EM DESTAQUE Tutorial

Como ​Instalar e configurar o Extensor MEO Smart WiFi

  • 21 April 2021
  • 50 respostas
  • 41458 visualizações

Reputação 7
Crachá +26

Instalar e configurar o Extensor MEO Smart WiFi, com a app MEO Smart WiFi, é simples e rápido.

Este extensor funciona, exclusivamente, com o router FiberGateway e serviço MEO Smart WiFi ativo.

 

Antes de iniciar a instalação, certifique-se de que está ligado à rede WiFi de casa. A instalação é feita em 5 passos:

1​​. ​​In​​st​alar e aceder à app MEO Smart WiFi no seu smartphone

a.    ​Instalar a app MEO Smart WiFi 

​​​

NOTA IMPORTANTE: Se já usa esta app, certifique-se que tem a versão mais recente no seu smartphone ou tablet. A app é compatível com dispositivos Android 6 ou superior e iOS 10.3 ou superior.

 

b. Selecionar o botão ​ENTRAR e usar nome de utilizador e password meo/meo.​​

​​Se anteriormente tinha alterado a password de administração do seu router FiberGateway utilize essa password ou, em alternativa, faça reset ao router para repor o nome de utilizador e password meo/meo.​

Veja como se faz reset ao router FiberGateway no Manual da FiberGateway.

 

Após o primeiro acesso e a ativação do MEO Smart WiFi,​ se tiver o seu serviço internet registado na área de cliente my MEO, pode usar simplesmente o seu ID MEO para aceder, onde e quando quiser, à app MEO Smart WiFi.

 

2​​. Ativar o serviço MEO Smart WiFi 

Apenas no caso de ainda ter 2 redes WIFI separadas, por exemplo MEOxxxxx e MEOxxxxx-5G.

Se está a aceder à app pela primeira vez, é muito simples.

No ecrã em baixo selecionar o botão ATUALIZE AGORA.

Em​ alternativa, selecionar o separador WIFI, botão SABER MAIS (topo do ecrã) e botão ATUALIZE AGORA.

​​​Aguarde até ao final do processo de ativação do serviço MEO Smart WiFi.

 

NOTA IMPORTANTE: Depois da ativação do serviço MEO Smart WiFi:​

  • ​​​​​​Irá ter um único Nome (SSID) e password de acesso à sua rede WiFi, que coincidem com os que já tinha anteriormente na sua rede WiFi 2.4GHz.
  • ​​​Poderá ser necessário reconfigurar os acessos dos seus dispositivos que estavam ligados apenas na rede WiFi 5GHz (rede terminada em -5G), porque a ativação do serviço MEO Smart WiFi o​briga a um novo emparelhamento de todos os dispositivos que estavam ligados, exclusivamente, à banda 5 GHz, como por exemplo MEOBoxs 4K.

 

3. Ligar o extensor à corrente elétrica

  • Ligar a fonte de alimentação ao Extensor MEO Smart WiFi e, de seguida, a uma tomada de energia 220V AC.
  • Pressionar o botão ON/OFF para ligar a energia.

 

 

4. Adicionar o extensor à rede de casa

  • Selecionar ADICIONAR EXTENSOR no separador HOME da app MEO Smart Wifi
  • Ler o QR Code que está na etiqueta do extensor ou introduzir manualmente o número de série (na etiqueta é o número a seguir à designação S/N).

 

​5. Selecionar o melhor lugar da casa para o extensor e ter o melhor desempenho da sua rede WiFi

No processo de adicionar o extensor, a app MEO Smart WiFi vai ajudá-lo a escolher a melhor localização para o extensor (nem muito perto, nem muito longe do FiberGateway).

Quando encontrar a melhor zona, selecionar POSICIONADO e aguardar até que o extensor se ligue à FiberGateway. Repita, se necessário.

​​Em alternativa, pode simplesmente carregar no botão WPS do FiberGateway e no botão WPS do Extensor MEO Smart WIFi, durante alguns segundos, e aguardar que se liguem (designado por emparelhamento).

O extensor deve ficar próximo da zona onde se pretende melhorar a cobertura WiFi, a alguma distância do FiberGateway, e de preferência com 1 ou 2 paredes pelo meio. Também deve estar afastado de espelhos e azulejos e ser colocado, preferencialmente, em cima de um móvel.

 

 

Em funcionamento normal os LEDs ON/OFF e WiFi ficam verde fixo. Mesmo que desligue o seu extensor da corrente elétrica, logo que volte a ligá-lo este ficará automaticamente conectado com o seu router FiberGateway.

