Skip to main content

Partilha de net - o absurdo dos custos...

• 19 de junho de 2024
  • 22 respostas
  • 769 visualizações

Forum|alt.badge.img+2
  • Estagiário Júnior
  • 9 respostas

Olá! Publico em jeito de desabafo…

Tenho, eu e a minha esposa, 4 contratos MEO, entre particulares e empresariais.

Hoje tentei saber como poderia funcionar para ter net num tablet que adquiri, e que tem possibilidade de ter cartão SIM e/ou e-SIM.

E não é que a MEO quer 4,49 eur por mês para eu poder ter no tablet plafond de tráfego que já tinha no meu telemóvel???
Este valor serve exatamente para quê??? É como a eletricidade, em que se paga uma taxa de acesso à rede??

Com esta não contava, e provavelmente vou ter que partilhar via wifi do smartphone para tablet, apesar de querer o equipamento mais autónomo...

Resposta fixada

19 de junho de 2024

eugenio disse:

Este valor serve exatamente para quê??? É como a eletricidade, em que se paga uma taxa de acesso à rede??

É o cartão de partilha de internet.

Este tópico ajudou a encontrar uma resposta para tua pergunta?

22 respostas

ana_Paula
Super User
Forum|alt.badge.img+24
  • Super User
  • 3736 respostas
  • 19 de junho de 2024
eugenio disse:

É o cartão de partilha de internet.

Forum|alt.badge.img+2
  • Autor
  • Estagiário Júnior
  • 9 respostas
  • 19 de junho de 2024
ana_Paula disse:

É o cartão de partilha de internet.

Entendo que o cartão tenha custos… Mas se for e-SIM? E o cartão custa 4,49 eur por mês??? Grande cartão…
Saliento que aquilo não faz nada a não ser aceder à rede. O plafond de net é o do telefone.

ana_Paula
Super User
Forum|alt.badge.img+24
  • Super User
  • 3736 respostas
  • 19 de junho de 2024

Não é por ser eSIM ou SIM que tem esse preço.
Simplesmente é o preço para a partilha de internet.

Forum|alt.badge.img+2
  • Autor
  • Estagiário Júnior
  • 9 respostas
  • 19 de junho de 2024
ana_Paula disse:

Não é por ser eSIM ou SIM que tem esse preço.
Simplesmente é o preço para a partilha de internet.

Absurdo. Pelo simples ato de partilhar o plafond de um segundo equipamento, tem um custo absurdo. Só um desabafo.

Mais vale dar 10 eur/mês na WOO e ter 10 Gb...

ana_Paula
Super User
Forum|alt.badge.img+24
  • Super User
  • 3736 respostas
  • 19 de junho de 2024

Também tem os 10Gb por 10€/mês na UZO, por exemplo.

Forum|alt.badge.img+2
  • Autor
  • Estagiário Júnior
  • 9 respostas
  • 19 de junho de 2024

Sim, várias ofertas. O que não me faz sentido é, para partilhar o plafond que já pago, ter que pagar uma mensalidade na ordem dos 5 eur. E a questão do custo do cartão é uma não questão visto poder ser por e-SIM. 
Essas ofertas têm uma mais valia inequívoca, que é o plafond incluído.
É um serviço que apenas faz conexão à rede. É ridiculamente caro.

Forum|alt.badge.img
  • Membro
  • 1 resposta
  • 4 de julho de 2024

Apesar de eu ser contra essas mensalidades, sendo que realmente o cliente já paga o serviço, aceito que haja preços a aplicar.

Lembre-se que por trás da sua mensalidade há toda uma série de equipamentos que tratam disso. Há que levar em consideração o aumento de carga nos equipamentos de rede com mais um subscritor/utillizador (mesmo que pareçam mínimos), o processo de ligação e manutenção da conecção, o processo de gestão de facturação associado, a carga na rede, etc etc etc..

A manutenção de toda a infraestrutura é algo que é descurado por quem não tem um pézinho no sector (eu trabalho directamente com tudo isto no backhaul) e não sabe tudo o que está por trás de um simples cartão (ou de uma subscrição eSIM).

Tudo isso poderia ser grátis? Sim, mas há custos associados, e no fim de contas, esta é uma empresa como qualquer outra, lucros têm de ser gerados para serem re-investidos em inovação (ou para os accionistas).

5€ é muito? Para mim é. Uma mensalidade na casa dos 2€ ou 3€ seria mais acertada, mas lá está, se toda a gente vir preços baixíssimos, rapidamente o sistema é abusado.

Como exemplo, se eu tiver um telemóvel e a minha mulher outro, eu compro uma assinatura tri-play e, em vez de pagar mais para associar outro telemóvel com net ao contracto, simplesmente deixo a voz num modo “gratuito” e uso a segunda slot do telemóvel para ter um cartão de partilha de net.

Esse é o problema. Não pode ser tão caro que os clientes não usem, nem tão barato que os clientes abusem.

Forum|alt.badge.img+4
  • Dinamizador Júnior
  • 21 respostas
  • 6 de janeiro de 2025

Além de ser imoral cobrar por uma coisa que já se paga, não deixa de ser ridiculo. Quem vai pagar isso se por 4 euros mensais pode ter um novo numero com voz e 50gb na Digi.

ana_Paula
Super User
Forum|alt.badge.img+24
  • Super User
  • 3736 respostas
  • 6 de janeiro de 2025

Olá ​@JotaC 

Não estão a cobrar por uma coisa que já se paga, estão a cobrar pelo serviço de Partilha Internet, ou seja dois cartões distintos associados ao mrsmo número.

