Skip to main content

Olá! Publico em jeito de desabafo…

Tenho, eu e a minha esposa, 4 contratos MEO, entre particulares e empresariais.

Hoje tentei saber como poderia funcionar para ter net num tablet que adquiri, e que tem possibilidade de ter cartão SIM e/ou e-SIM.

E não é que a MEO quer 4,49 eur por mês para eu poder ter no tablet plafond de tráfego que já tinha no meu telemóvel???
Este valor serve exatamente para quê??? É como a eletricidade, em que se paga uma taxa de acesso à rede??

Com esta não contava, e provavelmente vou ter que partilhar via wifi do smartphone para tablet, apesar de querer o equipamento mais autónomo...

Este valor serve exatamente para quê??? É como a eletricidade, em que se paga uma taxa de acesso à rede??

É o cartão de partilha de internet.

É o cartão de partilha de internet.

Entendo que o cartão tenha custos… Mas se for e-SIM? E o cartão custa 4,49 eur por mês??? Grande cartão…
Saliento que aquilo não faz nada a não ser aceder à rede. O plafond de net é o do telefone.

Não é por ser eSIM ou SIM que tem esse preço.
Simplesmente é o preço para a partilha de internet.

Não é por ser eSIM ou SIM que tem esse preço.
Simplesmente é o preço para a partilha de internet.

Absurdo. Pelo simples ato de partilhar o plafond de um segundo equipamento, tem um custo absurdo. Só um desabafo.

Mais vale dar 10 eur/mês na WOO e ter 10 Gb...

Também tem os 10Gb por 10€/mês na UZO, por exemplo.

Sim, várias ofertas. O que não me faz sentido é, para partilhar o plafond que já pago, ter que pagar uma mensalidade na ordem dos 5 eur. E a questão do custo do cartão é uma não questão visto poder ser por e-SIM. 
Essas ofertas têm uma mais valia inequívoca, que é o plafond incluído.
É um serviço que apenas faz conexão à rede. É ridiculamente caro.

Apesar de eu ser contra essas mensalidades, sendo que realmente o cliente já paga o serviço, aceito que haja preços a aplicar.

Lembre-se que por trás da sua mensalidade há toda uma série de equipamentos que tratam disso. Há que levar em consideração o aumento de carga nos equipamentos de rede com mais um subscritor/utillizador (mesmo que pareçam mínimos), o processo de ligação e manutenção da conecção, o processo de gestão de facturação associado, a carga na rede, etc etc etc..

A manutenção de toda a infraestrutura é algo que é descurado por quem não tem um pézinho no sector (eu trabalho directamente com tudo isto no backhaul) e não sabe tudo o que está por trás de um simples cartão (ou de uma subscrição eSIM).

Tudo isso poderia ser grátis? Sim, mas há custos associados, e no fim de contas, esta é uma empresa como qualquer outra, lucros têm de ser gerados para serem re-investidos em inovação (ou para os accionistas).

5€ é muito? Para mim é. Uma mensalidade na casa dos 2€ ou 3€ seria mais acertada, mas lá está, se toda a gente vir preços baixíssimos, rapidamente o sistema é abusado.

Como exemplo, se eu tiver um telemóvel e a minha mulher outro, eu compro uma assinatura tri-play e, em vez de pagar mais para associar outro telemóvel com net ao contracto, simplesmente deixo a voz num modo “gratuito” e uso a segunda slot do telemóvel para ter um cartão de partilha de net.

Esse é o problema. Não pode ser tão caro que os clientes não usem, nem tão barato que os clientes abusem.

Responder