Skip to main content
Solução

Reclamação Formal por Avaria de Serviço e Pedido de Intervenção Urgente

• May 4, 2025
  • 5 respostas
  • 295 visualizações

Exmos. Senhores,

Na qualidade de cliente da MEO, venho por este meio apresentar uma reclamação formal relativamente à interrupção do serviço de internet verificada no passado dia 4 de maio de 2025, pelas 10h00, bem como à forma como o processo de assistência foi conduzido.

No referido dia, fui alertado por notificações provenientes do meu sistema de videovigilância e servidor pessoal para uma falha de ligação à internet. Procedi de imediato às diligências básicas de despiste, verificando que todos os cabos estavam devidamente ligados, e que o router se encontrava com as luzes de funcionamento ativas. Ainda assim, reiniciei o equipamento.

Posteriormente, dirigi-me à caixa de ligação de fibra ótica externa da minha residência, onde constatei, uma vez mais, que a tampa da mesma se encontrava solta e exposta às intempéries, facto que já havia sido identificado em anteriores ocorrências por técnicos da vossa empresa, inclusive comentado na última intervenção efetuada.

Pelas 11h48, entrei em contacto com a linha de apoio da MEO, onde fui informado automaticamente da existência de uma quebra de sinal na alimentação da fibra, com indicação de que poderia ser necessária a deslocação de uma equipa técnica. No entanto, a chamada foi inesperadamente interrompida.

Voltei a ligar de imediato, sendo atendido pelo Sr. António, a quem expliquei detalhadamente toda a situação, incluindo as diligências de despiste já realizadas, bem como a necessidade inequívoca de intervenção técnica conforme diagnóstico automático. Lamentavelmente, a postura do referido assistente revelou-se inflexível e insensível, recusando-se a tomar qualquer ação sob o pretexto de não poder realizar procedimentos na minha ausência física junto ao router – o que não faz qualquer sentido à luz do diagnóstico automático já efetuado.

Apenas pelas 23h19 desse mesmo dia, ao conseguir regressar a casa, voltei a contactar o serviço de apoio, tendo sido atendido pelo Sr. Adrián Santos, cuja atuação merece ser destacada. Demonstrando bom senso e empatia, procedeu finalmente à marcação da visita técnica sem mais entraves.

Todavia, para minha surpresa e profunda frustração, fui notificado via SMS que a visita apenas seria realizada no dia 5 de maio de 2025, entre as 14h e as 17h, ou seja, mais de 48 horas após a primeira tentativa de resolução, o que considero totalmente inaceitável e desrespeitoso para com um cliente que se vê privado de todos os serviços associados à ligação à internet – televisão, videovigilância, comunicações, entre outros.

Mais grave ainda é o impacto direto desta falha na atividade profissional da minha esposa, que se encontra em regime de teletrabalho e ficará impedida de exercer a sua função, com potenciais prejuízos profissionais e financeiros.

A situação reveste-se de especial gravidade não só pela inércia do atendimento prestado pelo Sr. António, como também pela recorrência deste tipo de avarias, sempre relacionadas com o mau estado da instalação exterior, cuja manutenção compete exclusivamente à MEO, e cuja degradação continua a provocar interrupções de serviço.

Face ao exposto, exijo:

1. A antecipação imediata da intervenção técnica para data o mais próxima possível;

2. A substituição ou reparação definitiva da infraestrutura exterior que tem causado estas recorrentes avarias;

3. A compensação pelos dias em que o serviço esteve indisponível e pelos prejuízos causados, designadamente no que toca ao impedimento de trabalho remoto.

Caso não haja resposta célere e satisfatória a esta exposição, reservo-me o direito de encaminhar a presente reclamação à ANACOM e à DECO, bem como de ponderar rescisão contratual com justa causa, conforme previsto no regime legal aplicável aos contratos de prestação de serviços públicos essenciais (Lei n.º 23/96, de 26 de julho).

Fico a aguardar resposta urgente.

Com os melhores cumprimentos,
[O SEU NOME COMPLETO]
NIF: [SEU NIF]
Número de Cliente MEO: [SEU NÚMERO DE CLIENTE]
Telefone de contacto: [SEU TELEFONE]
Email: [SEU EMAIL]

Solução por ana_Paula

Olá ​@PedroLoureiro10121978 

Primeiramente o Fórum não é o local para fazer uma reclamação formal, o Fórum é uma comunidade.

Recebeu o pacote de dados? Se sim pode fazer hotspot e continuar a utilizar a internet.

1. Pode verificar nos agendamentos se há para mais cedo.

2. O técnico deverá reparar a sua avaria

3. Será apenas creditado o equivalente aos dias sem serviço, se recebeu pacote de dados pode continuar a utilizar a internet sem causar prejuízos.

A rescisão por justa causa é apenas se estiver 15 dias sem serviço, não se aplica no seu caso.

Tópico fechado, já não permite mais respostas.

5 respostas

ana_Paula
Super User
Forum|alt.badge.img+25
  • Super User
  • Solução
  • May 4, 2025

Olá ​@PedroLoureiro10121978 

Primeiramente o Fórum não é o local para fazer uma reclamação formal, o Fórum é uma comunidade.

Recebeu o pacote de dados? Se sim pode fazer hotspot e continuar a utilizar a internet.

