Tutorial para usar outro router para gerir a internet

  • 22 February 2012
  • 1336 respostas
  • 176565 visualizações

Reputação 6
  • Conselheiro Júnior
  • 1961 respostas
Nota… Quem já foi migrado para o firmware 10.2.1.L, este tutorial já não funciona devem usar o tutorial neste link Tutorial firmware 10.2.1.L mais segundo router


 


 


Este tutorial foi criado porque como quase todos tive problemas com o router da meo, não conseguia jogar a maior parte dos meus jogos sem o router estar sempre a perder a ligação.


 


Após passar horas a ligar para o apoio técnico e o problema sem ser resolvido optei por comprar um router com porta wan e usa-lo para gerir a internet e o router da meo fica apenas a gerir a box e o telefone , o que resolveu todos os problemas de uma vez só .


 


A configuração é simples com a maior parte dos routers.


Funciona com o serviço meo e sapo fibra e adsl


 


Exemplo com Asus RT-N16


 


- ligar o router novo diretamente ao pc para mudar o ip original para 192.168.2.1,


 


•Entrar no endereço que vem no manual do vosso router , no caso da Asus e 192.168.1.1,


•Clicar em lan e alterar o ip 192.168.1.1 para 192.168.2.1, e depois apply.


 


Deve ficar assim



Importante !!!


•O Asus deve ser ligado a primeira vez para alterar o IP diretamente ao pc através da porta 1,2,3 ou 4 e nunca a porta wan.


•O Asus não deve ser nunca ligado ao thomson antes de ser alterado o IP para 192.168.2.1. nã ter isto em conta pode resultar em incompatibilidades e a ligação vai cair provavelmente.


•A seguir a alterar o IP do ASUS têm de desligar e ligar o cabo de rede de novo para a placa de rede mudar também o ip.


•O IP para configuração do Asus agora passa a ser o 192.168.2.1


 


- Entrar na pagina do router da meo via 192.168.1.254 com o user : Administrator e a password: 3!play ,


 •Na pagina inicial clicar em desligar a ligação de banda larga, deve ficar como na foto abaixo


 



 


 


 


- ligar tudo como na foto abaixo


 


 



 


 


- vamos configurar o novo router para fazer a ligação a internet , este exemplo é do Asus mas podem usar qualquer router com porta wan


 


•Entrar na pagina do router que foi alterada no primeiro passo , 192.168.2.1


•Clicar em wan e em wan connection type escolher o modo PPPOE.


•Em baixo em account setting introduzir o username e a password da meo e clicar apply.


 



 


O username é asxxxxxxxxx@3p.sapo.pt a password por defeito é 102030 . Em caso de duvida solicitem o username e a password através da linha de apoia ao cliente da meo Importante a password por defeito deixou de ser 102030. Para alguns clientes e passou a ser gerada automaticamente pelo sistema da meo ,nesse caso terão de ligar para o apoio técnico e solicitar a mesma.


 


Nota caso o router obtenha um ip publico mas não conseguem aceder a internet , isso deve-se á password estar incorreta .


 


 


E deve estar feito Tudo o resto é opcional a partir daqui.


 


ligar a meo box ao asus " opcional só testado no Asus rt-n16 firmware 3.0.0.0.108 " Podem ser ligadas ate duas meo box sem interferirem no desempenho do serviço de internet •Ir a Lan /IPTV e colocar tudo enable e fazer apply


 


 



 


 


Depois ir a wan e no fundo da pagina vão ver "Special Requirement from ISP" e vão configurar da seguinte forma


•Select ISP Profile "none"


•Choose IPTV STB Port "escolhem a porta ou portas onde vão ligar a box " eu uso a 4 •Host Name "fica vazio" •MAC Address: "fica vazio "


•Fazer apply e ligar a box na porta que escolherão


 


 



 


Aceder a pagina do thomson “opcional apenas funciona com firmware 3.x.x.x” ir a wan e em (Special Requirement from ISP) temos um campo chamado (Enable VPN + DHCP Connection) selecionar a opção (yes) e fazer Apply


 



 


Configurar o router para funcionar com serviço MEOGO


 


clicar em Lan / Route  


 


em Basic Config activar Enable static routes “YES”


 


adicionar estes dados nos campos referentes e clicar em Add


Network/Host IP-213.13.24.0


Netmask-255.255.255.0


Gateway-192.168.1.254


Metric – fica em branco


Interface – MAN


 


4º clicar em Apply


 


No final deve ficar assim






 


Nota!! Para o MEOGO funcionar têm também de fazer o passo 6 do tutorial  .