Caso seja necessário mais de um extensor, a instalação é realizada da mesma forma, selecionando sempre a localização do extensor nem muito perto, nem muito longe do FiberGateway.

 

A partir deste momento terá melhor cobertura WiFi na sua casa. Disfrute da sua nova experiência de net.

 

Pode também consultar: 


50 respostas

Reputação 1
Crachá

Eu adquiri o extensor meo smart wifi à uns dias atrás, segui todos os passos descritos aqui e em outros FÓRUNS vezes sem conta, no entanto não consigo emparelhar com o router FiberGateway por Wi-Fi de jeito nenhum! Se me puderem ajudar em algo mais que possa fazer agradeço, caso contrário serei obrigado a devolver o equipamento à MEO. Obrigado 

Reputação 1
Crachá

O extensor aparece na app MEO smart wifi, uma vez que o consegui conectar através do cabo, no entanto como o pretendo utilizar através de hifi, gostaria de saber se é possível eliminar e o voltar a colocar, mas conectado por wifi... Como referi anteriormente já o tentei fazer vezes sem conta (+ 30 vezes) sempre sem sucesso. Não consigo passar da fase em que tenho que pressionar o WPS... e isso já o fiz no local em que o pretendo colocar, assim como junto ao FiberGateway... O resultado foi sempre o mesmo "não foi possível conectar ao extensor". Já fiz reset ao FiberGateway e ao extensor várias vezes... Tenho o smart wifi ativo (a rede 5GHz e 2.4GHz juntas)... Resumindo, já tentei tudo e mais alguma coisa sempre sem sucesso. Tendo em conta relatos aqui em diversos fóruns, onde diversas pessoas falam no mesmo problema, acho que a MEO deveria ter mais cuidado com os produtos que mete no mercado. Dei 40€ + 350 pontos para agora aqui ficar com um pisa papeis e reles. 

Reputação 3
Crachá +6

Obrigado pela informação. Também preciso de um "extensor" WiFi, mas este definitivamente não interessa, seria muito melhor que ao invés de extensor fosse Powerline, é que como extensor tem de estar num ponto estratégico na casa para poder receber sinal em condições do FiberGateway, e depois poder repetir o sinal, se fosse Powerline podia colocar-se onde quiséssemos, e recebia o sinal pela rede elétrica e com muito mais "potência" que por WiFi. Como disse a Altice deveria ter mais cuidado com os produtos que coloca no mercado.

Reputação 1
Crachá

Eu por cabo consigo conectar com o router principal fibergateway, o problema está em conectar por wireless! Já perdi o número de vezes e as horas que estive de volta disto...  sempre respeitando o manual de instruções religiosamente e até ao momento não consegui! Segundo as especificações do extensor, ele dá tanto para conectar por cabo como por wifi, e foi precisamente por isso que o comprei, uma vez que o local onde pretendo reforçar a cobertura não tenho ponto de Ethernet. Resumindo, 40€ deitados fora. 

Reputação 1
Crachá

Problema resolvido... Após vários contactos do apoio a clientes MEO (que fui pedindo através da app my MEO) , o problema foi solucionado e finalmente consegui conectar o extensor por wifi! O problema não estava no extensor, mas sim no wps do router... e essa questão foi ultrapassada após uma assistente do apoio a clientes ter entrado remotamente no meu fibergateway e com algumas atualizações conseguiu meter o router a funcionar correctamente e consequentemente foi possível conectar o extensor ao router... E desta forma aproveito também para agradecer a disponibilidade e a ajuda prestada por todas as pessoas do apoio a clientes MEO, que foram fundamentais para resolver esta questão. Obrigado 

Crachá +1

Problema resolvido... Após vários contactos do apoio a clientes MEO (que fui pedindo através da app my MEO) , o problema foi solucionado e finalmente consegui conectar o extensor por wifi! O problema não estava no extensor, mas sim no wps do router... e essa questão foi ultrapassada após uma assistente do apoio a clientes ter entrado remotamente no meu fibergateway e com algumas atualizações conseguiu meter o router a funcionar correctamente e consequentemente foi possível conectar o extensor ao router... E desta forma aproveito também para agradecer a disponibilidade e a ajuda prestada por todas as pessoas do apoio a clientes MEO, que foram fundamentais para resolver esta questão. Obrigado 

Pois eu devo ter o mesmo problema.

Recebi ontem o extensor e não consigo que ele conecte com o router.

Experimentei por cabo e ficou logo ok, mas por wifi não.

Tentei com wps, com o nº que tem o extensor e a app e não conecta ao router.

