Skip to main content

Atualização da grelha de canais MEO

• December 31, 2025
  • 32 respostas
  • 2913 visualizações
Forum|alt.badge.img+6

A grelha de canais MEO será atualizada no dia 1 de janeiro de 2026, garantindo uma oferta variada e completa, com conteúdos para todos os gostos.

As alterações incluem a saída de alguns canais no dia 31 de dezembro de 2025 e a entrada de novos conteúdos. Conheça os detalhes:

Canais que permanecem na grelha MEO

• Mezzo
  • Mezzo Live
  • Canal Q
  • Fashion TV
  • Fashion TV 4K
  • SyFy
  • Nickelodeon
  • Nick Jr

Canais que vão sair da grelha MEO

• E! Entertainment
  • MTV 00s
  • MTV Live HD
  • MTV Portugal
  • Trace Brasil
  • Trace Toca

Alternativas para os canais que vão sair da grelha de canais
A grelha de canais MEO continua a oferecer uma seleção diversificada de canais temáticos, com alternativas para os canais que deixam de estar disponíveis:

Canal que sai

Alternativas de canais

E! Entertainment

SIC Caras, TLC

MTV 00s

MCM Pop, MCM Top, Trace Urban, Afro Music, Alma Lusa, Bom Som

MTV Live HD

MTV Portugal MCM Pop, MCM Top, Trace Urban, Afro Music, Alma Lusa, Bom Som

Trace Brasil

Trace Toca

A MEO continua a trabalhar para garantir a melhor experiência televisiva, com conteúdos diversificados e de qualidade.

Atualize a sua grelha e descubra todas as novidades! 📺

32 respostas

Forum|alt.badge.img+2
  • Dinamizador Júnior
  • December 31, 2025

A MTV PORTUGAL nem é um canal de música á muito tempo e estão a dizer que as alternativas são canais de música? Vocês nem sabem o que os vossos próprios canais passam.

Forum|alt.badge.img+2
  • Dinamizador Júnior
  • December 31, 2025

Se querem acabar com esses canais queremos canais novos ou então não podem exigir fidelização.

emanuel92
Forum|alt.badge.img+17
  • Gúru
  • December 31, 2025

Boas , 

As razões já  foram explicadas noutro tópico  e a moderadora ​@Joana_MEO explicou neste tópico criado por ela que os conteúdos semelhantes estão noutros canais. 

Como referi o futuro  é menos canais  lineares mais fast ( canais irrelevantes) e conteúdos  em streaming.

Forum|alt.badge.img+2
  • Dinamizador Júnior
  • December 31, 2025

Boas , 

As razões já  foram explicadas noutro tópico  e a moderadora ​@Joana_MEO explicou neste tópico criado por ela que os conteúdos semelhantes estão noutros canais. 

Como referi o futuro  é menos canais  lineares mais fast ( canais irrelevantes) e conteúdos  em streaming.

O problema é que em Portugal não há fast channels e o que há é muito pouco não é se compara com Espanha que tem pluto tv por exemplo e mesmo assim continua a ter os canais lineares, não compensa por isso o fecho de canais internacionais importantes, uma coisa é fechar canais de fé ou canais de notícias internacionais outra é fechar canais marcantes na vida de muita gente internacionalmente com a MTV.

emanuel92
Forum|alt.badge.img+17
  • Gúru
  • January 1, 2026

Boas, 

O que é  entretenimento internacional barato Reality  entre outros e música principalmente  canais de videoclipes  a tendência é  migrar para canais fast ou passar tudo para streaming. 

Já  canais de informação, generalistas, desporto,  Séries e filmes, infantis  e documentários levará  muito mais tempo para passarem a canais fast ou streaming. 

Isto é  a realidade do mercado, falta é  os operadores apostarem num canal de cinema e séries  europeias porque as produções norte americanas cada vez  ficarão  mais  caras.

O MEO/ Altice  bem  podia adquirir a Cinemundo LDA ( empresa que tem o Cinemundo  e distribuição de cinema em Portugal) e fazer desta empresa ter  um bom canal de séries e filmes europeias e portugueses e um  bom catálogo de filmes e séries  incluindo Vood.

Infelizmente  com a Altice  o MEO  não  tem esta visão  de mercado não  seria para concorrer com a NOS  seria para ter uma boa fatia do mercado europeu  de cinema numa tentativa de tentar reaproveitar o desaparecimento do principal cinema americano para  os streamings.

