Tutorial para usar outro router para gerir a internet

  • 22 February 2012
  • 1336 respostas
  • 176534 visualizações

Reputação 6
  • Dinamizador Sénior
  • 707 respostas
Nota… Quem já foi migrado para o firmware 10.2.1.L, este tutorial já não funciona devem usar o tutorial neste link Tutorial firmware 10.2.1.L mais segundo router


 


 


Este tutorial foi criado porque como quase todos tive problemas com o router da meo, não conseguia jogar a maior parte dos meus jogos sem o router estar sempre a perder a ligação.


 


Após passar horas a ligar para o apoio técnico e o problema sem ser resolvido optei por comprar um router com porta wan e usa-lo para gerir a internet e o router da meo fica apenas a gerir a box e o telefone , o que resolveu todos os problemas de uma vez só .


 


A configuração é simples com a maior parte dos routers.


Funciona com o serviço meo e sapo fibra e adsl


 


Exemplo com Asus RT-N16


 


- ligar o router novo diretamente ao pc para mudar o ip original para 192.168.2.1,


 


•Entrar no endereço que vem no manual do vosso router , no caso da Asus e 192.168.1.1,


•Clicar em lan e alterar o ip 192.168.1.1 para 192.168.2.1, e depois apply.


 


Deve ficar assim



Importante !!!


•O Asus deve ser ligado a primeira vez para alterar o IP diretamente ao pc através da porta 1,2,3 ou 4 e nunca a porta wan.


•O Asus não deve ser nunca ligado ao thomson antes de ser alterado o IP para 192.168.2.1. nã ter isto em conta pode resultar em incompatibilidades e a ligação vai cair provavelmente.


•A seguir a alterar o IP do ASUS têm de desligar e ligar o cabo de rede de novo para a placa de rede mudar também o ip.


•O IP para configuração do Asus agora passa a ser o 192.168.2.1


 


- Entrar na pagina do router da meo via 192.168.1.254 com o user : Administrator e a password: 3!play ,


 •Na pagina inicial clicar em desligar a ligação de banda larga, deve ficar como na foto abaixo


 



 


 


 


- ligar tudo como na foto abaixo


 


 



 


 


- vamos configurar o novo router para fazer a ligação a internet , este exemplo é do Asus mas podem usar qualquer router com porta wan


 


•Entrar na pagina do router que foi alterada no primeiro passo , 192.168.2.1


•Clicar em wan e em wan connection type escolher o modo PPPOE.


•Em baixo em account setting introduzir o username e a password da meo e clicar apply.


 



 


O username é asxxxxxxxxx@3p.sapo.pt a password por defeito é 102030 . Em caso de duvida solicitem o username e a password através da linha de apoia ao cliente da meo Importante a password por defeito deixou de ser 102030. Para alguns clientes e passou a ser gerada automaticamente pelo sistema da meo ,nesse caso terão de ligar para o apoio técnico e solicitar a mesma.


 


Nota caso o router obtenha um ip publico mas não conseguem aceder a internet , isso deve-se á password estar incorreta .


 


 


E deve estar feito Tudo o resto é opcional a partir daqui.


 


ligar a meo box ao asus " opcional só testado no Asus rt-n16 firmware 3.0.0.0.108 " Podem ser ligadas ate duas meo box sem interferirem no desempenho do serviço de internet •Ir a Lan /IPTV e colocar tudo enable e fazer apply


 


 



 


 


Depois ir a wan e no fundo da pagina vão ver "Special Requirement from ISP" e vão configurar da seguinte forma


•Select ISP Profile "none"


•Choose IPTV STB Port "escolhem a porta ou portas onde vão ligar a box " eu uso a 4 •Host Name "fica vazio" •MAC Address: "fica vazio "


•Fazer apply e ligar a box na porta que escolherão


 


 



 


Aceder a pagina do thomson “opcional apenas funciona com firmware 3.x.x.x” ir a wan e em (Special Requirement from ISP) temos um campo chamado (Enable VPN + DHCP Connection) selecionar a opção (yes) e fazer Apply


 



 


Configurar o router para funcionar com serviço MEOGO


 


clicar em Lan / Route  


 


em Basic Config activar Enable static routes “YES”


 


adicionar estes dados nos campos referentes e clicar em Add


Network/Host IP-213.13.24.0


Netmask-255.255.255.0


Gateway-192.168.1.254


Metric – fica em branco


Interface – MAN


 


4º clicar em Apply


 


No final deve ficar assim






 


Nota!! Para o MEOGO funcionar têm também de fazer o passo 6 do tutorial  .


