Skip to main content

Bom dia a todos.

 

Estou a visitar um familiar numa aldeia no interior do país que tem ADSL porque lhe disseram numa loja MEO que não havia outras opções na zona em causa.

O que é certo é que existe a opção satélite (infelizmente não há fibra), confirmado pelo apoio ao cliente, mas tenho dúvidas se o serviço irá ter alguma melhoria.

A estabilidade da internet em ADSL é uma lástima. Já nem falo da péssima velocidade, refiro-me à instabilidade da mesma.  A meio de carregar um site a net pára por exemplo. Ao desligarmos o Wi-Fi e usarmos os dados móveis, tudo normaliza. Isto acaba por ser um serviço bastante deficiente e sem qualidade alguma. Em 2024, é totalmente inaceitável este tipo de serviço quando se está a pagar o mesmo que eu pago por fibra em minha casa.

 

A minha questão é: existe algum benefício e grande melhoria de serviço do ADSL para satélite com a MEO? Valerá a pena optar por esta opção ou pensar em alternativas por Starlink que atinge velocidades bastante superiores (até 200Mbps contra os até 40Mbps com a MEO). 
 

A qualidade da rede móvel MEO na aldeia e na casa em causa é bastante boa. Tem 4G/5G praticamente sempre entre os 70-85% e atinjo velocidades de 100Mbps na minha net de telemóvel. 
 

Agradeço apenas opiniões de quem já passou pelo mesmo e tem experiência em ambos os serviços. Obrigado. 

Boas, 

A alternativa  é  passar esse serviço  para o MEO satélite  ( TV ) e internet e telefone  via rede móvel 4G e 5G.

A TV por satélite  a grelha de canais é  mais pequena e não  há  gravações  automáticas  ( aquelas gravações  que o cliente pode ir buscar durante 7 dias ) , as gravações  manuais só  estão  disponíveis  com box com disco rígido  integrado  e é  preciso confirmar  no apoio que pretende essa box, o limite de boxs no meo satélite  é  sempre de duas boxs, ao contrário  da fibra que são  4 boxs o ADSL  são  sempre duas .

Dias de  muita chuva ou muito vento normalmente ficasse sem serviço é  um problema  que eu já  tive quando tinha o serviço satélite  da concorrência( NOS) no MEO é  igual. 

Quanto à  internet pela rede móvel depende sempre da zona mas o serviço  está  configurado até  ao máximo  de 40 mbps de download  e 4 mbps de upload  ,na rede de 4G funciona bem se não  houver muitos congestionamento  na área  pois tem a haver com o tráfego  que poderá  estar a ter na rede e nas antenas ( normalmente  é  melhor que o ADSL).

Telefone fixo funciona  na rede móvel  através  de um telemóvel  configurado  com a limitação para funcionar apenas na  torre de antenas  da zona e  limitado também  apenas  às chamadas parar  os números  fixos  começados por 2, se fizer chamadas para a rede móvel  número  começado por 9 são pagas.

Espero ter ajudado com a minha explicação .


Hoje em dia o ADSL já está muito mau, a MEO já nem instala a novos clientes e estão a tentar por fibra nessas zonas, para acabar por desativar o ADSL, então pode ser que muito em breve tenha Fibra

Comparando como já disse também o @emanuel92 o Satélite na Internet (4G) até ja é melhor mesmo limitado a 40Mbps, e na Televisão como não é por Internet como no ADSL, é Satélite por isso o nome Satélite, consegue ver em HD estável, pois no ADSL por vezes só da para ver em SD, mas pode falhar em dias de muita chuva, o que é raro

O ponto negativo é que no satélite não tem funcionalidades como Gravações Automáticas, Serviços Premium e Videoclube só Gravações Manuais em uma box DVR que tem de pedir logo com antecedência.


Se tem boa Rede 4G na zona faça a alteração sem duvida, se a rede movel for insuficiente mais vale manter o que tem 


@JMEO22

Pode verificar a cobertura e a velocidade em geo.anacom.pt.


A verdade o ADSL  é  uma tecnologia  para acabar não  há  mais nada a fazer nessa rede se não  começar  a sua desmomtagem.

É  uma tecnologia  obsoleta  com uma manutenção  muito cara e mesmo nas centrais é  um gasto energético  enorme comparado com a fibra óptica.

A MEO  através  das empresas do grupo  Altice  FastFiber  e Fibroglobal  e também  em parceria com a DS Telecom está  a levar a fibra ao maior número  de casas e empresas possível  mesmo em zonas rurais. É  sempre uma questão  de tempo até  estar disponível  em mais zonas, embora que os concelhos  e as freguesias e alguns proprietários  de terrenos  também  tem de ajudar e não  pôr  entraves na expansão  da rede de fibra.


Hoje em dia o ADSL já está muito mau, a MEO já nem instala a novos clientes e estão a tentar por fibra nessas zonas, para acabar por desativar o ADSL, então pode ser que muito em breve tenha Fibra

Comparando como já disse também o @emanuel92 o Satélite na Internet (4G) até ja é melhor mesmo limitado a 40Mbps, e na Televisão como não é por Internet como no ADSL, é Satélite por isso o nome Satélite, consegue ver em HD estável, pois no ADSL por vezes só da para ver em SD, mas pode falhar em dias de muita chuva, o que é raro

O ponto negativo é que no satélite não tem funcionalidades como Gravações Automáticas, Serviços Premium e Videoclube só Gravações Manuais em uma box DVR que tem de pedir logo com antecedência.

