Olá a Todos!
Irei Partilhar com a Comunidade do Fórum MEO, a Minha Recente Experiência de Mudança, e Troca, do meu Cartão SIM Tradicional para um Novo eSIM da MEO!
Já a Alguns Meses que estava a Pensar em Fazer a Mudança, logo quando Adquiri um Novo Telemóvel que Suportava a Tecnologia, Mais Precisamente um Samsung Galaxy S25. Mas Finalmente, após muito Pensar, Decidi Recentemente em Fazer a Alteração para um Novo eSIM!
Num Processo Bastante Rápido e Fácil! Em Apenas Alguns Minutos Iniciei a Mudança, Removi do meu Telemóvel o meu Velhinho Cartão SIM, e Passei a usar a Versão 100% Digital!
Como Efetuei a Mudança?
Através da app myMEO, fiz a Troca “Pronto a Usar”, com Instalação Automática e sem usar QR Code! (Opção que é Novidade, e está Disponível a Partir da Nova Versão 5.3.0):
- Abri a app myMEO com a Sessão Iniciada na minha Conta MEO, que tem o meu Serviço de Telemóvel (Pacote M4e) Associado;
- Em “Serviços”, Selecionei o meu Telemóvel, Deslizei até a aba “Cartões”, Cliquei sobre o meu “Cartão SIM” e em “Trocar Cartão” (Imagem A);
- Na Página “Trocar Cartão” escolhi a opção “eSIM pronto a usar” e cliquei em “Avançar” (Imagem B);
- Segui o Passo a Passo para a Troca, que passou em Apenas Confirmar a Minha Identidade com um Código enviado por SMS para o meu Telemóvel, e Inserir o Número EID do meu Telemóvel (que Encontrei em “Definições” > “Acerca do telefone” > “Informações de estado”, e Pressionando sobre o Mesmo foi Possível Copiar, e assim Colar na app myMEO);
- Esperei poucos Minutos até Receber Automáticamente uma Notificação no meu Telemóvel, e Finalmente foi só Clicar em “Adicionar eSIM” Tendo Assim a Troca Efetuada! Pude Remover o meu SIM Antigo do Telemóvel e Verificar se estava Tudo Correto nas Definições do Telemóvel (Imagem C) e na app myMEO (Imagem D)!

Numa Troca Bastante Rápida e Fácil, o eSIM ficou Imediatamente a Funcionar na Totalidade (Chamadas, SMS e Ddaos Móveis) e Permaneci durante Todo o Processo Sempre com Rede Móvel Disponível!
Nota:
Poderá ser Possível Conversão para eSIM através das Definições do Telemóvel, também de Forma Fácil e Rápida, como Podemos Ver neste Tópico > e na Ajuda MEO >. Eu, Inicialmente, Experimentei fazer a Conversão através desse Metódo, mas por Algum Motivo a Funcionalidade não aparecia Disponível para Mim, e nas minhas Definições, acabando por ter de Usar em Alternativa a app myMEO
Quais as Vantagens com a Alteração?
A Primeira Vista, não Reparei Qualquer Mudança em Comparação ao SIM Tradicional, como Melhoria na Rede Móvel ou Algo do Género!
Apenas o Facto de Deixar o meu Velhinho SIM (que Ficou Inutilizável) Guardado na Gaveta de Casa, e Deixar de ter algo Inserido na Bandeja de SIMs do meu Telemóvel! (Que até pode ser uma desvantagem se quiser usar o meu Serviço e Número de Telemóvel em um Telemóvel Sem Suporte de eSIM)
Mas uma Vantagem, que me fez optar pela Mudança é o Facto de ser Mais Seguro! Principamente por o eSIM, diferente do SIM Normal, é Impossível de Remover do Telemóvel (apenas a meu Pedido). Acabando por o Telemóvel ter Sempre Acesso a Rede Móvel (e os Dados Móveis Ligados) para uma Melhor Possibilidade de o Localizar.
Já Fizeste Também a Mudança para eSIM? Ou Estás a Pensar em Mudar? Partilha a tua Experiência!