News

Novo eSIM MEO, uma nova experiência

  • 9 January 2020
  • 97 respostas
  • 47129 visualizações
Novo eSIM MEO, uma nova experiência
Reputação 7
Crachá +26

Agora já não precisa de usar um cartao SIM fisico! Se o seu equipamento permitir, pode ter um cartão virtual eSIM!

 

O que é o eSIM?

O eSIM, é um pequeno chip que vem integrado no equipamento (telemóvel, tablet, PC ou smartwatch), e que permite o registo na rede móvel, mediante o download de um perfil eSIM, dispensando a utilização de um cartão físico.

​O eSIM é a evolução do cartão físico SIM, que conhecemos há décadas.

 

O que podemos fazer com um eSIM?

Cada eSIM tem um perfil virtual que armazena as configurações que vão permitir utilizar o equipamento para fazer comunicações (voz, SMS e dados), com a mesma segurança dos SIM cards tradicionais.

É neste perfil virtual que estarão as seguintes condições configuradas:

  • Tarifário para acesso à rede móvel
  • Aplicações para acesso à rede móvel, ficheiros de suporte
  • Aplicações que permitem otimizar o funcionamento do equipamento na rede MEO para melhorar a experiência de utilização e ainda outras aplicações.

 

Como posso adquirir um eSIM?

Para ter um eSIM, deve:

  1. Ter um equipamento com tecnologia eSIM. A MEO tem à venda uma larga gama que já permite a utilização de eSIM.
  2. Adquirir, numa loja MEO, um perfil eSIM, para ter um número novo ou solicitar uma 2ª via de um número atual. Este pefil é vendido na forma de um Voucher eSIM e é composto por:
  • QR Code – código que vai permitir fazer o download do perfil eSIM no equipamento
  • PIN
  • PUK

 

Como começar a utilizar um perfil eSIM?

Para começar a utilizar um cartão eSIM, após a compra do voucher, tem de fazer download do perfil adquirido para o equipamento. Após o download com sucesso, o eSIM está pronto a utilizar.

Cada voucher só permite a associação de um equipamento. Em caso de troca de equipamento ou outras situações que impliquem a ativação do eSIM em outro equipamento, terá de ser ativado um novo eSIM.

 

Posso ter um cartão físico e um eSIM, no mesmo telemóvel?

Pode, desde que o equipamento seja Dual SIM, e suporte tecnologia eSIM.​

 

Posso ter um eSIM só para utilizar ou partilhar internet?

Sim, pode ter um perfil eSIM com um tarifário de internet móvel ativo ou se já tiver um cartão de partilha de internet, pode solicitar uma 2ª via em eSIM.

 

Posso ter um eSIM no meu smartwatch e deixar o telemóvel em casa?

Pode. Desde que o smartwatch suporte a tecnologia eSIM, consulte as características do seu smartwatch e, transforme-o num equipamento autónomo e independente do seu telemóvel.​

 


97 respostas

Reputação 7
Crachá +26

Olá @petterf e @inescfttt 

 

O nosso serviço Partilha de Internet perimte isso mesmo, que um número seja usado em 2 equipamentos diferentes, por exemplo um telemóvel e um smartwatch. Na adesão ao serviço de Partilha de Internet podem pedir para que o 2º cartão seja no formato eSIM e assim utilizar em equipamentos que permitam eSIM.

 

 

Olá @petterf e @inescfttt 

 

O nosso serviço Partilha de Internet perimte isso mesmo, que um número seja usado em 2 equipamentos diferentes, por exemplo um telemóvel e um smartwatch. Na adesão ao serviço de Partilha de Internet podem pedir para que o 2º cartão seja no formato eSIM e assim utilizar em equipamentos que permitam eSIM.

 

@petterf @Vanessa_MEO mas o serviço só fala de internet :(  e as chamadas? e diz que se usa o plafond de dados que tenho no meu tarifário do telemovel… então não preciso do tal tarifário iot? 

 

Crachá

Olá @petterf e @inescfttt 

 

O nosso serviço Partilha de Internet perimte isso mesmo, que um número seja usado em 2 equipamentos diferentes, por exemplo um telemóvel e um smartwatch. Na adesão ao serviço de Partilha de Internet podem pedir para que o 2º cartão seja no formato eSIM e assim utilizar em equipamentos que permitam eSIM.

 

 

Agradeço a resposta @Vanessa_MEO. No entanto, esse cenário apenas se aplica aos dados móveis. Como se procederia no caso de eu querer poder receber/enviar chamadas e sms a partir tanto do smartphone como do smartwatch. Podendo assim realmente deixar o smartphone em casa e levar apenas o smartwatch.

Reputação 7
Crachá +26

@petterf 

O serviço de Partilha de Internet permite também partilhar voz e SMS. Mas em simultaneo só permite fazer chamadas, SMS e usar a internet. Receber chamadas e SMS só pode ser feito de forma alternada (ou num ou noutro), podendo definir em que equipamento pretende fazê-lo.

Para mudar o equipamento que recebe chamadas, basta marcar *131# no cartao onde se pretende ter os serviços todos.

Tenho o cartão normal e o e-sim num iPhone Xr e o e sim não apanha rede. Ou seja no cartão normal tenho rede e no e sim no mesmo dispositivo e da mesma operadora não. O que se passa?

