Skip to main content

Novo Router Fiber X7

Já está disponível para clientes com o pacote Speed Edition (10Gbps) com viabilidade XGS-PON, o
novo router WiFi 7, o Fiber X7 desenvolvido na Altice Labs, o primeiro router Wi-Fi Triband em Portugal.

• Mais velocidade, mais equipamentos com a máxima fiabilidade:
    Este novo router do MEO disponibiliza por Wi-Fi 10Gb/s simétricos (o máximo que a tecnologia XGS PON permite) como suporta 320Mhz na banda de 6Ghz, modulação 4K-QAM e 11 fluxos espaciais.
  • Melhor experiencia Wi-Fi:
    O desempenho Wi-Fi do FiberX7, o novo router do MEO, nas videoconferências, jogos online e a latência das aplicações de realidade virtual imersiva e cloud computing só eram até agora possíveis via ligação cabo.
  • Mais ecológico e mais eficiente:
    O FiberX7 é verdadeiramente um router verde, não só pelas tintas ecológicas e a caixa 100% reciclável mas também com plásticos reciclados a 70% e otimizado para baixos consumos energéticos sem comprometer a performance!
  • Cobertura em toda a casa:
    Com chipsets Wi-Fi 2.4, 5 e 6 Ghz permite maior cobertura e mais velocidade. Mantendo também a compatibilidade com dispositivos mais antigos assegura sempre a melhor taxa de transferência para cada dispositivo, até em ambientes congestionados e ruidosos.
  • Simples e seguro:
    Cada FiberX7 tem um user e password único para acesso simples (QR Code) e acesso à Internet. Permite personalização através da app MEO Smart WiFi. A gestão automática (Smart WiFi ou band steering) das bandas Wi-Fi 2.4, 5 e 6 GHz simultâneas assegura uma navegação fluida e otimizada, compatibilizando também os mais recentes padrões de segurança WPA3 e WPA2. A adição de Extensores MEO Smart WiFi 6 e 7 foi simplificada.
  • Design inclusivo e funcional:
    O design minimalista e inovador deste novo router WiFi 7 enquadra-se melhor na decoração das casas, mas sobretudo tem preocupações de acessibilidade (braille, maior contraste gráfico, simbologia usada, redução de LEDs, escolha de cores, etc...) facilitando o uso por pessoas com certas incapacidades.

Fiber X

Nome Comercial

Fiber X7

XSR151DK Modelo XSR240LNR
1 Gb Memória RAM 2 Gb
XGS-GPON SC/APC Porta WAN XGS-GPON SC/APC

RJ45: 1x 10GbE, 3x 1GbE;

RJ11: 1x FXS

RF TV: 1x CATV

USB: 1x USB 3.1

Portas RJ45, RJ11, RF TV e USB respetivamente

RJ45: 1x 10GbE, 1x 2.5GbE, 2x 1GbE;

RJ11: 2x FXS

RF TV: 0

USB: 1x USB 3.2

2,4Ghz: 4x4 MU-MIMO

5Ghz: 4x4 MU-MIMO

Antenas WiFi 2.4, 5 e 6Ghz respetivamente

2,4Ghz: 3x3 MU-MIMO

5Ghz: 4x4 MU-MIMO

6Ghz: 4x4 MU-MIMO

1, 2 Gb/s;

4,8 Gb/s.

Velocidade Máxima WiFi, 2.4, 5 e 6 Ghz respetivamente

1,375 Gb/s;

5,76 Gb/s;

11,5 Gb/s.

10 Gb/s Velocidade Máxima Cabo 10 Gb/s

20, 40, 80, 160 MHz;

1K-QAM;

WPA, WPA2 e WPA3.

Tamanho dos canais, modulação e segurança respetivamente

20, 40, 80, 160, 320 MHz;

4K-QAM;

WPA2 e WPA3.

IMPORTANTE ⚠️ : O Fiber X7 não suporta serviço de TV por RF.

1. O que é o WiFi 7 e quais são as vantagens?
    R.:
     O Wi-Fi 7, também conhecido como norma IEEE 802.11be, é a mais recente inovação das tecnologias sem fios e está
    disponível no router Fiber X7. Esta tecnologia traz consigo uma série de melhorias em relação às anteriores normas.
  2. Como posso ter este Router?
    R.: O router Fiber X7 está disponível na adesão aos pacotes MEO Fibra Speed Edition 10 Gbps. Indique que pretende ter o router Fiber X7. O valor de €4,99/mês será adicionado ao valor do pacote MEO.
  3. Em que pacotes posso ter este Router?
    R.: O FiberX7 está disponível nos pacotes Fibra Speed Edition 10 Gbps como “add-on”.
  4. Já tenho o FiberX, posso trocá-lo pelo FiberX7?
    R.: Sim, se já é cliente Fibra Speed Edition com o Router WiFi 6 FiberX pode trocar pelo router mais recente, o FiberX7 adicionando o valor de €4,99/mês ao seu pacote e pagamento da deslocação do técnico (€50).
  5. Qual é a diferença entre o FiberX e o FiberX7?

