Skip to main content

Mudança de Cartão SIM para eSIM! | A Minha Experiência!

  • November 30, 2025
  • 2 respostas
  • 29 visualizações

Rafa_UserFiberMEO
Super User
Forum|alt.badge.img+24

Olá a Todos!

Irei Partilhar com a Comunidade do Fórum MEO, a Minha Recente Experiência de Mudança, e Troca, do meu Cartão SIM Tradicional para um Novo eSIM da MEO! 

Já a Alguns Meses que estava a Pensar em Fazer a Mudança, logo quando Adquiri um Novo Telemóvel que Suportava a Tecnologia, Mais Precisamente um Samsung Galaxy S25. Mas Finalmente, após muito Pensar, Decidi Recentemente em Fazer a Alteração para um Novo eSIM!

Num Processo Bastante Rápido e Fácil! Em Apenas Alguns Minutos Iniciei a Mudança, Removi do meu Telemóvel o meu Velhinho Cartão SIM, e Passei a usar a Versão 100% Digital!

 

Como Efetuei a Mudança?

Através da app myMEO, fiz a Troca “Pronto a Usar”, com Instalação Automática e sem usar QR Code! (Opção que é Novidade, e está Disponível a Partir da Nova Versão 5.3.0):

  1. Abri a app myMEO com a Sessão Iniciada na minha Conta MEO, que tem o meu Serviço de Telemóvel (Pacote M4e) Associado;
  2. Em “Serviços”, Selecionei o meu Telemóvel, Deslizei até a aba “Cartões”, Cliquei sobre o meu “Cartão SIM” e em “Trocar Cartão” (Imagem A);
  3. Na Página “Trocar Cartão” escolhi a opção “eSIM pronto a usar” e cliquei em “Avançar” (Imagem B);
  4. Segui o Passo a Passo para a Troca, que passou em Apenas Confirmar a Minha Identidade com um Código enviado por SMS para o meu Telemóvel, e Inserir o Número EID do meu Telemóvel (que Encontrei em “Definições” > “Acerca do telefone” > “Informações de estado”, e Pressionando sobre o Mesmo foi Possível Copiar, e assim Colar na app myMEO);
  5. Esperei poucos Minutos até Receber Automáticamente uma Notificação no meu Telemóvel, e Finalmente foi só Clicar em “Adicionar eSIM” Tendo Assim a Troca Efetuada! Pude Remover o meu SIM Antigo do Telemóvel e Verificar se estava Tudo Correto nas Definições do Telemóvel (Imagem C) e na app myMEO (Imagem D)!

 

Numa Troca Bastante Rápida e Fácil, o eSIM ficou Imediatamente a Funcionar na Totalidade (Chamadas, SMS e Ddaos Móveis) e Permaneci durante Todo o Processo Sempre com Rede Móvel Disponível! 

 


Nota:

Poderá ser Possível Conversão para eSIM através das Definições do Telemóvel, também de Forma Fácil e Rápida, como Podemos Ver neste Tópico > e na Ajuda MEO >. Eu, Inicialmente, Experimentei fazer a Conversão através desse Metódo, mas por Algum Motivo a Funcionalidade não aparecia Disponível para Mim, e nas minhas Definições, acabando por ter de Usar em Alternativa a app myMEO


 

Quais as Vantagens com a Alteração?

A Primeira Vista, não Reparei Qualquer Mudança em Comparação ao SIM Tradicional, como Melhoria na Rede Móvel ou Algo do Género! 

Apenas o Facto de Deixar o meu Velhinho SIM (que Ficou Inutilizável) Guardado na Gaveta de Casa, e Deixar de ter algo Inserido na Bandeja de SIMs do meu Telemóvel! (Que até pode ser uma desvantagem se quiser usar o meu Serviço e Número de Telemóvel em um Telemóvel Sem Suporte de eSIM)

Mas uma Vantagem, que me fez optar pela Mudança é o Facto de ser Mais Seguro! Principamente por o eSIM, diferente do SIM Normal, é Impossível de Remover do Telemóvel (apenas a meu Pedido). Acabando por o Telemóvel ter Sempre Acesso a Rede Móvel (e os Dados Móveis Ligados) para uma Melhor Possibilidade de o Localizar.

 

Já Fizeste Também a Mudança para eSIM? Ou Estás a Pensar em Mudar? Partilha a tua Experiência!

2 respostas

ana_Paula
Super User
Forum|alt.badge.img+25
  • Super User
  • November 30, 2025

Olá ​@Rafa_UserFiberMEO 

Partilho aqui também minha experiência de troca de SIM para eSIM (que já foi feita há 1 ano, ainda não havia a opção pronta a usar). Pedi uma segunda via em versão eSIM e foi-me enviado o QR Code para o email, tive de ativar essa segunda via (grátis) num link que também foi enviado para o email depois ficou tudo a funcionar.

Sinceramente não vejo nenhuma diferença nem vantagens ao trocar para eSIM até pelo contrário por exemplo o 5G+ (5G StandAlone) só é suportado em cartões físicos de fase 15.

Por falar em 5G+, espero que o MEO atualize a lista e expanda a cobertura pois gostaria muito de ver as velocidades e a latência no 5G "puro".


Rafa_UserFiberMEO
Super User
Forum|alt.badge.img+24

Olá ​@ana_Paula 

Obrigado pela Partilha!

A Opção "Pronto a Usar" na app myMEO, apareceu só agora na Versão 5.3.0 (se não me Engano) no dia 26/11 (pela Indicação na Play Store) é por isso Relativamente bem Recente!

Por isso (e por a MEO ainda nem indicar esta Novidade no seu Website), decidi Partilhar a minha Mudança usando essa Novidade! E partilhando o Passo a Passo!

 

Quanto ao 5G+, de Momento, Também ainda não me Incomoda não Funcionar no eSIM, já que a MEO ainda não Disponibiliza a Compatibilidade para o meu Telemóvel, não estou numa Zona com Cobertura, e o meu Cartão Antigo também não era fase 15.

Mas Claro que Espero Igualmente que em Breve Atualizem a Lista e a Cobertura, para Conseguir Usar! E Espero Igualmente que Disponibilizem o 5G+ para o eSIM!