares ideais são encontrados, o Sénior e o Jovem têm a oportunidade de se conhecer pessoalmente. Eles confirmam se desejam seguir em frente com a convivência diária, conforme as condições estabelecidas pelo Programa.
Depois, é só assinar o protocolo ou contrato e começar a planear a mudança.
Juntos damos espaço à partilha