Skip to main content

Lançamento de firmware novo para routers FiberX (10gb) Fiber 6 e Fiber 5

• August 17, 2025
  • 77 respostas
  • 2022 visualizações

Mostrar a primeira mensagem

77 respostas

ana_Paula
Super User
Forum|alt.badge.img+25
  • Super User
  • August 28, 2025

Olá ​@JotaC 

Experimente reportar ao fibergateway.android@altice.pt apesar de ser da app MEO Smart WiFi pode ser que encaminhem.

Forum|alt.badge.img+4
  • Autor
  • Dinamizador Júnior
  • August 28, 2025

Como sabem ligar para a MEO è uma tortura, prima aqui, aguarde, não desligue que vamos passar para, espere, música, depois vem um “técnico” que ainda percebe menos do que eu, faça isto. faça aquilo...ha isso não é conosco.

Entretanto fica tudo igual e eu preciso de mexer no router, abrir umas portas para um equipamento e tenho que esperar sei lá quanto tempo…

Foi o que disse não aceites fazer estupidez de coisas padrão que estão a ler numa folha, falas que há problemas com o novo firmware que esses testes padrão não são para ti e que precisas que alguém especializado de contacte e vão fazê-lo, eu falei com uma pessoa que me ligou e que verificam que há problemas não há e.t.a para resolver mas quanto mais mais se queixar melhor e deixar este tópico vivo para term vergonha e podes dar nota deste tópico bem como os da especialidade nos forums portugueses a falar deste problema.

Forum|alt.badge.img+6
  • Dinamizador Júnior
  • August 28, 2025

Como sabem ligar para a MEO è uma tortura, prima aqui, aguarde, não desligue que vamos passar para, espere, música, depois vem um “técnico” que ainda percebe menos do que eu, faça isto. faça aquilo...ha isso não é conosco.

Entretanto fica tudo igual e eu preciso de mexer no router, abrir umas portas para um equipamento e tenho que esperar sei lá quanto tempo…

Foi o que disse não aceites fazer estupidez de coisas padrão que estão a ler numa folha, falas que há problemas com o novo firmware que esses testes padrão não são para ti e que precisas que alguém especializado de contacte e vão fazê-lo, eu falei com uma pessoa que me ligou e que verificam que há problemas não há e.t.a para resolver mas quanto mais mais se queixar melhor e deixar este tópico vivo para term vergonha e podes dar nota deste tópico bem como os da especialidade nos forums portugueses a falar deste problema.

Agradeço todas as vossas sugestões mas eu não vou mendigar nada á MEO.Não lhes vou pedir por favor que resolvam o problema. Penso que ninguém o deverá fazer.

Vou ligar para cancelar porque não serve para mim. Quando contratei o srviço funcionava tudo, agora não, assim não me interessa, eles é que mudaram as regras, não estão a cumprir com o contratado eu vou á procura de quem me sirva melhor,

Se todos assim fizerem vão ver que eles acordam,

Forum|alt.badge.img
  • Membro
  • August 28, 2025

Boa noite a todos, realmente esta situação deteriorou a estabilidade do router… Tenho 2 serviços de 1000/400 e os 10Gbps e desde que foi feito este update ao router dos 10Gbps que a velocidade passou de constante para inconstante.. tenho tenho os 8/8 como tenho 8/6.. 8/4.. Falar com o apoio técnico é o mesmo que ganhar cabelos brancos… enfim… sou apenas mais um a mostrar o desagrado..

Forum|alt.badge.img+6
  • Dinamizador Júnior
  • August 30, 2025

Boa noite a todos, realmente esta situação deteriorou a estabilidade do router… Tenho 2 serviços de 1000/400 e os 10Gbps e desde que foi feito este update ao router dos 10Gbps que a velocidade passou de constante para inconstante.. tenho tenho os 8/8 como tenho 8/6.. 8/4.. Falar com o apoio técnico é o mesmo que ganhar cabelos brancos… enfim… sou apenas mais um a mostrar o desagrado..