 


 


 


Importante os asus vêm normalmente com firmware desatualizado e é importante actualizar sempre a ultima versão pois esta normalmente inclui bastantes correções em relação as versões anteriores .


 


Para quem tiver duvidas como faze-lo pode usar este tutorial tutorial-como-atualizar-firmware-router-asus-forma-segura


 


Importante!! net 100Mbps


No caso que terem net de 100Mbps tem de ser um router com portas 10/100/1000 Os seguintes modelos suportam essa velocidade Asus RT-N15 ,RT-N16 e RT-N66u Asus RT-N56U "Para funcionar corretamente tem de ser instalado o firmware modificado RT-N56U_1.1.1.8e-b4]RT-N56U_1.1.1.8e-b4 Tp-Link - WR1043N(D)


 


Importante!! Firmware alternativo Há alguns routers que não parecem ser muito estáveis com o firmware original , por isso aconselho pesquisar no Google se o router que pretendem comprar suporta outro tipo de firmware como por exemplo DD-WRT , tomato ou outros , o meu Asus rt-n16 tem esse problema mas quando lhe instalei o firmware DD-WRT ficou tudo a 100% e nunca mais tive problemas .


 


Podem usar este site para ver se o router que pretendem comprar suporta DD-wrt o que e o caso e cerca de 80% dos router no mercado , basta introduzir o modelo do router Router Database | www.dd-wrt.com ou também a lista detalhada com características Supported Devices - DD-WRT Wiki


 


Utilizadores que testarão com sucesso xptopt = TG799vn FW:8.4.2.N + Asus RT-N16 FW: dd-wrt lfbb = TG784n FW:8.4.H.F + Asus RT-N16 FW: asus ? + dd-wrt zyoops = TG784n FW:8.4.H.F + Asus RT-N10+ FW: asus ? +dd-wrt Configuração para RT-N10+ speratus = TG784? FW:8.4.2.Q + Asus RT-N16 FW: asus 3.0.0.3.96 mushumy = tg ?? + Asus RT-N10? + FW:Asus ? benharpas = tg ?? + Asus RT-N10? FW:dd-wrt Re4per = tg784n FW 8.4.H.F + Asus RT-N12LX fw:asus? “mas com problemas de nat no fifa 12 pc ” Re4per = tg784n FW: 8.4.H.F + Asus RT-N10u “em testes ” bad3das = tg784? + Asus RT-N10+ FW: Asus 1.0.1.6 cfao = tg784? FW: 8.4.2.Q + Belkin N750DB FW: ? Configuração para Belkin N750DB Tcosta =tg784? + Asus RT-N10 v.b1 FW: Asus askan7 =tg784n +Asus RT-N56U + FW: Asus "modificado" cfw RT-N56U_1.1.1.8e-b4


 


Se mais alguém conseguir com outros routers agradeço que post aqui o modelo sff para ajudar novos utilizadores na escolha do equipamento a comprar .


 


Obrigado xptopt©2012

Tópico fechado, já não permite mais respostas.

1336 respostas

Eu tenho o serviço meo ADSL com o router/modem 2wire 2700hgv

Comprei recentemente um Time Capsule e inicialmente liguei-o ao router 2wire através da porta WAN da time-capsule. Configurei o time-capsule para funcionar em bridge-mode e tudo funcionava (meo box, internet e wireless). No entanto, pretendo que seja a time-capsule a efetuar o trabalho do DHCP e NAT em vez do router 2wire da meo.

Para tal, no router 2wire fiz o seguinte:
- Desliguei "Enable Routing"
- Liguei "Direct IP"
- VPI 0; VCI 35 (não alterei, já se encontrava assim)
- PVC Search: disabled (também já se encontrava desligada)

No time capsule configurei o PPPoE com o respetivo username e password. IP e DNS estão configurados automaticamente.

