Resolvido

Pedido de Ajuda - Instalação

  • 16 April 2024
  • 11 respostas
  • 101 visualizações

Crachá +1
  • Principiante
  • 5 respostas

Depois de estar há vários dias à espera que seja realizada na minha morada a instalação dos serviços meo (internet e tv), no passado sábado (13/04/2024),  depois de terem adiado três vezes consecutivas, a data e hora da instalação, o técnico da DSTELECOM dirigiu-se à minha casa e disse que seria impossível instalar o serviço de fibra (embora a minha área de residência tenha toda ela cobertura de fibra ótica).


O motivo prende-se com o facto da localização do PDO não estar na via pública, isto é, o poste que contém a caixa que permite a ligação está situado num terreno privado, cujo dono não autoriza a entrada por parte dos técnicos, para o acesso ao poste.


Depois de me deparar com esta situação no mínimo ridícula, conclui que há mais vizinhos que também não têm instalação de fibra ótica pela mesma razão e que os “felizes contemplados” que já a têm tiveram a “sorte” de ter tido a permissão - do dono do terreno onde está o poste- para a entrada dos técnicos e execução do seu trabalho.


Depois de explorar um pouco mais a situação, concluí que esta já acontece há vários anos e que  ainda não se dignaram a alterar a localização da caixa, para outro poste localizado na via pública.

 

Ao que consegui apurar, já foram enviados vários relatórios a reportar a situação e - anos depois - ainda nada foi feito. Os relatórios, realizados pelos técnicos,  contêm inclusive duas possibilidades de relocalização do PDO. 

Enquanto assim for, o meu acesso (e dos meus vizinhos) aos serviços de telecomunicações está inteiramente indisponível, ainda que tenhamos todos cobertura de fibra. 

Reclamei com a MEO, disseram que iam resolver o problema e que me contactariam no próprio dia (sábado). Até agora ainda nada. 

 

Alguém que já tenha passado por uma situação semelhante? A que instâncias devo recorrer? 

icon

Solução por Ricardo27 16 April 2024, 12:24

Ver original

11 respostas

Reputação 7
Crachá +24

Tópico repetido!

 

Não sei como se processa… o terreno é privado, mas o PDO é para uso “publico”.

Nesse caso a operadora não tem direito de aceder? Só com ordem judicial?

Crachá +1

Segundo o que nos foi dito pelo técnico, o dono do terreno não permite a entrada para novas instalações. Se for para resolver avarias, não tem problema. 

Isto é surreal… Há dois postes na via pública próximos dessa localização com disponibilidade para relocalização do mesmo PDO e há vários relatórios enviados pelos técnicos, tanto para a MEO como para a dstelecom, que contêm essa informação. 

Já fiz reclamação no Portal da Queixa, contactei a provedoria de cliente da MEO e da Dstelecom e não obtenho respostas. Contactei a Anacom, que diz que a MEO tem que garantir a instalação do serviço.  Não sei já como devo agir. Estou desesperada e sem qualquer serviço de tv e internet em casa. 

Reputação 7
Crachá +24

Isso realmente é surreal... o vizinho é que decide sobre novas instalações da operadora

Crachá +1

Sim… E o mais ridículo é que há solução. Teriam apenas que relocalizar o PDO num poste na via pública. Parece que não têm interesse em ter novos clientes, não consigo perceber. E não sei a que instância devo recorrer, tendo em conta que pela via da reclamação não estou a conseguir obter respostas. 

Reputação 1
Crachá +2

O problema é que pode fazer isso , falar com o vizinho e apelar ao bom senso é a única forma viável.

Depois pode pedir uma alteração de traçado na meo , mas vai demorar .

O melhor é mesmo falar com o vizinho a bem .

Crachá +1

Certo. No entanto, isso não deveria ser assegurado pela operadora? 

Neste caso, eu estou a contratar um serviço. O meu objetivo é que o serviço seja instalado. Quem deveria assegurar-se que o mesmo seria feito, deveria ser a Meo e neste caso específico, a Dstelecom. 

O vizinho está a inviabilizar, em primeira instância, a realização do trabalho deles. 

Estou certa? 

Reputação 1
Crachá +2

Assiste lhe o direito de não permitir a entrada .

Isso só se resolve a bem e com o próprio , não tem outra solução.

Crachá +1

Mas devo fazer pressão sobre a operadora para que eles próprios tratem?

É que nem se trata de uma quezília entre vizinhos, eu só sei o nome do senhor porque consta no relatório feito pelo técnico. 

O que o técnico nos disse é que se trata de uma situação que já se repete há vários anos e que o senhor afirma que não permite mais entradas para novas instalações, enquanto não lhe for instalado um candeeiro de iluminação pública no terreno, sendo que uma coisa não tem nada a ver com a outra, 

 

Sendo que pedidos desse género têm que ser feitos pelo próprio, à empresa fornecedora de energia e à Câmara Municipal da área de residência, temo que tanto eu como os próximos residentes da zona, não cheguemos a usufruir de televisão e internet em casa. 

Se a instalação do PDO foi feita em terreno alheio sem autorizacao do proprio, o dono não tem qualquer obrigação legal em deixar tecnicos da operadora entrar e realizar novas instalacoes, compreendo que seja uma questao chata mas o dono está no seu pleno direito e é alheio a qualquer questão, quem tem de resolver é a operadora mas uma coisa será garantida, o PDO duvido que va ser alterado de local. 

 

Este é o problema da MEO construir PDOs em terrenos alheios sem autorizacao dos proprietarios, ja passei por uma situacao semelhante em 2017 e ate hoje ainda só existe fibra para alguns na minha antiga aldeia.

Crachá +1

Neste caso, pelo que percebi a instalação no poste foi feita antes da casa (outrora ruína) ser habitada. No entanto, o terreno já deveria ter dono, claro. 

Neste caso, pelo que percebi a instalação no poste foi feita antes da casa (outrora ruína) ser habitada. No entanto, o terreno já deveria ter dono, claro. 

 

Pois esse é sempre o problema, a Meo constroi em terrenos alheios sem qualquer autorização, isto é transversal, aqui no forum encontram quase semanalmente clientes a reclamar o mesmo, são situações que se arrastam durante anos, boa sorte na sua situação!

Responder