Skip to main content

Olá todos,

Recebi um aviso (SMS) que diz assim: INFORMAÇÃO: Este número para o qual tentou ligar, já está disponível.

Mas eu não fiz nenhuma chamada para esse número. Mais ninguém usa o meu telemóvel e esse número nem sequer aparece na lista de chamadas (aliás, raramente faço chamadas, porque prefiro usar email e chat). Será que isto é mais um caso de call spoofing? Os indianos, ao falsificarem o meu número, ligaram para um telemóvel que estava desligado e, quando foi ligado novamente, eu acabei por receber este aviso? É mesmo absurdo!

O que é que conseguem ganhar com isto? Chatear, no máximo, os portugueses?

Olá ​@ClienteCoimbra 

Pode ter sido Caller ID Spoofing, esta prática é ilegal, pode fazer queixas nas autoridades ou então mudar o seu número, mas nunca se sabe se volta ou não a acontecer.

Muitas vezes recebo chamadas de pessoas a dizer que têm uma chamada perdida minha. Isto começou este ano e só tem piorado. Não percebo como as autoridades ou as companhias de telecomunicações não fazem nada para resolver o problema. Agora ir reportar cada caso? As autoridades já sabem, é internacional, mas nada acontece. Sim, mudar o número é uma opção mas não é fácil.

Quando atendo essas chamadas falsas, geralmente é alguém com sotaque indiano a tentar falar inglês, alegando ser da Microsoft. Já até aprendi a dizer umas asneiras em hindi, e aí eles ficam logo ofendidos. :-D

Olá ​@ClienteCoimbra 

Então é mesmo caller ID Spoofing, a operadora não pode fazer muito, tem de fazer queixa às autoridades.

Quanto às chamadas falsas da "Microsoft" ou outra empresa, recomendo instalar uma app que bloqueie chamadas de SPAM.

Responder