Skip to main content
Pergunta

Porta LAN router não disponibiliza velocidade contratada

• July 8, 2025
  • 1 resposta
  • 37 visualizações

Forum|alt.badge.img+1

Boas,

Tenho um serviço contratado de 500Mbps e estou com um problema de velocidade na ligação por cabo. O meu router está ligado a um switch gigabit (TP-Link TL-SG105S) e desse switch sai um cabo CAT6 que vai diretamente para o meu computador. No entanto, a velocidade que obtenho no PC está limitada a 100Mbps.

Fiz um teste ligando diretamente um cabo do router a um portátil, e nesse caso consegui atingir os 500Mbps, o que me leva a crer que o problema está entre o router e o switch.

A minha dúvida é se o cabo que liga o router ao switch pode estar a causar o problema, já que não tem indicação do tipo (não sei se é CAT5e, CAT6 etc). Acham que pode estar aqui a origem do problema ou será outra coisa?

PS: Na página de gestão do router, a porta LAN 3 (onde está ligado o switch) aparece como conectada a 100 Mbps em full duplex, não sei se isto é útil mas de qualquer forma fica aqui.

1 resposta

ana_Paula
Super User
Forum|alt.badge.img+25
  • Super User
  • July 8, 2025

Olá ​@Vascoazev2074 

Tem de ser no mínimo Cat5e, essa informação deve estar no cabo. Também pode ser da placa do PC que não suporta Gigabit.