Resultado, tenho o time capsule a funcionar corretamente com internet, back to my mac, DHCP e NAT, etc., mas não consigo ter a meobox a funcionar. Já liguei a meobox em ambos o time capsule e 2wire, fiz reset ao sistema da meo box em ambas as situações, simplesmente fica parado e aparece 10min depois que devo reniciar a box, ou seja, a configuração foi feita sem sucesso. Já desliguei e voltei a ligar ambos a time capsule e 2wire, sem sucesso.

O que devo fazer para voltar a ter a meo box a funcionar?

Nota: não consigo alterar o IPv4 na time capsule
Muito obrigado pela informação, isto é o que a MEO devia dizer aos clientes quando estes dizem que querem um router diferente!

Acabei de configurar com sucesso o meu Zyxel 1050 e o Thomson TG799.

Nota: o ponto que indica que é necessário mudar o IP da LAN para 192.168.2.1, só é necessário para que a rede interna dos ASUS que estão a configurar seja diferente da rede externa (pode ser outra rede qualquer). Nos casos em que a rede interna seja diferente de 192.168.1.0 este passo não é necessário.

Mais uma vez obrigado! 🙂
Só tenho uma dúvida, agora como o meu RT-N10 está a configurar a internet e a mandar wireless, desligo o wireless no router da meo ? Ou o wireless do router meo vai funcionar ?

cumps.
Só tenho uma dúvida, agora como o meu RT-N10 está a configurar a internet e a mandar wireless, desligo o wireless no router da meo ? Ou o wireless do router meo vai funcionar ?

cumps.

Funciona mas sem net, tanto faz tar ligado como n.
este método é muito bom, usava com um asus n10, mas retirei, pois assim o wireless como fica a ser enviado pelo asus, nao consigo mudar de canal pelo telemovel android usando o meo remote ..,
Bom dia

Pelo que tenho lido neste tópico este método(para termos o nosso router a controlar a internet apenas) ainda funciona em instalações actuais certo ? Estou a pensar mudar para Fibra 100 mas preciso que seja o meu equipamento a controlar a internet.

Cumps
Sim, funciona com o Fibra 100.

Cumprimentos
Confirmo que com o TG799vn FW:8.4.2.N este processo está a funcionar :D

Cumps
boas. estou ja desesperado e sem saber o que fazer. se me puderem ajudar, agradecia mt!
apos ver este post, adquiri um asus rt-n12 e tentei seguir o tutorial. acontece q nao passo do inicio. simplesmente fico sem rede qnd tento entrar no novo ip q alterei. sigo as instucoes, faço aplly. dp retiro o cabo d rede,volto a ligar, entro com o novo ip e nada. tento com o inicial e tb nao entra.alguem tem alguma ideia cm passar este passo? obrigado e boa noite a todos!
Saudações!
Antes de mais, felicito o xptopt e todos os que com ele iniciaram a aventura aqui contada a diferentes vozes - interessante e útil para muitos mais..!

Animado pelos exemplos aqui descritos, tenciono comprar um novo router para substituir a geringonça que a MEO nos coloca em casa . Mas dado que sou principiante e tenho um perfil de utilizador ligeiramente diferente dos testemunhos que leio aqui, gostava de pedir conselho aos membros do forum mais experientes com estes equipamentos.

Eis a minha questão: ao nível da utilização da internet, com o propósito de ligar ao router 1 ou mais NAS que corram servidores web, ftp e de impressão (linux), qual o modelo/marca de router aconselham neste momento? Notar que o meu contracto é fibra/30Mb e não quero pagar mais à PT para maior velocidade, o que, em princípio, afasta os modelos Gigabit... (ou não!?..). Por outro lado, daria preferência a um modelo que facilite o uso dos firmwares DD-WRT...

Talvez o Asus RT-N10U Black seja uma boa opção para a velocidade que eu tenho? Ou o Asus RT-N16 que é bastante mais caro, mas parece ter um belíssimo hardware com 2 portas usb e software incluído? Ou ainda outro modelo/marca que tenha saído? Os 2 modelos que acabo de referir são dos mais citados ao longo desta thread, mas desde o início dela até ao dia de hoje passaram muitos meses, o que, como se sabe, representa anos na saída de novos modelos...