 


 


 


Importante os asus vêm normalmente com firmware desatualizado e é importante actualizar sempre a ultima versão pois esta normalmente inclui bastantes correções em relação as versões anteriores .


 


Para quem tiver duvidas como faze-lo pode usar este tutorial tutorial-como-atualizar-firmware-router-asus-forma-segura


 


Importante!! net 100Mbps


No caso que terem net de 100Mbps tem de ser um router com portas 10/100/1000 Os seguintes modelos suportam essa velocidade Asus RT-N15 ,RT-N16 e RT-N66u Asus RT-N56U "Para funcionar corretamente tem de ser instalado o firmware modificado RT-N56U_1.1.1.8e-b4]RT-N56U_1.1.1.8e-b4 Tp-Link - WR1043N(D)


 


Importante!! Firmware alternativo Há alguns routers que não parecem ser muito estáveis com o firmware original , por isso aconselho pesquisar no Google se o router que pretendem comprar suporta outro tipo de firmware como por exemplo DD-WRT , tomato ou outros , o meu Asus rt-n16 tem esse problema mas quando lhe instalei o firmware DD-WRT ficou tudo a 100% e nunca mais tive problemas .


 


Podem usar este site para ver se o router que pretendem comprar suporta DD-wrt o que e o caso e cerca de 80% dos router no mercado , basta introduzir o modelo do router Router Database | www.dd-wrt.com ou também a lista detalhada com características Supported Devices - DD-WRT Wiki


 


Utilizadores que testarão com sucesso xptopt = TG799vn FW:8.4.2.N + Asus RT-N16 FW: dd-wrt lfbb = TG784n FW:8.4.H.F + Asus RT-N16 FW: asus ? + dd-wrt zyoops = TG784n FW:8.4.H.F + Asus RT-N10+ FW: asus ? +dd-wrt Configuração para RT-N10+ speratus = TG784? FW:8.4.2.Q + Asus RT-N16 FW: asus 3.0.0.3.96 mushumy = tg ?? + Asus RT-N10? + FW:Asus ? benharpas = tg ?? + Asus RT-N10? FW:dd-wrt Re4per = tg784n FW 8.4.H.F + Asus RT-N12LX fw:asus? “mas com problemas de nat no fifa 12 pc ” Re4per = tg784n FW: 8.4.H.F + Asus RT-N10u “em testes ” bad3das = tg784? + Asus RT-N10+ FW: Asus 1.0.1.6 cfao = tg784? FW: 8.4.2.Q + Belkin N750DB FW: ? Configuração para Belkin N750DB Tcosta =tg784? + Asus RT-N10 v.b1 FW: Asus askan7 =tg784n +Asus RT-N56U + FW: Asus "modificado" cfw RT-N56U_1.1.1.8e-b4


 


Se mais alguém conseguir com outros routers agradeço que post aqui o modelo sff para ajudar novos utilizadores na escolha do equipamento a comprar .


 


Obrigado xptopt©2012

Tópico fechado, já não permite mais respostas.

1336 respostas

Boas malta!

Eu utilizei este tutorial já no ano passado e tinha correu tudo bem.
No entanto começou a dar um erro a todos os computadores cá de casa "Conflito de endereço de IP" e a net fica horrível! E digo mesmo horrível nem o google abre.
O router que eu comprei é o ASUS RT-N12 REV.C1 WIRELESS N ROUTER. E está como defeito não fiz nenhuma actualização ou ddwrt.

Preciso urgentemente de ajuda para resolver este problema ou terei de voltar ao Thomson (espero bem que não).

Cumps, Morth
Reputação 6
Boas malta!

Eu utilizei este tutorial já no ano passado e tinha correu tudo bem.
No entanto começou a dar um erro a todos os computadores cá de casa "Conflito de endereço de IP" e a net fica horrível! E digo mesmo horrível nem o google abre.
O router que eu comprei é o ASUS RT-N12 REV.C1 WIRELESS N ROUTER. E está como defeito não fiz nenhuma actualização ou ddwrt.