• Membro
  • January 1, 2026

Mudei para a meo a pouco mas podem ter a certeza que com esta continuidade de declinio irao perder muito. Dao oferta e depois acontecem estas coisas sem sentido e oferecem alternativas sem logica. Mas continuem assim que irao longe. Quero ver se com a grelha no contrato e com essas alteracoes se as faturas vao acimpanhar ou nao.....

• Novo Membro
  • January 1, 2026

Então retiram canais à grelha mais uma vez e aonde está a substituição?! Pagamos o mesmo e vemos menos, pois sou cliente MTV , os programas que passam nos outros não me interessam, as alternativas sao ridiculas! 

• Visitante Sénior
  • January 1, 2026

Gostaria de saber se podemos fazer a rescisão sem penalização, pois retiraram canais e estes não foram substituídos por outros. 

Ricardo27
Super User
Forum|alt.badge.img+24
  • Super User
  • January 1, 2026

"Devido a questões de direitos podem existir restrições na programação de alguns canais. A MEO poderá alterar a grelha de canais e composição dos pacotes de acordo com as condições aplicáveis. Nos termos do previsto no número 7 do artigo 25.º da Lei n.º 27/2007, de 30 de julho, com a redação que lhe foi conferida pela Lei n.º 74/2020, de 19 de novembro, as alterações que respeitem à composição da oferta de serviços de programas televisivos conferem aos consumidores a faculdade de resolução do contrato, sem quaisquer ónus ou encargos."

• Membro
  • January 1, 2026

Sou apreciador de canais de música e acho que a MEO deve incluir novos canais de música na grelha. 

Forum|alt.badge.img
  • Principiante
  • January 1, 2026

Bom, afinal não foram os 14 todos embora como foi anunciado. Questiono:

- A MTV Portugal sai e a alternativa são canais de música, quando esta já aos anos que não é de música mas de Trash? 

- Novos canais quando? E não, não falamos de canais de Eucaristia ou do Reino de Deus. 

• Observador
  • January 1, 2026

Obrigado MEO por renovarem com a Paramount para continuar com os canais Nickelodeon e Nick jr e queria saber que mais qtos anos é que renovaram os canais

emanuel92
Forum|alt.badge.img+17
  • Gúru
  • January 2, 2026

Obrigado MEO por renovarem com a Paramount para continuar com os canais Nickelodeon e Nick jr e queria saber que mais qtos anos é que renovaram os canais

Boas, 

Como é  obvio ninguém  do MEO lhe vai dar essa informação ja que é  interna Departamento TV e jurídico. 

Era algo que devia ser corrigido mas pelo legislador e sem envolver os valores que devem sr sempre confidenciais. 

• January 2, 2026

Os canis de “David Ellison” da Paramount comprada em 2025 poderiam ser dispensados em Portugal, é a nossa forte opinião. 

Pel`a mimi98

jose

A MEO tem de rever isto e digo porquê, acredito que todos concordam com o que vou dizer .

A MTV live era um canal que dava um tipo de música que as outras que referem como alternativa não dá. 

A MTV live dava concertos ao vivo  o que mais uma vez posso referir , as alternativas que dizem o ser , não dão. E como sabem existem canais que o fazem mas que vocês não estão a dar como subscrição ou a colocar na grelha dos utilizadores a quem tiraram o MTV live . Penso que sabem qual o canal ou canais que falo ( sting....) 

Penso que deveriam enriquecer a grelha ou compensar os utilizadores com alternativas elas existem , ou mesmo ofertas em plataformas de streaming. Se realmente se importarem com os utilizadores será isso que vão fazer ,

Obrigado 

emanuel92
Forum|alt.badge.img+17
  • Gúru
  • January 2, 2026

A MEO tem de rever isto e digo porquê, acredito que todos concordam com o que vou dizer .

A MTV live era um canal que dava um tipo de música que as outras que referem como alternativa não dá. 

A MTV live dava concertos ao vivo  o que mais uma vez posso referir , as alternativas que dizem o ser , não dão. E como sabem existem canais que o fazem mas que vocês não estão a dar como subscrição ou a colocar na grelha dos utilizadores a quem tiraram o MTV live . Penso que sabem qual o canal ou canais que falo ( sting....) 

