Skip to main content

Péssima qualidade de imagem

• January 20, 2026
  • 9 respostas
  • 75 visualizações

Forum|alt.badge.img+2

Recentemente ligaram-me da meo para me sugerirem uma troca de router. Garantiram-me que teria melhor qualidade, sinalmais forte, etc. Lá aceitei, pouco convencido, dado que já tinha tido uma horrível experiência de troca de equipamento onde me impigiram esse atentado à paciência de uma pessoa que apenas quer navegar entre canais, estou a falar da android box. Mas agora era do router que se tratava. Demoraram tanto tempo a proceder a essa troca que entretanto ligaram-me para, antes de mais, renovar o contrato do serviço meo (TV e internet). Aceitei, mas estou arrependido. O novo router que entretanto vieram trocar, é um lixo. Não se segura à parede como o antigo, a qualidade de construção é inferior, o plástico é muito mau, e um dos televisores (sem box) cá de casa deixou de receber qualquer sinal. Após uma conversa com a assistência online, convenceram-me que o problema era do televisor. Mais tarde troquei de televisor e apesar de agora receber sinal, a imagem é péssima. Eu ainda nao cancelei todos os serviços da meo porque não tenho alternativa. A qualidade do serviço, assistência, bots e boxs exasperantes, deixa muito a desejar. Conselho a outros clientes: se ligarem a sugerir troca de router, rejeitem. Sobretudo se estiverem perto do fim do contrato porque só vão fazer a troca depois de renovarem o mesmo.

January 22, 2026

Olá ​@pedro2011 

Acerca das TVs sem box já verificou o cabo RF TV no router e na TV? A potência referida não indica qualquer problema no sinal CATV.

Acerca da Impressora, a mesma tem de estar conectada a uma rede 2.4Ghz, pode pedir para desativar o Smart WiFi (separar as redes) via Apoio Técnico e após isso verificar se o problema da impressora persiste.

9 respostas

Ricardo27
Super User
Forum|alt.badge.img+24
  • Super User
  • January 20, 2026

Qual era o router que tinha e qual instalaram agora? Não devem ter trocado para pior. Os problemas RF não devem ser do router, mas mais do fraco sinal ótico. 

Rafa_UserFiberMEO
Super User
Forum|alt.badge.img+24

Olá ​@pedro2011 

Qual era o Router que tinha Anteriormente, e tem Agora? Consegue Indicar?

Já Verificou se o Cabo de Fibra (na Entrada PON) está bem Encaixado, e o Cabo Coaxial para as TV's sem Box ou app MEO (na Saída RF TV) está bem Enrosacado?

Qual as Luzes que tem Acesas no seu FiberGateway? Apenas a Luz "Power" ou estão outras Acessas?

Indicou que "Não se segura à parede", mas os FiberGateway's também não foram feitos para estar "segurado"/"agarrados" a uma parede, e Sim para estar sobre um Móvel na Vertical, sem Obstáculos ao Redor. Pois é o Recomendado, para assim Oferecer uma Melhor Qualidade e Alcance do Wi-Fi.

Para além de que o FiberGateway, até é um Bom Equipamento, Desenvolvido e Fabricado 100% em Portugal pela Altice Labs, e Suguiro para quem tenha Equipamentos Antigos a Troca para um.

Quanto a sua MEOBox Android TV, só têm Dificuldades para Mudar de Canal? O seu Comando já é um dos Novos com Teclado Númerico? Ou Ainda dos Antigos Sem Teclado Númerico?

Forum|alt.badge.img+23
  • Consultor
  • January 20, 2026

boas

ninguem fala do real problema que esta a ser descrito...se há uma tv com problemas de imagem sem box...o problema esta na rede interna do cliente, não no router ou no serviço..

Ricardo27
Super User
Forum|alt.badge.img+24
  • Super User
  • January 20, 2026

Não é necessariamente da rede interna.

