Skip to main content

Reclamação sobre práticas abusivas e cobranças indevidas por parte da MEO

• April 16, 2025
  • 7 respostas
  • 164 visualizações

Exmos. Senhores,

Venho por este meio apresentar a minha reclamação formal contra a MEO devido a práticas comerciais abusivas e cobranças indevidas.

1. Falta de Transparência e Comunicação: Desde a instalação do serviço de fibra M4 em 04/03/2022, devido a vários problemas com o serviço ADSL M4, não fui informado adequadamente sobre as condições do novo contrato ou sobre o que aconteceria com o contrato anterior após o término da fidelização, em 05/03/2024.

2. Cobranças Indevidas: Apesar de eu ter solicitado repetidamente, em diversas visitas à loja MEO em Faro, a renegociação do contrato e esclarecimento sobre as cobranças, não fui contatado por nenhum responsável da empresa para resolver a situação. Em vez disso, continuei a ser cobrado indevidamente por débito direto, mesmo após a finalização da fidelização e sem a minha autorização explícita.

3. Falta de Resolução e Assistência: Durante o período em que tentei resolver o problema, não houve resposta efetiva por parte da MEO. Não recebi as informações solicitadas sobre a documentação contratual, e os atendentes não me ofereceram soluções viáveis. As cobranças continuaram sem justificativa adequada e sem a devida renegociação contratual.

4. Queixas na Loja: Todas as minhas queixas e tentativas de resolução foram feitas pessoalmente, diretamente na loja MEO de Faro. Em todas as visitas, fui informado de que a situação seria resolvida, mas não houve nenhuma ação efetiva ou acompanhamento por parte da empresa. Não foi feito qualquer registro adequado das minhas visitas ou tentativas de negociação, o que demonstra uma clara falha no sistema de atendimento e na comunicação com os clientes.

5. Violação dos Direitos do Consumidor: As ações da MEO, como a falta de clareza na comunicação, cobranças indevidas após o término do contrato e a não renegociação conforme solicitado, são violação dos meus direitos enquanto consumidor, conforme a legislação portuguesa, em especial a Lei nº 24/96 sobre os direitos dos consumidores.

Exijo que a MEO:

• Anule as faturas indevidas e devolva os valores cobrados.

• Forneça a documentação do contrato, bem como os registros de todas as tentativas de contato e resolução feitas na loja.

• Interrompa qualquer cobrança futura sem minha autorização e forneça uma explicação formal sobre os erros ocorridos e como serão corrigidos.

Aguardo a resolução desta situação com urgência e a devolução dos valores cobrados indevidamente.

Atenciosamente,
Mare Marius

April 16, 2025

boas

a reclamação é pelos valores cobrados por terminar o contrato? bastaria ler o contrato que estaria mais que esclarecido essas situações...todas…

1º não precisa de ser informada de nada pois esta tudo no contrato.

2º não existe qualquer motivo para esclarecimentos, está tudo no contrato e se estava em loja não deveria de esperar por algum contato, a loja poderia esclarecer tudo.

3º Não vejo qualquer problema, nem situação a resolver. esta tudo no contrato.

4º Todas as queixas na loja referente a cobrarem mais pelo contrato terminar, foram resolvida pela informação dada, não existe nada mais para resolver.

5º A falta de clareza não existiu em todas as visitas, a exigencia do cliente é que não tem fundamento, bem diferente…

não vão ser anuladas nenhumas faturas (é ilegal), tentativas de contato não ficam registados (são meramente tentativas) e se existe resolução em loja este tópico é inutil, porque afinal foi informada e assume a resolução das duvidas e reclamações, e vão continuar a cobrar tudo a que tem direito pois esta no contrato mesmo sem autorização do cliente, neste caso se acha mais que os outros…

Salientar que isto é um forum publico, e não um apoio ao cliente em que se faz uma reclamação formal...aqui nada é formal...muito menos uma reclamação. Para uma reclamação existe a area de cliente, 16200 ou loja, porque se nunca foi contata é porque nem em loja as coisas ficaram registadas como reclamação, mas sim como assunto resolvido...

Tópico fechado, já não permite mais respostas.

7 respostas

Forum|alt.badge.img+23
  • Consultor
  • April 16, 2025

boas

a reclamação é pelos valores cobrados por terminar o contrato? bastaria ler o contrato que estaria mais que esclarecido essas situações...todas…

1º não precisa de ser informada de nada pois esta tudo no contrato.

2º não existe qualquer motivo para esclarecimentos, está tudo no contrato e se estava em loja não deveria de esperar por algum contato, a loja poderia esclarecer tudo.

3º Não vejo qualquer problema, nem situação a resolver. esta tudo no contrato.

4º Todas as queixas na loja referente a cobrarem mais pelo contrato terminar, foram resolvida pela informação dada, não existe nada mais para resolver.

5º A falta de clareza não existiu em todas as visitas, a exigencia do cliente é que não tem fundamento, bem diferente…

não vão ser anuladas nenhumas faturas (é ilegal), tentativas de contato não ficam registados (são meramente tentativas) e se existe resolução em loja este tópico é inutil, porque afinal foi informada e assume a resolução das duvidas e reclamações, e vão continuar a cobrar tudo a que tem direito pois esta no contrato mesmo sem autorização do cliente, neste caso se acha mais que os outros…

Salientar que isto é um forum publico, e não um apoio ao cliente em que se faz uma reclamação formal...aqui nada é formal...muito menos uma reclamação. Para uma reclamação existe a area de cliente, 16200 ou loja, porque se nunca foi contata é porque nem em loja as coisas ficaram registadas como reclamação, mas sim como assunto resolvido...

ana_Paula
Super User
Forum|alt.badge.img+25
  • Super User
  • April 16, 2025

O Fórum é uma comunidade feita por utilizadores que pretendem ajudar a resolver situações comuns a todos.

