Skip to main content
Pergunta

Fibergateway avariado — dois meses sem conseguir substituição

• August 12, 2026
  • 7 respostas
  • 57 visualizações

Forum|alt.badge.img

Boa tarde. Escrevo aqui porque, através da loja, do telefone e da aplicação, o assunto não se resolve há dois meses.

Contrato as18661014. O meu Fibergateway bloqueia constantemente, com perda total de Internet, várias vezes por dia. A única solução é desligar a alimentação e esperar — demorado, incómodo e impossível quando não estou em casa. Reset completo também não resolve.

A avaria não depende do modo de funcionamento nem das portas: testei o equipamento como router, como ponto de acesso e em modo bridge, em portas diferentes — a determinada altura acendem-se todos os LEDs em simultâneo e a ligação cai por completo. É falha do próprio equipamento.

Estive na loja de Cascais há cerca de dois meses; aí apenas me marcaram um telefonema. Desde então foram cinco contactos telefónicos e três promessas de retorno que nunca se cumpriram — desaparecem durante semanas ou definitivamente. A reclamação ROR00000000045668846, de 09/08, continua sem resposta. Pelo My MEO também não é possível resolver: não existe pedido de deslocação de técnico por avaria nem substituição do router.

A única coisa que me propõem é voltar à loja para marcar mais um telefonema, no qual um colaborador passa meia hora a fazer verificações e termina com «entrarão em contacto consigo». Em dois meses este ciclo repetiu-se cinco vezes, sem qualquer resultado.

Aceito a substituição paga pelo Fiber X7 (modelo XSR240LNR) com a mensalidade adicional de 4,99 € — preciso de modo bridge. Só não aceito os 50 € de deslocação do técnico: o equipamento é propriedade da MEO e avariou sozinho, e a cláusula 7.8 das Condições de Adesão só imputa esses custos ao cliente quando a avaria lhe é atribuível.

Quanto à linha em si não tenho queixas — a fibra funciona bem. O problema é o equipamento e a impossibilidade de obter apoio. Trabalho a partir de casa com serviços que exigem ligação permanente, pelo que cada bloqueio afeta diretamente o meu trabalho.

Peço ajuda no encaminhamento do pedido para o departamento competente. Os restantes dados envio por mensagem privada.

7 respostas

Ricardo27
Super User
Forum|alt.badge.img+24
  • Super User
  • August 12, 2026

Por aqui não é possível tratar. Aqui somos clientes. Terá de insistir com o apoio técnico. 

Já tentou trocar o cabo de alimentação? 

Forum|alt.badge.img
  • Autor
  • Principiante
  • August 12, 2026

Obrigado pela resposta, Ricardo.

O cabo de alimentação não é a causa: o equipamento não perde energia nem reinicia sozinho. O que acontece é um bloqueio — todos os LEDs acendem em simultâneo e a ligação cai por completo, com o aparelho a permanecer ligado. Só volta a funcionar se eu desligar a alimentação manualmente e esperar que arranque de novo. Reproduz-se em todos os modos (router, ponto de acesso e bridge) e em portas diferentes, o que aponta claramente para falha do próprio equipamento e não para alimentação.

Acrescento que o cabo faz parte do equipamento fornecido pela MEO em regime de comodato. Se a MEO considerar que o problema está no cabo, é a MEO que o deve substituir — não o cliente a procurá-lo no mercado por sua conta.

Quanto a «insistir com o apoio técnico»: foi exatamente o que fiz durante dois meses. Cinco contactos telefónicos, três promessas de retorno que nunca se cumpriram, uma ida à loja onde apenas me marcaram mais um telefonema, e até hoje nenhum número de processo nem indicação do departamento responsável. Já registei reclamação no Livro de Reclamações (ROR00000000045668846, de 09/08) e também no Portal da Queixa. Aceito a substituição paga pelo Fiber X7 (XSR240LNR) e a respetiva mensalidade adicional — não é uma questão de custo, é a impossibilidade de fazer chegar o pedido a quem o pode executar.

Se algum colaborador da MEO acompanhar este fórum, agradeço o encaminhamento do caso para o departamento competente; envio os dados do contrato por mensagem privada de imediato.

E deixo a pergunta à comunidade: qual foi o caminho que funcionou para quem já conseguiu a substituição de um Fibergateway avariado? Linha específica, formulário, escalamento por escrito? Agradeço qualquer indicação concreta.

ana_Paula
Super User
Forum|alt.badge.img+25
  • Super User
  • August 12, 2026

Olá ​@VladimirG 

Aqui somos apenas clientes, para substituição de equipamento por avaria tem de contactar o Apoio Técnico 16209 (consulte o tarifário). 

Forum|alt.badge.img+23
  • Consultor
  • August 12, 2026

boas

@VladimirG já temos experiencia suficiente para suspeitar do transformador dos router’s.

