EM DESTAQUE Tutorial

Toques de números estrangeiro - Fraude por esquema Wangiri

  • 12 December 2019
  • 34 respostas
  • 8822 visualizações

Reputação 7
Crachá +26

Tem recebido chamadas de números estrangeiros desconhecidos, que dão toques e depois desligam?

São de países que nunca visitou ou onde não conhece ninguém?

 

ATENÇÃO, isto é um esquema de fraude chamado Wangiri.

 

Wangiri é o nome dado a um método de fraude em que números internacionais realizam tentativas massivas de chamadas (toques) para diversos números móveis de forma aleatória, cujo objetivo é o utilizador devolver a chamada, o que tem custos elevados uma vez que se tratam de serviços de valor acrescentado.

 

O que fazer?

Nunca deve ligar de volta.

 

O que acontece se eu ligar de volta?

Esta chamada é encaminhada para um número de valor acrescentado, fazendo com que o chamador incorra em valores elevados por esta chamada.

 

Como se proteger contra este tipo de esquema?

Se há um número estrangeiro desconhecido (independentemente do país), que lhe liga insistentemente apenas dando uns toques, a 1ª coisa a fazer é não ligar de volta. Se tiver curiosidade e achar que pode ser alguma coisa urgente, então procure esse número na internet, de certeza que haverá alguém que já reportou este número como fraude.

Pode também aceder às definições do seu telemóvel e barrar a receção de chamadas deste número.

Precisa de ajuda com esta operação? Experimente a nossa área de configuração de equipamentos.


34 respostas

Reputação 3
Crachá

Bom Dia tenho recebi 3 chamadas desde ontem de 3 numeros diferentes mas que não atendi por achar os números estranhos nem parecem números normais do estrangeiro por não ter indicativo, são: 121610814, 35116793,545234691. Não há qualquer indicação destes numeros na net nem consigo saber de onde são. Será o mesmo esquema? de que são estes números? alguma ajuda?

Reputação 7
Crachá +21

Olá @CMVICENTE 

 

A numeração que indica não aparenta em nada ser números nacionais, mas sim números voip. Não reconhecendo os respetivos números, sugerimos que proceda ao bloqueio do número no seu equipamento móvel não atenda nem devolva a chamada. 

Reputação 3
Crachá

Olá @CMVICENTE 

 

A numeração que indica não aparenta em nada ser números nacionais, mas sim números voip. Não reconhecendo os respetivos números, sugerimos que proceda ao bloqueio do número no seu equipamento móvel não atenda nem devolva a chamada. 

Não querendo ser chato o que são números voip??

Reputação 7
Crachá +21

@CMVICENTE 

 

Tentando simplificar a explicação, Voip é Voz sobre IP,  são números não convencionais, criados genericamente em serviços que não requerem registo de um titular ou morada fixa. Um exemplo é o Skype que usa essa tecnologia.

No entanto a analise de que poderá ser um número voip, é uma mera suposição, não temos como validar que números são e de onde são.  

Bom dia

 

Recomendo aos utilizadores que recorrem a aplicações tais como: envio automático de SMS a chamadas não atendidas, sempre que possível, configurar adequadamente de forma a excluir números desse tipo.

A Google tem vindo a fazer alterações relacionadas com a política no play, de forma a evitar a existência de aplicativos que permitem enviar SMS automaticamente em situações de chamadas não atendidas, ou mesmo a devolução automática da chamada.

No entanto todos sabem que existem outras vias para obter versões de aplicações com essas funcionalidades ainda activas.

 

 

Crachá +1

Se tiver um smartphone Samsung Galaxy, o próprio sistema operativo já tem como bloquear essas chamadas e/ou verificar de quem são. Basta ter os dados móveis ligados ou estar ligado a uma rede Wi-Fi.

Caso contrário, pode sempre usar a app para smartphones Android, que se chama Whoscall. Eu vi essa aplicação num site e achei que seria importante partilhar aqui. Aqui está o link:

https://www.i-tecnico.pt/whoscall-app-identifica-as-chamadas/

 

Essa app identifica as chamadas como as SMS que recebe no seu smartphone. Depois, poderá simplesmente bloquear esses números. Leiam o artigo porque vale a pena experimentar! Fica a dica.

Reputação 2
Crachá +7

Aqui à tempos também instalei uma app dessas. Acabei por desinstalar por precisar do espaço, mas deve de ter ficado algum “restinho”, por assim dizer, da dita. Agora, sempre que recebo msg ou chamadas “estranhas”, dá logo indicação de “possivel fraude”.

Curiosamente, ainda hoje recebi uma chamada do número 213260192 e que vinha com essa indicação. Fiz o que faço sempre… peguei no número e fiz uma pesquisa básica no Google. Todas as referências a esse número davam a indicação de ser da MEO.

Centros de telemarketing existem diversos mas são situações diferentes de "wangiri".

Os centros de telemarketing dispõem de sistemas automatizados de marcação. Quando se atende uma chamada e ninguém fala um dos motivos é indisponibilidade dos operadores.

O facto de ser extremamente incómodo não é equivalente a fraude. Para que exista receita significativa são necessárias milhares de chamadas.

Reputação 2
Crachá +7

Quando se atende uma chamada e ninguém fala um dos motivos é indisponibilidade dos operadores.

Se há indisponibilidade dos operadores, porque o sistema faz a chamada? Deveria de aguardar a disponibilidade dos mesmos.

Crachá

Recebi chamadas destes números: 

+55 (11) 4999-0473 - Brasil

+49 9288 720 - Alemanha

+353 (1) 298 6559 - Irlanda

+385 (1) 2922 879 - Croácia

+31 625502194 - Paises Baixos

Hoje

+30 231 0200206 - Grécia

+30 2821 097124 - Grécia!!

