Skip to main content
Pergunta

Reclamação Urgente - Falha na Oferta Perplexity Pro (Contas Canceladas Campanha MEO)

• February 13, 2026
  • 6 respostas
  • 42 visualizações

Exmos. Srs.,

Venho reportar o cancelamento indevido de 3 subscrições Perplexity Pro associadas ao meu serviço MEO (atribuídas individualmente a cada serviço que possuo). Em fevereiro de 2026, o sistema automático da Perplexity suspendeu estas contas alegando uma "violação de termos" genérica, situação que está a afetar vários clientes, conforme exposto no vosso fórum oficial (tópico 166305).

Informo que enviei várias comunicações ao suporte da Perplexity entre os dias 9 e 10 de fevereiro de 2026. A resposta obtida foi de que a suspensão é final e não passível de revisão humana, o que é inaceitável para uma oferta legítima providenciada pela MEO.

Dado que a Perplexity se recusa a prestar suporte direto, cabe a esta operadora, enquanto entidade que ofereceu o serviço como benefício contratual, garantir o seu funcionamento até ao final do período prometido:

• Conta 1: Válida até julho de 2026 (conforme registo de ativação de 12 meses).

• Conta 2: Válida até novembro de 2026.

• Conta 3: Válida até dezembro de 2026.

Solicito a ajuda para reativação destas licenças ou, em alternativa, o envio de novos vouchers de substituição para o período em falta. Reitero que o uso foi pessoal e legítimo, tratando-se de um erro que eles não especificam qual é, o que me impede até de me defender.

Caso não seja possível restabelecer o serviço, gostava de saber se é possivel uma compensação/crédito em fatura a MEO para suprir o não cumprimento dos meses de utilização da Perplexity Pro que me foram ofertados.

Aguardo uma resposta célere.

Com os melhores cumprimentos,

6 respostas

Ricardo27
Super User
Forum|alt.badge.img+24
  • Super User
  • February 13, 2026

Assunto completamente alheio à meo. Assunto a tratar em exclusivo com a Perplexity. 

Rafa_UserFiberMEO
Super User
Forum|alt.badge.img+24

Olá ​@Rafael MOM 

Não só Aqui no Fórum que somos Apenas uma Comunidade composta por Clientes (sem acesso ao Sistema da MEO), como a Própria MEO Não Conseguimos Fazer Nada sobre a Situação.

A MEO foi apenas uma Espécie de "Intermédiaria", apenas Ofereceu um "Código de Desconto" da Subscrição PRO, para a Plataforma Preplexity, aos seus Clientes. Oferta essa, Que Até Já Terminou, e por isso já nem Existe Mais essa "Parceria" entre as Marcas.

Para Esclarecimentos e Resolver Todos os Problemas dentro do Website e app da Preplexity (como Erros na Subscrição, etc.) só mesmo ao conseguir Resolver com Preplexity, contactando diretamente a mesma através do email support@perplexity.ai.

Quais os Termos que a Preplexity indica que foram Violados, e que Provocou o Cancelamento da Subscrição? 

ana_Paula
Super User
Forum|alt.badge.img+25
  • Super User
  • February 13, 2026

Como o ​@Ricardo27 disse é um assunto totalmente alheio à MEO. Deixo aqui o email de contacto da Perplexity: support@perplexity.ai

• Autor
  • Principiante
  • February 13, 2026

Agradeço também a resposta, ​@ana_Paula, mas a ideia de que o assunto é 'totalmente alheio à MEO' não é juridicamente correta.

Se a MEO utiliza uma oferta de um parceiro para publicitar os seus próprios serviços e fidelizar clientes, ela é solidariamente responsável pela entrega desse benefício. Não se trata de propaganda enganosa apenas se a oferta nunca existiu, mas torna-se publicidade enganosa e incumprimento contratual se a oferta é retirada sem motivo válido antes do prazo prometido e a operadora se recusa a assistir o cliente.

Como o suporte da Perplexity já informou que não reverterá a decisão automática e a MEO afirma por aqui que 'não consegue fazer nada', o que me resta é formalizar uma reclamação no Livro de Reclamações Online e junto da ANACOM.

O objetivo não é apenas resolver o erro técnico, mas sim reportar o incumprimento de uma oferta que foi divulgada na minha MEO além de receber notificações no meu email para ativar a oferta. Se a parceria terminou, eu acredito que a MEO deve honrar os compromissos assumidos enquanto ela estava em vigor ou compensar os clientes lesados, ainda mais por um erro claramente ocorrido na plataforma do vosso parceiro, que se recusa a informar o problema, para que eu pelo menos possa me defender.

Ricardo27
Super User
Forum|alt.badge.img+24
  • Super User
  • February 13, 2026

ana_Paula
Super User
Forum|alt.badge.img+25
  • Super User
  • February 13, 2026

O MEO apenas disponibiliza os códigos de PRO do Perplexity, a partir daí é da responsabilidade da Perplexity. Se a Perplexity entende que violou as regras e decidiu terminar a sua conta o MEO não pode fazer nada.

A ANACOM não é a autoridade competente e não resolve litígios entre cliente e operadora.