Skip to main content
Pergunta

Spoofing do meu número

• February 6, 2026
  • 8 respostas
  • 68 visualizações

Forum|alt.badge.img

Senhores,

Venho por este meio formalizar e solicitar uma ação imediata relativamente a um incidente grave de spoofing que afeta a segurança e privacidade do meu número de telemóvel.

Tenho recebido, recorrentemente, contactos de terceiros a informar que o meu número de telemóvel tentou contactá-los. Confirmo que estas chamadas não foram realizadas por mim. Esta prática ilícita está a causar-me sérios inconvenientes e preocupações quanto à utilização abusiva do meu contacto, já reportada pela primeira vez à sensivelmente 2 meses.

A MEO, enquanto operadora de telecomunicações, tem a obrigação legal de garantir a confidencialidade e a proteção dos dados e da linha dos seus clientes contra este tipo de incidentes.

Existe o risco real e iminente de o meu número de telemóvel ser futuramente classificado como SPAM ou tentativa fraudulenta, prejudicando irreversivelmente a minha comunicação e reputação, sem que eu tenha qualquer culpa.

Solicito uma resposta urgente e a indicação das medidas concretas e preventivas que a MEO irá implementar para:

1. Resolver o incidente de spoofing na origem, garantindo a segurança do meu número.

2. Evitar que novos casos de utilização indevida do meu número ocorram no futuro.

Aguardo a vossa solução para este grave problema.

8 respostas

ana_Paula
Super User
Forum|alt.badge.img+25
  • Super User
  • February 6, 2026

Olá ​@QuesadoRocha 

A MEO nem nenhuma operadora consegue resolver o assunto. Por se tratar de uma prática ilegal deve reportar a situação ás autoridades. A alternativa é trocar de número mas não nada garante que não volte a acontecer.

Forum|alt.badge.img
  • Autor
  • Principiante
  • February 10, 2026

Bom dia,

Considero esta resposta inaceitável. A MEO, enquanto operadora de telecomunicações, tem a obrigação legal de garantir a confidencialidade e a proteção dos dados e da linha dos seus clientes contra este tipo de incidentes. Dizer que nenhuma operadora é capaz de resolver, é a prova cabal da minha reclamação, que está a ser considerada tornar-se legal. Há um combate ao spoofing generalizado com soluções já implementadas para garantir a legitimidade da origem das chamadas. Em Portugal, diz-se que não há nada que se possa fazer. Sem a discriminação e exposição de qualquer medida concreta garanto que não me fico por aqui.

Reportei o caso às autoridades competentes (Polícia), que confirmaram a possibilidade de registar a queixa, mas reiteraram que a responsabilidade primária é da operadora em garantir que este tipo de incidentes não ocorra.

Alterar o número não é hipótese. A MEO tem obrigação legal de proteger os dados do seus clientes. Eu preciso de uma solução da MEO. Não percebo como é que tantos clientes têm se queixado do mesmo problema e a operadora não faz absolutamente nada.

ana_Paula
Super User
Forum|alt.badge.img+25
  • Super User
  • February 10, 2026

Certo, mas por ter ocorrido uma situação de spoofing não significa que o problema foi do MEO, ou que o MEO não cumpriu com o RGPD e com os seus dados pessoais.

É uma prática ilegal, a pessoa que comete esse crime tem de ter as devidas consequências.

Forum|alt.badge.img
  • Autor
  • Principiante
  • February 10, 2026

Mais uma vez, não posso aceitar esta resposta. Compreendo que seja ilegal, tal como muitas outras práticas que, ainda assim, levam à implementação de medidas para prevenir que ocorram. Recomendo que faça uma breve pesquisa sobre as soluções adotadas por outras operadoras para mitigar este tipo de situação.

Por outro lado, não me é totalmente claro qual a sua legitimidade enquanto representante da MEO, nem qual a real eficácia deste fórum para tratar este assunto. Presumo que nenhuma.

ana_Paula
Super User
Forum|alt.badge.img+25
  • Super User
  • February 10, 2026

Não sou nenhuma representante do MEO. Sou apenas uma cliente como você.

Se considera que a sua situação deve ser analisada pela MEO tem de contactar através do Apoio Técnico 16209 (consulte o tarifário).

Forum|alt.badge.img+2
  • Observador
  • February 11, 2026

Relativamente a este problema do spoofing aguarda-se que a Anacom apresente as medidas a adotar por todos os Operadores em Portugal para minimizar este problema, à semelhança do que já foi feito, por exemplo, pelo regulador em Espanha.

Forum|alt.badge.img
  • Autor
  • Principiante
  • February 11, 2026

Não sou nenhuma representante do MEO. Sou apenas uma cliente como você.

Se considera que a sua situação deve ser analisada pela MEO tem de contactar através do Apoio Técnico 16209 (consulte o tarifário).

Com todo o respeito. Evite responder sobre temas que não sabe e perder o tempo de ambos.

Forum|alt.badge.img
  • Autor
  • Principiante
  • February 11, 2026

Relativamente a este problema do spoofing aguarda-se que a Anacom apresente as medidas a adotar por todos os Operadores em Portugal para minimizar este problema, à semelhança do que já foi feito, por exemplo, pelo regulador em Espanha.

É precisamente esse esclarecimento que me parece, no mínimo, exigível à operadora.

O Apoio Técnico demonstra claramente não ter qualquer instrução relativamente a este problema e, neste fórum, tal como acontece com outras operadoras, seria expectável que um representante da MEO prestasse os devidos esclarecimentos.

De qualquer forma, já apresentei reclamação junto das entidades competentes, neste caso a ANACOM, pelo que essa via não produzirá efeitos adicionais, sendo a própria uma das entidade responsáveis por este problema.

Assim, resta-me recorrer à via legal.