News

Novo eSIM MEO, uma nova experiência

  • 9 January 2020
  • 97 respostas
  • 47133 visualizações
Novo eSIM MEO, uma nova experiência
Reputação 7
Crachá +26

Agora já não precisa de usar um cartao SIM fisico! Se o seu equipamento permitir, pode ter um cartão virtual eSIM!

 

O que é o eSIM?

O eSIM, é um pequeno chip que vem integrado no equipamento (telemóvel, tablet, PC ou smartwatch), e que permite o registo na rede móvel, mediante o download de um perfil eSIM, dispensando a utilização de um cartão físico.

​O eSIM é a evolução do cartão físico SIM, que conhecemos há décadas.

 

O que podemos fazer com um eSIM?

Cada eSIM tem um perfil virtual que armazena as configurações que vão permitir utilizar o equipamento para fazer comunicações (voz, SMS e dados), com a mesma segurança dos SIM cards tradicionais.

É neste perfil virtual que estarão as seguintes condições configuradas:

  • Tarifário para acesso à rede móvel
  • Aplicações para acesso à rede móvel, ficheiros de suporte
  • Aplicações que permitem otimizar o funcionamento do equipamento na rede MEO para melhorar a experiência de utilização e ainda outras aplicações.

 

Como posso adquirir um eSIM?

Para ter um eSIM, deve:

  1. Ter um equipamento com tecnologia eSIM. A MEO tem à venda uma larga gama que já permite a utilização de eSIM.
  2. Adquirir, numa loja MEO, um perfil eSIM, para ter um número novo ou solicitar uma 2ª via de um número atual. Este pefil é vendido na forma de um Voucher eSIM e é composto por:
  • QR Code – código que vai permitir fazer o download do perfil eSIM no equipamento
  • PIN
  • PUK

 

Como começar a utilizar um perfil eSIM?

Para começar a utilizar um cartão eSIM, após a compra do voucher, tem de fazer download do perfil adquirido para o equipamento. Após o download com sucesso, o eSIM está pronto a utilizar.

Cada voucher só permite a associação de um equipamento. Em caso de troca de equipamento ou outras situações que impliquem a ativação do eSIM em outro equipamento, terá de ser ativado um novo eSIM.

 

Posso ter um cartão físico e um eSIM, no mesmo telemóvel?

Pode, desde que o equipamento seja Dual SIM, e suporte tecnologia eSIM.​

 

Posso ter um eSIM só para utilizar ou partilhar internet?

Sim, pode ter um perfil eSIM com um tarifário de internet móvel ativo ou se já tiver um cartão de partilha de internet, pode solicitar uma 2ª via em eSIM.

 

Posso ter um eSIM no meu smartwatch e deixar o telemóvel em casa?

Pode. Desde que o smartwatch suporte a tecnologia eSIM, consulte as características do seu smartwatch e, transforme-o num equipamento autónomo e independente do seu telemóvel.​

 


97 respostas

Crachá

Agradeço, mas já desisti da ideia de ESIM na Meo. Primeiro porque estão esgotados desde julho… segundo porque nunca ninguém sabe nada nas lojas e até da própria Meo que vende o relógio com a premissa é publicidade de ESIM e que depois por mail dizem desconhecer o relógio é que também não dá para ESIM ( está eu vou guardar como tesourinho deprimente no futuro). Finalmente, porque depois de muito explirar, vejo que o seu funcionamento na Meo é confuso, nada prático e não funcional ao contrário da NOS com o seu smart Number. Daí mudar para este último. 

Crachá +1

Boa tarde, o esim é gratuito? Podem esclarecer por favor?

Crachá

Agradeço, mas já desisti da ideia de ESIM na Meo. Primeiro porque estão esgotados desde julho… segundo porque nunca ninguém sabe nada nas lojas e até da própria Meo que vende o relógio com a premissa é publicidade de ESIM e que depois por mail dizem desconhecer o relógio é que também não dá para ESIM ( está eu vou guardar como tesourinho deprimente no futuro). Finalmente, porque depois de muito explirar, vejo que o seu funcionamento na Meo é confuso, nada prático e não funcional ao contrário da NOS com o seu smart Number. Daí mudar para este último. 

 

 

atenção, que isso do esim estar esgotado é dúbio. Isto porque o esim fisico que me enviaram para fazer leitura no tlm, não funcionava sequer. Fui à área cliente, e lá estava outro qr-code, que o tlm leu à primeira!

Sobre smartnumber para apple watch, não tem nada a ver com existir esim. o Apple watch pode ir “buscar” o numero telefone a um sim fisico (se realmente estiver enganado corrijam-me). 

É possivel pedir um 2º cartão de um numero existente , e esse segundo cartão ser um ESim e associar o mesmo a um Apple Watch Serie 7 Cellular?  E em  caso afirmativo este ESim vai permitir que no telefone possa fazer e receber chamadas sem o telemóvel por perto?