Pois é a minha opinião falar com eles é perca de tempo, além de demorado depois chegam á conclusão que não podem fazer nada. Quem criou o novo firmware sem o testar e  ter pensado nos constragimentos que iria trazer ao clientes é que tem que resolver. Mas vêm logo com a conversa que o novo firmware vem trazer mais segurança, blá, blá! 

Não tenho grande esperança!

Forum|alt.badge.img+4
  • Autor
  • Dinamizador Júnior
  • August 30, 2025

Pois é a minha opinião falar com eles é perca de tempo, além de demorado depois chegam á conclusão que não podem fazer nada. Quem criou o novo firmware sem o testar e  ter pensado nos constragimentos que iria trazer ao clientes é que tem que resolver. Mas vêm logo com a conversa que o novo firmware vem trazer mais segurança, blá, blá! 

Não fazer nada é que não da em nada o facto de os mandares dar um curva e ires para outro não resolve nada, não ha mal em fazeres uma queixa.

Para mim é irrelevante a mais segurança, e não tras mais segurança para quem o usa este firmware é uma verdadeira banhada monumental não so no interface que users usam e causa os respetivos transtornos mas a nivel de segurança, agora eu apenas quero ter a é possibilidade de escolher ter o bridge on ou off e como esta e ja referi top e ta on (porque assimilou os settings anteriores) mas se o router berrar ou houver algum problema tou lixado.

E mais uma vez sejam profissionais oh pessoal da MEO voces moderadores estao a ver os topics e não dizem nada era de bom tom dizerem alguma coisa nem que seja para atirar a habitual areia para os olhos……...

Metam la de novo no router XSR151DK (Fiber X) o firmware R12 , este R29 é um lixo

Mais um topic do mesmo tema:

Forum|alt.badge.img+3
  • Visitante Sénior
  • August 30, 2025

@TSportM

Já experimentou abrir portas via telnet?

Mas como se faz isso, entro por telnet e pede login e password.

Pode explicar pf.

ana_Paula
Super User
Forum|alt.badge.img+25
  • Super User
  • August 30, 2025

Olá ​@pafp 

São as mesmas credenciais que usa para aceder à interface web 192.168.1.254, eu já experimento aqui no meu e já digo o comando.

Forum|alt.badge.img+6
  • Dinamizador Júnior
  • August 30, 2025

Não fazer nada é que não da em nada o facto de os mandares dar um curva e ires para outro não resolve nada, não ha mal em fazeres uma queixa.

Para mim é irrelevante a mais segurança, e não tras mais segurança para quem o usa este firmware é uma verdadeira banhada monumental não so no interface que users usam e causa os respetivos transtornos mas a nivel de segurança, agora eu apenas quero ter a é possibilidade de escolher ter o bridge on ou off e como esta e ja referi top e ta on (porque assimilou os settings anteriores) mas se o router berrar ou houver algum problema tou lixado.

E mais uma vez sejam profissionais oh pessoal da MEO voces moderadores estao a ver os topics e não dizem nada era de bom tom dizerem alguma coisa nem que seja para atirar a habitual areia para os olhos……...

Metam la de novo no router XSR151DK (Fiber X) o firmware R12 , este R29 é um lixo

Mais um topic do mesmo tema:

Pois não fazer nada não resolve, por isso o estou a fazer aqui.

Eu sei que os moderadores não são funcionários da MEO. mas servirão para alguma coisa, devem ter alguma via direta para comunicar o que aqui se escreve,

Se assim não for este forum não serve para nada! 

Se se limitam a dizer para contactar os serviços técnicos também não ajudam nada.

ana_Paula
Super User
Forum|alt.badge.img+25
  • Super User
  • August 30, 2025

Olá ​@pafp 
Se quiser abrir portas por telnet pode experimentar este comando preenchendo os dados corretamente:

nat/virtual-servers/create --ext-port-start= --int-port-start= --protocol= --server-ip= --server-name=  --wan-intf=

Por exemplo, preenchido ficaria algo como:

nat/virtual-servers/create --ext-port-start=1234 --int-port-start=1234 --protocol=TCP/UDP --server-ip=192.168.1.123 --server-name=Exemplo  --wan-intf=veip0.1

neste exemplo o “1234” é tanto a porta externa como interna, o “192.168.1.123” é o IP interno que quer abrir a porta, server name é apenas um nome, e wan interface basta colocar “veip0.1”.

