Skip to main content
Resolvido

valores indevidamente cobrados

• July 30, 2026
  • 9 respostas
  • 117 visualizações

Recebi a minha fatura da MEO com uma cobrança de 7,96 € por "Conteúdos Digitais Especiais" (4 utilizações), mas nunca subscrevi qualquer serviço.
O mais estranho é que no mês passado cancelei todas as subscrições de conteúdos digitais na Área de Cliente da MEO. Além disso, quando acedo ao portal indicado na fatura (servicosdigitais.info), não aparece qualquer subscrição ativa.
Alguém já passou por uma situação semelhante? A MEO conseguiu identificar o fornecedor e devolver o valor? É normal cobrarem um serviço que nem sequer aparece no portal para consulta?
Obrigado desde já por qualquer ajuda ou partilha de experiência.

Solução por Ricardo27

Há serviços de valor acrescentado que só conseguem bloquear no apoio ao cliente. 

Coloque um pedido através da sua área de cliente a explicar a situação e peça para bloquearem todos os serviços e também a devolução do valor. 

Na primeira vez costumam creditar. 

9 respostas

Rafa_UserFiberMEO
Super User
Forum|alt.badge.img+24

Olá ​@Ricardo S. 

Esses Conteúdos Digitais são Subscritos Acidentalmente ao Clicar em Anúncios, ou Pop-Up's, no seu Telemóvel

Poderá Ver e Desativar estas Subscrições, como até Bloquear as Mesmas Totalmente, Através da sua app my MEO vá em "Serviços" > Selecione o seu Telemóvel (Se Tiver Mais que um Telemóvel, Suguiro que Verifique e Bloqueie em Todos Individualmente) > "Tarifário" > "Conteúdos Digitais"

E, Normalmente, Quando é a Primeira Vez, até é Possível Receber um Reembolso do Valor Cobrado Indevidamente, Reportando e Verificando a Situação com o Apoio ao Cliente através das Linhas de Apoio MEO >

Veja Este Tópico >

Ricardo27
Super User
Forum|alt.badge.img+24
  • Super User
  • Solução
  • July 30, 2026

Há serviços de valor acrescentado que só conseguem bloquear no apoio ao cliente. 

Coloque um pedido através da sua área de cliente a explicar a situação e peça para bloquearem todos os serviços e também a devolução do valor. 

Na primeira vez costumam creditar. 

Forum|alt.badge.img

É engraçado que também me foi descontado mais 7,96 € no mês de julho e, ao que tudo indica, irá acontecer o mesmo em agosto, sendo que a suposta subscrição foi feita em junho. O número em questão está associado a uma banda larga. Como é possível ter sido feita uma subscrição através do número? Supostamente, não deveria ser enviado um código de confirmação para o número para validar a subscrição? Penso que as subscrições não funcionam apenas colocando um número de telefone, caso contrário qualquer pessoa poderia associar números de terceiros a serviços sem autorização. Verifico ainda que muitas pessoas estão a reportar exatamente o mesmo valor extra de 7,96 €. O mais curioso é que se trata de uma subscrição de um serviço de cozinha, um tipo de conteúdo que nem sequer me interessa. O operador informou-me que a subscrição foi feita por mim, possivelmente sem eu ter consciência disso. No entanto, após analisar melhor a situação, surgiu-me uma dúvida: o número associado ao serviço é de uma banda larga, não de um telemóvel de utilização normal. Gostaria de perceber como foi possível efetuar essa subscrição e qual o comprovativo de autorização, uma vez que não tenho conhecimento de ter aderido a esse serviço nem recebi qualquer confirmação ou validação da minha parte.

Rafa_UserFiberMEO
Super User
Forum|alt.badge.img+24

Olá ​@RafaelFontes763 

Infelizmente, Estas Subscrições (Chamadas de WapBilling), para Serem Ativadas, Basta Apenas Clicar num Anúncio ou Pop-Up Indesejado Acidentalmente.

Por Exemplo, no YouTube, no Meio dos Vídeos Aparecem Anúncios/Patrocinados que parecem Vídeos Normais que se Indicam ser "Jogos" (como o que pode ver na Imagem Abaixo), "Optimizadores de Telemóvel" que Indicam que "o seu Telemóvel Vai Ficar Lento", "Vídeos de Culinária" (que Parece ser o que Ativou Acidentalmente) e Muitos Outros.

Ao Clicar Nestes é Logo Redericionado para o Site onde a Subscrição é Ativada/Subscrita na Fatura do Número que Está a Utilizar nesse Momento. No seu Caso, estando a Usar a Internet (Dados Móveis) da sua Banda Larga Móvel, foi Subscrito no Número Associado a essa Mesma.

Para Subscrever Não é Necessário Códigos de Verificação ou Algo do Tipo. Basta o Abrir do Anúncio e essa é a Única Autorização Necessária. Contando como uma Confirmação e Validação do Cliente (Mesmo que o Mesmo Não Deseje Realmente Ativar essa Subscrição)

No Caso de um Telemóvel é Possível Ver e Desativar estas Subscrições, como até Bloquear as Mesmas Totalmente (Para Não Voltar a Acontecer), Através da sua app my MEO vá em "Serviços" > Selecionando o seu Telemóvel > "Tarifário" > "Conteúdos Digitais". Mas, Infelizmente, Não lhe sei Confirmar se é Possível Verificar Igualmente na sua Banda Larga Móvel 

Se Tiver até Telemóveis da MEO, Suguiro que Aproveite para Bloquear estes Conteúdos Digitais em Todos os seus Telemóveis, Cada Um Individualmente.

