Skip to main content
Solução

Cobrança de serviços digitais

• May 27, 2025
  • 8 respostas
  • 461 visualizações

Podiam-me dizer

• Em que secção do contrato nós autorizamos este tipo de cobrança de serviços?
  • Qual a legalidade de uma cobrança silenciosa de um serviço após 1 “alegado” clique num anuncio? Onde posso consultar provas do que e quando foi feito, e qual o serviço prestado?

Voces nao podem unilateralmente alegar que um clique num anuncio é um fecho de contrato. Qualquer dia dizem que respirar em cima do telemovel é sinal de consentimento.

Solução por Ricardo27

@TiagoRodrigues99 

Mas já expos a situação à MEO? Quando acontece pela primeira vez, costumam ser porreiros e creditar o valor em causa. Aproveite para pedir o bloqueio de todos esses serviços ou faça pela área de cliente.

Tópico fechado, já não permite mais respostas.

8 respostas

Rafa_UserFiberMEO
Super User
Forum|alt.badge.img+24

Olá ​@TiagoRodrigues99 

Estes Conteúdo Digital, são Subscrições de Terceiros, totalmente alheias a MEO, e vem Desbloqueados por Padrão.

WAP billing, é um mecanismo para os consumidores comprarem conteúdos móveis, sem se registarem em um serviço ou inserir utilizador ou senha. O utilizador, com um simples click num link, acede a um site WAP, e concorda em Ativar a Subscrição, e Fazer uma Compra de um Serviço. Que depois de Ativados, estes são depois cobrados, e faturados, automáticamente, e diretamente na Conta, e na Fatura, do seu telemóvel. É um mecanismo de pagamento alternativo aos cartões de débito ou de crédito.

Felizmente, é possível Gerir facilmente a partir da Área Cliente myMEO. Ver as Subscrições Efetuada, Cancelar as Subscrições, e Bloquear Totalmente essas Subscrições, para não voltarem a ser subscritas novamente, ao clicar em Anuncio. Veja aqui:

Nao são alheios à Meo porque é a Meo que me está a faturar o valor.... eu nem sei qual é essa empresa terceira, nem a Meo me está a dizer qual é. Está-me a faturar um valor que nao foi contratualizado e a dizer "mandaram-nos faturar isto por magia e não temos nada a ver com isto"

Garantidamente que nao foi aceite nenhum pop up ou check box de subscrição e muito menos prestado nenhum serviço. 

Aguardo ainda pela cláusula do contrato que assinei que permite que a Meo fature valores de serviços aleatórios fora da plataforma

Rafa_UserFiberMEO
Super User
Forum|alt.badge.img+24

Olá ​@TiagoRodrigues99 

Pode saber que Subscrição é Essa, a qual está a ser Faturado, Cancelar a Mesma, e Bloquear para não voltar a acontecer a partir do myMEO.

Ao Contactar a MEO, pelas Linhas de Apoio MEO ou por Vias de Reclamações, e fazer um pedido de Reclamação, e a MEO até costuma por vezes, dar um reembolso das mensalidades retiradas acidentalmente.

Mas esta é considerada uma Subscrição, totalmente Alheia a MEO, pois mesmo que esteja na sua Fatura MEO, são Condições Específicas aceites com esta Subscrição, a pedido de outra Empresa Terceira, que teve o seu Consentimento

Consentimento, feito contra a sua vontade, pois basta acidentalmente, carregar em um Link ou Anúncio,  em poucos segundos, ao abrir o site, ter a subscrição ativa, sem mais nenhum passo, e que acaba então por nem Reparar.

No seu contrato indica: "Cada serviço rege-se, ainda, por Condições Específicas que visam regular os termos e condições exclusivamente aplicáveis à prestação do mesmo que, após subscrição pelo cliente, passam a fazer parte integrante das presentes Condições Gerais."

Ou seja, essa clausula significa que quaisquer outras condições decididas unilateralmente pode ser aplicadas a qualquer altura e a Meo nao quer saber, porque sempre ganha uma comissao 

Sim, porque em lado nenhum eu aceitei subscrever um serviço. E chamar-lhe Wap billing e dizer que simplesmente é assim que funciona nao faz sentido. Em lado nenhum isto tem enquadramento legal para ser celebrado um contrato de boa fé. 

E na app, alem do nome do servico (que nao diz nada), nao tem informação nenhuma do serviço que me foi prestado para eu pagar este valor extra

E há que apreciar a ironia da frase "Consentimento, feito contra a sua vontade" 

Ricardo27
Super User
Forum|alt.badge.img+24
  • Super User
  • Solução
  • May 27, 2025

@TiagoRodrigues99 

Mas já expos a situação à MEO? Quando acontece pela primeira vez, costumam ser porreiros e creditar o valor em causa. Aproveite para pedir o bloqueio de todos esses serviços ou faça pela área de cliente.

ana_Paula
Super User
Forum|alt.badge.img+25
  • Super User
  • May 27, 2025

Olá ​@TiagoRodrigues99 

A empresa é a "DV Pass", que através de um anúncio ou link consegue ativar um serviço pagando pelo mesmo na fatura do MEO, infelizmente quem vende esses serviços/conteúdos digitais opta por fazer anúncios que levam diretamente à subscrição.

Ficam aqui alguns exemplos de anúncios, na app Nperf e YouTube:

Como o ​@Ricardo27 disse, quando acontece pela primeira vez costumam fazer crédito.

Forum|alt.badge.img

A NOS desativa por defeito este mecanismo para evitar este tipo de situação. A MEO, também já o devia ter feito. Não conheço uma única pessoa que o tenha usado intencionalmente, ou que sequer saiba o que é.

Talvez no passado tenha sido uma tecnologia útil, mas hoje em dia é muito claro que é apenas usada por empresas em má fê para debitar uns tostões de milhares de pessoas a cada mês.

O facto que a MEO mantém este serviço ativo (e sem dúvida recebe comissões por o fazer) dá a impressão que a MEO não tem problemas em se aproveitar daqueles com fracas competências tecnológicas ou que não prestam atenção às suas faturas com débito direto.

ana_Paula
Super User
Forum|alt.badge.img+25
  • Super User
  • August 18, 2025

Olá ​@Um utilizador meo 

Já lhe respondi no outro tópico, e também expliquei como pode pedir um crédito.