Forum|alt.badge.img+3
  • Visitante Sénior
  • August 30, 2025

Olá ​@pafp 
Se quiser abrir portas por telnet pode experimentar este comando preenchendo os dados corretamente:

nat/virtual-servers/create --ext-port-start= --int-port-start= --protocol= --server-ip= --server-name=  --wan-intf=

nat/virtual-servers/create --ext-port-start=1234 --int-port-start=1234 --protocol=TCP/UDP --server-ip=192.168.1.123 --server-name=Exemplo  --wan-intf=veip0.1

neste exemplo o “1234” é tanto a porta externa como interna, o “192.168.1.123” é o IP interno que quer abrir a porta, server name é apenas um nome, e wan interface basta colocar “veip0.1”.

Vou testar, obrigado.

Forum|alt.badge.img+4
  • Autor
  • Dinamizador Júnior
  • August 31, 2025

outra nota é que a ha users a reportar que a firewall do router esta off, aparece como off no interface pelo menos,

@ana_Paula 

por telnet o comando conhecido para activar e desativar dá erro foi algo alterado ?

Forum|alt.badge.img+3
  • Visitante Sénior
  • August 31, 2025

Olá ​@pafp 

Vou testar, obrigado.

dá erro.

Error: Invalid value on argument 'wan-intf'!

ana_Paula
Super User
Forum|alt.badge.img+25
  • Super User
  • August 31, 2025

Olá ​@pafp 

Ok, faça o seguinte execute o comando todo igual excepto o "want intf", nesse campo coloque o nome que aparece na interface do Fibergateway 192.168.1.254 na secção WAN com o nome Interface.

ana_Paula
Super User
Forum|alt.badge.img+25
  • Super User
  • August 31, 2025

Olá ​@TSportM 

Qual é o erro que aparece no comando para desativar a firewall?

Forum|alt.badge.img+4
  • Autor
  • Dinamizador Júnior
  • August 31, 2025

Não é a firewall eu no meu caso tenho isso tudo off, por que uso apenas o bridge, e mais uma vez como update foi feito assimilou as minhas definições no fiber x ou seja tudo off Wi-Fi firewall etc e bridge on (no interface diz que tá off mas ta on) 

o que há é users noutros fóruns a queixar se que não faz nada, este comando:

lan/bridge-mode/config --enable=enable

Porque neste caso quem tinha o bridge off o

udpdate deixa off e não há forma de ligar pelo interface 

ana_Paula
Super User
Forum|alt.badge.img+25
  • Super User
  • August 31, 2025

Sim o comando config foi removido, mas não é bug é intencional. Os bugs desta nova versão penso que sejam apenas as portas via interface web, correto?

Forum|alt.badge.img+4
  • Autor
  • Dinamizador Júnior
  • August 31, 2025

Pode ser o que for, os bugs são nos router onde isto saiu temos problemas no interface por ex:

Firewall off —-//// realidade na maioria dos casos está on ( mas há relatos de estar off e não se consegue ligar.

Gestao de portas ta tudo morto nao funciona devidamente nem por Telnet, as vezes da mas basta o router perder corrente que fica tudo a 0 novamente.

Modo Bridge aparece como off no interface e não há forma de o ligar, fica a referência já comprovada por mim no router fiber X e no Wi-Fi 6 que tendo o bridge activo quando se deu o update assimilou as definições (assimilou todas que tinha aplicadas), no entanto não dá para desligar o bridge de forma normal no caso do fiber X fica na única po tá que podes ter o serviço de 10gb a única solução seria um reset mas depois não dá para ligar.

isto de paninhos quentes não interessa para nada, isto sai assim porquê? Ficou tudo pior menos segurança menos tudo, a Meo que seja vendida rapidamente a alguém que saiba o que anda a fazer isto é ridículo, 

Forum|alt.badge.img+3
  • Visitante Sénior
  • September 1, 2025

Olá ​@pafp 

Ok, faça o seguinte execute o comando todo igual excepto o "want intf", nesse campo coloque o nome que aparece na interface do Fibergateway 192.168.1.254 na secção WAN com o nome Interface.