Para resolver questões privadas, deve colocar um Pedido na sua área de cliente my MEO (grátis), ou ligar para a linha de apoio 16200 (consulte o tarifário).

• April 16, 2025

Está a usar o serviço mas quer interrupção de cobranças está a espera que a empresa lhe ofereça serviços de borla?

• Autor
  • Principiante
  • April 20, 2025

A vossa resposta é um exemplo cristalino de como se tenta descredibilizar o cliente, baseando-se em uma leitura simplista e unilateral do contrato. A insistência em afirmar que “está tudo no contrato” ou que o cliente “se acha melhor do que os outros” é uma estratégia redutora e pouco útil, especialmente quando os factos demonstram uma falha evidente de clareza, comunicação deficiente e gestão irresponsável por parte da MEO durante todo o processo.

Alegar que todas as condições estão claramente descritas no contrato é desconsiderar a experiência concreta que vivi como cliente. Fui informado, via WhatsApp, apenas da última página para assinatura do contrato, o que não me deu uma visão completa e transparente do que estava a ser acordado. Além disso, fui mal atendido nas várias tentativas de renegociar ou esclarecer questões relacionadas ao meu serviço, o que indica uma falha de comunicação da parte da MEO. Durante as minhas visitas à loja da MEO no Jumbo de Faro, nunca houve um registo adequado dos meus pedidos, nem sequer um esforço para resolver a minha situação de forma eficaz. Nem o meu nome foi corretamente registado, o que mostra uma falta de profissionalismo que não pode ser ignorada.

Afirmações como as de "está tudo no contrato" ignoram a realidade de muitos clientes que se sentem desamparados e mal informados. Mais grave ainda é a falta de follow-up em relação aos meus pedidos feitos de boa fé, que foram simplesmente ignorados.

Refuto também a insinuação de que a minha reclamação não tem fundamento. As falhas da MEO não se limitam a uma simples interpretação contratual — envolvem má prática no atendimento, falta de registo adequado e um claro descaso com as solicitações dos clientes. A minha situação não foi tratada de forma justa nem com a devida transparência. Exijo que a MEO assuma as suas responsabilidades e atenda às minhas solicitações de forma eficaz e respeitosa.

Por fim, relembro que os direitos dos consumidores estão protegidos por legislações como:

• Lei das Comunicações Eletrónicas (Lei n.º 16/2022, de 16 de agosto) — que regula os direitos dos consumidores no acesso, cancelamento e funcionamento dos serviços.

• Lei da Defesa do Consumidor (Lei n.º 24/96, de 31 de julho) — que garante transparência, informação e proteção contra práticas comerciais abusivas.

Rafa_UserFiberMEO
Super User
Forum|alt.badge.img+24

Olá ​@MARE MARIUS 

Eu ainda nem entendi a sua Reclamação:

Está a ser cobrado ainda do antigo contrato ADSL ou só o Novo Fibra?

Está a usufruir ainda do serviço MEO Fibra, ou o mesmo já foi Cancelado ou não Funciona?

Não sabe como é o seu Contrato e quanto é a sua Mensalidade?

A MEO envia o seu contrato por E-Mail e/ou SMS, completo com todas as informações, e todas as Páginas, para você Concordar ou Recusar, e tem sempre acesso ao mesmo quando quiser através da sua Área Cliente myMEO, totalmente Claro e Transparente

Provavelmente quando fez o Contrato nem foi diretamente com a MEO, e sim com um Vendedor, ou até alguma Burla, em ambos os casos Totalmente alheio a MEO, e por isso a falta de clareza, e as praticas comercias abusivas, não foram da MEO, pois a MEO não envia contratos por Whatsapp e só com a última página, que não devia ter assinado, se não sabia o que estava a assinar, pois se assinou indica que concordou com tudo no contrato, e a mensalidade que está a pagar, e não há cobranças indevidas

Por fim, para Mais Informações, Reclamações, e Renegociações, suguiro a fazer, e a ir, pela sua Área Cliente myMEO, pode pedir o contacto diretamente com a MEO por lá, e ainda ter acesso a todas as Informações, como o seu Contrato

Nós aqui estamos a tentar ajudar como podemos, e estamos a indicar que ao ver o seu contrato, disponível no myMEO, e que então parece que nunca o viu, podia esclarecer os seus problemas, já que continuar aqui a Reclamar também não vai conseguir tratar de nada

ana_Paula
Super User
Forum|alt.badge.img+25
  • Super User
  • April 20, 2025

"Vossa" não se aplica, aqui somos apenas clientes.

Forum|alt.badge.img+23
  • Consultor
  • April 20, 2025

boas

@MARE MARIUS quando um cliente se apresenta como tu a dizer que foi mal informada ou que não teve toda a informação...mas miracolasamente vem com decretos lei para justificar a sua falta de informação com a operadora, no minimo é ridiculo ao fingir-se de falta de informação…

e sim é realmente descredibilizar um cliente que se acha mais experto que os outros e tenta influenciar ao se fazer de coitadinho e ainda se protege com decretos de lei que se deu ao trabalho de procurar, mas não se deu ao trabalho de ler o contrato…

no minimo é ridiculo e de má fé...tentar manipular os outros ao se fingir de coitadinha...ridiculo.