Skip to main content
Pergunta

Resposta a quem tem Router Wi-Fi 5 com box 6

• April 28, 2026
  • 3 respostas
  • 61 visualizações

Agradecemos a situação dirigida à Provedoria do Cliente.

Equipamentos

O Wi‑Fi 6 (802.11ax) é totalmente retro compatível com todas as normas anteriores (a/b/g/n/ac). Quando ligado a um router Wi‑Fi 5, o equipamento opera simplesmente em Wi‑Fi 5, sendo a norma mais elevada suportada pelo router. Não existe conflito, estrangulamento tecnológico ou qualquer limitação anómala resultante desta combinação.

No caso concreto da MEOBox instalada (Android TV 4K Sagem DIW3930 “Wi‑Fi 802.11ax 2.4/5 GHz 2x2”), confirmamos que o modelo suporta Wi‑Fi 6, isso não causa quebras quando utilizada com um router Wi‑Fi 5, apenas funciona na norma comum aos dois equipamentos, como é tecnicamente 

Com os nossos cumprimentos,

3 respostas

Rafa_UserFiberMEO
Super User
Forum|alt.badge.img+24

Olá ​@CVidal 

Com essa Resposta, Já Conseguiu Então Esclarecer e/ou Resolver a sua Questão?

Se Tiver Ainda Alguma Dúvida, ou Gostaria de Saber Alguma Outra Informação sobre Algun Outro Assunto, Poderá Questionar aqui no Fórum MEO, e Alguém Aqui deverá estar Disposto para o Ajudar!

• Autor
  • Observador
  • April 28, 2026

​Independentemente da retrocompatibilidade entre Wi-Fi 6 e Wi-Fi 5, a verdade é que a minha experiência de utilização era deficiente, registando quebras na imagem, internet lenta, paragens na box. Se os equipamentos são tecnicamente compatíveis mas o serviço não funciona com estabilidade, resta me concluir o que?

Já agora gostaria de saber a sua opinião sff

Rafa_UserFiberMEO
Super User
Forum|alt.badge.img+24

Olá Novamente ​@CVidal 

Acredito que os Problemas não Deveriam estar a Acontecer pelo Motivo da MEOBox ser Compatível com o Wi-Fi 6, e o Router apenas com o Wi-Fi 5, e Sim por Outro Motivo…

Para Adicionar que eu Próprio já Tive esse Cenário em Casa (FiberGateway Wi-Fi 5 + MEOBox Android TV), e Ainda com Ambos os Equipamentos Afastados Algumas Divisões Entre Si, e Sem Qualquer Problema

Mas Inicialmente, Antes Responder com a Minha "Opinião" do Motivo, e Concluir dando uma Resposta Precepitada, Gostaria de Questionar:

Atualmente esses Problemas na sua MEOBox ainda Precistem, ou já Consegiu Resolver? Se já Resolveu, como Fez?

No Local da MEOBox Apanha Bom Sinal Wi-Fi, com os outros Equipamentos (por Exemplo com o Telemóvel, Smart TV, ou PC)?

Qual é (ou era), Específicamente, o Router ao Qual Estava (ou ainda está) ligado a sua MEOBox, por Wi-Fi? Era um FiberGateway Wi-Fi 5, um ONT + Router Antigo?