Agora já não precisa de usar um cartao SIM fisico! Se o seu equipamento permitir, pode ter um cartão virtual eSIM!
O que é o eSIM?
O eSIM, é um pequeno chip que vem integrado no equipamento (telemóvel, tablet, PC ou smartwatch), e que permite o registo na rede móvel, mediante o download de um perfil eSIM, dispensando a utilização de um cartão físico.
O eSIM é a evolução do cartão físico SIM, que conhecemos há décadas.
O que podemos fazer com um eSIM?
Cada eSIM tem um perfil virtual que armazena as configurações que vão permitir utilizar o equipamento para fazer comunicações (voz, SMS e dados), com a mesma segurança dos SIM cards tradicionais.
É neste perfil virtual que estarão as seguintes condições configuradas:
- Tarifário para acesso à rede móvel
- Aplicações para acesso à rede móvel, ficheiros de suporte
- Aplicações que permitem otimizar o funcionamento do equipamento na rede MEO para melhorar a experiência de utilização e ainda outras aplicações.
Como posso adquirir um eSIM?
Para ter um eSIM, deve:
- Ter um equipamento com tecnologia eSIM. A MEO tem à venda uma larga gama que já permite a utilização de eSIM.
- Adquirir, numa loja MEO, um perfil eSIM, para ter um número novo ou solicitar uma 2ª via de um número atual. Este pefil é vendido na forma de um Voucher eSIM e é composto por:
- QR Code – código que vai permitir fazer o download do perfil eSIM no equipamento
- PIN
- PUK
Como começar a utilizar um perfil eSIM?
Para começar a utilizar um cartão eSIM, após a compra do voucher, tem de fazer download do perfil adquirido para o equipamento. Após o download com sucesso, o eSIM está pronto a utilizar.
Cada voucher só permite a associação de um equipamento. Em caso de troca de equipamento ou outras situações que impliquem a ativação do eSIM em outro equipamento, terá de ser ativado um novo eSIM.
Posso ter um cartão físico e um eSIM, no mesmo telemóvel?
Pode, desde que o equipamento seja Dual SIM, e suporte tecnologia eSIM.
Posso ter um eSIM só para utilizar ou partilhar internet?
Sim, pode ter um perfil eSIM com um tarifário de internet móvel ativo ou se já tiver um cartão de partilha de internet, pode solicitar uma 2ª via em eSIM.
Posso ter um eSIM no meu smartwatch e deixar o telemóvel em casa?
Pode. Desde que o smartwatch suporte a tecnologia eSIM, consulte as características do seu smartwatch e, transforme-o num equipamento autónomo e independente do seu telemóvel.