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Controlar Serviços de Subscrição de Conteúdos

  • 14 April 2016
  • 29 respostas
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Reputação 7
Crachá +26

Informação atualizada a 14.05.2024

 

 A subscrição de conteúdos por vezes pode ser ativada sem que se dê conta. Muitas vezes só irá perceber quando receber a fatura e tiver um valor extra para pagar. Estas subscrições podem aparecer através de jogos ou aplicações que são instaladas nos telemóveis. Através da app my MEO pode controlar e impedir que estas Subscrições apareçam na sua fatura indevidamente.

 

Para conseguir gerir as subscrições ou outros conteúdos digitais, tem de ter o telemóvel MEO, para o qual quer controlar estes serviços, associado na sua conta my MEO. Se ainda não tem veja como associar.


Para cancelar, bloquear ou ver as suas subscrições de conteúdos siga os seguintes passos:
1.    Entre na app my MEO
2.    Em Serviços escolha um telemóvel ou uma net móvel
3.    Na secção Mais para explorar selecione Ver todos e escolha a opção Conteúdos digitais
4.    Entre no serviço que pretende gerir os conteúdos e ative ou desative as autorizações pretendidas

 

 


29 respostas

Boa tarde,

 

e na área de clientes empresariais(www.cliente.ptempresas.pt) como se faz para desactivar as subscrições. Não encontro essa opção.
Bom dia! Eu sei como activar/cancelar a subscrição de um canal premium, a minha dúvida é se há alguma maneira de impedir que o meu filho subscreva este tipo de canais (nomeadamente canais para adultos). É que ele subscreve o canal, eu cancelo a subscriçao e passado um tempo ele volta a activar o canal. Agora nem consigo cancelar a subscriçao pois diz que tem um periodo de 180 dias de fidelizaçao. Só daqui a 6 meses é que poderei cancelar??? Nao faz muito sentido. Agradecia que me ajudassem a arranjar uma soluçao de modo a que lhe seja impossivel subscreve-los pois ando todos os meses a pagar mais 10€. Obrigado.
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Crachá +26
Olá 


 


Pode controlar estas ativações através da colocação de um PIN diretamente na sua MEOBox.


Entre em MENU > DEFINIÇÕES > BLOQUEIOS


 


Dentro desta opção tem à escolha 3 possibilidades:


> PIN ADULTOS - para aluguer de canais de adultos


> PIN COMPRAS E ALUGUERES - para compras e aluguer de canais e filmes


> PIN CONTEÚDOS - para compra de apps e jogos


 


Escolha o bloqueio que pretende e o seu filho deixará de conseguir ativar canais indesejáveis.


 


Espero ter ajudao. Se ajudei, dê este posts como solução aceite e ajude outros com a mesma dúvida.
Obrigado, vou tentar. E há possibilidade de ser eu a escolher esse pin? Obrigado uma vez mais.
ola boa tarde,gostaria de saber qual o custo da instalação da nova box 4k,obrigado

 
boa noite , o meu filho subsreveu um canal para adultos a playboy , isto em dezembro quando fui as subscrições reparei e ele assumei que o fez , o problema e que não quero esse canal subscrito mas tem periodo de fedilização de 180 dias posso cancelar e vai ter algum custo ?
Reputação 7
Crachá +23
boas


 


se tivesses detectado no proprio dia...ainda seria possivel...


 


passado tanto tempo...tens de ficar com a fidelização até ao fim...
Bom dia, alterei o pin original do acesso a canais para adultos para um pin que só eu sabia. O que é certo é que ao voltar aos bloqueios deparei-me que alguem lá em casa conseguiu alterar o pin e está de novo o pin original, o 0803. Eu era a unica pessoa que sabia o novo pin. O que poderão ter feito na box que a fez voltar a assumir o pin original quando eu o tinha alterado? Agradecia uma resposta. Obrigado
Boa noite.
Recebi SMS de subscrição da todofun.
Já consultei a minha área de cliente, mas não tenho nada subscrito. Sou cliente empresarial, pelo que presumo que haverá uma segurança maior para prevenir estas situações.
Agradeço confirmação. Obrigado.
Ricardo Monteiro
Reputação 7
Crachá +24
Se na sua área de cliente não aparece nenhuma subscrição terá que contactar a MEO pelos canais habituais (area de cliente, 16200, loja) para obter mais informações e resolver isso. Quanto à maior segurança nestes casos para clientes empresariais tenho as minhas dúvidas que exista.
Bom dia Ricardo27,