Preciso urgentemente de ajuda para resolver este problema ou terei de voltar ao Thomson (espero bem que não).

Cumps, Morth

Boas

Qual é o teu router da meo e que firmware esta instalado ? podes ver isto logo na pagina inicial

Estas a usar os servidor dns da meo ou outros ?

Qual é o ip do teu asus ?

sem essas informações fica mais difícil de tentar ajudar , mas podes para já tentar fazer update ao teu asus , fica aqui o link direto

RT-N12 (VER.C1)



importante ,tens de de fazer um reset de fabrica , encontras essa opção aqui 192.168.2.1(
Administration – Restore/Save/Upload Setting)

nota , apos o reset do asus tens de desligar e voltar a ligar o cabo de rede que liga ao teu pc para ele receber o novo ip , apos o reset o ip do assus passa a ser o (192.168.1.1) .

e depois tens de voltar a configurar o asus como esta no tutorial
Reputação 6
Boas
Já tinha sido pedido por vários utilizadores uma maneira de entrar na pagina do thomson através de um pc ligado ao router da asus
Ate agora só era possível faze-lo facilmente com o firmware ddwrt , mas já e possível faze-lo nos routers asus que usem o firmware original v. 3.x.x.x ,

que é o caso do RT-N10U, RT-N10U B RT-N16 , RT-N56, RT-N66 e mais alguns .

Basta ir a wan e em (Special Requirement from ISP) temos um campo chamado (Enable VPN + DHCP Connection) selecionar a opção (yes) e fazer Apply

[img]https://imageshack.us/a/img12/4360/vpndhcp1.jpg[/img]



Desta forma vão poder aceder a pagina de configuração do thomson
Olá,

É o meu 1º post neste fórum e só o encontrei porque andava à procura de soluções na internet..e tenho precisamente o mesmo problema que têm relatado nas últimas páginas.

Tenho um Thomson TG784 (sem norma N) com o firmware v10.2.1.D.
Já tinha esse update instalado quando comprei um Asus rt-n16 e a internet funcionou lindamente.
O Asus vinha com firmware 1.0.1.9, e senti necessidade de actualizá-lo.

Após isso, acontece o mesmo que a todos. Ganha IP público mas não há acesso.
Testei com os 2 firmwares mais recentes -3.0.0.4.108 e 3.0.0.4.354 (beta)- e nada.

Já experimentei as várias sugestões que deixaram aqui:
-Desligar IPv6
- Meter o nome do centralizador
- Inserir DNS manualmente no asus (também tentei na placa de rede)
Aqui recebia mensagens diferentes.
Com os DNS da meo, aparece "pedido excedeu o tempo"
Com os DNS da google, aparece "pedido de ping não localizado no anfitrião"
Não sei se significa alguma coisa.
Pelo meio, testei outras inúmeras opções no router..

A curiosidade é que eu queixo-me do contrário da maioria. Já tinha o último firmware no Thomson e perdi o acesso quando actualizei o Asus.

Neste momento vou tentar fazer o downgrade no Thomson. Se não funcionar, vou tentar voltar ao antigo setup. E mm assim estou com um feeling que já não vai resultar lol

Gostava era de entender o porquê de não dar. Na internet não há uma explicação..

EDIT: Tentei criar uma ligação PPPoE pelo Windows e acontece o mesmo. Ganha IP mas não navega.
Ainda tentei configurar DNS manualmente e foi igual.

Não mencionei antes, mas como é óbvio, não é problema de autenticação porque consigo navegar normalmente através da ligação do Thomson 🙂
Reputação 6
Olá,

É o meu 1º post neste fórum e só o encontrei porque andava à procura de soluções na internet..e tenho precisamente o mesmo problema que têm relatado nas últimas páginas.

Tenho um Thomson TG784 (sem norma N) com o firmware v10.2.1.D.
Já tinha esse update instalado quando comprei um Asus rt-n16 e a internet funcionou lindamente.
O Asus vinha com firmware 1.0.1.9, e senti necessidade de actualizá-lo.

