Bom dia a todos.
Estou a visitar um familiar numa aldeia no interior do país que tem ADSL porque lhe disseram numa loja MEO que não havia outras opções na zona em causa.
O que é certo é que existe a opção satélite (infelizmente não há fibra), confirmado pelo apoio ao cliente, mas tenho dúvidas se o serviço irá ter alguma melhoria.
A estabilidade da internet em ADSL é uma lástima. Já nem falo da péssima velocidade, refiro-me à instabilidade da mesma. A meio de carregar um site a net pára por exemplo. Ao desligarmos o Wi-Fi e usarmos os dados móveis, tudo normaliza. Isto acaba por ser um serviço bastante deficiente e sem qualidade alguma. Em 2024, é totalmente inaceitável este tipo de serviço quando se está a pagar o mesmo que eu pago por fibra em minha casa.
A minha questão é: existe algum benefício e grande melhoria de serviço do ADSL para satélite com a MEO? Valerá a pena optar por esta opção ou pensar em alternativas por Starlink que atinge velocidades bastante superiores (até 200Mbps contra os até 40Mbps com a MEO).
A qualidade da rede móvel MEO na aldeia e na casa em causa é bastante boa. Tem 4G/5G praticamente sempre entre os 70-85% e atinjo velocidades de 100Mbps na minha net de telemóvel.
Agradeço apenas opiniões de quem já passou pelo mesmo e tem experiência em ambos os serviços. Obrigado.