Skip to main content

Boas 

Por curiosidade  seguem as cotas por tecnologia  dos acessos à  Internet ( banda larga fixa) dados publicados pela Anacom.

Fibra optica ( FTTH/B) 67,4 % dos acessos  de Internet. 

Cabo ( HFC) 24,9% dos acessos de Internet 

5G/ 4G ( redes móveis) 5,1 dos acessos de Internet

Cobre (ADSL) 2,3%.

De referir que só  a fibra óptica  cresce tudo o resto diminui.

Cota por operadoras de clientes de Internet. 

MEO 41,2% da cota de subscritores  de Internet 

NOS 33,6% da cota de subscritores de Internet 

Vodafone 21,9% da cota de subscritores de Internet 

Nowo 2,7% da cota de subscritores de Internet. 

De referir  mais uma  vez que só  a MEO e a Vodafone  ganham cota de clientes NOS  e Nowo  estão  ligeiramente  em queda.

Estou curioso para saber esses dados nós próximos meses, no início do ano por exemplo.

A ADSL vai acabar por ser engolida pela Fibra, pois a única que tem clientes ainda é a MEO, salvo erro, mas está a migrar os clientes todos para Fibra

O HFC também, se chegar o fim da Nowo pela compra da Digi, a Digi vai trocar tudo para FTTH, a NOS tendo já FTTH em vários locais devia também trocar tudo por FTTH e a acabar com o HFC que prejudica a satisfação do cliente, por ter pings mais elevados

Quanto a cota das marcas, a NOS que está em ligeira queda, vai começar em uma queda maior, a MEO e a Vodafone também vão começar em ligeira queda e a NOWO e ou acaba por deixar de existir, ou acaba sendo comprada pela DIGI e então a DIGI vai começar com a cota da NOWO e vai ser a unica a aumentar, e muito, pela a atração que já tem vindo a fazer de preços baixo, e Internet simétrica, e com vários clientes a espera

Acredito que irá haver uma agitação no mercado das operadoras, não acredito na promessa de preços mega baixos da DIGI (ao nível de Espanha) a NOWO neste momento faz os preços mais baixos (e mesmo assim está perdendo público) acho que a DIGI ou vai fazer ao mesmo preço da NOWO ou um pouco mais baixo, por enquanto a DIGI também ainda não chega a todo o lado fazendo que muita gente não possa mudar logo para ela, e se não conseguir clientes satisfeitos também vai fazer que muita gente aceite pagar mais uns euros para voltar a marca antiga.

A MEO, a NOS, e a VODAFONE, sem muita gente saber já faz esses preços ao nível da NOWO e mais baixo, então até é fácil fazer frente se quiserem, mas só em regnociações que normalmente são muito chatas e cansativas para o consumidor, e muita gente não sabe, só vêem os preços de tabela nos websites das marcas e depois dizem que é tudo caro, mas se então baixarem também os preços no site, meterem internet simétrica, e regnociarem mais facilmente com o cliente vão conseguir manter varios clientes, e até recuperar 

Não esquecendo as marcas low-cost, UZO, WOO e a Amigo (da MEO, NOS, e Vodafone) se fizerem preços DIGI e fizerem várias publicidades podem atrair vários clientes, e também vir a crescerem muito

Eu por exemplo, ainda não me agradei pela DIGI, parece tudo muito low-cost, ainda nem chegou aqui a minha zona então também não vou poder aderir, se ela tem preços assim tão baixos, acredito que a MEO faça igual para manter clientes, e vai continuar a ser a minha operadora em minha casa

Boas,

Sim penso que a Vodafone  já  não  tem clientes  por ADSL só  a MEO.

Os 2,3% dos acessos de ADSL a sua maioria são  zonas remotas, pouco habitadas, mesmo assim 1,7% estão  proximas das centrais para suportar o serviço de TV.

Curioso que a MEO foi notificada pela UE para migrar  esses clientes  para outras tecnologias  nomeadamente  Fibra óptica  e redes móveis 5G ou 4G e satélite  que no caso do mesmo é temporário. 

Ainda não  se sabe como ficou o concurso para levar fibra às Zonas brancas não  se sabe se alguna empresa grossista  de fibra , DST, FastFiber,  Fibroglobal  ou as operadoras  retalhistas  NOS e Vodafone  concoreram a estes concursos.