Penso que deveriam enriquecer a grelha ou compensar os utilizadores com alternativas elas existem , ou mesmo ofertas em plataformas de streaming. Se realmente se importarem com os utilizadores será isso que vão fazer ,

Obrigado 

Boas, 

O problema é que a decisão de acabar a MTV 00 e MTV Live foi da Paramount/Skydance  não  do MEO.

Sim concordo que o MEO  procure alternativas  colocando por exemplo canais fast de música nas grelha poderia ser uma solução.

Saiem mais barato ao fornecedor  e ao proprio operador.

E também concordo que serviços externos de streaming como por exemplo  o SkyShowtime  possam ser oferecidos para compensar estas saídas.

Outra alternativa seria o MEO negociar com a Stingray  e passar todos os canais  que atualmente estão  em premium para pacote standard/ extra( grelha base de TV).

Era uma opção  viável penso eu .

Se o fizessem penso que seria uma forma justa de compensar alguns dos clientes, por isso era bom que esta mensagem pudesse chegar aos departamentos  responsáveis  se os moderadores  o poderem  fazer claro.

Bom ano a todos 

Forum|alt.badge.img+2

Bom, afinal não foram os 14 todos embora como foi anunciado. Questiono:

- A MTV Portugal sai e a alternativa são canais de música, quando esta já aos anos que não é de música mas de Trash? 

- Novos canais quando? E não, não falamos de canais de Eucaristia ou do Reino de Deus. 

Sim, neste momento, já chega de canais religiosos...Agora em vez da MTV(que já não era música mesmo), há alternativas...Basta ir "procurar" na Alemanha, Polónia....Têm canais para todos os gostos....Retro (anos 80/90), Rock, pop, e até com música mais recente! Se souberem ver, verão que canais me estou a referir! E para qualquer entusiasta de "parabólica", e que já vê aos anos, canais livres bons...,é fácil, reajustar a grelha de canais!

emanuel92
Forum|alt.badge.img+17
  • Gúru
  • January 2, 2026

Boas, 

Pelas minhas contas (já  sem os que sairam e sem os russos que não emitem) o Meo no pacote base  (Standard + Extra) soma um total de 133 canais disponiveis sendo que aqui se incluem os canais  destaques, videoclubes, galeria etc).

• Visitante Júnior
  • January 2, 2026

Só não percebo o porquê dos clientes não terem sido avisados … Se avisam que o MEO cloud irá terminar, também esta alteração deveria dada ao clientes, e não apenas aqui no fórum.

Retiram 6 canais, não são substituídos, continuo a pagar o mesmo, e dão-me como alternativa canais diferentes.

A MTV Portugal não passava música e dão-me como alternativa canais de música?? Os programas da E! não passam na sic caras ou TLC…

ana_Paula
Super User
Forum|alt.badge.img+25
  • Super User
  • January 2, 2026

Olá ​@Analupi 

Os clientes foram avisados na fatura.

emanuel92
Forum|alt.badge.img+17
  • Gúru
  • January 2, 2026

Boas,

Como disse a ​@ana_Paula os clientes  foram avisados nas faturas e eu acrescento no site da operadora. 

Portanto o MEO cumpriu com a lei das comunicações eletrónicas e da televisão, nada a apontar nesse aspecto.

Ricardo27
Super User
Forum|alt.badge.img+24
  • Super User
  • January 2, 2026

Informação na fatura de Novembro:

"Informamos que os canais Nickelodeon, Nick Jr, SyFy, Q, MTV Portugal, E! Entertainment, Fashion TV, MTV 00s, MTV Live, Trace Brasil, Trace Toca, Mezzo, Mezzo Live e Fashion TV 4K vão deixar de estar disponíveis a partir do próximo dia 31-12.

Forum|alt.badge.img+1
  • Estagiário Júnior
  • January 3, 2026

(para o caso de alguma coisa incomodar os moderadores, vou dividir o comentário em 3 partes)
1/3:

Canais que permanecem:

- Mezzo: transmissão em baixa definição e má qualidade de som. Conteúdos disponíveis online.

- Mezzo Live: imagine-se passar um Natal sem poder ver o Quebra Nozes no Bolshoi de Moscovo. Foi nisto que a “civilização” ocidental se tornou…

- Canal Q: canal morto há vários anos.

- Fashion TV: salvam-se os programas da noite: bikinis e lingerie. Tirando isso, para os tarados mais velhos que não sabem usar a internet, serve para quê?

- Fashion TV 4K: para que serve o “4k” se a encriptação em tempo real implica tantos artifícios na imagem? É para vermos ainda melhor a falta de qualidade dessa imagem, mas gastando muito mais largura de banda?

