Skip to main content

Mudança de casa (agendamento desnecessário)

• July 6, 2026
  • 9 respostas
  • 78 visualizações

Forum|alt.badge.img+1

Bom dia,

Há cerca de 2/3 semanas realizei o pedido para mudança de casa com o apoio da Meo - com o consequente agendamento para o próximo dia 09/07.
Com a mudança de casa realizada este fim-de-semana, acabei por assumir eu próprio a troca de todos os equipamentos e pus tudo a funcionar na minha nova habitação. A internet funciona. A televisão funciona. Tudo funciona.

Realizei também a mudança da morada de faturação.

Contactei o apoio ao cliente para perceber se ainda havia alguma coisa a fazer e para deixar tudo regularizado e qual não é o meu espanto quando me dizem que o agendamento terá de se manter para que o técnico valide a instalação. Ora, a MEO vai acabar por me cobrar 50€ por um trabalho feito inteiramente por mim? Eu valido a instalação e assumo a responsabilidade caso haja algo que não esteja a funcionar bem.

O serviço já tem estado instável e a velocidade da internet bastante aquém do esperado. Já me arrependi algumas vezes de ter mudado de provedor. Isto vai ser só o prego definitivo no caixão que ponho à MEO. 

9 respostas

Ricardo27
Super User
Forum|alt.badge.img+24
  • Super User
  • July 6, 2026

É normal que novas instalações tenham que ser verificadas e validadas por um técnico. 

Como fez as ligações? Teve acesso ao pdo? 

Forum|alt.badge.img+1
  • Autor
  • Principiante
  • July 6, 2026

É normal que novas instalações tenham que ser verificadas e validadas por um técnico. 

Como fez as ligações? Teve acesso ao pdo? 

Não fiz nada a mais ou a menos do que os últimos técnicos que vieram fazer instalações nos últimos quatro anos. Não tive acesso ao PDO. Apenas instalei o router no mesmo local onde estava o dos anteriores moradores, que também tinham serviço MEO.

Neste momento está tudo a funcionar corretamente: internet, televisão e telefone. A alteração da morada de faturação também já ficou tratada.

A minha dúvida prende-se precisamente com o facto de me dizerem que o agendamento do técnico tem de se manter apenas para validar a instalação. Se a instalação já está totalmente funcional e eu não mexi em nenhuma infraestrutura da MEO, faz sentido essa validação exigir uma deslocação técnica?

E, sobretudo, faz sentido ser cobrado o valor associado à mudança de morada/instalação quando, na prática, a mudança dos equipamentos foi feita por mim e o serviço já está a funcionar sem qualquer problema? Se a visita for apenas para uma validação administrativa ou para encerrar a ordem de serviço, parece-me difícil justificar esse custo.

Pergunto isto porque quero deixar a situação totalmente regularizada, mas gostava de perceber se este procedimento é mesmo obrigatório e se a cobrança é efetivamente aplicável nestas circunstâncias.

Forum|alt.badge.img+1
  • Autor
  • Principiante
  • July 7, 2026

Não fiz nada a mais ou a menos do que os últimos técnicos que vieram fazer instalações nos últimos quatro anos. Não tive acesso ao PDO. Apenas instalei o router no mesmo local onde estava o dos anteriores moradores, que também tinham serviço MEO.

Neste momento está tudo a funcionar corretamente: internet, televisão e telefone. A alteração da morada de faturação também já ficou tratada.

A minha dúvida prende-se precisamente com o facto de me dizerem que o agendamento do técnico tem de se manter apenas para validar a instalação. Se a instalação já está totalmente funcional e eu não mexi em nenhuma infraestrutura da MEO, faz sentido essa validação exigir uma deslocação técnica?

E, sobretudo, faz sentido ser cobrado o valor associado à mudança de morada/instalação quando, na prática, a mudança dos equipamentos foi feita por mim e o serviço já está a funcionar sem qualquer problema? Se a visita for apenas para uma validação administrativa ou para encerrar a ordem de serviço, parece-me difícil justificar esse custo.

Pergunto isto porque quero deixar a situação totalmente regularizada, mas gostava de perceber se este procedimento é mesmo obrigatório e se a cobrança é efetivamente aplicável nestas circunstâncias.

Ricardo27
Super User
Forum|alt.badge.img+24
  • Super User
  • July 7, 2026

Alguma coisa não está certa... O anterior morador não cessou contrato? O serviço não foi desligado? Se sim, o serviço não deveria estar ativo, ou seja, os seus equipamentos não deveriam funcionar. 

Se não, o serviço continua a ser-lhe faturado. 

Forum|alt.badge.img+1
  • Autor
  • Principiante
  • July 9, 2026

@Ricardo27 tal como eu disse, o técnico pouco/nada fez. 

Segundo o próprio técnico, o PDO é partilhado por todo o condomínio e foi isso que lhe pareceu explicar o facto de eu ter tido serviço imediatamente após ligar os equipamentos. Ele próprio achou estranho o serviço continuar ativo depois da mudança.

Quando veio à habitação, limitou-se a registar a cessação do serviço na morada antiga e a conclusão da mudança para a morada nova. Não foi necessário instalar qualquer equipamento ou aplicar qualquer material novo. A única coisa que fez, a meu pedido, foi medir a potência ótica.

Na prática, foram 50 € por uma deslocação para concluir um processo que, do meu ponto de vista, poderia ter sido tratado remotamente, já que o serviço esteve totalmente operacional desde o primeiro momento.

Ricardo27
Super User
Forum|alt.badge.img+24
  • Super User
  • July 10, 2026

A visita técnica integra o processo de mudança de morada, incluindo a validação da ligação, a verificação dos parâmetros do serviço e a conclusão da ordem técnica nos sistemas da MEO. Assim, o valor de 50 €, previamente estipulado, corresponde ao a todo o processo de mudança de morada contratado e não apenas à instalação física dos equipamentos.

Forum|alt.badge.img+1
  • Autor
  • Principiante
  • July 10, 2026

Tudo certo. Aceito perfeitamente a sua opinião, só não considero que o trabalho efetuado valha tanto. Daqui a dois anos logo se vê.

ana_Paula
Super User
Forum|alt.badge.img+25
  • Super User
  • July 10, 2026

A visita técnica é necessária, além da validação da ligação e dos parâmetros do serviço como o ​@Ricardo27 referiu, poderia ter sido necessário a ativação do equipamento.

No entanto consigo também compreender que no seu caso pode não ter sido tão necessário, tendo feito a autoinstalação com sucesso.

Rafa_UserFiberMEO
Super User
Forum|alt.badge.img+24

Olá ​@Nmargarido 

Pois, No seu Caso Especifico em que fez uma Autoinstalação e o Serviço Ficou Logo Todo a Funcionar, foi "Desnecessário" terem lhe Cobrado a "Mudança de Casa" devido a Deslocação do Técnico.

No Entanto, isso Normalmente Não Deveria ser Plug-and-Play, e Possível com Autoinstalação. Deveria Ser Necessário a Ativação do Serviço pelo Técnico, pois a Fibra Deveria estar Desativada Quando Foi o Cancelamento dos Antigos Moradores.

Além de que esse Custo está Logo Apresentado, e Previsto, como pode Ver na Página "Mudança de Casa" no Website da MEO >

"O processo de “Trocar de Casa” é gratuito para clientes com período de fidelização em curso há 18 ou mais meses. (...) Clientes com período de fidelização inferior a 18 meses, é aplicável um custo de €50 de “Mudança de Casa”