A área de cliente não existe nenhum canal para desactivar ou inibir o recebimento destas sms, e também não é possível contactar os serviços MEO.
Num contrato empresarial, este bloqueio devia ser uma predefinição e não percebo porque assim não seja. É um telemóvel de uso exclusivamente profissional.
Conteúdos online, não vos compete controlar, mas com estas SMS o assunto é diferente.
Vou resolver este assunto, mas não estou contente com o vosso serviço.
Reputação 7
Crachá +24
Na sua área de cliente na secção Telemovel - Serviços - Outros Conteúdos – Subscrições e compras - Gerir pode verificar e cancelar possíveis subscrições que estejam ativas. Não lhe aparece nada?
Sendo empresarial ou não, eu sou da opinião, que esse tipo de subscrições/serviços deveria estar bloqueado sempre por defeito e apenas quem tivesse interesse é que desbloqueava. Infelizmente é exactamente ao contrário... Para finalizar informo só que não sou nada à MEO para além de um simples cliente como quase todos aqui no forum. Apenas tento ajudar da melhor forma que sei e posso.
Se eu nos serviços nao tenho outras subscrições isso significa que nao tenho subscriçoes ,

Vanessa_MEO escreveu:
Por vezes os serviços de Subscrição de Conteúdos são ativados sem que o utilizador se aperceba, acabando por dar conta desta ativação apenas quando nota um aumento na fatura do telemóvel. 

Agora é possível prevenir esta situação de uma forma simples e rápida, diretamente na Área de Cliente.

 

Se tem um telemóvel MEO registado na Área de Cliente, pode consultar as subscrições ativas e bloquear ou cancelar serviços de valor acrescentado, evitando assim surpresas na sua fatura.

 

Para ver, cancelar ou bloquear estas subscrições, deve seguir os seguintes passos:

  1. Escolha um produto do tipo Telemóvel;
  2. Aceda à tab “Serviços”.
  3. Em baixo na opção "“Outros Conteúdos – Subscrições e compras” clique em "Gerir".
 

 



 

 

 


porque eu aceitei uma subscriçao por semana e nao sei como retirá-la.Obrigado pela sua atenção.
Não encontro tal caminho na minha área de clieente...


Nem me aparece o meu telemóvel, mas diz que se encontra registado.


Reputação 7
Crachá +24
Sendo assim sugiro que contacte o 16200.
Boa noite,

Hoje a bem pouco tempo recebi a seguinte mensagem: "Subscricao do servico OkMovel concluida. Preco 3,49 Eur/semana (IVA incl) +Info 308803323 ou help@okmovel.com, okmovel.com"

Solicito a não cobrança deste serviço, tendo em conta que não realizei ativação de qualquer tipo de serviço, nem autorizei nada!!
Espero que resolvam esta situação o mais breve posível, desactivando um serviço que nunca foi pedido e solicitando a não cobrança deste tipo de serviços e, se possível, bloqueando-os para evitar este tipo de situação no futuro!!
Sem outro assunto de momento, com os melhores cumprimentos.

Arnaldo Santos
Reputação 7
Crachá +26
Olá parakuka,


 


Leia aqui neste tópico a forma como pode cancelar e impedir novas subscrições indesejáveis.
Olá
Não consigo registar o meu telemóvel porque ele já foi registado. Por isso não consigo cancelar uma subscrição que não fiz. Como posso fazer?
Reputação 3
Olá LourencoB,


 


Aconselhamos-lhe a consutlar o nosso tópico de ajuda "Como gerir um produto que foi registado na Área de Cliente por outro utilizador".


 


Quando lhe for atribuída permissão para gerir o produto, poderá então "Bloquear a subscrição de serviços de valor acrescentado através da Área de Cliente".


 


Consegui ajudar? Então marque este post como “Solução aceite” e ajude outros utilizadores com a mesma dúvida a encontrar a solução.


 


Obrigada, 


 
Ola, eu nao pareco que consiga encontrar estas opcoes, porque parece que o website tem um novo "lay out" podia me enviar um link para directar me ao sitio que eu possa cancelar a minha subscricao? por favor

Vanessa_MEO escreveu:
Por vezes os serviços de Subscrição de Conteúdos são ativados sem que o utilizador se aperceba, acabando por dar conta desta ativação apenas quando nota um aumento na fatura do telemóvel. 

Agora é possível prevenir esta situação de uma forma simples e rápida, diretamente na Área de Cliente.

 

Se tem um telemóvel MEO registado na Área de Cliente, pode consultar as subscrições ativas e bloquear ou cancelar serviços de valor acrescentado, evitando assim surpresas na sua fatura.

 

Para ver, cancelar ou bloquear estas subscrições, deve seguir os seguintes passos:

  1. Escolha um produto do tipo Telemóvel;
  2. Aceda à tab “Serviços”.
  3. Em baixo na opção "“Outros Conteúdos – Subscrições e compras” clique em "Gerir".
 