- SyFy: em 2026 estreou 10 episódios de uma série de extra-terrestres cómica. Tudo o resto é esterco ou repetido já desde o século passado, ou ambas as coisas. Tem graça chamarem “SyFy” a um canal que se atreve a passar um dia sem Science-Fiction de facto nenhuma… só tretas de bruxas e fantasmas e magia etc. Ou seja, ficção sem ciência. Devia chamar-se “FyNoSy”...

- Nickelodeon e Nick Jr: não há ninguém em minha casa com idade para isto. Portanto não vou comentar.

Canais que JÁ SAÌRAM sair da grelha MEO em 2025:

- E! Entertainment: só fazia falta para quem não gosta de usar o cérebro.

- MTV 00s: até a música é repetida ad nauseam. E sempre a mesma treta pop anglo-americana, i.e. lixo.

- MTV Live HD: o canal que normalizou a CENSURA de partes das músicas e dos videoclipes. Típico da farsa que é a “liberdade e democracia” dos EUA/UK…

- MTV Portugal: para aqueles 20 minutos diários quando não sabemos bem o que queremos ver, mas sabemos que queremos ficvar bem dispostos, o Ridiculousness vai deixar saudades.
Também aprendi a apreciar a arte das tatuagens no Ink Master, se bem que passava à frente a parte do programa que era treta/reality tv.

- Trace Brasil: não me lembro de alguma vez ter ouvido uma única música de jeito neste canal. Só lixo da favela, funk mal criado, rap à guetto dos EUA mas com sotaque de “português” mal falado.

- Trace Toca: a mesma coisa que o Trace Brasil, mas em relação a África, e quase tudo em inglês, pois como se sabe, para o ocidente totalmente colonizado pelos Anglo-Americanos, o resto do Mundo só existe se for em inglês...

Alternativas:

- SIC Caras: para quem teve paragens cerebrais e está em estado vegetativo a “olhar” para a TV, está perfeito…

- TLC: a minha mãe diz que gostava de lá ver coisas relacionadas com restauros de casas. Fui ver: são as casas de contraplacado e papel dos EUA, mas só dos bairros ricos. Basicamente eram programas de venda de ilusões, onde os 1% se divertem a gastar milhões em redecorações de casotas a que nos EUA se chamam “casas”.

- MCM Pop, MCM Top, Afro Music, Alma Lusa, são de facto boas alternativas de canais lineares para as respectivas temáticas, respectivamente: música francesa antiga e clássicos mundiais, música francesa moderna e hits mundiais, música de artistas africanos ou de ancestralidade africana e nas várias línguas principais do continente (excepto o Árabe, vá-se lá saber porquê), e o único canal que promove a música portuguesa e que é provavelmente a única coisa da MEO a que eu hoje em dia ainda bato palmas.

- Trace Urban: tal como a MTV Live, normalizou a censura de tudo. Há videoclipes da Sabrina Carpenter ou da Tate McRae que têm mais censura que um poema do Zeca Afonso após levar com o lápis azul da PIDE...

- Bom Som: o cúmulo da falta de qualidade de imagem e por vezes até no som. Se fosse possível colocar isso de lado, até seria uma coisa interessante para quem gosta da música dos PALOP.

Forum|alt.badge.img+1
  • Estagiário Júnior
  • January 3, 2026

(para o caso de alguma coisa incomodar os moderadores, vou dividir o comentário em 3 partes)
2/3:

A minha solução há já vários anos:

1. comprei as minhas próprias boxes android, ou TVs com SO Android;

2. instalei a app SmartTube;

3. faço as minhas listas no YouTube, com as músicas/vídeos que quero, e vejo tudo só através do SmartTube. Pesquisem e vão perceber porquê.

NOTA: Aqui não posso dizer… tal como também não posso falar da forma como vejo filmes/séries na app NOVA Video Player (que é aquilo que a MEO devia ser já há anos, mas a MEO recusa em servir bem os clientes...) sem andar a financiar o império criminoso dos EUA/NATO/sionismo. Mas posso dizer que, para além disso, há dias em que não vejo um único conteúdo falado em inglês. Os cinemas Chinês, Indiano, Russo, Iraniano, etc, estão muito fortes!

