Tutorial para usar outro router para gerir a internet

  • 22 February 2012
  • 1336 respostas
  • 176534 visualizações

Reputação 6
  • Dinamizador Sénior
  • 707 respostas
Nota… Quem já foi migrado para o firmware 10.2.1.L, este tutorial já não funciona devem usar o tutorial neste link Tutorial firmware 10.2.1.L mais segundo router


 


 


Este tutorial foi criado porque como quase todos tive problemas com o router da meo, não conseguia jogar a maior parte dos meus jogos sem o router estar sempre a perder a ligação.


 


Após passar horas a ligar para o apoio técnico e o problema sem ser resolvido optei por comprar um router com porta wan e usa-lo para gerir a internet e o router da meo fica apenas a gerir a box e o telefone , o que resolveu todos os problemas de uma vez só .


 


A configuração é simples com a maior parte dos routers.


Funciona com o serviço meo e sapo fibra e adsl


 


Exemplo com Asus RT-N16


 


- ligar o router novo diretamente ao pc para mudar o ip original para 192.168.2.1,


 


•Entrar no endereço que vem no manual do vosso router , no caso da Asus e 192.168.1.1,


•Clicar em lan e alterar o ip 192.168.1.1 para 192.168.2.1, e depois apply.


 


Deve ficar assim



Importante !!!


•O Asus deve ser ligado a primeira vez para alterar o IP diretamente ao pc através da porta 1,2,3 ou 4 e nunca a porta wan.


•O Asus não deve ser nunca ligado ao thomson antes de ser alterado o IP para 192.168.2.1. nã ter isto em conta pode resultar em incompatibilidades e a ligação vai cair provavelmente.


•A seguir a alterar o IP do ASUS têm de desligar e ligar o cabo de rede de novo para a placa de rede mudar também o ip.


•O IP para configuração do Asus agora passa a ser o 192.168.2.1


 


- Entrar na pagina do router da meo via 192.168.1.254 com o user : Administrator e a password: 3!play ,


 •Na pagina inicial clicar em desligar a ligação de banda larga, deve ficar como na foto abaixo


 



 


 


 


- ligar tudo como na foto abaixo


 


 



 


 


- vamos configurar o novo router para fazer a ligação a internet , este exemplo é do Asus mas podem usar qualquer router com porta wan


 


•Entrar na pagina do router que foi alterada no primeiro passo , 192.168.2.1


•Clicar em wan e em wan connection type escolher o modo PPPOE.


•Em baixo em account setting introduzir o username e a password da meo e clicar apply.


 



 


O username é asxxxxxxxxx@3p.sapo.pt a password por defeito é 102030 . Em caso de duvida solicitem o username e a password através da linha de apoia ao cliente da meo Importante a password por defeito deixou de ser 102030. Para alguns clientes e passou a ser gerada automaticamente pelo sistema da meo ,nesse caso terão de ligar para o apoio técnico e solicitar a mesma.


 


Nota caso o router obtenha um ip publico mas não conseguem aceder a internet , isso deve-se á password estar incorreta .


 


 


E deve estar feito Tudo o resto é opcional a partir daqui.


 


ligar a meo box ao asus " opcional só testado no Asus rt-n16 firmware 3.0.0.0.108 " Podem ser ligadas ate duas meo box sem interferirem no desempenho do serviço de internet •Ir a Lan /IPTV e colocar tudo enable e fazer apply


 


 



 


 


Depois ir a wan e no fundo da pagina vão ver "Special Requirement from ISP" e vão configurar da seguinte forma


•Select ISP Profile "none"


•Choose IPTV STB Port "escolhem a porta ou portas onde vão ligar a box " eu uso a 4 •Host Name "fica vazio" •MAC Address: "fica vazio "


•Fazer apply e ligar a box na porta que escolherão


 


 



 


Aceder a pagina do thomson “opcional apenas funciona com firmware 3.x.x.x” ir a wan e em (Special Requirement from ISP) temos um campo chamado (Enable VPN + DHCP Connection) selecionar a opção (yes) e fazer Apply


 



 


Configurar o router para funcionar com serviço MEOGO


 


clicar em Lan / Route  


 


em Basic Config activar Enable static routes “YES”


 


adicionar estes dados nos campos referentes e clicar em Add


Network/Host IP-213.13.24.0


Netmask-255.255.255.0


Gateway-192.168.1.254


Metric – fica em branco


Interface – MAN


 


4º clicar em Apply


 


No final deve ficar assim






 


Nota!! Para o MEOGO funcionar têm também de fazer o passo 6 do tutorial  .


 


 


 


Importante os asus vêm normalmente com firmware desatualizado e é importante actualizar sempre a ultima versão pois esta normalmente inclui bastantes correções em relação as versões anteriores .