O Fiber X7 é a evolução do router Fiber X que suporta Wi-Fi 6, para a tecnologia Wi-Fi 7. Permite ligações por Wi-Fi até 10 Gbps e tirar o máximo partido das vantagens do verdadeiro Wi-Fi 7. Veja as características no ponto anterior.

6. Posso usar o extensor MEO Smart WiFi 6?
    R.: Sim podes continuar a utilizar o teu extensor D2260G com o novo Router WiFi7. No caso do modelo anterior D2150G que só funciona em WiFi 5, a MEO já não assegura a compatibilidade.
  7. Posso gerir este Router pela app MEO Smart WiFi?
    R.: Sim, podes continuar a utilizar a app MEO Smart WiFi para fazeres a gestão do teu router FiberX7.

Imagens do Router FiberX7:

@xano

Como é que sabe que o router da nova operadora é superior ao da MEO?

Já fez 3 comentários com os preços da nova operadora... O tema do tópico é sobre o router WiFi 7 da MEO, e não sobre os preços da DIGI.

@xano

Repetir sempre a mesma informação e prints, em vários tópicos, é spam e vai contra as regras do fórum. 

Os testas de ferro da DIGI já estão aí em força a tentar convencer-nos que os romenos são os melhores do mundo, para já só se for no preço porque no resto está para se ver.

LSD
Alguns pilotos podem ter IQ/QI baixo e em Espanha, a Digi é simplesmente a operadora mais rápida, na rede fixa. 

Em Portugal parece que a nova Operadora vai oferecer o que as operadoras Francesa, Inglesa e Portuguesas ainda não ofereceram. 

Segundo apurei, o Router Fiber Gateway X7, Wi-Fi7 será uma enorme diferença do famoso FGW Wi-Fi 5. modelo GR 241 AG, mas é preciso ter equipamentos com Wi Fi 7 (eu ainda não tenho). 

A Altice Labs talvez poderia vender este router aos seus adversários em Portugal ?

As operadoras Gigantes que fabricam os seus routers são como por exemplo:

Comcast (Xfinity) - Comcast produces its own line of routers and gateways, often branded as Xfinity.

AT&T - AT&T offers its own routers and gateways for its internet services, including the AT&T Fiber service.

Verizon - Verizon provides its own routers for its Fios internet service, typically branded as Verizon Fios routers.

BT (British Telecom) - BT manufactures its own routers for its broadband services in the UK.

Sky - Sky also produces its own routers for its broadband services in the UK.

Cox Communications - Cox offers its own branded equipment for internet services. 

Já temos sete routers fabricados pela Altice Labs e dois extensores, pensamos substituir um router por Wi-Fi 7, ou mesmo WI-Fi 6 com net 1000/400Mbps

Poderiam entregar dois exemplares a Pplware Sapo, um aberto, outro fechado para testes e informar o país. 

O Router poderia ter aluguer anual, no valor, de 50 euros com oferta de uma bandeira, portuguesa. 

Agora vou ver se há alguma oferta de Natal, no sapatinho. 

Boa noite.

Olá a Todos!

O Novo Router Fiber X7 parece já estar Disponível, e ter sido Lançado Comercialmente!

No site da MEO já aparece para as Novas Adesões em Pacotes Fibra M3e ou M4e Speed Edition (10GBps), a Possibilidade de ter um por +4,99€/Mês

Vê os Pacotes Speed Edition, e Descobre Mais em: https://www.meo.pt/servicos/casa/fibra/speed-edition

Nota: Não consigo Informar se irá estar disponível, e é possível ter esse equipamento, ou não, em Pacotes com Net 1Gbps ou Abaixo (Provavelmente não estará disponível). E se os Atuais Clientes dos Pacotes Speed Edition, têm a possibilidade de Trocar o atual Fiber X, por este novo Fiber X7, e qual a Mensalidade associada. Suguiro, se tiverem interesse a se informarem com o Apoio ao Cliente 

Como é possível ver no vídeo do MEO (0:11), o router é o novo router WiFi 7, o FiberX7:

No entanto reparei que removeram a opção do Router por mais 5€ do site.