Quanto ao  HFC a NOS anda ao que parece anda  a poupar nas migrações  para FTTH  eles andam a instalar  fibra em zonas HFC para novos clientes e  os atuais  ficam na rede HFC o que para mim é uma  clara  discriminação  da empresa com  os seus clientes. 

No caso da Nowo  ser adquirida  pela Digi  sim o HFC é  para acabar eles nem sequer usam equipamentos  para esse tipo  de rede vai  tudo migrar para Fibra. 

Para terminar na minha opinião  as empresas  do grupo Altice nas zonas onde está  coberto  com Adsl deviam fazer esse esforço  financeiro  e suportar a ligação  dessas zonas com Fibra ( FTTH) são  cerca de 2,3% de acessos,  também  compreendo que seja um valor absurdo  para as empresas FastFiber e Fibroglobal  terem de passar cabos , postes por km e km para chegar a essas zonas, mas se querem prestar bons serviços  eles também  tem de o fazer.

Concluo-o dizendo que o estado e a UE abriram concursos  para a instalação  e consequente expansão  e manutenção  de redes de fibra e da última  vez que o concurso foi aberto ninguém concorreu, desta vez ele já  foi fechado mas também  ninguém sabe se alguém  apresentou  proposta para os 6 lotes de  construção e  expansão de redes de fibra óptica. 

Não sei se o mesmo acontece em todo o Portugal, mas o que eu vejo a acontecer na minha zona, é várias aldeias remotas e pouco habitadas onde até +/-3 anos atrás só tinham ADSL da MEO ou Satélite da MEO ou NOS, a Altice chegou se a frente instalando a sua Fibra nessas zonas, fazendo o ADSL começar a desaparecer e fazendo toda a gente ficar contente e a alterar para Fibra da MEO com contrato de 2 anos, durante esses 2 anos a DSTelecom aproveitou e meteu a Fibra deles, dando oportunidade a aparecer a concorrência, NOS e a Vodafone, e a Digi se entrar na DSTelcom

Acho que isto é o que faz a MEO ter mais clientes, já que ela chega a mais locais remotos e o que ainda notei é que várias pessoas, mesmo acabando o contrato de 2 anos com a MEO, podiam ter alterado para a NOS ou Vodafone e maior parte manteram-se e fidelizaram mais 2 anos na MEO, ou acham que continua a não haver outras opções por viverem em zonas remotas e acham que mais nenhuma marca chega lá, ou sabendo, não se agradaram nas ofertas para alterar.

Boas, Rafa.

Não  acontece em todo o Portugal,   há  zonas remotas onde existe rede de cobre e não há  previsão  para chegar fibra óptica.  Pequenas aldeias com uma duzia de pessoas não  interessa há  MEO passar fibra óptica  pelos  custos acrescidos de passar quilómetros de cabos de fibra , o que acontecerá  aí? Se virarem para a rede móvel 4G se esta existir por lá se não 2G . Por isso o governo a UE e a Anacom  abriram um concurso para  instalar expandir e fazer a manutenção de uma rede de fibra óptica grossista aberta  a todos.

Não  se sabe é  se alguma empresa  concorreu a este concurso  com 6 lotes 4 para o continente e 2 para as regiões Autónomas ( Açores e Madeira), mas era bom que alguém  o fizesse, Portugal  não  pode estar eternamente  a lançar  concursos com fundos públicos europeus  para ajudar as empresas  de fibra a expandirem as redes e ninguém  concorrer.

Boas

eu tive na casa de uma namorada Vodafone ADSL...mas foi á pelo menos 10 anos...nem sei se indaexiste alguem com isso.

Boas

eu tive na casa de uma namorada Vodafone ADSL...mas foi á pelo menos 10 anos...nem sei se indaexiste alguem com isso.

Boas NeoPayne. 

Não  tendo acerteza  acho que a Vodafone  já  não  tem ativos clientes por adsl só  fibra óptica. 

boas

tmbem não sei...mas tive…

@Rafa_UserFiberMEO
 mega baixos da DIGI (ao nível de Espanha) 

Também não acredito porque a população em Espanha é 5 x maior a de Portugal, também há uma comunidade 5 x maior com laços à Roménia.
A WOO da NOS poderá engolir a rede móvel da DIGI.