Vou ter que ligar ao apoio.

Reputação 1
Crachá

Sim, ligue ao apoio a clientes pois o seu problema poderá muito bem ser em tudo idêntico ao meu... Eles instalam umas actualizações no fibergateway e o problema deverá ser ultrapassado. 

Crachá +1

Sim, ligue ao apoio a clientes pois o seu problema poderá muito bem ser em tudo idêntico ao meu... Eles instalam umas actualizações no fibergateway e o problema deverá ser ultrapassado. 

Boa tarde

Então liguei para lá e fizerem umas atualizações ao router e lá conetou.

O extensor é bom, resolveu me alguns sitios da casa que não tinha net.

 

Crachá +1

Pelos vistos é um problema comum pois comigo está a acontecer o mesmo. Com é que a meo vende um produto que supostamente trabalha melhor com router da própria meo e depois não trabalha quando sai da caixa. Inacreditável se fosse um extensor de outra marca qualquer já estava a trabalhar e depois ainda gastámos dinheiro a ligar vezes sem conta para resolver um problema que eles criaram. Só mesmo nesta marca. Mas fica de emenda.

Boa tarde. 

Adquiri um extensor wifi meo fibra gateway e ontem perdeu o emparelhamento com o router e nunca mais o consegui emparelhado. 

Já falei com o apoio ao cliente e ficaram de ligar nas 24h seguintes mas até agora nada

Crachá +1

Tens mesmo que esperar pelo apoio técnico.Porque é um problema de software e só com uma atualização do router é que vai funcionar. Como disse no meu comentário o que eu acho incrível é vender um extensor para funcionar com o aquele router específico e depois sai da caixa e não funciona. Enfim é o que temos.

Ja tenho o meu desde abril e até agora 5*.  Só ontem deixou de trabalhar. Mas do apoio inicial fizeram o carregamento de firmware mas não resolveu passaram a outra equipa mas até agora continuo a espera

Bem, pelos vistos é mesmo um problema muito comum, e realmente não se percebe como vendem um produto a  cliente, sabendo quem compra, e não fazer a intervenção técnica que já sabem às partida ser necessária. Há 2 dias atrás contactei o serviço de apoio técnico. Depois de 1h de espera para me atenderem, e mais 1h a falar com o apoio, não me resolveram nada. Ficaram de me telefonar nas próximas 24h, uma "equipa especializada"... já passaram 2 dias e continuo à espera. Não acho normal. Estão à espera que passe os 15 dias em que posso ainda devolver o produto??? Se prometem telefonar nas 24h seguintes têm de garantir que o fazem, é uma falta de respeito para com os vossos clientes. Aguardo.

Creio ter o mesmo problema aqui reportado. Há 3 dias em tentativas frustradas de ligação do extensor, com reposições de fábrica do Fibergateway e do Extender bem como tentativas de ligação do wps manualmente ou através da app, com proximidade e afastamento dos equipamentos.

Lá resolvi telefonar para a assistência técnica que ficou de ligar na sequência do reporte da triagem para a equipa técnica. Aguarda-se...

Boa tarde. Também tive esse problema. Resolvi desinstalar da app e começar tudo de novo, primeiro testei por cabo e deu. Depois desinstalei da app e instalei por wifi. O truque foi só ligar o extensor à corrente depois de colocar o codigo do extensor ser introduzido e aguardar que a luz verde estabiliza-se, que demora. 

Fiz o mesmo procedimento noutra casa com serviço MEO e resultou. Voltei à minha casa e lá estava na app. Esta a funcionar bem por cabo, que é o que pretendo e tenho o pc ligado na noutra porta. A velocidade é baixa na ordem dos 400/500mega para o 1gb que tenho contratado. 

Crachá

Tá eu configurei mal o extensor, e ele está lá na app na página home mas eu queria remover ele na app ou seja configurar como novo mas eu não consigo remover ele na app, já tentei reiniciar o extensor mas quando clico em reiniciar o extensor, não faz nenhuma ação, já desinstalei a app e voltei a instalar e á mesma está lá, já limpei os dados da aplicação e não deu em nada, preciso que alguém ajude, desde já agradeço

Existe alguma pagina de configuração do extensor meo wifi? Seria de grande utilidade para resolver problemas

outra questão é o tipo de portas rj45 do extensor. Com o extensor antigo ligava diretamente a rede de minha casa. Com extensor da meo fui obrigado a usar um swirch para ter sinal. Sabem qual o problema?

obrigado!