1. Pode verificar nos agendamentos se há para mais cedo.

2. O técnico deverá reparar a sua avaria

3. Será apenas creditado o equivalente aos dias sem serviço, se recebeu pacote de dados pode continuar a utilizar a internet sem causar prejuízos.

A rescisão por justa causa é apenas se estiver 15 dias sem serviço, não se aplica no seu caso.

Boa tarde Ana Paula

Agradeço a vossa resposta anterior, no entanto, venho por este meio manifestar o meu desagrado em relação ao tratamento da situação que me afecta.

Caso tenha sido efetuado algum crédito de dados, este deveria ter sido realizado no número , que é o meu contacto, e não em qualquer outro número. Até ao momento, não recebi qualquer confirmação ou indicação de que tal crédito tenha ocorrido.

Adicionalmente, lamento informar que esta plataforma é o único meio que encontrei para comunicar convosco, uma vez que não disponho de contacto telefónico funcional nem de endereço de e-mail através do qual possa apresentar formalmente a minha reclamação ou pedir apoio.

A interrupção do serviço tem causado prejuízos diretos ao meu trabalho, situação agravada pela falta de resposta e assistência da vossa parte. Compreendo que possa haver limitações, mas trata-se de um problema simples que, para uma empresa da vossa dimensão, com certeza deveria ser resolvido rapidamente, mesmo ao fim de semana, através de equipas de piquete.

Assim, solicito com urgência a vossa intervenção para a resolução deste problema. Agradeço que me informem também sobre qual o canal oficial para apresentar uma reclamação formal e como posso obter apoio direto da vossa equipa técnica ou de atendimento ao cliente.

Fico a aguardar uma resposta célere e eficaz.

Com os melhores cumprimentos,

deixo fotos do que Relatei sobre a caixa de ligação - com todo respeito uma vergonha !!!

ana_Paula
Super User
Forum|alt.badge.img+25
  • Super User
  • May 4, 2025

Aqui somos apenas clientes como já lhe disse.

Não recebe nenhum SMS quando recebe o crédito, pois é automático.

Aguarde a visita do técnico para resolver a avaria.

Ricardo27
Super User
Forum|alt.badge.img+24
  • Super User
  • May 4, 2025

Há malta que não tem mesmo a noção... Fazem logo um drama por nada.

"no passado dia 4 de maio"... 4 de Maio é hoje! Que fosse a 3 de Maio, se ficar resolvido a 5, é um bom serviço.

Contratualmente pode ir até 5 dias úteis!

A parte do teletrabalho não interessa rigorosamente nada para o caso. Não dá qualquer prioridade em relação a todos os outros clientes que possam estar igualmente sem serviço. 

ANACOM, Deco, rescisão por justa causa... Por estar umas horas sem serviço. Lamento, mas não tem qualquer fundamento. 

Josee
  • May 4, 2025

@PedroLoureiro10121978 

Olá

Pensei que poderia gostar de saber que um colega de serviço M loureiro participou no estudo da replantação do Pinhal de Leiria.

Os contratos normalmente têm um período de 24 meses e o senhor com razão ou não, o dinheiro é seu e pode continuar a renovar o contrato ou mudar de empresa.

Para uma instalação MEO Fibra com cabos aéreos há 7 anos ainda não tivemos avarias.

Porque existe avarias ou manutenção em todas as operadoras pensamos requerer mais uma baixada de outro PDO (caixa PVC, no poste de madeira) em local diferente, mas um funcionário de redes externas informou-nos que fazem sempre a baixada a partir do PDO mais próximo.

O 2.º  PDO mais próximo fica a cerca de mais de 250 metros. Ainda não sabemos se a empresa pode fazer a instalação gratuita ou paga porque não fizemos o pedido.

Em 2.º lugar estávamos inclinados para fazer requerer uma baixada de outra operadora, mas informaram-nos que a fibra é a mesma da FibrioGlobal.

Um router 4G com cartão SIM, no valor de 10€ é uma solução mais económica e talvez a melhor alternativa.  

Já comprei um router 5G para cartão, SIM, porque um dia vamos ficar sem Internet fixa.

Os router 5G Wi-Fi6 ainda são caros, mas os preços poderão baixar, no fim do ano.

O Senhor escreve muito bem e gostaria de saber o seguinte:

•  tem rede móvel 4G ou 5G dentro de casa próximo de uma janela?
  •  com o telemóvel fez router AP mode? 
  •  a quantos metros fica o 2º  PDO mais próximo da sua instalação?

Eu fiz teste dentro de casa com telemóvel e funcionou bem com cerca de 200 Mbps, as antenas das operadoras ficam a uma distancia de cerca de 500 metros sem obstáculos.

Vamos continuar com 3 Play do MEO, mas temos dificuldades em decidir para adicionar novo serviço de internet para Failover manual (ligar o cabo cat6 a um switch)

Vamos esperar até ao fim do ano, as equipas da DIGI “romenos” estão a trabalhar aos fins de semana, na instalação de mais antenas. Era melhor para todos se a rede 5G fosse virtual.

Os futuros routes das operadoras poderiam criar firmware tipo da ASUS para ligar 2 linhas ou uma pen para FailOver.

O que o senhor Pedro acha que devemos fazer para no futuro não ficar sem internet como a sua esposa?

Com os melhores cumprimentos.

josé francisco

Esqueça, ANACOM e DECO, as operadoras estão em pânico e os funcionários é que sofrem.