No satélite  não  há  serviços premium tipo Meo Filmes  e séries , Catooon Network  Premium, panda mais , TV Cine Plus etc mas há  canais premium  como a Sport TV , BTV , DAZN , TV Cine etc , etc.


Para conhecimento:

https://dstelecom.pt/cobertura/
https://fibroglobal.com/
https://www.anacom.pt/render.jsp?contentId=1713763

Starlink é mais indicado para zonas onde não há alternativa.

A oferta de velocidades anunciada de 40/4Mbps poderá ser superior. 


No satélite  não  há  serviços premium tipo Meo Filmes  e séries , Catooon Network  Premium, panda mais , TV Cine Plus etc mas há  canais premium  como a Sport TV , BTV , DAZN , TV Cine etc , etc.

Pois é verdade não há serviços premium mas há canais premium nas boxes, mesmo assim se o cliente quiser ele pode aceder aos serviços premiums e videoclube também dá, mas só pelo MEO Go e as gravações automáticas também é só ter o MEO Go Fora de Casa é só escolher o conteúdo para ver em um telemóvel e partilhar em uma TV desde que tenha Chromecast 


Olá a todos 

Estou a passar pelo mesmo problema, só que no meu caso faço parte de uma empresa agrícola que fica a sede numa zona isolada. A ADSL tem vindo a perder qualidade  ao longo do ano .. casa vez está pior... E a MEO propõe soluções pouco inovadoras e que com a mudança para satélite o cliente fica a perder serviços...  em 2024 e com tecnologia 5G não faz sentido recuar... Devia fazer pacotes especiais para estas situações... Mas nada disso.. preferem perder clientes. Qual a melhor opção para satélite? Starlink ou Hexacom?  Alguém tem experiência? Obrigada 

 


@Bmbd 

Muito em breve deverá ter Fibra na zona, já que o ADSL está a ser desativado, como cada vez mais é lento e sem qualidade, então está a ser substituído pela rede Fibra

Até lá se o que lhe interessa é só internet, se tiver boa rede móvel, estável, no local pode apostar no MEO Satélite (Internet por 4G) que está limitada a 40Mbps, mas pode já chegar para a sua utilização, é sempre melhor que o ADSL que está limitado a 25Mbps.

Se lhe interessa internet de alta velocidade, enquanto não tiver Fibra, pode sempre ver outros serviços como o Starlink que tem maiores velocidades, aí veja pelos preços e se vale a pena investir.


O ADSL  está  limitado  a 24 mbps de download.

Sim de resto é  ver o que é  melhor para  si, se tem boa cobertura  móvel da MEO na zona opte pelo pacote M3 satélite  com tv via satélite  e internet via rede móvel que está  limitada a 40 mbps de download. 

Sim o MEO satélite  tem essas  limitações  não  há  gravações automáticas ( aquelas de ver gravações durante 7 dias) para ter gravações  manuais tem de confirmar  com o apoio técnico  que quer box com gravações manuais e não  há  serviços premium ( tipo MEO Filmes e Séries,  panda + entre outros) apenas canais premium como a Sport TV,  DAZN,  BTV , TV Cine  etc, etc.

De resto é  como o Rafa disse pode optar também pela  internet via satélite da Starlink mas o custo de instalação  é da sua responsabilidade  e não  é  muito batato.

 


Boas, 

Eu sei que isto não tem muito a haver com o MEO de forma direta mas indireta tem.

Pois nalgumas destas freguesias ainda existe  adsl do MEO e agora as pessoas podem ter fibra óptica através da DS Telecom. 

No município de Ponta da Barca cerca de 8000 mil casas passam a ter acesso a fibra da DS Telecom  com o reforço que a empresa grossista fez de  cerca de 92% do município tem ou terá cobertura de fibra.

E também no município de Gondomar  cerca de  mais 1600 casas num total de 5500  passam a ter cobertura de fibra pela DS Telecom .

É  bom que o MEO olhe para estas zonas e também em parceria com a DST possa chegar a cobrir com fibra a totalidade destes territórios.

É  inadmissível que em pleno 2024 ainda haja zonas com cobertura ADSL.


JMEO22

 

Eu já tive serviços de satélite e serviços de rede móvel em que qualquer um deles foi uma experiência para esquecer e jurei para nunca mais. Tenho serviço meo por adsl e vou ser obrigado a rescindir porque a maioria das vezes não funciona ou funciona com paragens constantes seja na tv seja na net e muitas vezes a ligação simplesmente cai e fica varias horas seguidas sem voltar a ter ligação. Ou seja não me querem migrar o serviço para a fibra e assim só me resta ser obrigado a rescindir o contrato porque no meu caso ou é a fibra ou não é nada. Pela experiência que tenho tido ao longo dos anos e neste momento já nem o adsl me funciona porque a maioria das vezes tenho apenas 0,700 MB/s e seja satélite ou redes moveis é 30 x pior que a adsl. Lá vou ser obrigado a instalar serviço da starlink onde tenho cobertura de 300 Mbps ou seja são mais ou menos umas 300 vezes mais que a adsl.