4. se não fossem dois telespectadores tradicionais (dois reformados) aqui em casa, havia dias em que nem sequer abria a app da MEO, e há já mais de 4 anos que, por mim, já teria deixado de pagar pelo serviço de TV da MEO, se é que ainda se pode chamar a isto de “serviço”…

NOTA: No outro dia, só por curiosidade, fui ver a idade média dos filmes nos canais em sinal “aberto” (i.e. que são pagos, mas que não são “premium”): deu um resultado superior a 2 décadas! E tudo esterco/propaganda Anglo-Americana/sionista. E eu SEI (com 100% certeza) que isto é uma ESCOLHA. Não é “o mercado”. Há centenas de filmes muito bons, feitos noutras línguas, que seriam fáceis e baratos de aquirir para exibir em Portugal, mas que NUNCA passam nem vão passar.

E nem me atrevo a começar a falar dos canais de “documentários”, o lixo/reality mais velho que o cag… do Discovery, os tresloucados teóricos dos extra-terrestres do canal “História”, e a quantidade de coisas repetidas e realityTV de cães e gatos do Odisseia, como uma gaja que “lê os pensamentos” dos animais de estimação…

Forum|alt.badge.img+1
  • Estagiário Júnior
  • January 3, 2026

3/3 (com acrescentos):

PS: graças a ter um nível de educação muitíssimo superior à média em assuntos geopolíticos, SEI (com 100% certeza) que os canais de “notícias” ocidentais se dedicam a passar constantemente mentiras, manipulação, e propaganda, já para não falar da omissão do que é inconveniente para os regimes ocidentais e seus proxies.

Exemplos:
- andarem a chamar “defensiva” a uma organização militar que já destruiu países inteiros e tem milhões de mortos no cadastro…
- andarem a chamar “guerra israel - hamas” a um GENOCÍDIO de todos os SIonistas (israelitas, USAmericanos, ingleses, alemães, etc) contra todo o povo Palestiniano (inclusive cristãos e judeus anti-sionistas), e contra os povos do Líbano, da Síria, do Iraque, do Irão, do Iémen, etc…
- ou andarem a chamar “transição democrática” à colocação de terroristas da al-Queda (apoiados pela NATO e por “israel”) no poder na Síria…
- ou chamarem “democratas” a nazis ucranianos que já chegaram a ameaçar cometer um genocídio da Crimeia e no Donbass…
- ou chamar-se “combate ao narco-terrorismo” aos bombardeamentos ilegais do império dos EUA contra barcos de pesca…
- ou falarem da “invasão de Taiwan pela China”… como é que um país se pode invadir a si próprio?
Etc.
Tudo da mesma escola das “armas de destruição massiva no Iraque”...

Um dos canais que costumava apresentar peças de verdadeiro jornalismo onde PROVAVA as mentiras ocidentais, era a RT.
Ora, na DITADURA da UE, a RT está censurada desde 2022, desde que a Rússia foi obrigada a intervir numa guerra INICIADA POR NAZIS ucranianos (violaram paz de Minsk com bombardeamentos massivos no Donbass durante 9 dias ANTES da Rússia decidir intervir para SALVAR o povo do Donbass, a OSCE publicou relatório com provas disto!) e planeada pelos EUA há décadas (como é possível verificar em documentos dos EUA)!
Isto é uma DUPLA violação da Constituição Portuguesa, que proíbe a censura, e exige que os Portugueses tenham acesso à informação, i.e. à verdade!

Onde anda o departamento jurídico da MEO em relação a este assunto? Deve andar no bolso do embaixador dos EUA em Lisboa…
Estou certo que, quando a guerra de agressão não provocada nem justificada contra o Iraque e com o asassínio de 1 milhão de humanos acontecer, os canais dos EUA vão ser todos censurados… ah, espera aí, isso NUNCA aconteceu…
Mas quando o imperador começar a bombardear a Venezuela, lá vão os vassalos dos EUA na DITADURA da UE censurar a TeleSUR…
E quando o império dos EUA activar a TAMBÉM HÁ MUITO PLANEADA guerra proxy contra a China via separatistas ilegítimos de Taiwan e governo fantoche das Filipinas, será a vez da nossa “democracia e liberdade” cortar o pio à CGTN…

A RT não pode dar notícias VERDADEIRAS, mas os canais da FOX/Star podem dar filmes/séries de glorificação e propaganda das agressões ocidentais (normalmente EUA/NATO) contra vários desgraçados: Vietname, Sérvia, Iraque, Afeganistão, Irão, etc.

TENHAM VERGONHA!!!