Após isso, acontece o mesmo que a todos. Ganha IP público mas não há acesso.
Testei com os 2 firmwares mais recentes -3.0.0.4.108 e 3.0.0.4.354 (beta)- e nada.

Já experimentei as várias sugestões que deixaram aqui:
-Desligar IPv6
- Meter o nome do centralizador
- Inserir DNS manualmente no asus (também tentei na placa de rede)
Aqui recebia mensagens diferentes.
Com os DNS da meo, aparece "pedido excedeu o tempo"
Com os DNS da google, aparece "pedido de ping não localizado no anfitrião"
Não sei se significa alguma coisa.
Pelo meio, testei outras inúmeras opções no router..

A curiosidade é que eu queixo-me do contrário da maioria. Já tinha o último firmware no Thomson e perdi o acesso quando actualizei o Asus.

Neste momento vou tentar fazer o downgrade no Thomson. Se não funcionar, vou tentar voltar ao antigo setup. E mm assim estou com um feeling que já não vai resultar lol

Gostava era de entender o porquê de não dar. Na internet não há uma explicação..

EDIT: Tentei criar uma ligação PPPoE pelo Windows e acontece o mesmo. Ganha IP mas não navega.
Ainda tentei configurar DNS manualmente e foi igual.

Não mencionei antes, mas como é óbvio, não é problema de autenticação porque consigo navegar normalmente através da ligação do Thomson :)


Boas

Podes fazer o seguinte , visto que o teu tg784 não é norma (n) vais poder fazer o downgrade sem problemas , mas pedia-te para fazeres save das configs antes do downgrade e depois do downgrade .

Ele vai gerar dois ficheiros .ini user.ini da versão 10.x.x.x e outro da versão 8.x.x.x os quais depois podes comprar com o notepad++

Desta forma vamos realmente poder ver o que mudou, seria realmente muito útil .

Exemplo



se quiseres depois partilhar os ficheiros para podermos ajudar lembra-te de apagar todos os dados referentes a tua conta .

obrigado

Ps: para guardar as configs caso não saibas tens de fazer login com superuser no router da meo e ir a ( Início > Thomson Gateway > Configuração)

Sim, é uma boa ideia.

Como faço essas saves? É no router ou com a aplicação do upgrade (neste caso downgrade)?
Porque parece-me que a aplicação não pergunta nada, é só "next" e começa.

A aplicação, tirei do link que disponibilizaste algumas páginas atrás.

Se for no router, também não sei onde está a opção.

E tenho outro problema.
Já tinha tentado o downgrade 2 vezes entre ontem e hoje e o processo pára a meio. Será que é por não ter privilégios para fazê-lo? Estou a utilizar o "Administrator, 3!play"? Não conheço os usuários de poweruser ou root

EDIT: Entretanto respondeste antes de eu perguntar :D

Já encontrei os dados de acesso de superuser, e já vou tentar mais daqui a pouco.
Obrigado

EDIT 2:

Tentei entrar com os seguintes dados:
user: microuser
pass: !C0nf16,M30 - não acede

user: sumeo
pass: bfd,10ng - acede mas não aparece a opção para gravar.

Consegui entrar e gravar o ficheiro através do acesso pelo debug no firefox, conforme tinham descrito no tópico específico (obrigado lfernandes).

Para correr a aplicação do firmware, que user devo inserir? O "sumeo" é suficiente?
Reputação 6
Sim, é uma boa ideia.

Como faço essas saves? É no router ou com a aplicação do upgrade (neste caso downgrade)?
Porque parece-me que a aplicação não pergunta nada, é só "next" e começa.

A aplicação, tirei do link que disponibilizaste algumas páginas atrás.

Se for no router, também não sei onde está a opção.