Ainda há pouco tempo tive aqui um problema muito semelhante. O sinal RF a falhar, mas os restantes serviços a funcionar sem problemas. E era do sinal fraco que chegava ao router. Veio o técnico, refez a ligação da fibra ótica no PDO e o sinal ficou imediatamente mais forte, e os canais RF a funcionar com excelentes valores de qualidade de sinal. 

ana_Paula
Super User
Forum|alt.badge.img+25
  • Super User
  • January 20, 2026

Olá ​@pedro2011 

Queria só acrescentar uma pergunta às outras que já foram feitas.

Consegue colocar aqui uma print do sinal CATV recebido acedendo à interface web do router (192.168.1.254) com as credenciais de acesso na etiqueta do equipamento e selecionando a Opção "WAN" e Interface Ótica.

Forum|alt.badge.img+2
  • Autor
  • Dinamizador Júnior
  • January 22, 2026

Antes de mais, obrigado pelas respostas e questões colocadas. Entretanto, tenho novidades. Agora também não consigo mais imprimir documentos. Seja qual for o motivo, a verdade é esta: antes da troca tudo funcionava (excepto o telefone fixo, que nunca instalaram), e agora tenho mais estas duas falhas: um dos televisores sem box ficou com uma imagem péssima e a impressora não reconhece a rede, quer no computador quer nos tablet/telemóveis. Até pode haver insuficiências na instalação, mas falha foi da meo. O técnico que enviaram cá para a troca devia ter testado todos os televisores e, no mínimo, avisar-me que a impressora poderia deixar de funcionar e, eventualmente, instruir-me sobre o que deveria fazer para a por a funcionar novamente.

Também  fui tentar ver a Potência de sinal CATV, como sugerido pela user ana_Paula e a coisa acusa -3.910 dBm. Acrescento q as da  Potência otica RX é -18.240 dBm e RX é de 2.826 dBm. Não faço ideia o que isto significa, apenas sei que tenho (algumas) saudades do antigo router Technicolor. Algumas porque foi o primeiro router que tive em que não consegui instalar um repetidor de sinal. Quando procurei ajuda ajuda para isso, era sempre encaminhado para a compra de um produto da meo. Isto é um exemplo de uma péssima atenção ao cliente.

Forum|alt.badge.img+2
  • Autor
  • Dinamizador Júnior
  • January 22, 2026

Olá ​@pedro2011 

Qual era o Router que tinha Anteriormente, e tem Agora? Consegue Indicar?

Já Verificou se o Cabo de Fibra (na Entrada PON) está bem Encaixado, e o Cabo Coaxial para as TV's sem Box ou app MEO (na Saída RF TV) está bem Enrosacado?

Qual as Luzes que tem Acesas no seu FiberGateway? Apenas a Luz "Power" ou estão outras Acessas?

Indicou que "Não se segura à parede", mas os FiberGateway's também não foram feitos para estar "segurado"/"agarrados" a uma parede, e Sim para estar sobre um Móvel na Vertical, sem Obstáculos ao Redor. Pois é o Recomendado, para assim Oferecer uma Melhor Qualidade e Alcance do Wi-Fi.

Para além de que o FiberGateway, até é um Bom Equipamento, Desenvolvido e Fabricado 100% em Portugal pela Altice Labs, e Suguiro para quem tenha Equipamentos Antigos a Troca para um.

Quanto a sua MEOBox Android TV, só têm Dificuldades para Mudar de Canal? O seu Comando já é um dos Novos com Teclado Númerico? Ou Ainda dos Antigos Sem Teclado Númerico?

Só tem a luz do Power.

ana_Paula
Super User
Forum|alt.badge.img+25
  • Super User
  • January 22, 2026

Olá ​@pedro2011 

Acerca das TVs sem box já verificou o cabo RF TV no router e na TV? A potência referida não indica qualquer problema no sinal CATV.

Acerca da Impressora, a mesma tem de estar conectada a uma rede 2.4Ghz, pode pedir para desativar o Smart WiFi (separar as redes) via Apoio Técnico e após isso verificar se o problema da impressora persiste.

Forum|alt.badge.img+2
  • Autor
  • Dinamizador Júnior
  • January 22, 2026

Sim, já verifiquei os cabos várias vezes. Só tenho problemas naquele quarto. Alguma coisa aconteceu durante a troca. Quanto à impressora, vou tentar o q sugeriu amanhã. Obrigado.