Além que, Normalmente, Quando é a Primeira Vez, até é Possível Receber um Reembolso do Valor Cobrado Indevidamente, Reportando e Verificando a Situação com o Apoio ao Cliente através das Linhas de Apoio MEO >. E eles Também Devem Conseguir Cancelar e Bloquear estes Conteúdos.

Forum|alt.badge.img

@Rafa_UserFiberMEO 

Considero que estes serviços de conteúdos digitais deveriam estar desativados por defeito para todos os clientes.
A ativação deste tipo de subscrições através de um simples clique num anúncio ou pop-up, sem uma confirmação adicional clara e inequívoca, coloca o cliente numa situação de risco desnecessário. Um clique acidental ou induzido por publicidade enganadora não deveria ser suficiente para gerar uma cobrança na fatura. A opção mais correta seria a operadora bloquear estes serviços por defeito e permitir que cada cliente os ative voluntariamente, depois de devidamente informado sobre o funcionamento e os custos associados. Desta forma, protege-se o cliente, evitam-se cobranças inesperadas e garante-se que uma subscrição resulta de uma verdadeira decisão consciente, e não de um simples erro de navegação.

Rafa_UserFiberMEO
Super User
Forum|alt.badge.img+24

Olá Novamente ​@RafaelFontes763 

Honestamente, Também Não Apoio que este Serviço de "Conteúdos Digitais" Estejam Ativos por Padrão...

Pois este Serviço é Utilizado Normalmente para este Tipo de "Fraudes" em que Basta Clicar em Anúncios de Entidades Terceiras (Alheias a MEO), para ser Ativada uma Subscrição.

Conheço Várias Pessoas que Infelizmente já Cairam Neste "Esquema". E até Acredito que Maior Parte das Reclamações da MEO, Devem ser Motivadas por este Serviço…

No Entanto, Eu sou Apenas um Cliente, e Não Posso Fazer Nada Sobre a Situação...

Pelo Menos, e Felizmente, a MEO Custuma Efetuar o Reembolso do Valor Cobrado Indesejadamente, Pedindo no Apoio ao Cliente através das Linhas de Apoio MEO > (Quando é a Primeira Vez que Acontece a um Cliente), e Premite o Bloqueio deste Serviço de Forma Bem Facil no my MEO (pelo Menos para os Telemóveis, não Tenho Ideia como é na Net Móvel),

Forum|alt.badge.img

@Rafa_UserFiberMEO 

Acho isso um pouco ridículo no caso da internet móvel. Imagina que empresto o acesso a outra pessoa que está em minha casa e essa pessoa, por engano ou sem se aperceber, acaba por subscrever um desses serviços. Nesse dia da subscrição, eu até tinha alguém em casa a usar a minha internet. O problema é que me disseram que fui eu a subscrever o serviço, mas isso não é algo que possam concluir com certeza. Se a subscrição foi feita através da ligação à internet móvel e não diretamente pelo número de telemóvel associado ao router, apenas sabem que a ligação foi utilizada, não necessariamente quem a utilizou. Se outra pessoa tinha acesso à minha rede e fez a subscrição, a cobrança acaba por recair sobre o meu serviço, mas isso não prova que tenha sido eu a fazê-la.

Rafa_UserFiberMEO
Super User
Forum|alt.badge.img+24

Olá Novamente ​@RafaelFontes763 

Entendo a sua Frustração e Insatisfação perante a Situação 😕

De Facto, Não Podem Concluir Logo que foi Você que Ativou a Subscrição, Sabendo que Poderá Emprestar a sua Net Móvel a Qualquer Outra Pessoa.

No Entanto, Independente que Tenha Partilhado, e dado Autorização do Acesso da sua Net Móvel a Pessoa A, B e C, para Todos os Efeitos o Responsável por Tudo o que Aconteça na Rede dessa Net Móvel é o Titular do Serviço, que é Você...

Até se Tiver, por Exemplo, um Pacote com 3 Telemóveis mesmo que um Pertença ao Titular, Outro a Mulher e o Outro a Filha, e esses Possam Fazer Hotspot dos Dados Móveis a um Terceiro, a Responsabilidade de Tudo o que Acontecer na Rede desses 3 Telemóveis Acaba por ser Igualmente em Nome do Titular

emanuel92
Forum|alt.badge.img+17
  • Gúru
  • August 7, 2026

Boas,

É  a Anacom que cabe regular essa treta e obrigar por defeito aos operadores de telecomunicações como o MEO a bloquear esse tipo de serviços como a Anacom já  faz para os  números começamos por 62 e 69 (mensagens) .

Por isso na minha  opinião devia haver um decreto lei que obrigasse os operadores como o MEO  a bloquear por defeito  todos os restantes números começados por 6 que são  um sugadores de dinheiro ao consumidor  e com isso evitava-se estas situações. 

Ficando apenas disponíveis  a gama 7 e 8 fora as gamas normais 2, 3 e 9.