O que pode aparentar que o router bloqueia, pode ser desde o tranformador avariado, excesso de transferencia de dados, excesso de equipamentos ligados, alterações electricas (só um electricista poderia confirmar), router com sobrequecimento, mau contato do transformador no prorpio router, etc…

no entanto a avaria tem de ser reportada pela linha de apoio técnico, não numa loja.

Forum|alt.badge.img
  • Autor
  • Principiante
  • August 12, 2026

Obrigado a todos pelas respostas, mas peço que leiam com atenção o
que já foi feito, porque as sugestões apontam exatamente para os
canais onde já bati.

Liguei para a linha de apoio cinco vezes. Expus a situação também
na loja. O cabo de alimentação já foi substituído. O problema
mantém-se e reproduz-se em qualquer modo de funcionamento —
router, access point ou bridge — e em qualquer porta: todos os
indicadores acendem ao mesmo tempo e a ligação cai. Não é
sobreaquecimento pontual nem falha da instalação elétrica.

E não estou a pedir equipamento gratuito ao abrigo de garantia.
Quero PAGAR por um equipamento melhor: o Fiber X7 (XSR240LNR),
com a mensalidade adicional de 4,99 EUR, que aceito desde o
primeiro dia. É um serviço que a própria MEO comercializa.

A assistência técnica disse-me que a substituição do router não é
da competência deles. A loja prometeu retorno em três ocasiões e
nunca ligou. No My MEO e no site não existe qualquer opção para
pedir substituição de equipamento.

Portanto a pergunta é simples e é a única a que preciso de
resposta: se não é o 16209 e não é a loja, qual é o canal para
contratar essa substituição paga? Quem souber o número ou o
procedimento, agradeço genuinamente — é a informação que ninguém
me consegue dar há dois meses.

Forum|alt.badge.img
  • Autor
  • Principiante
  • August 12, 2026

Acrescento mais um ponto, já que a conversa é sobre "os canais
certos".

Quero poder tratar deste assunto na forma que me for cómoda — por
escrito, pelo site ou pela aplicação. Procurei bastante e não
encontrei uma única via que funcione: a MEO não tem endereço de
email público para reclamações e, no My MEO — nem no site nem na
aplicação — não existe pedido de assistência técnica por avaria,
nem pedido de substituição de equipamento ao abrigo da garantia,
nem forma de contratar o upgrade pago para outro router. Nada
disto existe online.

Resta o telefone, onde me prometeram retorno cinco vezes e nunca
ligaram, e a loja, onde prometeram três vezes e também nunca
ligaram. Ou seja: a empresa deixou exatamente dois canais, ambos
avariados do lado dela, e não previu nenhum canal escrito.

Então onde está a minha culpa? Pago o serviço todos os meses. Não
exijo substituição gratuita — aceito pagar mais 4,99 EUR por mês
por equipamento melhor. Não falhei nenhuma marcação nem nenhuma
visita técnica, porque nunca me foi marcada nenhuma.

A única coisa que faço mal, segundo a MEO, é ainda não ter
desistido. Se existe um canal onde o pedido seja aceite por
escrito e com número de processo, indiquem-no. Se não existe,
digam-no também — e fica claro para todos porque é que esta
história já leva dois meses.

Rafa_UserFiberMEO
Super User
Forum|alt.badge.img+24

Olá ​@VladimirG 

Qual é o FiberGateway que têm Atualmente e Qual é a Velocidade que têm Contratada

Se Deseja a Troca para o FiberGateway Wi-Fi 7 (para 1Gbps) ou Fiber X7 (para 2Gbps ou 10Gbps), de Modo a ter a Oferta da Troca, Sugiro a Negociar e a Renovar o seu Contrato com a MEO, Veja Aqui Como > (Notando que Poderá ter Nova Fidelização Associada)

Relembro desde já que o FiberGateway Wi-Fi 7 e o Fiber X7 Não Dispõem de Saída RF para as suas TV's Sem MEOBox ou app MEO, Nem Dispõem de Possibilidade de Ativar o Modo Bridge. Sugiro, se necessitar dessas opções a optar pelo FiberGateway Wi-Fi 6 (para 1Gbps) ou Fiber X (Wi-Fi 6, para 2Gbps ou 10Gbps)

A MEO Não Dispõe de um E-Mail para a Apoio ao Cliente, pois Não seria Viável numa Empresa desta Dimensão.

Mas poderá Criar Pedidos de Apoio ou Reclamações no seu my MEO (Aceda Aqui) >

Alguns dos Assuntos é Reencaminhado para o Assistente Digital, principalmente os de Avaria, mas Poderá Escolher Outros que sejam Parcidos aos que Deseja, e Seja Possível Escrever o que Deseja a MEO

Caso a Situação Não seja Resolvida como Deseja, depois de Testar com estes Canais Principais e a Linha de Apoio Novamente, Poderá em Ultimo Recurso Utilizar outros Canais de Reclamações como o Livro de Reclamações Online.