E tenho outro problema.
Já tinha tentado o downgrade 2 vezes entre ontem e hoje e o processo pára a meio. Será que é por não ter privilégios para fazê-lo? Estou a utilizar o "Administrator, 3!play"? Não conheço os usuários de poweruser ou root

EDIT: Entretanto respondeste antes de eu perguntar :D

Já encontrei os dados de acesso de superuser, e já vou tentar mais daqui a pouco.
Obrigado

para a opção de backup das config tens de ter ou root ou super user e para o downgrade também provavelmente.

tenta uma destas

superusers-passwords-routers-meo

depois e só clicar no ficheiro que sacaste

ps: não te esqueças de guardar as configs sff 😄
Boas,

Penso que o problema poderá estar na routing table do segundo router, esta é a routing table do thomson, de notar as duas rotas 0.0.0.0 sendo que tem métricas diferentes, a metrica 10 é usado no IPTV no entanto esta métrica é a default para 0.0.0.0 em quase todos os equipamentos, e o DD-WRT poderá estar a usar esta métrica na routing table quando precisamos que use a 20 mas ainda não consegui localizar onde no DD WRT consigo ver a métrica usada, entretanto se alguém que tenha o serviço a funcionar poder verificar a routing table do Thomson e comparar agradeço.

http://img198.imageshack.us/img198/2918/routingtablev.jpg


Entretanto já consegui localizar a metrica no DD WRT por telnet mas não a consigo modificar, não sai de 0.
Reputação 6
Boas,

Penso que o problema poderá estar na routing table do segundo router, esta é a routing table do thomson, de notar as duas rotas 0.0.0.0 sendo que tem métricas diferentes, a metrica 10 é usado no IPTV no entanto esta métrica é a default para 0.0.0.0 em quase todos os equipamentos, e o DD-WRT poderá estar a usar esta métrica na routing table quando precisamos que use a 20 mas ainda não consegui localizar onde no DD WRT consigo ver a métrica usada, entretanto se alguém que tenha o serviço a funcionar poder verificar a routing table do Thomson e comparar agradeço.

http://img198.imageshack.us/img198/2918/routingtablev.jpg


Entretanto já consegui localizar a metrica no DD WRT por telnet mas não a consigo modificar, não sai de 0.

boas
qual é o comando no thomson sff ? nao estou a encontrar xd

encontrei ^^

Com o asus a gerir a internet
{admin}=>rtlist
Label Destination Gateway Interface Mtc Admin Oper
10.0.0.138/32 127.0.0.1 loop 0 UP
10.0.0.255/32 127.0.0.1 loop 0 UP
10.239.255.121/32 127.0.0.1 loop 0 UP
10.239.255.255/32 127.0.0.1 loop 0 UP
127.0.0.1/32 127.0.0.1 loop 0 UP
192.168.1.254/32 127.0.0.1 loop 0 UP
192.168.1.255/32 127.0.0.1 loop 0 UP
255.255.255.255/32 127.0.0.1 loop 0 UP
toVideoNet 194.65.xx.xx/32 10.239.192.1* IPVideoGPON 0 UP UP
toVideoNet 194.65.xx.xx/32 10.239.192.1* IPVideoGPON 0 UP UP
toVideoNet 0.0.0.0/0 10.239.192.1 IPVideoGPON 10 UP UP
10.0.0.0/24 10.0.0.138 LocalNetwork 0 UP
192.168.1.0/24 192.168.1.254 LocalNetwork 0 UP
10.239.192.0/18 10.239.255.121 IPVideoGPON 0 UP UP


Com pppoe no thomson
{admin}=>rtlist
Label Destination Gateway Interface Mtc Admin Oper
10.0.0.138/32 127.0.0.1 loop 0 UP
10.0.0.255/32 127.0.0.1 loop 0 UP
10.239.255.121/32 127.0.0.1 loop 0 UP
10.239.255.255/32 127.0.0.1 loop 0 UP
85.xxx.xxx.xx/32 127.0.0.1 loop 0 UP
127.0.0.1/32 127.0.0.1 loop 0 UP
192.168.1.254/32 127.0.0.1 loop 0 UP
192.168.1.255/32 127.0.0.1 loop 0 UP
255.255.255.255/32 127.0.0.1 loop 0 UP
toVideoNet 194.65.xx.xx/32 10.239.192.1* IPVideoGPON 0 UP UP
toVideoNet 194.65.xx.xx/32 10.239.192.1* IPVideoGPON 0 UP UP
toVideoNet 0.0.0.0/0 10.239.192.1 IPVideoGPON 10 UP UP
194.65.xxx.xxx/32 85.xxx.xx.xx Internet 0 UP UP
212.55.154.174/32 Internet 10 UP UP
212.55.154.190/32 Internet 10 UP UP
10.0.0.0/24 10.0.0.138 LocalNetwork 0 UP
192.168.1.0/24 192.168.1.254 LocalNetwork 0 UP
10.239.192.0/18 10.239.255.121 IPVideoGPON 0 UP UP
0.0.0.0/0 85.xxx.xx.xx* Internet 20 UP UP
Boas,