 


Para quem tiver duvidas como faze-lo pode usar este tutorial tutorial-como-atualizar-firmware-router-asus-forma-segura


 


Importante!! net 100Mbps


No caso que terem net de 100Mbps tem de ser um router com portas 10/100/1000 Os seguintes modelos suportam essa velocidade Asus RT-N15 ,RT-N16 e RT-N66u Asus RT-N56U "Para funcionar corretamente tem de ser instalado o firmware modificado RT-N56U_1.1.1.8e-b4]RT-N56U_1.1.1.8e-b4 Tp-Link - WR1043N(D)


 


Importante!! Firmware alternativo Há alguns routers que não parecem ser muito estáveis com o firmware original , por isso aconselho pesquisar no Google se o router que pretendem comprar suporta outro tipo de firmware como por exemplo DD-WRT , tomato ou outros , o meu Asus rt-n16 tem esse problema mas quando lhe instalei o firmware DD-WRT ficou tudo a 100% e nunca mais tive problemas .


 


Podem usar este site para ver se o router que pretendem comprar suporta DD-wrt o que e o caso e cerca de 80% dos router no mercado , basta introduzir o modelo do router Router Database | www.dd-wrt.com ou também a lista detalhada com características Supported Devices - DD-WRT Wiki


 


Utilizadores que testarão com sucesso xptopt = TG799vn FW:8.4.2.N + Asus RT-N16 FW: dd-wrt lfbb = TG784n FW:8.4.H.F + Asus RT-N16 FW: asus ? + dd-wrt zyoops = TG784n FW:8.4.H.F + Asus RT-N10+ FW: asus ? +dd-wrt Configuração para RT-N10+ speratus = TG784? FW:8.4.2.Q + Asus RT-N16 FW: asus 3.0.0.3.96 mushumy = tg ?? + Asus RT-N10? + FW:Asus ? benharpas = tg ?? + Asus RT-N10? FW:dd-wrt Re4per = tg784n FW 8.4.H.F + Asus RT-N12LX fw:asus? “mas com problemas de nat no fifa 12 pc ” Re4per = tg784n FW: 8.4.H.F + Asus RT-N10u “em testes ” bad3das = tg784? + Asus RT-N10+ FW: Asus 1.0.1.6 cfao = tg784? FW: 8.4.2.Q + Belkin N750DB FW: ? Configuração para Belkin N750DB Tcosta =tg784? + Asus RT-N10 v.b1 FW: Asus askan7 =tg784n +Asus RT-N56U + FW: Asus "modificado" cfw RT-N56U_1.1.1.8e-b4


 


Se mais alguém conseguir com outros routers agradeço que post aqui o modelo sff para ajudar novos utilizadores na escolha do equipamento a comprar .


 


Obrigado xptopt©2012

Tópico fechado, já não permite mais respostas.

1336 respostas

Depois de fazer um reset ao dd-wrt lá consegui ficar com o ip externo, mas sem internet, quando ao ipv6 no thomson ele está desligado por defeito.
Reputação 6
Depois de fazer um reset ao dd-wrt lá consegui ficar com o ip externo, mas sem internet, quando ao ipv6 no thomson ele está desligado por defeito.

Tenta desativar o protocolo ipv6 na tua placa de rede por o que li pode resolver

Faz come descrevi aqui
http://www.meoforum.com/meo-fibra-internet/2226-tutorial-usar-outro-router-gerir-intertet-50.html#post24337
Boas,

Já tentei ligar por PPPoE com e sem IPv6 e o resultado é o mesmo que quando tento com outro router, em relação ao IPv6 no Thomson está desactivado, no meu PC aparece um IPv6 atribuido mas penso que é auto atribuido tal como já acontece com IPv4 hoje em dia quando não encontras DHCP.


http://imageshack.us/a/img832/9646/ippc.jpg


Obtenho IP embora ache estranho que no PC não me seja atribuido Gateway, mesmo quando vejo por ipconfig o Gateway está 0.0.0.0, mas tal como no router consigo pingar os DNS e resolver nomes, mas não me chegam pacotes de lado nenhum a não ser dos DNS da PT:


http://imageshack.us/a/img849/420/dnscompppoepc.jpg


E no meu Asus N13U B1 com dd-wrt, e no build que estou a usar (20675) já tem suporte para IPv6 no entanto o resultado foi o mesmo que a imagem acima com e sem IPv6 activo, mas no router já me é atribuido gateway normalmente e consigo pingar o gateway:


http://img834.imageshack.us/img834/2223/ddwrts.jpg


Já agora no teu Thomson, nos detalhes do PPPoE aparece-te routed PPPoE ou bridged PPPoE?
Reputação 6
Boas