Forum|alt.badge.img+4
  • Dinamizador Júnior
  • 21 respostas
  • 9 de janeiro de 2025
ana_Paula disse:

Olá ​@JotaC 

Não estão a cobrar por uma coisa que já se paga, estão a cobrar pelo serviço de Partilha Internet, ou seja dois cartões distintos associados ao mrsmo número.

E acha bem pagar isso todos os meses?Concordo que a emissão do cartão se pague alguma coisa mas cobrar todos os meses????Exemplo , eu tenho associado á minha conta mesalmente 3 gigas, quero partilhar a net com o meu filho de onde ele vai gastar desses 3 gigas já pagos e tenho que pagar mais 4, 49 euros, acha bem? Só se eu fosse parvo! Assim vou pedir á Digi um cartão com 50 gigas por 4 euros mensais, custa menos e tem mais gigas. Esta é a minha realidade e a de muitos clientes da Meo e você acha bem? 

Ricardo27
Super User
Forum|alt.badge.img+24
  • Super User
  • 23044 respostas
  • 9 de janeiro de 2025

Também sou da opinião que com a nova realidade, pagar mensalmente EUR 4,49 para partilhar a net, torna-se um pouco ridículo e devia ser revisto.

ana_Paula
Super User
Forum|alt.badge.img+24
  • Super User
  • 3736 respostas
  • 9 de janeiro de 2025

É um serviço adicional, acho bem que cobrem mensalmente.

A ideia/vantagem do cartão Partilha é ter dois cartões associados ao mesmo número 

Ricardo27
Super User
Forum|alt.badge.img+24
  • Super User
  • 23044 respostas
  • 9 de janeiro de 2025

Cartão esse que serve apenas para partilha de net… EUR 4,49 por mês já achava caro, quanto mais agora com a nova realidade.

A cobrarem, teria que ser um valor bem mais baixo.

Rafa_UserFiberMEO
Super User
Forum|alt.badge.img+22

Ao negociar o pacote neste momento facilmente se consegue 100GB ou 200GB nos telemóvel, e cada número adicional no pacote a +5 ou 6€, então vale mais ter um número adicional do que o cartão de partilha de net.

O cartão de partilha de net devia de ser uns 2€, pois a 5€ é muito caro

ana_Paula
Super User
Forum|alt.badge.img+24
  • Super User
  • 3736 respostas
  • 9 de janeiro de 2025
Ricardo27 disse:

Cartão esse que serve apenas para partilha de net… EUR 4,49 por mês já achava caro, quanto mais agora com a nova realidade.

A cobrarem, teria que ser um valor bem mais baixo.

Sim concordo, podia ser mais barato.

Como o ​@Rafa_UserFiberMEO disse, é possível ter 100Gb ou 200Gb e cartão adicional por 5€ ou 6€/mês ao negociar o pacote, também há M Móvel 201Gb a 6.99€/mês.

Ricardo27
Super User
Forum|alt.badge.img+24
  • Super User
  • 23044 respostas
  • 9 de janeiro de 2025

São as tais novas realidades... o serviço, às condições atuais, não faz sentido. 

Forum|alt.badge.img
  • Novo Membro
  • 3 respostas
  • 27 de março de 2025

não tem logica alguma cobrar 4,49 por zero gigas quando por mais 50 centimos se tem no minimo 100gigas na digi.

já testei a Digi e é certo que a qualidade não se compara, por enquanto, com as 3 grandes mas acredito que com o tempo se cole a elas.

Tal preço pode se justificar por mais 1 ano se tanto

Rafa_UserFiberMEO
Super User
Forum|alt.badge.img+22

Olá ​@peter-pan 

Este cartão Partilha de Net por mim também já não tem mesmo lógica nenhuma por este preço

Na própria MEO, se tiver um M4, pode negociar para novos preços mais baixos, e ofertas, e consegue facilmente aumentar os seus dados móveis para 200GB, e ter um cartão adicional por 5€

Forum|alt.badge.img+3
  • Dinamizador Júnior
  • 24 respostas
  • 27 de março de 2025
peter-pan disse:

não tem logica alguma cobrar 4,49 por zero gigas quando por mais 50 centimos se tem no minimo 100gigas na digi.

já testei a Digi e é certo que a qualidade não se compara, por enquanto, com as 3 grandes mas acredito que com o tempo se cole a elas.

Tal preço pode se justificar por mais 1 ano se tanto

Eu tenho rede na sigi e internet onde com a Meo numca tive por exemplo tudo depende...

ana_Paula
Super User
Forum|alt.badge.img+24
  • Super User
  • 3736 respostas
  • 27 de março de 2025

Isso depende, mas por norma é ao contrário.

Pode verificar a cobertura no geo.anacom.pt

Forum|alt.badge.img
  • Novo Membro
  • 3 respostas
  • 27 de março de 2025

eu testei Digi em varios locais
no Centro do Porto consigo ir acima dos 300 Mbps, já no ginasio no Dragão a velocidade nao passa de 4 Mbps quando não cai a zero e fico sem debito durante uns minutos. Não devo estar a contar nenhuma novidade, isto é mais que sabido.

O grande problema da  rede movel é não ser estavel, por enquanto, mas claro que um dia o será, o contrario seria impensavel e arruinava o negocio.

Forum|alt.badge.img
  • Novo Membro
  • 3 respostas
  • 28 de março de 2025

mais informo para quem tem m4 que pode adicionar cartoes com o mesmo plafond por 5 euros.

No meu caso, adicionei mais um cartao com 205 G por 5 euros/mes o qual posso cancelar ao final de 1 mes.

Portanto compensa mais pedir outro numero do que pedir cartao partilha.