16.09.2020 - Nova vaga de fraude do tipo Microsoft Tech Support Scam

  • 16 Setembro 2020
  • 0 respostas
  • 22 visualizações

Reputação 7
Crachá +21

Está em curso uma nova vaga de fraude do tipo Microsoft Tech Support Scam em são feitas chamadas (no fixo ou no móvel) onde alguém indica pertencer ao Suporte Técnico do Windows/Microsoft (Microsoft Tech Support) e que é necessário fazer algumas verificações de segurança no seu dispositivo.

O objetivo final é fazer o cliente instalar aplicações que permitam o acesso remoto.

Nesta vaga não há um padrão para os números de origem das chamadas.

 

A MEO é totalmente alheia a estes contactos, desaconselhando vivamente a que sejam seguidas quaisquer instruções/sugestões dadas pelos atacantes.

 

Na eventualidade de um ataque desta natureza vir a ser parcial ou totalmente bem sucedido (por ex., que seja instalada alguma aplicação no dispositivo do cliente), sugerimos que sejam seguidas as indicações dadas pela Microsoft no texto do seguinte link: https://support.microsoft.com/pt-pt/help/4013405/windows-protect-from-tech-support-scams

 

Tipicamente, os números de origem que surgem associados a este tipo de abordagens/ataques são forjados. Para além disso, os atacantes conseguem usar números distintos por cada chamada/ataque efetuada/o, o que torna tendencialmente inútil o bloqueio de números de origem com vista a evitar reincidências.


0 respostas

Seja o primeiro a responder!

Responder