Agradeço antecipadamente as vossas sugestões!
jmir
Caros amigos,
... Ainda ando às cabeçadas com o Thomson para conseguir mapear a porta 21 (FTP) para o meu NAS. De resto tudo funciona bem.

Percebo-te muito bem nessa questão.. que também me deu água pela barba até conseguir resolver... Caso ainda não tenhas conseguido fazer o forward da P.21 para o teu NAS, se quiseres, poderei partilhar a solução que encontrei (mas será preferível para isso abrir outra entrada para manter esta thread focada no seu próprio tema)
Saudações!
jmir
Crachá +6
Percebo-te muito bem nessa questão.. que também me deu água pela barba até conseguir resolver... Caso ainda não tenhas conseguido fazer o forward da P.21 para o teu NAS, se quiseres, poderei partilhar a solução que encontrei (mas será preferível para isso abrir outra entrada para manter esta thread focada no seu próprio tema)
Saudações!
jmir

venha dai esse tutorial 😉
venha dai esse tutorial ;-)

Boas,
Achei preferível inserir a resposta no thread daquele que me pareceu ser o último post relacionado com esta questão do FTP - «TG784N - Porta 21 FTP (uma vez mais)»
jmir
Boa tarde pessoal 🙂 Antes de mais nada este tutorial está cinco estrelas, parabéns 🙂 Agora eu também ando com muitos problemas em relação ao router da meo Thomson TG784, especialmente para jogar jogos online (WoW no meu caso) e ás vezes até mesmo para navegar na internet. Por isso penso que vou recorrer a este tutorial. Agora eu não quero é gastar 40€+ num router... Sendo que perto de minha casa só tenho Worten estive a pesquisar no site deles e encontrei um router a 20€+ chamado Router Wireless DIR-300 D-LINK. A minha questão é, sendo este um router (mais simples penso eu) posso por a minha net a funcionar a 100% sem que me depare com os mesmos problemas? E posso também aplicar este tutorial ao "meu" router?

No entanto se me puderem recomendar outro(s) entre 20-40€ de maneira a que fique com a TV o telefone e Net a funcionarem a 100% agradecia :)

Gostaria de saber se o router Dir-300 D-link tem um alcance bom ou pelo menos melhor do que o meu thomson.
Obrigado,
-Morth
Crachá +5
Boas Morth

Esse problema que tem deve-se ao facto de o thomson tg784n nao conseguir processar toda a informaçao,tem baixo processador e baixa ram,e digamos que ele se "engasga" e vai abaixo, igual a um pc quando nao processa tudo e encrava,o principio e o mesmo,resumindo sao de gama muito baixa,sobretudo em jogos online, aconselho a abrir as portas nesse router(para xbox ou ps3 ou pc) deste modo sempre consegue um alivio ao router, eu fiz isso para a minha xbox.

Eu vou-lhe recomendar aquilo que eu fiz, é o seguinte:Ligue para a meo e aperte com os gajos para lhe darem o Router thomson TG799,na tal porta de 1000 pode ligar o aparelho que usa para jogar ou usar a net,claro que tem de comprar um cabo de rede cat6 para usufruir da velocidade (e barato) e veja se fica resolvido isso da net cair e jogos,claro abra sempre as portas.

Eu ja liguei e apertei com os gajos e amanha vêm tecnicos trazer o aparelho.

:Comprar Router Asus RT-N66U(Isto se tiver serviço fibra),senao nao se justifica tao bem.
Se ficar resolvido com o thomson TG799 pode ou nao comprar o Asus que indiquei, eu aconselho sem duvida a comprar,e para a vida,claro que é caro,mas o melhor e sempre caro.

NOTA:caso nao lhe dêm o Routher Thomson TG799 sem duvida compre o Asus RT-N66U, porque senao nao tem hipotese.

NOTA 1: caso compre o Asus siga o tutrioal que esta no inicio da pagina e deixe so o thomson para tlf e tv(embora no tutorial ja diga como ter tv usando o asus) e o Asus para as brincadeiras na Net 😉
Hmm, okay @@@NightmareTuga obrigado pelo seu esclarecimento... No entanto se eu mantiver o meu thomson actual tg784 que router devo comprar (para além do Router Asus RT-N66U) ? Esse asus "Router Asus RT-N66U" não o encontrei nem no site da fnac nem do da worten. No entanto vou falar com um amigo meu que é técnico e percebe muito disto (ao contrário de mim) e vou ver se consigo melhorar esta situação comprando um router acessível e se calhar mantendo este.

