Boa tarde
O meu pai adquiriu, numa loja MEO no dia 15 de junho de 2022, um telemóvel NOKIA DS 210. No momento apresentaram o preço de 59,99€, sendo um telemóvel semelhante ao que tinha comprou sem confirmar o preço do produto noutra loja ou até mesmo no site da MEO.
No momento do pagamento, simplesmente pediram o valor dos 59,99€ e informaram que a fatura seria enviada para o seu email.
Quando fui informada que tinha adquirido o telemóvel, verifiquei que não chegaram a enviar a fatura nenhuma. Enviaram, por email, o contrato de um seguro de Roubo e Danos Acidentais, do qual o meu pai não foi informado e não deu qualquer consentimento. Ao ler melhor o documento, verifico que o valor do telemóvel é de 39,99€ e não os 59,99€ que foram cobrados.
Hoje dirigi-me à loja em causa, questionando o porquê de terem ativado um seguro quando não foi pedido nem dado qualquer consentimento. Responderam que agora os “telemóveis simples” não têm garantia e que o seguro é ativado automaticamente.
Ao consultar informações na internet, ainda dentro da loja, confrontei a funcionária se afinal o período de garantia existia ou não neste produto, quando a informação atual é que a maioria dos equipamentos novos têm garantia de 3 anos. Perguntei qual a legislação em que se baseou para a loja assumir de que este tipo de produto não tem garantia e respondeu que se irá informar e depois me dirá.
Tenho quase a certeza de que os meus pais foram enganados e como eles quantos mais idosos já foram ou serão enganados desta forma?
Agradeço que me confirmem se é ou não verdade de que os telemóveis não têm garantia (como me foi dito)?
Obrigada e peço desculpa pelo texto longo.