Aparece como routed PPPoE on 0/35
Boas e já tenteste efetuar a ligação pppoe através do Windows , só para fazermos o despiste , Se tiveres algum tempo disponível ,seria importante .
http://www.meoforum.com/meo-fibra-internet/2408-como-efetuar-uma-ligacao-pppoe-atraves-windows.html

Ps : neste caso nem o ddwrt nem o tomato original irão funcionar pois também não tem ipv6 native implementado , os únicos que funcionam são os mosds que deixei no link anterior

Mods - TomatoUSB

Boas mais uma vez, pronto já testei a ligação através do Windows e continua sem estabelecer ligação como no ASUS tudo igual.

cumps
Testei desligar o ipv6 no pc mas nada, liguei o dd-wrt ao ont, ele obteu o ip externo mas internet nada, reparei foi numa coisa, quando voltei a ligar o thomson normalmente como tudo de origem, ele ligava, obtia o ip externo, mas também não tinha internet, só ao fim de reiniciar praí umas 3 vezes(o ont e o thomson) é que lá ligou.
Reputação 6
Boas

Se ligando diretamente com pppoe no pc não funciona , tudo indica que seja uma limitação implementada neste ultimo firmware.

Já entrei em contacto com os serviços técnicos para eles me confirmarem se é uma limitação imposta ou um bug , estou a aguardar uma resposta .

Mas acredito que seja uma limitação imposta por segurança , visto que eles também introduzirão o serviço PT-WIFI neste firmware , e este ao contrario do serviço de tv e telefone que usa a VCI 1/35 ,necessita dum serviço de internet ativo por tanto foi colocado na VCI 0/35 que e a mesma que usamos na ligação pppoe , por isso penso que as ligações têm de ter como gateway o thomsom e esta a bloquear tudo o que não tem o mac address do thomson como gateway , mas isto sou eu a pensar alto :P

No entanto para quem quiser testar pode tentar clonar o macaddres do thomson no Asus e ver no que da , penso que o processo é fácil , mas qualquer duvida estarei aqui para ajudar
Reputação 6
Boas novamente

o utilizador FClone disponibilizou uma forma simples de fazer o downgrade para a versão 8.4.2.Q

“IMPORTANTE esse firmware foi apenas testado com a versão do tg784 normal por tanto usem por vossa conta e risco ”

Aqui esta o processo descrito

http://www.meoforum.com/meo-fibra-internet/2801-novo-firmware-thomson-tg784n-4.html#post24371

Nota: no Windows 7 deverão executar o ficheiro em modo compatível com Windows xp sp3

Mais uma vez muito obrigado ao user FClone

PS:Este método só deve funcionar no tg784 sem norma N , como podem ver os routers usam firmware diferentes
TG784 FW: 8.4.2.Q
TG784n FW:8.4.H.F
TG799vn FW:8.4.2.N
A ver se alguém disponibiliza o firmware para a versão n. Telefonei para eles, e 40 minutos depois, disseram-me que iam fazer o downgrade para a versão 8.xxx, mas até agora ainda estou à espera.
Reputação 6
A ver se alguém disponibiliza o firmware para a versão n. Telefonei para eles, e 40 minutos depois, disseram-me que iam fazer o downgrade para a versão 8.xxx, mas até agora ainda estou à espera.

Pois, seria importante a meo disponibilizar os mesmos , ou faze-lo simplesmente aos clientes que o solicitem , pois de outra forma os clientes que usam outro router para gerir a internet provavelmente já não seriam clientes . visto que não o usamos por que sim , mas porque os routers das operadoras não oferecem a capacidade que muitos de nos realmente necessitamos .

Quando eles fizerem o downgrade diz qualquer coisa sff
Estou com este ultimo firmware (10.2.1.D) no thomson tg784n e com o asus rt-n56u, com stock firmware ou com cfw está tudo a funcionar.

Para quem tem problemas:
-Factory reset
-Desativar dhcp ipv6.
Reputação 6
Estou com este ultimo firmware (10.2.1.D) no thomson tg784n e com o asus rt-n56u, com stock firmware ou com cfw está tudo a funcionar.

Para quem tem problemas:
-Factory reset
-Desativar dhcp ipv6.

boas

Perfeito , bem me parecia que era o ipv6 ^^

Podes descrever onde se desativa o ipv6 sff .é que eu ainda estou com o firmware antigo por isso não posso descrever o processo para o caso de algum utilizador ter dificuldades em faze-lo

Muito obrigado
Boas eu penso que o askan7 , se refere a desativar o ipv6 no asus.........


cumps.

Estou com este ultimo firmware (10.2.1.D) no thomson tg784n e com o asus rt-n56u, com stock firmware ou com cfw está tudo a funcionar.