Consegui fazer o downgrade do Thomson para a v8.4.2.Q.
Não encontrei nenhum tutorial, por isso deixo o que fiz já que ainda tive algumas tentativas com erro:
- Configurar o IP/Subnet Mask/Gateway manualmente na placa de rede
- Desactivar Firewall/Antivirus (mesmo que sejam as do Windows - não estavam a deixar)
- Após finalizar, entrar no router e repôr os valores de fábrica
- Inserir os dados de acesso da meo e estabelecer ligação
* ainda tive que reiniciar de novo porque ganhava IP público mas não navegava (já estava a ficar maluco :p)

Feito isto, liguei o Asus e...infelizmente está na mesma. Ganha IP público e não navega.
Ainda tentei desligar tudo da corrente e voltar a ligar por ordem: ONT->Thomson->Asus ..e nada.

Resumindo, este setup não tem sucesso comigo:
Thomson TG784 (v8.4.2.Q)
Asus RT-N16 (v3.0.0.4.354 (beta))

Amanhã vou tentar fazer downgrade do Asus para o que tinha anteriormente e esperar que volte a funcionar como antes :fingercross

Bem..mas como pedido, fiz o save das configurações com ambos os firmwares do Thomson.
Para que não hajam valores "adulterados", em ambos repus os valores de fábrica e apenas inseri os meus dados de acesso e confirmei que tinha internet.
Apenas um PC ligado por ethernet e uma BOX IPTV.

Agora como posto? É que são um bocado grandes..posto normalmente ou envio os ficheiros para alguém?
Sorry pelo testamento.
Obrigado
Reputação 6
Boas,

Consegui fazer o downgrade do Thomson para a v8.4.2.Q.
Não encontrei nenhum tutorial, por isso deixo o que fiz já que ainda tive algumas tentativas com erro:
- Configurar o IP/Subnet Mask/Gateway manualmente na placa de rede
- Desactivar Firewall/Antivirus (mesmo que sejam as do Windows - não estavam a deixar)
- Após finalizar, entrar no router e repôr os valores de fábrica
- Inserir os dados de acesso da meo e estabelecer ligação
* ainda tive que reiniciar de novo porque ganhava IP público mas não navegava (já estava a ficar maluco :p)

Feito isto, liguei o Asus e...infelizmente está na mesma. Ganha IP público e não navega.
Ainda tentei desligar tudo da corrente e voltar a ligar por ordem: ONT->Thomson->Asus ..e nada.

Resumindo, este setup não tem sucesso comigo:
Thomson TG784 (v8.4.2.Q)
Asus RT-N16 (v3.0.0.4.354 (beta))

Amanhã vou tentar fazer downgrade do Asus para o que tinha anteriormente e esperar que volte a funcionar como antes :fingercross

Bem..mas como pedido, fiz o save das configurações com ambos os firmwares do Thomson.
Para que não hajam valores "adulterados", em ambos repus os valores de fábrica e apenas inseri os meus dados de acesso e confirmei que tinha internet.
Apenas um PC ligado por ethernet e uma BOX IPTV.

Agora como posto? É que são um bocado grandes..posto normalmente ou envio os ficheiros para alguém?
Sorry pelo testamento.
Obrigado

Com o thomson na versão v 8.4.2.q + o asus v3.0.0.4.354 não deverias ter esse problema .
estas a colocar o dns manual ou estas a deixar em auto?
digo isto porque nesse firmware da assus quando meti o dns manual tb não tinha net .

Quantos aos backups mote isso no rapidshare ou no mediafire e deixa aqui o link (apaga os teus dados primeiro )


Ps: qual é o nome do teu centralizador ?
Os DNS tentei de ambas as formas.

Sobre os files, amanhã trato de meter os links.