Agora funcionou, já agora e para desligar as portas qual o comando.

Quanto ao modo bridge como se resolve?

Obrigado

ana_Paula
Super User
Forum|alt.badge.img+25
  • Super User
  • September 2, 2025

Olá ​@pafp 

É parecido, só muda o “server-name” e “wan-intf” que não são precisos para remover:

nat/virtual-servers/remove --ext-port-start= --int-port-start= --protocol= --server-ip=

para ver todos o comando é:

nat/virtual-servers/show

Forum|alt.badge.img+1
  • Estagiário Júnior
  • September 2, 2025

Como a máfia da meo decidiu remover funcionalidades sem consentimento do cliente, fiz a minha queixa e disseram que é por questões de 'segurança', que havia quem estivesse a "abusar" dessa funcionalidade.... assim, temos que lhes ligar para redirecionarem as portas (tal como colocar em modo bridge) (NÃO SEI COMO ASSIM 'RESOLVE' O TAL PROBLEMA DE SEGURANÇA, já que fica exatamente igual, apenas é ativado de maneira diferente!!!), para mim é apenas uma desculpa esfarrapada de INCOMPETÊNCIA ou apenas querem tirar funcionalidades, já que também disseram que o serviço de internet está ok, parecendo assim que para estes espécimes, a internet apenas se resume ao facebook e a ADs!!!!!!
fica então um exemplo de como ativar portas por telnet:
no terminal sem as aspas:
-------
"telnet 192.168.1.254"
#credenciais do router
"cd /cli/nat/virtual-servers"
"create --ext-port-start=443 --int-port-start=443 --protocol=TCP --server-ip=192.168.1.100 --server-name=nextcloud --wan-intf=erouter0"
--------
Já agora a concorrência…..
“A mais recente a oferta é quase inacreditável: Televisão, Internet com 1 Gbps e Telemóvel com chamadas e dados ilimitados por apenas 25 euros por mês. Não há paralelo em Portugal, nem mesmo nas lowcost. E a cereja no topo do bolo? Apenas três meses de fidelização.”

ana_Paula
Super User
Forum|alt.badge.img+25
  • Super User
  • September 2, 2025

Olá ​@SérgioCarmo 

Não foi removida intencionalmente foi um bug neste mais recente firmware.

Acerca da concorrência cada um é livre de fazer as suas escolhas mas fique a saber que a cobertura móvel é limitada assim como o seu apoio ao cliente.

Forum|alt.badge.img+1
  • Estagiário Júnior
  • September 2, 2025

Olá ​@SérgioCarmo 

Não foi removida intencionalmente foi um bug neste mais recente firmware.

Acerca da concorrência cada um é livre de fazer as suas escolhas mas fique a saber que a cobertura móvel é limitada assim como o seu apoio ao cliente.

Olá ​@ana_Paula 
Eu fiz queixa e uns dias mais tarde, fui contactado pela equipa técnica da meo, eles não falaram em ‘bug’, falaram sim que foi desativado por questões de segurança, que havia quem estivesse a explorar e abusar das portas e que as alternativas são:
cada vez que quiser alterar/adicionar/remover portas, tenho que os contactar para que sejam eles a fazer isso;
comprar um router por minha conta e para os contactar para eles colocarem o router em modo bridge.
Por isso, não conto absolutamente em nada que essas funcionalidades sejam repostas.
Dito isto, sim, acredito sim que foi propositado.

ana_Paula
Super User
Forum|alt.badge.img+25
  • Super User
  • September 2, 2025

Eu não acredito que seja intencional, se fosse não existia a parte do "Acesso", ao aceder também aparece um pop up a dizer "erro" ou seja a funcionalidade devia existir mas há algum erro no firmware que não permite.

Forum|alt.badge.img+3
  • Visitante Sénior
  • September 2, 2025

Olá ​@pafp 

É parecido, só muda o “server-name” e “wan-intf” que não são precisos para remover:

nat/virtual-servers/remove --ext-port-start= --int-port-start= --protocol= --server-ip=

para ver todos o comando é:

nat/virtual-servers/show

Desde já obrigado, e para ativar o modo bridge?