Para quem tem problemas:
-Factory reset
-Desativar dhcp ipv6.
Reputação 6
Boas eu penso que o askan7 , se refere a desativar o ipv6 no asus.........


cumps.

boas

nao , no thomsom

ps: Tenta aqui

Início > Rede doméstica > Interfaces > LocalNetwork "configurar"
Boas eu penso que o askan7 , se refere a desativar o ipv6 no asus.........


cumps.

Refiro-me a desligar o ipv6 no thomson em: Rede doméstica, interfaces, local network.
Se o problema for do ipv6 isso deve resolver. O meu está activo e funciona sem problemas com o asus, o rt-n56u tem ipv6.

Edit: O thomson tem sempre o dhcp ipv6 activo, mesmo sem ligação ipv6, quem tem routers que não suportam ipv6 vai ter de desactivar.
Reputação 6
Refiro-me a desligar o ipv6 no thomson em: Rede doméstica, interfaces, local network.
Se o problema for do ipv6 isso deve resolver. O meu está activo e funciona sem problemas com o asus, o rt-n56u tem ipv6.

Edit: O thomson tem sempre o dhcp ipv6 activo, mesmo sem ligação ipv6, quem tem routers que não suportam ipv6 vai ter de desactivar.

Ou então instalam uma mod do firmware tomato , não pode ser a versão normal tem de ser a mod , que inclui ipv6 nativo para quase todos os routers
Interface - LocalNetwork


Informações da interface



Grupo de interfaces: lan
Configuração TCP/IPv4
Estado do IPv4: Activo/a
IP automático activo: Desactivado/a
Servidor DHCPv4: Activo/a
Configuração TCP/IPv6
Estado do IPv6: Activo/a
Prefixo recebido: --
Endereço Stateless: Desactivado/a
Servidor Stateless DHCPv6: Desactivado/a
Endereços IP
Endereço IP/máscara IPv4
Tipo
10.0.0.138/24 Estático
192.168.1.254/24 Estático
192.168.1.253 Partilha de
conteúdos
Endereço IP/Tamanho do Prefixo IPv6
Tipo
++++++++++++++:7923/64 Dinâmico
Pools DHCP
Nome da pool DHCPv4
Intervalo de endereços
Gateway
LAN_private 192.168.1.64 - 192.168.1.253 192.168.1.254
Nome da pool Stateless DHCPv6
LAN6_pool


Ainda não testei, mais tarde já digo como correu.............coloquei ai a config, para verem se está correto assim.

cumps
Reputação 6
Já funciona ?
boas ppl preciso novamente da vossa ajuda..a uns tempos segui este tutorial para um router asus e ficou tudo ok..agora como ando com os problemas na rede sem fios queria voltar a entrar no router da asus mas aquilo pede me username e pass,alguem me sabe dizer o que podera ser?é que nao me lembro se na altura alterei algo nao me lembro de pedir isto..cumps
Reputação 6
boas ppl preciso novamente da vossa ajuda..a uns tempos segui este tutorial para um router asus e ficou tudo ok..agora como ando com os problemas na rede sem fios queria voltar a entrar no router da asus mas aquilo pede me username e pass,alguem me sabe dizer o que podera ser?é que nao me lembro se na altura alterei algo nao me lembro de pedir isto..cumps

Boas
Se não alteres-te deve ser user: admin pass:admin
Se alteraste terás de fazer um reset ao router e configurar tudo de novo
Boa noite, testei fazer como disseram, desligar o dhcp v6, mas não consegui ter net, fica com o ip externo na mesma, mas sem net, existe alguma configuração em especifico para o dd-wrt?

Ps: Ainda não me fizeram o downgrade ao router, começo a pensar que nem vão fazer, mas vamos esperar pelos próximos dias.
Continua sem funcionar............................com ipv6 off.



cumps
Reputação 6
Continua sem funcionar............................com ipv6 off.



cumps

Fizeste o reset de fabrica antes de desativares o dhcp ?
Reputação 6
Crachá +10
Começo a achar muita bagunça e fracasso à volta deste tópico e voltando atrás para rever sobre o que se trata, eu pergunto a todos os que aqui postam:

Que vatangem assim tão grande tiram de usar outro router para gerir a ligação PPPoE, quando existem métodos bem mais simples e infaliveis de ter net em toda a casa, mesmo com todas as complicações da MEO?
Bem no meu caso a resposta é fácil, por mais que abra as portas que supostamente são usadas para o jogo(wrc3 para ps3), tenho sempre problemas de conexão aos outros hosts, se o router tivesse a possibilidade de dmz tudo estaria resolvido, daí a importancia de um outro router para gerir.