Bom dia, 

 

tenho um telemóvel e um cartão da empresa, ainda não o liguei pois queria te lo como e-SIM no iPhone 11, como posso obter o código dele nesta altura da pandemia ?

 

Com os melhores cumprimentos

Ruben Marques

Reputação 7
Crachá +26

Olá @RTNM 

 

Para ter um e-SIM de um número/cartão que já exista, tem de pedir uma 2ª via desse cartão. Pode pedir a 2ª via ligando para o 16200, mas atenção que as 2ª vias só podem ser pedidas pelos donos da conta. Se o seu número é empresarial deve contactar o seu gestor de conta.

Tendo em conta que as lojas estao todas fechadas neste momento, tem alguma alternativa para mandar vir uma segunda via do cartao em eSIM?

Reputação 7
Crachá +24

@Joao F 

https://www.meo.pt/lojas

Então, pelo que vi na lista, apesar de a MEO me ter vendido um galaxy s20+ 5G, com tecnologia eSIM, ainda não têm o serviço de disponibilização para o mesmo???

Bom dia , se pedir uma 2ª em Esim de um moche pós-pago é oferta ou terá de se pagar?

Obrigado.

Reputação 7
Crachá +24

@Lvc 

 

Bom dia!

A loja principal da MEO (cá em BEJA) não tem e-sim disponíveis. Não sabem qd irão receber mais (pelos vistos já venderam alguns).

  • Serão os e-sim um bem tão precioso q chegam às lojas a conta-gotas?
  • Pq não é possível encomendar o dito e-sim pela loja? Como sei q já receberam mais? Vou lá todos os dias?
  • Pq razão não fazem como a NOS e emitem um e-sim por app ou na nossa zona de cliente MEO? Era mais rápido, … poupavam no papel … e o planeta agradece.

Obrigado desde já!

Miguel

Boas questões, ir lá ter todos os dias? Haaaa não! Meo, moderniza-te isso seria possível ativar tudo online com uma aplicação, ontem fiz um teste com um plano de dados mundial e uma aplicação foi capaz de inserir a configuração do esim no meu telemóvel. Ou seja é questão de querer mesmo. 

Tendo em conta que as lojas estao todas fechadas neste momento, tem alguma alternativa para mandar vir uma segunda via do cartao em eSIM?

A Meo poderia utilizar a tecnologia melhor, afinal como irei em uma loja pedir um esim, se estamos em estado de emergência, é um desrespeito com o momento atual desse grande problema coronavírus. Cadê a tecnologia? Isso é possível ativar por aplicação, basta a MEO querer ou querem nos cobrar pela tal segunda via? Dinheiro né 

Estou desde do dia 21 de Abril a tentar obter uma 2ª via (física) do cartão SIM. Nenhum dos colaboradores, seja em loja física, seja na linha 16200, seja na área my meo, seja no facebook, conseguiu informar-me desta possibilidade. É normal nenhum dos colaboradores me ter dado esta opção? Quanto tempo mais vocês vão deixar-me sem 2ª via? Até eu esgotar a paciência e mudar de operadora?

Boa tarde. Caso adopte o cartão eSIM como cartão principal, posso continuar a ter o cartão partilha que tenho associado ao meu tarifário? 

Poderei continuar a  alternar o serviço de voz entre o cartão eSIM e o cartão partilha, utilizando o comando *131# ? 

Obrigado. 

Já é possivel obter eSIM online?

Reputação 1
Crachá

Boa tarde.

Gostaria de saber se o Apple Watch 4 modelo A2008 e o Apple Watch 5 modelo A2157 são compatíveis com os cartões eSim da MEO?

Obrigado.

Reputação 7
Crachá +24

@Pedro Franco 

“Deve verificar as características do seu equipamento ou, se o adquiriu numa loja MEO confirme aqui.​

Boa tarde,

 

É possivel fazer a compra do voucher eSIM e envio para morada a indicar, sem necessidade de deslocação à loja?

 

Cumprimentos

 

Reputação 7
Crachá +24

@Ricardo Santos 

Onde posso adquirir um eSIM?

O eSIM está disponível nas lojas MEO​ em Portugal Continental, Madeira ou Açores.

 

2ªs vias podem ser pedidas pelo 16200.

 

 

Sou utilizador esim 

e adquiri efetuando a 2a via do sim físico para manter o mesmo número. Fiquei com o cartão que contém o qr code ,puk e pin . No entanto desativei esse telefone é removi o plano móvel.e quis ativar em outro telefone. Não dá porque diz que o qr code é inválido. 
podem me ajudar ?

Reputação 7
Crachá +26

Olá @Bgoncalves1 

 

Leu esta parte nas condições do eSIM: 

Cada voucher só permite a associação de um equipamento. Em caso de troca de equipamento ou outras situações que impliquem a ativação do eSIM em outro equipamento, terá de ser ativado um novo eSIM.

 

Se tinha o eSIM ativado num equipamento e agora quer usar noutro, tem de ativar novo eSIM.

Crachá +2

Bom dia sou cliente MEO e comprei equipamento na MEO,preciso activar e-sim com numero MEO que uso com tarifário de empresa.

podem me informar como é onde fazer e qual o custo?

obrigado

Crachá +1

Bom dia Peço ajuda, como altero o Pin do E-Sim e ou  como ativo que me pela o PIn quando inicio ele não me pede o PIN, tenho um S20 Obrigado

Responder