O meu centralizador é: cax-br2

EDIT:
Aqui estão as saves:
http://rapidshare.com/files/2138879831/user1021D.ini
http://rapidshare.com/files/4187513663/user842Q.ini

Entretanto vou tentar fazer downgrade ao Asus a ver se recupero o acesso
Boas,

Tentei com e sem DNS manual.
O meu centralizador é cax-br2

Deixo aqui os saves de ambos os firmwares:
*ht*p://rapidshare.com/files/2138879831/user1021D.ini
*ht*p://rapidshare.com/files/4187513663/user842Q.ini

Entretanto vou tentar fazer downgrade ao Asus a ver se recupero o acesso
Obrigado
Reputação 6
QUOTE=rpereira;24671]Boas,

Tentei com e sem DNS manual.
O meu centralizador é cax-br2

Deixo aqui os saves de ambos os firmwares:
*ht*p://rapidshare.com/files/2138879831/user1021D.ini
*ht*p://rapidshare.com/files/4187513663/user842Q.ini

Entretanto vou tentar fazer downgrade ao Asus a ver se recupero o acesso
Obrigado

Boas

Desde já obrigado por os ficheiros

Ao comparar os dois ficheiros na parte ppp.ini reparei que o valor da (MRU) passou de 1492 para 1500.



Acho que podemos começar a testar por aqui.

No asus , em wan , pppoe settings quem quiser testar pode alterar o valor da (MRU) manualmente e depois fazer (Apply)
Como na foto abaixo





Edit- Não resolve
Ps , faz um hard reset no thomson desta forma

Com o router apenas ligado ao transformador pressiona o Butão de reset durante 30 segundos , depois sem largar o reset desliga o transformador , aguarda 30 segundos e sem largar o reset liga de novo o transformador e aguarda mais 30 segundos e podes largar o reset.

Aguardas um minuto ou dois e podes voltar a ligar todos os cabos de rede
Fiz downgrade no Asus para 1.0.1.9 (a que tinha antes a funcionar) e agora faz o mesmo lol
Ou seja,
Thomson TG784 8.4.2.Q
Asus RT-N16 1.0.1.9 -> não está a funcionar

Entretanto voltei para o firmware 3.0.0.4.354 no Asus.
Tentei alterar o MRU como sugeres, mas ao fazer Apply sai um pop-up a avisar que sou obrigado a inserir um valor entre 576-1492, e não deixa :)

De qualquer forma, estou com o TG784 8.4.2.Q, que supostamente está a 1492. Mas se houver forma de conseguir pôr 1500 no Asus, posso tentar.
Por telnet será que dá? Não sei os comandos.

Da mesma forma que fiz o backup dos saves no Thomson, conseguirei voltar à versão 10 se for lá e fazer restaurar com o respectivo ficheiro?

PS: Esse método 30/30/30 foi como tenho feito para fazer o upgrade do firmware.
Vou tentar de novo

PS2: já tentei e não fez reset. Ainda esperei 5 minutos mas o router não saía daquele modo "power led a piscar".
Fiz reset to factory defaults pelo interface e configurei de novo mas continua a não deixar inserir valores fora do intervalo acima indicado, no MRU
Reputação 6
Crachá +10
Boas

Desde já obrigado por os ficheiros

Ao comparar os dois ficheiros na parte ppp.ini reparei que o valor da (MRU) passou de 1492 para 1500.
....


Sugestão: Para a próxima talvez dispor as duas janelas na vertical em vez de na horizontal seja melhor. Assim a visualização do post torna-se pouco prática...
Reputação 6
Fiz downgrade no Asus para 1.0.1.9 (a que tinha antes a funcionar) e agora faz o mesmo lol
Ou seja,
Thomson TG784 8.4.2.Q
Asus RT-N16 1.0.1.9 -> não está a funcionar

Entretanto voltei para o firmware 3.0.0.4.354 no Asus.
Tentei alterar o MRU como sugeres, mas ao fazer Apply sai um pop-up a avisar que sou obrigado a inserir um valor entre 576-1492, e não deixa :)

De qualquer forma, estou com o TG784 8.4.2.Q, que supostamente está a 1492. Mas se houver forma de conseguir pôr 1500 no Asus, posso tentar.
Por telnet será que dá? Não sei os comandos.

Da mesma forma que fiz o backup dos saves no Thomson, conseguirei voltar à versão 10 se for lá e fazer restaurar com o respectivo ficheiro?