O MEO já tem excelentes pacotes e percebi que podemos renovar a qualquer altura para acertos, Gosto do M4O. Cada vez mais necessitamos de mais dados móveis. Durante mês de Agosto a Gestão Contratual estava muito generosa   
Ainda fazem preços mais baixos sem box TV
UZO desde há vários meses oferece SIM por €5 (cinco) mês.
Vodafone já deve utilizar Inteligência Artificial para novas campanhas.

Bom dia.

Boas,

Sim penso que a Vodafone  já  não  tem clientes  por ADSL só  a MEO.

Os 2,3% dos acessos de ADSL a sua maioria são  zonas remotas, pouco habitadas, mesmo assim 1,7% estão  proximas das centrais para suportar o serviço de TV.

Curioso que a MEO foi notificada pela UE para migrar  esses clientes  para outras tecnologias  nomeadamente  Fibra óptica  e redes móveis 5G ou 4G e satélite  que no caso do mesmo é temporário. 

Ainda não  se sabe como ficou o concurso para levar fibra às Zonas brancas não  se sabe se alguna empresa grossista  de fibra , DST, FastFiber,  Fibroglobal  ou as operadoras  retalhistas  NOS e Vodafone  concoreram a estes concursos.

Quanto ao  HFC a NOS anda ao que parece anda  a poupar nas migrações  para FTTH  eles andam a instalar  fibra em zonas HFC para novos clientes e  os atuais  ficam na rede HFC o que para mim é uma  clara  discriminação  da empresa com  os seus clientes. 

No caso da Nowo  ser adquirida  pela Digi  sim o HFC é  para acabar eles nem sequer usam equipamentos  para esse tipo  de rede vai  tudo migrar para Fibra. 

Para terminar na minha opinião  as empresas  do grupo Altice nas zonas onde está  coberto  com Adsl deviam fazer esse esforço  financeiro  e suportar a ligação  dessas zonas com Fibra ( FTTH) são  cerca de 2,3% de acessos,  também  compreendo que seja um valor absurdo  para as empresas FastFiber e Fibroglobal  terem de passar cabos , postes por km e km para chegar a essas zonas, mas se querem prestar bons serviços  eles também  tem de o fazer.

Concluo-o dizendo que o estado e a UE abriram concursos  para a instalação  e consequente expansão  e manutenção  de redes de fibra e da última  vez que o concurso foi aberto ninguém concorreu, desta vez ele já  foi fechado mas também  ninguém sabe se alguém  apresentou  proposta para os 6 lotes de  construção e  expansão de redes de fibra óptica. 

A floresta em Portugal não é adequada ao nosso país segundo arquitectos paisagísticos. Portugal tem imensas aldeias dispersas com poucas almas.
Em Pedrógão Grande, as comunicações via terrestre foram queimadas, 66 pessoas e muitíssimos animais perderam a vida.

Desconheço o projecto, mas sabemos que o custo da maioria do custo base dos  projectos lançados pelo governo são insuficientes, no fim o custo das obras ficam pelo dobro com trabalhos a mais e muita gente beneficia. 

A ponte Salazar deveria ser exemplo para Portugal.

Desconheço se alguma empresa concorreu para fibrar as zonas brancas.

A cobertura em algumas zonas remotas deveriam ser mistas INTERNET MICROWAVE ( 5- 30km entre 4 e 70 GHz  / FIBRA ÓTICA < 80km.

Julgo que é mais fácil comprar redes de fibra óptica como em Espanha e Portugal do que concorrer para construir redes.

Noticia go governo em do 2022 https://www.portugal.gov.pt/pt/gc23/comunicacao/noticia?i=esta-aberto-o-concurso-para-levar-a-fibra-otica-a-todo-o-pais

Noticia de Dezembro 2023 https://executivedigest.sapo.pt/noticias/concurso-para-a-cobertura-das-zonas-brancas-e-hoje-anunciado-e-traz-mais-coesao-social/

Vamos aguardar noticias nos próximos 6 anos.

Bom dia.

Responder