Crachá

Aquilo que sei… e não por perguntar nas lojas onde os colaboradores pouco ou nada sabem o que é um ESIM , e muito menos o funcionamento do mesmo num smartwatch ( não por culpa deles mas pela falta de formação dada) é que é uma trapalhada o funcionamento do Esim versão Meo num SmartWatch  e muito mênos no Apple Watch. Aliás a confusão na própria Meo é tal que vendem um Huawei Watch 3 pro com a premissa de utilização de Esim e depois dizem que afinal não funciona! Neste campo a Nos e agora a Vodafone estão a milhas da Meo. Ou os administradores andam a dormir ou estão se nas tintas. Deixa terminar o meu serviço celular na Meo e irei para a Nos, concerteza. O Esim na meo limita se a ter que andar a colocar códigos cada vez que sair de casa sem telemóvel. Surreal! Arcaico! 

Depois de configurar esim com cartão gemeo no meu smartwatch não recebo sms no telemóvel porquê?

Boa tarde,

Gostaria de saber para quando na MEO o E-Sim compatível com os apple watch cellular? A MEO é já a única operadora que não oferece este serviço aos seus clientes.

Obrigado. 

 

Luís A.

Crachá

É lamentável que o eSIM não exista nas lojas como informa, mal, no site da MEO. Dizem que há mais de 4 meses que não recebem os cartões em loja (estamos em Outubro de 2022).

Também não existe nenhuma opção para solicitar uma 2a via de um eSIM através do portal My MEO, algo que deveria ser fácil resolver, e deveria ser possível obter um QR code imediatamente logo através do portal.

A solução é ligar para o apoio ao cliente e pedir a 2a via que demora 3-6 dias úteis a chegar por correio. Em 2022 não deveria ser assim. Outras redes fazem o processo todo online, e muito bem, emitindo o QR Code logo de imediato e disponível para ser ativado na hora, tudo sem sair de casa.

Foi-me dito por telefone e por vários operadores que me atenderam que há um custo de 10 Eur para o pedido de uma 2a via eSIM, o que acho um disparate, por algo que devia ser digital e 100% grátis. Quando investigo melhor, nas FAQs diz claramente que uma 2a via do eSIM é grátis para clientes pós-pagos. Tive de ser eu a corrigir quem trabalha diretamente na MEO.

Outra vergonha da MEO relativamente ao eSIM é ser a única rede nacional que não suporta o Apple Watch. O site da Apple apresenta que o serviço está disponível na Vodafone e NOS, mas a MEO não consta. Lamentável e um dos motivos para mudar de operadora muito em breve.

Reputação 1
Crachá +4

Não é admissível os eSIM estarem “esgotados” e “sem previsão de chegada”, mas cartões físicos há aos magotes nas lojas.

Não é ainda admissível que a MEO seja a única “grande” operadora sem suporte para Apple Watch e similares. Pior que isso, nas lojas dizem sempre que suporta, apesar de sabermos perfeitamente que não, não funciona.

Isto é só lamentável. E eu próprio lamento ter de eventualmente mudar. Tenho 2 contratos de fibra sem qualquer motivo de queixa, quero continuar com a MEO, mas a MEO aparentemente não nos quer como clientes!

Crachá

Qual o custo do e-sim na meo?

É possível pedir o e-sim online?

Reputação 7
Crachá +24

@nbelgas

Veja aqui:

http://www.meo.pt/ajuda-e-suporte/produtos-meo/telemovel/esim#

Boa noite.

No mês passado adquiri um iPhone na loja online do MEO.

Já por duas vezes liguei para o apoio ao cliente para pedir um eSIM e por duas vezes recebi um cartão SIM normal, sendo que da segunda vez o cartão até veio com o número do telefone fixo (!?) em vez do número de telemóvel pretendido.

Será possível tamanha incompetência…?

Crachá

Fui a uma loja MEO já preparado para pagar os 10€, solicitei o eSIM e disseram-me que não teria custo por ser uma segunda via do cartão. Impecável. Entregaram-me o cartão, fiz o scan e configurei e tudo funcionou sem qualquer problema.

Reputação 7
Crachá +23

Boa noite.

No mês passado adquiri um iPhone na loja online do MEO.

Já por duas vezes liguei para o apoio ao cliente para pedir um eSIM e por duas vezes recebi um cartão SIM normal, sendo que da segunda vez o cartão até veio com o número do telefone fixo (!?) em vez do número de telemóvel pretendido.

Será possível tamanha incompetência…?



O eSIM está disponível nas lojas MEO​ em Portugal Continental, Madeira ou Açores. Sugiro que peça o Esim presencialmente em loja. indicação visivel nas faqs https://www.meo.pt/ajuda-e-suporte/produtos-meo/telemovel/esim#ondeadquiriresim

Reputação 1
Crachá +4

Ainda é possível adquirir o M IoT para Smartwatch, ex: Samsung?

