Informações sobre garantia para telemóvel

  • 18 June 2022
  • 4 respostas
  • 545 visualizações

Boa tarde

O meu pai adquiriu, numa loja MEO no dia 15 de junho de 2022, um telemóvel NOKIA DS 210. No momento apresentaram o preço de 59,99€, sendo um telemóvel semelhante ao que tinha comprou sem confirmar o preço do produto noutra loja ou até mesmo no site da MEO.

No momento do pagamento, simplesmente pediram o valor dos 59,99€ e informaram que a fatura seria enviada para o seu email.

Quando fui informada que tinha adquirido o telemóvel, verifiquei que não chegaram a enviar a fatura nenhuma. Enviaram, por email, o contrato de um seguro de Roubo e Danos Acidentais, do qual o meu pai não foi informado e não deu qualquer consentimento. Ao ler melhor o documento, verifico que o valor do telemóvel é de 39,99€ e não os 59,99€ que foram cobrados.

Hoje dirigi-me à loja em causa, questionando o porquê de terem ativado um seguro quando não foi pedido nem dado qualquer consentimento. Responderam que agora os “telemóveis simples” não têm garantia e que o seguro é ativado automaticamente.

Ao consultar informações na internet, ainda dentro da loja, confrontei a funcionária se afinal o período de garantia existia ou não neste produto, quando a informação atual é que a maioria dos equipamentos novos têm garantia de 3 anos. Perguntei qual a legislação em que se baseou para a loja assumir de que este tipo de produto não tem garantia e respondeu que se irá informar e depois me dirá.

Tenho quase a certeza de que os meus pais foram enganados e como eles quantos mais idosos já foram ou serão enganados desta forma?

Agradeço que me confirmem se é ou não verdade de que os telemóveis não têm garantia (como me foi dito)?

Obrigada e peço desculpa pelo texto longo.

nmm 1 ano atrás

isto de os colaboradores das lojas terem objetivos de vendas, depois da nisto… Reclame no livro fisico e na provedoria (link no fim da pagina). Garantia europeia de qualquer equipamento é de 3 anos, não se deixe enganar. O funcionario que lhe fez isso tem de ser repreendido, não se faz

Ver original

4 respostas

Reputação 3
Crachá +10

Atualmente a garantia é de 3 anos. 
Não existe obrigatoriedade de fazer qualquer seguro.  

Reputação 7
Crachá +23

boas

 

bem...já tinha visto coisas muito estranhas...esta é das boas…

 

livro de reclamações o mais rápido possivel...

Reputação 7
Crachá +24

Realmente... essa está boa!

Qualquer telemóvel novo tem garantia. 

Reputação 7
Crachá +21

isto de os colaboradores das lojas terem objetivos de vendas, depois da nisto… Reclame no livro fisico e na provedoria (link no fim da pagina). Garantia europeia de qualquer equipamento é de 3 anos, não se deixe enganar. O funcionario que lhe fez isso tem de ser repreendido, não se faz

Responder