Skip to main content

Port forwarding IPv4 não funciona

• May 6, 2026
  • 9 respostas
  • 37 visualizações

Forum|alt.badge.img+1
  • Estagiário Júnior

Boas.
No router FiberGateway GR141IG, tentando abrir um porto em IPv4, não só não o faz como ainda por cima agora aparece uma mensagem de erro cada vez que tento abrir a tab “Acesso” na secção “Segurança”. A mensagem? “Erro”. Imensamente útil.
Esta funcionalidade é elementar e exigível em qualquer router. É inadmissível que isto não funcione.

May 6, 2026

Olá ​@vqe 

É um bug conhecido que deverá ser corrigido na próxima versão de firmware. Pode abrir portas via Telnet em alternativa ao web interface, veja os comandos aqui.

9 respostas

Forum|alt.badge.img+1
  • Autor
  • Estagiário Júnior
  • May 6, 2026

Esqueci-me dizer: agora nem sequer aparece nada na tabela que está por baixo de IPv4. Nem botão para “Criar regra” nem nada.

ana_Paula
Super User
Forum|alt.badge.img+25
  • Super User
  • May 6, 2026

Olá ​@vqe 

É um bug conhecido que deverá ser corrigido na próxima versão de firmware. Pode abrir portas via Telnet em alternativa ao web interface, veja os comandos aqui.

Forum|alt.badge.img+1
  • Autor
  • Estagiário Júnior
  • May 6, 2026

Usando telnet, o resultado do comando:
create --ext-port-start=44625 --int-port-start=44625 --protocol=TCP/UDP --server-ip=192.168.1.69 --server-name=qbt--wan-intf=erouter0

é o mesmo do que ocorreu com a criação manual. Demonstrado pelo comando show, que é idêntico:

NAT -- Virtual Servers Setup
----------------------------------------------
Server Name:                   qbt
External Port Start:           44625
External Port End:             44625
Protocol:                      TCP/UDP
Internal Port Start:           44625
Internal Port End:             44625
Server IP Address:             192.168.1.69
WAN Interface:                 erouter0
Origin:                        User
----------------------------------------------

Ou seja, em telnet diz-me que está ok, mas é a mesma coisa, não está a ocorrer port forwarding.
Já agora, não sei qual é a diferença entre “Ativação de portos” e “Encaminhamento de portos”. A minha intenção é abrir um porto na firewall e fazer chegar os pacotes a esse mesmo porto no PC. Julgo que é encaminhamento. Tentei activação, e não dá erro mas também não funciona.

ana_Paula
Super User
Forum|alt.badge.img+25
  • Super User
  • May 6, 2026

Após executar o comando create não recebe uma mensagem de sucesso ou até mesmo de erro?

Mas parece que a regra foi efetivamente criada, agora deverá ser acessível através do seu IP Público nessa porta.

Forum|alt.badge.img+1
  • Autor
  • Estagiário Júnior
  • May 6, 2026

É o que estou a dizer, a mensagem é de sucesso, mas o efeito é o mesmo, nenhum. Aliás, seguindo o procedimento via UI, e executando depois o comando show via telnet, a informação apresentada em telnet é idêntica para ambas as regras (uma UI, a outra telnet).

ana_Paula
Super User
Forum|alt.badge.img+25
  • Super User
  • May 7, 2026

Mas pelo que mostra a porta está aberta. Não consegue fazer uso dela?

Forum|alt.badge.img+1
  • Autor
  • Estagiário Júnior
  • May 7, 2026

Não, e testes a portos mostram-na fechada a contactos iniciados de fora.
Já agora, sabe-me dizer por favor qual a diferença entre as opções “encaminhamento” e “abertura” de portos? “Abertura” também fala em “encaminhamento”...

ana_Paula
Super User
Forum|alt.badge.img+25
  • Super User
  • May 7, 2026

Olá ​@vqe 

De acordo com o manual do Fibergateway:

Se quer abrir uma porta num dos dispositivos da sua rede para fora tem de ser via Encaminhamento de portos (Port Mapping). Pelo que mostrou a regra está criada. Tem a porta “a funcionar” no dispositivo com o IP 192.168.1.69?

Forum|alt.badge.img+1
  • Autor
  • Estagiário Júnior
  • May 7, 2026

Obrigado pela clarificação. Testei os portos com a firewall do PC desligada, mas julgo poder haver aqui outro problema. Vou marcar a solução como correcta. Obrigado.