Olá ​@ana_Paula 

Dá para Reparar pelo Vídeo que então o novo Fiber X7 parece não ter mesmo a Saída RF TV

Ainda estava a espera que fosse lançado uma versão com RF, mas parece que não. Não sei se a MEO irá ter alguma solução para isso

É verdade que hoje em dia com a App MEO para Android TV, Apple TV, Tizen OS e WebOS, faz com que já não seja Necessário, e ainda ofereça um Melhor Experiência. Mas o RF ainda era útil para ver TV em Direto em Várias TVs, e para quem tem TVs mais antigas, ou de outro sistema.

Para ser pioneiro 

Gostava de ser pioneiro

Gostaria de ser pioneiro, pois uso o serviço tanto para trabalho como para lazer e no momento o serviço da meo não me satisfaz as necessidades. 

Pretendia ser pioneiro para uso do Router Fiber X7

Poderia ser pioneiro nesta nova tecnologia, obrigado 

Olá ​a todos,

O Router FiberX7 foi lançado hoje, está apenas disponível nos pacotes Speed Edition, tanto para novas adesões quanto para atuais clientes com um custo de €4,99/mês e também pagamento da deslocação do técnico no caso de atuais clientes para efetuar a troca do FiberX para o FiberX7.

Também já atualizei o tópico com algumas informações e características do novo router para quem estiver interessado.

Só ainda não consigo entender é porque eu como cliente Meo tendo o plano de 1Gbps não tenho direito a um router Meo para fazer modo bridge com porta superior a 1Gbps.

Na prática quem tiver porta de 1Gbps nunca vai ter a velocidade anunciada pela Meo.
Já fiz diversas tentativas junto do dep. técnico e comercial, e recusam-se a fornecer um router com portas 2.5 ou 10Gbps, ou seja de pouco me serve ter equipamentos na rede de 2.5Gbps ou superior , porque a Meo limita tecnicamente com o seu router a velocidade da fibra na casa dos 900Mbps.

Olá ​@lm_figueiredo 

O FiberX e o FiberX7 (ambos com portas 10Gb) só estão mesmo disponíveis no Speed Edition.

Olá ​@lm_figueiredo 

Mas qual é a sua Velocidade Contratada, é 1Gbps ou 10Gbps? E qual é o Router que têm Atualmente?

Se só tem Contratado 1Gbps, mesmo que os Seus Equipamentos tiverem suporte a Velocidades mais Altas, eles não podem receber mais velocidade, pois está bloqueado a 1Gbps pelo Contratado, e é prefeitamente normal não ter velocidades acima de 900Mbps, e ter no máximo um Fibergatway 6, só com portas 1Gbps.

Não é possível ter um Fiber X ou X7 em serviços com Velocidades abaixo de 10Gbps, como disse a ​@ana_Paula. E mesmo se deixassem instalar um Fiber X (com Portas 2.5Gbps e 10Gbps), a velocidade ia estar a continuar limitada entre 900Mbps e 1Gbps 

@ana_Paula Boa tarde.

Isso é a resposta padrão de qualquer departamento da Meo.

Só não se entende porque na concorrência é possível ter Router nos mesmos planos de 1Gbps com Wifi 7 e portas de 2.5Gbps (nomeadamente na Vodafone).

@Rafa_UserFiberMEO Tenho contratado atualmente 1Gbps, mas sei que por limitação do hardware de portas 1Gbps que nunca será possível obter mais que 900/920, sendo que o plano pago contratado é de 1Gbps. Quando eu tinha o plano de 500Mbps atingia facilmente os 520 / 530 (não tinha limitação técnica do Router)

De qualquer forma não entendo porque a Meo acha que só clientes de 10Gbps é que poderão usufruir das vantagens do Wifi-7? Se eu tiver equipamentos que suportem isso porque não posso usufruir deles independentemente de ter ou não um plano de 10Gbps. O Wifi7 as grandes vantagens não são apenas as velocidades, mas sim as tecnologias que permitem um melhor alcance, melhor qualidade de ligação, e claro velocidades maiores e mais estáveis. 

De qualquer forma a única coisa que eu pretendo é ter um Router da Meo com 1 porta em modo bridge com 2.5Gbps, pois uso um sistema Mesh da Asus Wifi 7 Tri-band, que por sinal está limitado por causa da porta 1Gbps da Meo.

