Skip to main content
Resolvido

Título: Número MEO antigo não se regista em nenhuma rede na Bélgica

• August 24, 2026
  • 5 respostas
  • 21 visualizações

Olá,

Tenho um cartão SIM MEO pré-pago com um número português que já não utilizava há bastante tempo. Atualmente vivo na Bélgica e gostaria de voltar a utilizar este número e, se possível, mantê-lo.

Há alguns dias fiz um carregamento de 7,50 € para este número. O carregamento foi efetuado, mas o cartão SIM continua sem se registar na rede.

Quando tento consultar o saldo, recebo a mensagem “Não registado na rede”. O telefone mostra apenas “Apenas chamadas de emergência”.

Já tentei selecionar manualmente todas as redes disponíveis que o telefone encontra na Bélgica:

• Proximus
  • Orange B
  • BASE
  • 206 12

O telefone encontra estas redes, mas não consegue registar-se em nenhuma delas. Em todos os casos aparece a mensagem “Rede selecionada (...) indisponível”.

Também não consigo resolver a situação através do my MEO, porque para entrar/associar este número é necessário receber um código por SMS. Como o cartão SIM não consegue registar-se na rede, não consigo receber esse SMS.

Gostaria de saber:

1. Como posso verificar se o meu número ainda está ativo?
  2. É possível verificar se o carregamento de 7,50 € foi efetivamente associado a este número?
  3. Se o número ainda estiver ativo, pode existir algum bloqueio ou problema com o roaming?
  4. Se o número tiver sido desativado devido ao longo período sem utilização, ainda é possível reativá-lo mantendo o mesmo número?
  5. Como posso fornecer o meu número e os meus dados de forma privada para que possam verificar a situação?

Estou no estrangeiro e tenho dificuldade em comunicar por telefone em português, por isso gostaria, se possível, de resolver esta situação por escrito.

Muito obrigada pela ajuda.

Solução por Ricardo27

Aqui pelo fórum não é possível verificar. Aqui somos clientes. Terá de contactar o apoio ao cliente. Mas o mais certo é que o cartão esteja cancelado. 

5 respostas

Ricardo27
Super User
Forum|alt.badge.img+24
  • Super User
  • August 24, 2026

Se esteve mais de 6 meses sem utilizar o cartão, o mesmo foi cancelado e já não é possível a sua reativação. 

• Autor
  • Principiante
  • August 24, 2026

Obrigada pela resposta.
No entanto, se bem me lembro, o meu tarifário tinha um custo de manutenção que era descontado regularmente do saldo para manter o cartão ativo. Por isso, não tenho a certeza de que a regra dos 6 meses se aplique ao meu caso.
O número funcionava ainda no verão de 2025 e há alguns dias consegui fazer um carregamento de 7,50 € para este número.
Existe alguma forma de um colaborador da MEO verificar o estado concreto do número e do tarifário? Gostaria de saber se o número está apenas suspenso/bloqueado ou se foi efetivamente cancelado e libertado

Ricardo27
Super User
Forum|alt.badge.img+24
  • Super User
  • August 24, 2026

Pode verificar o estado do cartão na área de cliente. 

• Autor
  • Principiante
  • August 24, 2026

Obrigada, mas infelizmente não consigo verificar na área de cliente. Para aceder/associar este número no my MEO, é enviado um código de confirmação por SMS para este mesmo número. Como o cartão não se regista em nenhuma rede na Bélgica, não consigo receber o SMS.

É precisamente por este motivo que procuro uma forma de contactar a MEO por escrito, para que possam verificar o estado do número sem eu precisar de receber um SMS neste cartão.

Ricardo27
Super User
Forum|alt.badge.img+24
  • Super User
  • Solução
  • August 24, 2026

Aqui pelo fórum não é possível verificar. Aqui somos clientes. Terá de contactar o apoio ao cliente. Mas o mais certo é que o cartão esteja cancelado.