PS: Esse método 30/30/30 foi como tenho feito para fazer o upgrade do firmware.
Vou tentar de novo

Pois ia agora mencionar isso , não tinha inicialmente reparado que não dava :)

Não o valor mru em ppoe não pode passar os 1492 , (não resolve )

para fazer o upgrade novamente para o fw:10.x.x.x tens de pedir ao apoio técnico o user.ini so tem a configuração do firmware , não é o firmware
Então já fiquei sem ideias há muito tempo :D
Talvez pedir os mesmos saves a 2 pessoas que tenham o fw 8.x e o fw 10.x a funcionar com sucesso com outro router.
Pena minha que não sabia disto enquanto tinha acesso.
Reputação 6
Sugestão: Para a próxima talvez dispor as duas janelas na vertical em vez de na horizontal seja melhor. Assim a visualização do post torna-se pouco prática...

^^ pois como tenho o monitor a 1920/1080 consigo ver tudo , desculpem , vou editar
Reputação 6
Crachá +10
^^ pois como tenho o monitor a 1920/1080 consigo ver tudo , desculpem , vou editar

Para que conste, tenho um monitor 22" com resolução de precisamente 1920x1080. Não via por causa do painel lateral, do vBulletin, de moderador. É melhor assim porque, ainda há muita gente com monitores mais pequenos.. Faço ideia o ppl com portáteis aqui no fórum.. uii!.. 🙂
Reputação 6
Alguém pode tentar o seguinte ?

O serviço pode estar limitar as ligações feitas fora do endereço 192.168.1.x e o asus esta no 192.168.2.x .

Alterei o ip do meu asus de 192.168.2.1 para 192.168.1.252 e ate agora não tive qualquer conflito entre os dois servidores dhcp , o do thomson e o do asus .

Mas tal como já tinha referido o firmware do meu tg799 ainda é 8.x.x.x portanto não tenho forma de testar se resolve ou não o problema , apenas posso tentar ajudar portanto aqui fica

primeiro configurei o asus como descrito no tutorial só depois de já estar tudo a funcionar ou no vosso caso quando a ligação pppoe já estiver efetuada no asus mas não conseguem ter net , neste momento alteram o ip para 192.168.1.252 depois Apply e reboot

a pagina do asus se tudo correr bem vai passa r a ser 192.168.1.252

nota , podem ter de desligar e ligar o cabo de rede do pc para ele receber o novo ip

boa sorte
Já o fiz e o resultado é igual.
Mas desta vez foi com o firmware TomatoUSB no Asus 🙂
Boas

Qual é o teu router da meo e que firmware esta instalado ? podes ver isto logo na pagina inicial

Estas a usar os servidor dns da meo ou outros ?

Qual é o ip do teu asus ?

sem essas informações fica mais difícil de tentar ajudar , mas podes para já tentar fazer update ao teu asus , fica aqui o link direto

RT-N12 (VER.C1)



importante ,tens de de fazer um reset de fabrica , encontras essa opção aqui 192.168.2.1(
Administration – Restore/Save/Upload Setting)

nota , apos o reset do asus tens de desligar e voltar a ligar o cabo de rede que liga ao teu pc para ele receber o novo ip , apos o reset o ip do assus passa a ser o (192.168.1.1) .

e depois tens de voltar a configurar o asus como esta no tutorial

Boas, ya esqueci-me de dizer isso. Router meo é o ThomsonTG784 firmware 8.4.2.Q.
Quanto ao DNS não faço ideia, mas não lhe mexi.

Cumps
Tenho um Thomson TG784N com o firmware v10.2.1.D e um TP-LINK TL-WR841N com o firmware v3.13.9 e funcionou perfeitamente. Tenho é de arranjar maneira de aceder à página de configuração do router Thomson.
Obrigado pelo tutorial 🙂
Tenho um Thomson TG784N com o firmware v10.2.1.D e um TP-LINK TL-WR841N com o firmware v3.13.9 e funcionou perfeitamente. Tenho é de arranjar maneira de aceder à página de configuração do router Thomson.
Obrigado pelo tutorial :)

Já que o teu setup funciona....Se puderes aceder à página do Thomson, fazer o save do ficheiro de configuração e partilhá-lo, a gente agradece 🙂