Olá ​@lm_figueiredo 

A MEO deverá estar a preparar em breve também o lançamento do novo Fibergatway Wi-Fi 7 (diferente do Fiber X7), como também dos Extensores MEO Smart WiFi 7

Esse Fibergatway Wi-Fi 7, também com Wi-Fi 7 Triband, que está a ser desenvolvido pela Altice Labs, com 1 porta 2.5Gbps. E Que deverá ser instalado em pacotes com velocidades de 1Gbps e abaixo

Mas terá de esperar que seja Lançado Oficialmente pela MEO (se acabar por ser mesmo lançado), e depois pedir a alteração para este novo equipamento. Vá Esperando e Vendo por Novidades aqui no Fórum 

Mas agora até ao momento, ainda só existe o Fiber X7, e esse é só para pacotes 10Gbps, não há mesmo possibilidade de lhe instalarem em 1Gbps

Olá ​@lm_figueiredo 

A MEO deverá estar a preparar em breve também o lançamento do novo Fibergatway Wi-Fi 7 (diferente do Fiber X7), como também dos Extensores MEO Smart WiFi 7

Esse Fibergatway Wi-Fi 7, também com Wi-Fi 7 Triband, que está a ser desenvolvido pela Altice Labs, com 1 porta 2.5Gbps. E Que deverá ser instalado em pacotes com velocidades de 1Gbps e abaixo

Mas terá de esperar que seja Lançado Oficialmente pela MEO (se acabar por ser mesmo lançado), e depois pedir a alteração para este novo equipamento. Vá Esperando e Vendo por Novidades aqui no Fórum 

Mas agora até ao momento, ainda só existe o Fiber X7, e esse é só para pacotes 10Gbps, não há mesmo possibilidade de lhe instalarem em 1Gbps

Veremos então se a Meo realmente faz esse lançamento, senão tenho um sistema em casa de 2.5Gbps limitado pela Meo a 1Gbps.

@Rafa_UserFiberMEO 

O Fibergateway 7 é igual ao FiberX7, não será lançado outro router mas existem várias versões na Altice Labs, quando atualizei o tópico decidi manter essa imagem apesar de não ser do FiberX7 lançado cá em Portugal, mas sim outra versão com apenas a porta de 2,5Gbps.

Esta é a versão do FiberX7 mas com os IoT (Thread, Matter etc..), que no MEO não tem.

Olá ​@ana_Paula 

Eu acredito que seja Lançado este FiberGatway 7, para Pacote que não são 10Gbps, em Portugal pela MEO

Pois tal como aconteceu nas versões de Wi-Fi 6, que também existe o FiberGatway 6 (para instalações 1Gbps) e foi lançado também o Fiber X (para instalações 10Gbps) que são quase iguais e bem parecidos, mas com algumas diferenças

Talvez, mas por exemplo a Print que coloquei também é "Fibergateway Wi-Fi 7" existem 2 versões WiFi 7 na ALB, por isso o nome não indica que poderá haver outra versão.

Já se sabe deste Router WiFi 7 desde Julho do ano passado, portanto se houvesse outra versão penso que já se saberia.

Também sou a favor de disponibilizarem este ou outra versão do router WiFi 7 para os restantes pacotes com uma mensalidade.

@ana_Paula 

A verdade é que só em Breve é que podemos Descobrir, se será, ou nunca será lançado.

Mas eu acredito que a MEO, esteja a preparar um modelo Wi-Fi 7 para os outros pacotes (Nem que não seja outro modelo), pelo menos eu gostava e também queria 😅

O que me fez tirar esta conclusão, e pensar isto, é que comparando também esses diversos Modelos do Fibergatway Wi-Fi7 (incluindo o Fiber X7), é pelas características partilhadas pelos Documentos Online da Altice Labs

A versão XSR240LNR ou XSR140LNR (o XSR240LNR já lançado com o nome Fiber X7) são XGS-PON e são pensados para as instalações 10Gbps, e suportam essas Velocidades no Máximo, com 2 Portas 1Gbps, 1 2.5Gbps e 1 10Gbps

A outra Versão GR240NHR (da foto que partilhei) é GPON, e é pensado para suportar só até 2.5Gbps Download e 1.2 Gbps Upload, e era impensável para 10Gbps, com 3 Portas 1Gbps e 1 Porta 2.5Gbps.