 



 

 

 

 
Exmos Srs

Venho por este meio acusar ter recebido a seguinte mensagem: "INFO: Voce esta subscrito no serviço Encontros Picantes por 4.99EUR/sem (IVA Incl). Info: 800780213 ou clientes@encontrospicantes.mobi"

e manifestar que não irei pagar o referido serviço, pelo otivos que asseguir indico:

- recebi a referida mensagem após um período de inatividade do telemóvel;

- desconheço tal serviço, nunca aderi ao mesmo e dei autorização a ninguém para que o fizesse;

- verifiquei que o telemóvel esta limpode qualquer site ou outra forma maliciosa de reotamente aceder a essa permisão;

- não existem quaisquer provas nem confirmações da minha parte na subscrição de quaisquer serviços.

Pelo exposto, a adesão só pode ter sido feita  pela própria MEO. Assim se compreende porque oferecem privilégios para a faturação eletrónica e pagamento automatizados por transferência bancária.

No vosso fórum existem várias referências e reclamações a subscrições igualmente vergonhosas desde novembro de 2015 (pelo menos); na sequência das mesmas dão instruções para cancelar o serviço, mas não referem a devolução dos valores "roubados". É absurdo que os Vossos serviços tenha ativado (por defeito) sequer a possibilidade de compra destes e outros serviços "extra plano" contratual por qualquer telemóvel incluído no mesmo. 

Já anteriormente paguei outros serviços do género subscritos por outro telemóvel de um dos meus filhos culpabilizando-o da subscrição - agora verifico que afinal foi indevida. 

Os Srs. deviam (pena é os serviços de justiça não funcionarem de forma eficaz) serem responsabilizados pelos danos morais e familiares que tais subscrições indevidas provocam.

Refiro também que nos termos do nº4 do artigo 9º da Lei de Defesa do Consumidor (Lei nº 24/96, de 31 de julho) venho solicitar a devolução mensalidades indevidamente cobradas. (artigo transcrito de seguida)

“Artigo 9.º-A 
Pagamentos adicionais
1 - Antes de o consumidor ficar vinculado pelo contrato ou oferta, o fornecedor de bens ou prestador de serviços tem de obter o acordo expresso do consumidor para qualquer pagamento adicional que acresça à contraprestação acordada relativamente à obrigação contratual principal do fornecedor de bens ou prestador de serviços. 
2 - A obrigação de pagamentos adicionais depende da sua comunicação clara e compreensível ao consumidor, sendo inválida a aceitação pelo consumidor quando não lhe tiver sido dada a possibilidade de optar pela inclusão ou não desses pagamentos adicionais. 
3 - Quando, em lugar do acordo explícito do consumidor, a obrigação de pagamento adicional resultar de opções estabelecidas por defeito que tivessem de ser recusadas para evitar o pagamento adicional, o consumidor tem direito à restituição do referido pagamento. 
4 - Incumbe ao fornecedor de bens ou prestador de serviços provar o cumprimento do dever de comunicação estabelecido no n.º 2. 
5 - O disposto no presente artigo aplica-se à compra e venda, à prestação de serviços, aos contratos de fornecimento de serviços públicos essenciais de água, gás, eletricidade, comunicações eletrónicas e aquecimento urbano e aos contratos sobre conteúdos digitais. “

Aguardo ainda solução e resposta por parte da MEO.
Crachá
Como não encontyro outro espaço, vou utilizar este!


Acabo de receber a factura de agosto e reparo que arbitràriamente eliminaram o explicativo da factura no que refere a extrato de chamadas efectuadas ! Acho que aproveitam para esconder ao cliente algo que não está correto ! Pretendo saber os gastos efectuados quando o montante ultrapassa o montante do pacote subscrito. De outro modo estou a ser facturado de qualquer coisa que não gastei! O seu a seu dono! A falta de explicativo obriga-me a suspender o pagamento por débito em conta!


Já não basta a falta de qwualidade da internet e agora aparece-me esta omissão que não se compreende!


Obrigado


Boaventura
Muito boa noite!

Após ter feito os passos discritos para cancelar as subscriões automáticas em geral e cancelar uma subscrição ativa, recebi as mensagens com o estado PROCESSADO das duas coisas. Mas após aceder novamente à pagina de GERIR, aparecem me as subscrições automáticas bloqueadas, mas a subscrição em curso mantém-se activa apesar de a ter cancelado.

O que significa? não estão inactivas?, tenho que fazer mais alguma coisa para a tornar inactiva?

 
Situação resolvida!

 

Obrigada
Muito obrigada pela ajuda.


Fiz todos os passos indicados e, agora sim, estou tranquila.


Hoje fui surpreendida com uma subscrição que não subscrevi e nem sequer conheço e foi só vir aqui e seguir as suas indicações.


Agradeço imenso.


Bom serviço!

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