Reputação 1
Crachá +4

Ainda é possível adquirir o M IoT para Smartwatch, ex: Samsung?

Anyone?!

Agora já não precisa de usar um cartao SIM fisico! Se o seu equipamento permitir, pode ter um cartão virtual eSIM!

 

O que é o eSIM?

O eSIM, é um pequeno chip que vem integrado no equipamento (telemóvel, tablet, PC ou smartwatch), e que permite o registo na rede móvel, mediante o download de um perfil eSIM, dispensando a utilização de um cartão físico.

​O eSIM é a evolução do cartão físico SIM, que conhecemos há décadas.

 

O que podemos fazer com um eSIM?

Cada eSIM tem um perfil virtual que armazena as configurações que vão permitir utilizar o equipamento para fazer comunicações (voz, SMS e dados), com a mesma segurança dos SIM cards tradicionais.

É neste perfil virtual que estarão as seguintes condições configuradas:

  • Tarifário para acesso à rede móvel
  • Aplicações para acesso à rede móvel, ficheiros de suporte
  • Aplicações que permitem otimizar o funcionamento do equipamento na rede MEO para melhorar a experiência de utilização e ainda outras aplicações.

 

Como posso adquirir um eSIM?

Para ter um eSIM, deve:

  1. Ter um equipamento com tecnologia eSIM. A MEO tem à venda uma larga gama que já permite a utilização de eSIM.
  2. Adquirir, numa loja MEO, um perfil eSIM, para ter um número novo ou solicitar uma 2ª via de um número atual. Este pefil é vendido na forma de um Voucher eSIM e é composto por:
  • QR Code – código que vai permitir fazer o download do perfil eSIM no equipamento
  • PIN
  • PUK

 

Como começar a utilizar um perfil eSIM?

Para começar a utilizar um cartão eSIM, após a compra do voucher, tem de fazer download do perfil adquirido para o equipamento. Após o download com sucesso, o eSIM está pronto a utilizar.

Cada voucher só permite a associação de um equipamento. Em caso de troca de equipamento ou outras situações que impliquem a ativação do eSIM em outro equipamento, terá de ser ativado um novo eSIM.

 

Posso ter um cartão físico e um eSIM, no mesmo telemóvel?

Pode, desde que o equipamento seja Dual SIM, e suporte tecnologia eSIM.​

 

Posso ter um eSIM só para utilizar ou partilhar internet?

Sim, pode ter um perfil eSIM com um tarifário de internet móvel ativo ou se já tiver um cartão de partilha de internet, pode solicitar uma 2ª via em eSIM.

 

Posso ter um eSIM no meu smartwatch e deixar o telemóvel em casa?

Pode. Desde que o smartwatch suporte a tecnologia eSIM, consulte as características do seu smartwatch e, transforme-o num equipamento autónomo e independente do seu telemóvel.​

 

Estou fora do país, tenho uma conta da MEO, comprei um novo tlm e preciso de trocar o meu SIM físico por um e-SIM, como posso fazer isso?

Crachá +1

Boa noite.

Depois de pedir um esim para usar num novo smartphone, posso continuar a utilizar o cartão sim fisico num segundo smartphone?

Ambos os equipamentos vão poder utilizar em simultaneo o plano de voz e dados associado ao número móvel. Obrigado 

Reputação 7
Crachá +24

@MigPerPT77 

Veja aqui a resposta da Vanessa_MEO:

 

Crachá +1

Tenho um smartphone que suporta e-sim, mas actualmente tenho o SIM fisico. 

Tenho tb um smartwatch que suporte e-sim.

 

Posso ter o mesmo numero no telemóvel e no relógio?

 

Cumprimentos

 

Olá boa noite, depois de muita procura, talvez já esteja cansado e não tenha visto a resposta, gostava de pedir um esclarecimento!

 

Tenho um Samsung Watch 3 LTE com um eSim (Mesmo número do usado no meu S23 Ultra). Vou adquirir um Watch 6 Classic LTE. Uma vez que tenciono ficar com os 2 relógios posso usar o mesmo eSim nos 2 relógios e activar naquele que quero usar (marcando o *131#)? Ou não?

 

Obrigado pela ajuda!

Crachá +1

Olá boa noite, depois de muita procura, talvez já esteja cansado e não tenha visto a resposta, gostava de pedir um esclarecimento!

 

Tenho um Samsung Watch 3 LTE com um eSim (Mesmo número do usado no meu S23 Ultra). Vou adquirir um Watch 6 Classic LTE. Uma vez que tenciono ficar com os 2 relógios posso usar o mesmo eSim nos 2 relógios e activar naquele que quero usar (marcando o *131#)? Ou não?

 

Obrigado pela ajuda!

Eu tenho um 6 classic tb LTE, ainda não tenho o eSim.

vi que tb tem o smartwatch com LTE, consegue utilizar bem com o Sim fisico do mesmo numero? Como funciona?

 

Responder