Mas a verdade é que nem todos os modelos da Altice Labs são lançados em Portugal, ou nem chegam a ser lançados, (Também vi uns Documentos de Novos Modelos dos Extensores SmartWiFi com Wi-Fi 7, mas não consegui encontrar novamente, mas acredito ser lançado)

Mas devo avisar que isto no final são só Rumores, e ainda não há nada de Oficial 

Sim estive a ver melhor e a ALB tem os routers divididos em duas categorias, GPON e 10 GPON, no GPON os modelos do router começam com GR* e nos 10 GPON começam com XSR*, até faz sentido que lancem também a versão GPON (o mais provável seria o GR240OH que tem as portas todas 1Gb)

Também vi uns Documentos de Novos Modelos dos Extensores SmartWiFi com Wi-Fi 7, mas não consegui encontrar novamente 

Será este? FL_Wi-Fi7_Extender_ALB_EN

@ana_Paula 

Por acaso não tinha reparado nessa versão GR240OH, agora até acredito que possa ser esse modelo (mas se for assim também não vai ter a porta 2.5Gbps)

Eu acho que o pior destes Novos Fibergatway, incluindo o Fiber X7, é não ter RF TV. Em qualquer que seja o modelo, nenhum deles tem RF, o que é um ponto negativo

O Extender era mesmo esse!

E acredito que seja mesmo Lançado (com uma porta 2.5Gbps) já que neste Documento do Fiber X7 (partilhado aqui no Fórum) na página 4, foi escrito o seguinte:

" O Fiber X7 é ainda compatível com os novos Extensores MEO Smart WiFi 7, que permitem levar a qualidade Wi-Fi 7 Triband a todos, todos os cantos das casas mais difíceis, mantendo no entanto a funcionalidade dos Extensores MEO Smart WiFi 6."

@ana_Paula 

Por acaso não tinha reparado nessa versão GR240OH, agora até acredito que possa ser esse modelo (mas se for assim também não vai ter a porta 2.5Gbps)

Eu acho que o pior destes Novos Fibergatway, incluindo o Fiber X7, é não ter RF TV. Em qualquer que seja o modelo, nenhum deles tem RF, o que é um ponto negativo

O Extender era mesmo esse!

E acredito que seja mesmo Lançado (com uma porta 2.5Gbps) já que neste Documento do Fiber X7 (partilhado aqui no Fórum) na página 4, foi escrito o seguinte:

" O Fiber X7 é ainda compatível com os novos Extensores MEO Smart WiFi 7, que permitem levar a qualidade Wi-Fi 7 Triband a todos, todos os cantos das casas mais difíceis, mantendo no entanto a funcionalidade dos Extensores MEO Smart WiFi 6."

Se deixassem de lado esses extensores que de pouco servem ou nada face à qualidade de um bom sistema mesh privado, e permitissem os clientes de planos de 1Gbps (inclusive) para cima ter um router com portas de rede em condições era mais vantajoso, e já podia ter velocidades de 1Gbps que tenho contratado na realidade 🙂.
De pouco serve ter um router wifi-6 ou wifi-7 se a maior parte das pessoas o colocam numa parte da casa, e dificilmente para não dizer nunca irão ter um sinal de 90-100% em todas as zonas da casa.

O que me leva a questionar é porque a concorrência em pacotes iguais de 1Gbps instala routers de wifi-7 e portas 2.5Gbps.

Numa próxima renovação já não me apanham desprevenido.

Olá ​@lm_figueiredo 

Não acho que faça muito sentido um serviço de 1Gbps ter uma porta de 2,5Gbps, a porta de 1Gbps consegue por volta de 940 Mbps, não é assim tanta diferença para 1Gbps.

Os extensores são sim úteis e têm qualidade quando ligados por cabo.

Os routers das outras operadoras continuam a ser Dual Band, o MEO lançou o primeiro Tri Band, também devem lançar o WiFi 7 para o resto dos pacotes, mas eu continuo a achar que seria a versão GR240OH (1Gbps).

Olá ​@lm_figueiredo 

Não acho que faça muito sentido um serviço de 1Gbps ter uma porta de 2,5Gbps, a porta de 1Gbps consegue por volta de 940 Mbps, não é assim tanta diferença para 1Gbps.

Os routers das outras operadoras continuam a ser Dual Band, o MEO lançou o primeiro Tri Band, também devem lançar o WiFi 7 para o resto dos pacotes, mas eu continuo a achar que seria a versão GR240OH (1Gbps).

Ana faz zero sentido, venero a sua paciencia em tentar encontrar “solução” para um não problema.

Olá ​@lm_figueiredo 

Ana faz zero sentido, venero a sua paciencia em tentar encontrar “solução” para um não problema.

Pode ser um não problema para si, mas se eu tenho acesso a 1000 porque terá que ser a operadora a quem eu pago a decidir se eu quero usar 940 ou 1000? 
Além que o problema nem se prende exclusivamente com essa velocidade, mas sim porque simplesmente uso o router da operadora em bridge mode e tudo o resto é gerido por sistema mesh com portas de rede 2.5Gbps e wifi-7 triple band ;) 

Olá ​@lm_figueiredo 

Veja o contrato.

Responder