Apesar disso gostaria da sua opinião..

-Morth
Confirmo que o router RT-N16 da Asus funciona perfeitamente com o TG784, fw 8.4.2.Q (Fibra 30/Mb). O tutorial no início deste post é suficientemente claro para fazer sem problemas a configuração básica (modo bridge), mesmo por pessoas sem formação ou experiência específica como eu... Em meia hora (do desempacotamento à instalação), todas as funções ficaram a funcionar sem problemas: internet por cabo e wireless pelo asus rt-n16; telefones voip e boxes ligados ao tg784. A estabilidade e velocidade (incluindo as ligações wireless!) são imediatamente visíveis e só elas já justificam, a meu ver, o preço deste modelo.

Bastante mais haveria a dizer sobre as funcionalidades de hardware e software, mas dado que não obtive qualquer feedback sobre o pedido de aconselhamento na escolha do modelo que fiz no post anterior, presumo que ninguém esteja interessado num modelo mais dispendioso que os outros e como tal limito-me a fazer esta confirmação...
Vale!
jmir
Boas companheiros,

Reparei neste post depois de não sei quantos anos de dores de cabeça com o router (TG784). Tenho montes de problemas com jogos. Então aqueles que envolvem matchmaking tipo CoD ou AC, chegam mesmo a bloquear.
O que acham deste router para realizar o procedimento do tutorial?
é o Asus RT-N10U

Cumprimentos,
XXLXPTO
http://www.meoforum.com/meo-fibra-internet/2226-tutorial-usar-outro-router-gerir-intertet.html#post17280
http://www.meoforum.com/meo-fibra-internet/2226-tutorial-usar-outro-router-gerir-intertet.html#post17280

Sim amigo, eu reparei nesse post. Tenho dúvida em relação ao U. Se há problema?
O RT-N12 está a 35€ na PCDiga, é uma óptima compra, recomendo.

Cumprimentos
Boas malta!
Estou a pensar em comprar o ASUS RT-N12 REV.C1 WIRELESS N ROUTER (penso que seja o mesmo do post do@lfbb) que está a 35€ também na f13pc.pt !

Até agora quem experimentou com este router nunca mais teve problemas em nenhum jogo online? (no meu caso é o WoW)
Também conseguiram deixar a box e o telefone a funcionar a 100%?
E finalmente, quanto ao sinal? É melhor do que o Thomson?

Obrigado
Qual é a porta 1000 no TG799?
Reputação 1
Crachá +5
Boas a todos,
Depois de ler imensos posts para configurar o meu Linksys wrt54GC para ligar à rede router da meo Thomson TG784n, penso que cheguei à conclusão que não dá.

Gostava que me confirmassem se estou correto ou ainda tenho alguma hipotese?

Tb verifiquei que posso alterar o firmware do linksys e substituir pelo DDR WRT mas penso que o firmware so existe para o Linksys wrt54G e o meu o compact,em pricipio não deve dar.

É que queria ter os dois routers com rede wireless e assim que ligo o linksys ao meu, a box do meo fica com paragens apos 7 segundos de uso.
Boa Tarde!

Estou aqui para reportar que consegui utilizar este método utilizando o router Asus RT-N10E (Firmware 2.0.0.10 ) e o Router da MEO (Thompson TG784n com Firmware 10.1.2.D). Funciona tudo, meokanal, jogos, etc... em baixo deixo as minhas configurações.

Edit: A box testei em ambos os routers, (configurado tal como está nas imagens em baixo para o router asus) e funciona sem qualquer problema. Como apenas tenho uma box não poderei testar se aguenta com uma segunda.

https://www.dropbox.com/s/edvsgku.gif537f/shot_121212_030657.png
https://www.dropbox.com/s/jdltfeg9koowb71/shot_121212_030717.png
https://www.dropbox.com/s/g20gub965069113/shot_121212_030725.png