Recebi hoje o meu extensor e consegui emparelhar com o router. O problema que tenho é que nenhum aparelho se liga através do you extensor mas sempre através do you router. Comprei o extensor para ganhar qualidade e velocidade de rede na divisão onde instalei o extensor mas nenhum aparelho se liga a ele. 

Crachá

Boa tarde, 

 

Tenho um extensor MEO ligado por cabo de rede um switch e depois ao Fibergateway.

 

Desde à uns tempos para cá, a rede wifi deixa de estar disponível de vez em quando, sendo necessário reiniciar o Extensor e as vezes mesmo o router.

 

Existirá algum problema com esta configuração? É necessário que o extensor seja ligado por cabo diretamente à porta 4 e ativado o bridge?

 

Obg

Reputação 7
Crachá +23

Boa tarde, 

 

Tenho um extensor MEO ligado por cabo de rede um switch e depois ao Fibergateway.

 

Desde à uns tempos para cá, a rede wifi deixa de estar disponível de vez em quando, sendo necessário reiniciar o Extensor e as vezes mesmo o router.

 

Existirá algum problema com esta configuração? É necessário que o extensor seja ligado por cabo diretamente à porta 4 e ativado o bridge?

 

Obg


Não há uma verdadeira necessidade de ligar o repetidor por cabo. Pessoalmente eu tentaria perceber se quando o wifi desaparece do repetidor ia ver se ele estava ligado e a funcionar no router. Se estiver então poderá se pouco alcance (router ↔️ repetidor). 

Se o wifi desativa por completo isso mais provavelmente poderá ser um conflito, eu suspeito sempre dos switch’s pois por experiencia, volta e meia necessitam de um reset de fábrica (pasmam e criam conflito no DHCP, o resto sofre por consequencia.).

Em última análise um reset de fábrica nos 3 equipamentos, router, Repetidor e switch. Reconfigurar e testar. (de qualquer forma se for pelo apoio técnico será o que lhe vão sugerir).  

Boa noite,

estou a pensar comprar o extensor meo ca para casa. 
neste momento tenho o router fibergateway no primeiro andar, no entanto o sinal Wi-Fi não chega bem à rês do chão. A solução na altura foi passar um cabo de rede do 1 andar e instalar um router da dlink que distribui o sinal Wi-Fi pela rês do chão. No entanto é muito irritante estar sempre a mudar de rede Wi-Fi. Queria uma rede unica, com um único nome e todos os aparelhos ligados à mesma rede. 
porque tenho a Apple TV na rês do chão e se não estou ligado ao Wi-Fi do dlink a siri não consegue encontrar a Apple TV, tal como o meu amplificador da Denon. 
gostava de saber se seria boa solução comprar o extensor e ligá-lo por cabo ao router e depois ligar via Wi-Fi todos os aparelhos (Apple TV e Denon) e até mesmo a meo box. 
que recomendam? Não haverá problema de velocidade por exemplo filmes 4K na Netflix da Apple TV?

obrigado

Duarte

Crachá +1

Recebi hoje o meu extensor e consegui emparelhar com o router. O problema que tenho é que nenhum aparelho se liga através do you extensor mas sempre através do you router. Comprei o extensor para ganhar qualidade e velocidade de rede na divisão onde instalei o extensor mas nenhum aparelho se liga a ele. 

Boas, tenho o mesmo problema com a TV. Ignora o extensor que está  a 3 metros e liga-se ao router que está longe e tem sinal fraco. Não é 5G. á conseguiu resolver o problema?

A melhor forma de resolver o problema é ligar para o apoio técnico16209. Anteontem resolvi o problema e o técnico deu todos os passos necessários de uma forma simples, concisa e muito profissional.

O utilizador e palavra passe, no meu caso, foi alterada e por isso não tinha a funcionalidade do sistema.

 

Reputação 1
Crachá +1

Eu adquiri o extender 6, configurei conforme, só que tenho outros extensores TP link em casa e deixaram de funcionar. Ninguém na linha me sabe dizer nada.

Ainda por cima foram no dia de hoje extremamente rudes e arrogantes uma senhora de nime Fátima.

Quero devolver esta treta. Consigo melhores velocidades com os extenders da TP link do que com rsta treta.

 

Boa tarde,

Tenho a experiência que qualquer um de nós ao configurarmos o extensor de sinal, algo surge desconfigurado na rede WI-FI.

Quando liguei para o apoio técnico, surgiu uma explicação que resolveu todo o problema, após verificarem onde estava a o problema.

O router também teve a necessidade de atualização.

Espero ter ajudado.

Abraço

Responder