 

Como livrar desta praga?!

Obrigada

Reputação 7
Crachá +24

@FernandaSintra 

Leu o tópico inicial da Vanessa_MEO? Lá encontra algumas dicas.

Crachá

@FernandaSintra

Leu o tópico inicial da Vanessa_MEO? Lá encontra algumas dicas.

Sim, nunca devolver a chamada. Não podemos fazer muito mais. Vou bloqueando os números até desistirem! 

Todos os dias recebo várias chamadas do estrangeiro de números e países todos diferentes. Li todas as vossas msg inclusive a da Vanessa Meo. Mas isto não resolve o problema. Eu consigo bloquear os números depois de me ligarem, mas são tantos ...o que eu queria era saber como bloquear qq numero do estrangeiro.

 

Lista dos números recentes:

+302463061997

+40728094290

+38553756354

+00351934845915

geralmente ligam entre as 19h00 e a 21h00

será que existe maneira de bloquear chamadas do estrangeiro?

Reputação 7
Crachá +24

Também recebi hoje :rolling_eyes:

+37052682822 (Letónia)

​​​​​​​​​​​​​​+38553648832 (Croácia)

O jeito é ir bloqueando e NUNCA atender

Outros números que ligaram desde o ultimo post

+4325552286

+302634025513

+359890905946

+38531508505

+302462080710

+38553756354

+302463061997

+40728094290

+302410234089

+302109655100

Crachá

ESTOU NA MESMA SITUAÇÃO,

Estou o dia todo a receber chamadas de países estrangeiros.

Espero que a assistência técnica da Meo resolva de imediato a situação, visto ter todo bloqueado até os numeros nacionais.

obrigado 

Crachá

Lista dos números recentes:

+302463061997

+40728094290

+38553756354

+00351934845915

geralmente ligam entre as 19h00 e a 21h00

será que existe maneira de bloquear chamadas do estrangeiro?

A ASSISTENCIA TECNICA DA MEO É QUE DEVIA BLOQUEAR ,   FRAUDE

Crachá

Infelizmente minha mãe atendeu uma destas chamadas e recebi uma fatura de quase 200 euros só de Voz...fizeram cerca de 400 chamadas para o 760103232. O número foi 00302102611349. Isto entre o dia 25 e 28 de Janeiro .Estou neste momento com o serviço suspenso por não concordar em pagar este valor visto que ninguém utilizou o telefone , apresentei queixa no provedor do cliente mas até agora não tive novidades . Frustrante ! 

São 17 páginas iguais a essas 😞

Reputação 7
Crachá +24

@JotaCorreia89

Como é que foi isso?? Atendeu uma chamada Wangiri e depois alguém fez chamadas com esse número que atendeu para o 760103232?  Não sabia que isso funcionava assim… 

Reputação 7
Crachá +24

Pesquisa na net por esse numero:

“Eu estava a jogar IMVU e uma pessoa convidou-me para uma sala e disse-me para ligar para 760103232 30x para ganhar créditos. Já sabia que era fraude pela maneira como a pessoa me descreveu os passos a seguir. Vim pesquisar o número e encontrei este site. Quando confrontei a rapariga com o que ela estava a tentar fazer ela expulsou-me da sala. Infelizmente apenas me lembro que o nome do usuário continha "uu". Devo também acrescentar que isto não tem nada a ver com a MEO nem com outras operadoras de Portugal.
Espero que este comentário tenha esclarecido algumas dúvidas que possam ter.”

Crachá

Eu não sei o que se passou ,nem tenho conhecimentos sequer, daí o post no fórum a tentar algum tipo de ajuda já que para a MEO tenho de pagar . A única chamada estranha que tenho no fixo é desse número .E depois surgem 334 chamadas com intervalos de 10 segundos praticamente do meu número para esse 760 ! Dia, noite,madrugada ! Já tinha pesquisado isso mas não soluciona o meu problema. As chamadas só pararam quando recebi a mensagem e liguei para  apoio a cliente que me barrou o número ou o serviço ! E mesmo no telefone está gravado com a letra "A" esse número 760... Não foi certamente a minha mãe com quase 70 anos que teve a jogar ou o quer que seja . E pensei que a MEO me iria ajudar nisto ! Imagine-se que não tenho possibilidade económicas para isto ,tenho todas as faturas em dia , excepto esta fatura de Voz que não sei de onde veio . Estou sem serviço desde sexta-feira à espera de um contacto que ainda não surgiu. 

Reputação 7
Crachá +24

Se as chamadas foram entre 25 e 28 de Janeiro, como é que cortaram o serviço logo no dia a seguir, dia 29? Isso ainda nem sequer estava faturado.

Crachá

Então mas isso tem 5 dias… ainda nem deve estar faturado… como é que lhe cortaram o serviço por causa disso?

Ricardo cortaram o serviço exatamente por excesso de consumo de Voz . Eu até pensei que tinha haver com a Internet por causa da pandemia que algo tivesse mudado ! A minha fatura está paga foram 66,98 ! Este valor é somente dessas chamadas de Voz de valor acrescentado que não foram feitas por ninguém aqui em casa. Só me ativam o serviço se eu pagar e o valor é me devolvido não sabem quando foi a resposta que me deram ! Como referi fiz queixa ao provedor de cliente .

 

Reputação 7
Crachá +24

ok, não fazia ideia… mas até é bom, senão em vez de 163 euros era ainda muito mais… quanto ao resto, lamento não sei como resolver isso. Tem que aguardar resposta da provedoria, não haverá muito mais a fazer. Não sei se lhe vão perdoar / creditar isso. Eles no fundo também não têm culpa. Mas partilhe aqui o desfecho. Pode ajudar outros utilizadores.   

Responder