Foi identificada a existência de uma campanha de phishing utilizando a imagem do Grupo da Altice Portugal. O email malicioso em questão utiliza a imagem corporativa da Altice Portugal, mais especificamente a marca MEO, com o intuito de capturar credenciais pessoais e bancárias dos clientes.
O esquema de phishing em causa aborda o utilizador através do envio de um email em que:
- É efetuada a referência a que o pagamento da última fatura de Fevereiro falhou, com indicação que caso não seja resolvida a situação nas próximas 12 horas a assinatura será encerrada indefinidamente.
- O utilizador é informado para “Ajustar a fatura” em “Minha Fatura” sendo esta indicação um link para clicar.
- Ao clicar no link o utilizador é direcionado para um site malicioso (hXXps://meo.fuettertdasnetz.de/pl ) onde é solicitado a inserção de dados bancários (cartão de crédito)
- Este site malicioso tem como principal objetivo a captura de dados do cartão de crédito de clientes MEO.
- No texto do email é também possível identificar várias referência num Português incorreto e com expressões que não são utilizadas em Portugal.
Este email não se trata de uma comunicação fornecida pelo grupo Altice, consiste numa tentativa de fraude.
Não deverão responder e devem apagar de imediato a mensagem de correio eletrónico.
Não deverão clicar em hiperligações incluídas nas mensagens, descarregar ficheiros desconhecidos ou colocar qualquer tipo de dados pessoal/bancário.