JMEO22

 

Eu já tive serviços de satélite e serviços de rede móvel em que qualquer um deles foi uma experiência para esquecer e jurei para nunca mais. Tenho serviço meo por adsl e vou ser obrigado a rescindir porque a maioria das vezes não funciona ou funciona com paragens constantes seja na tv seja na net e muitas vezes a ligação simplesmente cai e fica varias horas seguidas sem voltar a ter ligação. Ou seja não me querem migrar o serviço para a fibra e assim só me resta ser obrigado a rescindir o contrato porque no meu caso ou é a fibra ou não é nada. Pela experiência que tenho tido ao longo dos anos e neste momento já nem o adsl me funciona porque a maioria das vezes tenho apenas 0,700 MB/s e seja satélite ou redes moveis é 30 x pior que a adsl. Lá vou ser obrigado a instalar serviço da starlink onde tenho cobertura de 300 Mbps ou seja são mais ou menos umas 300 vezes mais que a adsl.

Boas, 

Pois essa é uma das coisas que sinceramente não entendo no MEO.

Eles estão a ser obrigados pela UE a acabar com a rede de cobre ( ADSL) e a migrar todos os clientes para fibra onde existe  ou satélite + rede móvel 4G/5G.

Se é verdade que a Altice tem a maior rede de fibra óptica,  também é verdade que não tem cobertura de 100% da população,  os últimos dados apontam para 92%.

Acho que devia de haver um esforço por parte da Altice para cobrir os restantes 8% o mais rapidamente possível. Mas o governo também lançou um concurso de fibra para zonas brancas por isso uma grande parte destes 8% sem cobertura fibra ficará com cobertura de todos os operadores retalhistas de telecomunicações isto via rede  grossista neutra. 


Numa localidade onde estive a validar uma situação semelhante, existe um PDO de fibra mas só é usado para a Junta de Freguesia. O resto ou é ADSL ou Satélite... Mesmo com fibra na localidade. Estas mensagens que a MEO está a fazer a transição são muito irrealistas...


Numa localidade onde estive a validar uma situação semelhante, existe um PDO de fibra mas só é usado para a Junta de Freguesia. O resto ou é ADSL ou Satélite... Mesmo com fibra na localidade. Estas mensagens que a MEO está a fazer a transição são muito irrealistas...

Boas, 

O problema aí  como em muitas zonas é que o MEO fibrou para os serviços públicos  ou para empresas grandes ou bancos mas essas entidades  pagaram para essa fazer isso.

Não  foi iniciativa deles fazer a instalação,  expansão  e manutenção da rede de fibra, preferiram gastar recursos financeiros em contratos de direitos televisivos de jogos de futebol  e na moribunda Sport TV  como acionistas.

A parte da gestão da Altice Portugal  é  má  foram canalizados rescursos para uma coisa que é  inútil para os clientes  em vez de canalisar os recusos para a expansão da fibra mesmo em zonas ecomicamente fracas mas que tinha utilidade para esses clientes e para outros novos que se fixassem nessas zonas ( aldeias , lugares,  freguesias).

Eu vou dizer isto e não  levem a mal os gestores das grandes empresas são  genericamente de maus a fracos nas suas prestações nas empresas os trabalhadores esses sim são  do bom ao excelente ( claro também há  casos de trabalhadores fracos mas esse é  uma minoria em relação aos gestores).


A MEO não tem qualquer obrigação de colocar fibra onde não é economicamente rentável pois é uma empresa privada, essa obrigação de cobrir os restantes 5% do território compete ao estado através de concurso público onde terá que comparticipar nos custos, julgo que estes concursos já estão em andamento nas chamadas zonas brancas.


A MEO não tem qualquer obrigação de colocar fibra onde não é economicamente rentável pois é uma empresa privada, essa obrigação de cobrir os restantes 5% do território compete ao estado através de concurso público onde terá que comparticipar nos custos, julgo que estes concursos já estão em andamento nas chamadas zonas brancas.

Boas, 

Pois é  preferível gastar o dinheiro que os clientes pagam à  Altice/ MEO nos direitos televisivos de jogos de futebol ( e não estou a falar da publicidade e patrocinios à  FPF que essa eu apoio mas sim por exemplo aos 475 milhões de euros pagos ao FC Porto  durante 13 anos  curioso é o mesmo valor que é  o concurso público ganho pela DS Telecom  em Portugal Continental  e pela Altice nas duas Regiões Autónomas) e na moribunda  Sport TV como acionistas. 

Já  escrevi e torno a dizer isto foi tudo má  gestão  dos administradores e do acionista este dinheiro numa década dava para cobrir o resto de Portugal Continental Açores e Madeira   até  fazer os  100% de fibra óptica. 

Ou seja no final de 2026 a 27 ou até  menos Portugal  podia já  estar totalmente coberto com Fibra.


Responder