EM DESTAQUE Tutorial

Toques de números estrangeiro - Fraude por esquema Wangiri

  • 12 December 2019
  • 27 respostas
  • 5952 visualizações

Reputação 7
Crachá +26

Tem recebido chamadas de números estrangeiros desconhecidos, que dão toques e depois desligam?

São de países que nunca visitou ou onde não conhece ninguém?

 

ATENÇÃO, isto é um esquema de fraude chamado Wangiri.

 

Wangiri é o nome dado a um método de fraude em que números internacionais realizam tentativas massivas de chamadas (toques) para diversos números móveis de forma aleatória, cujo objetivo é o utilizador devolver a chamada, o que tem custos elevados uma vez que se tratam de serviços de valor acrescentado.

 

O que fazer?

Nunca deve ligar de volta.

 

O que acontece se eu ligar de volta?

Esta chamada é encaminhada para um número de valor acrescentado, fazendo com que o chamador incorra em valores elevados por esta chamada.

 

Como se proteger contra este tipo de esquema?

Se há um número estrangeiro desconhecido (independentemente do país), que lhe liga insistentemente apenas dando uns toques, a 1ª coisa a fazer é não ligar de volta. Se tiver curiosidade e achar que pode ser alguma coisa urgente, então procure esse número na internet, de certeza que haverá alguém que já reportou este número como fraude.

Pode também aceder às definições do seu telemóvel e barrar a receção de chamadas deste número.

Precisa de ajuda com esta operação? Experimente a nossa área de configuração de equipamentos.


27 respostas

Reputação 7
Crachá +24

Talvez não seja pior fazer queixa desse esquema nas autoridades.

Crachá

ok, não fazia ideia… mas até é bom, senão em vez de 163 euros era ainda muito mais… quanto ao resto, lamento não sei como resolver isso. Tem que aguardar resposta da provedoria, não haverá muito mais a fazer. Não sei se lhe vão perdoar / creditar isso. Eles no fundo também não têm culpa. Mas partilhe aqui o desfecho. Pode ajudar outros utilizadores.   

Sim concordo,eles não têm culpa mas eu também não tenho ,pensei que estaríamos protegidos de certa maneira nestas situações ,seja segurança nos próprios equipamentos ,seja a nível de cliente e não estou a sentir isso . Eu mal recebi a mensagem liguei logo para a MEO,foi a minha sorte porque senão ligo seriam mais umas dezenas ou centenas de chamadas. Tal nunca me tinha acontecido ,tentei procurar algum tipo de ajuda ,nem sei se comentei no tópico correto mas como tenho esse número estrangeiro acho que está tudo relacionado e minha mãe confirmou-me que atendeu essa chamada e ninguém falou . Bastou isso . Mal tenha novidades deixo aqui.

Cumprimentos

Responder