Conteúdo atualizado dia 12/11/2024, relativamente à FAQ 10.
Chamadas WiFi, é um serviço que permite fazer ou receber chamadas do seu smartphone através de WiFi, sem necessidade de utilizar outra app (como o WhatsApp, por ex.).
Isto significa que, se estiver num local onde a rede móvel é fraca ou inexistente, mas tiver acesso a uma rede WiFi, poderá fazer chamadas de voz, para qualquer número, com melhor qualidade, através de WiFi.
A utilização é igual a efetuar uma chamada na rede móvel. A pessoa que recebe a sua chamada, vai ver o seu número móvel, e o seu nome, caso esteja na lista de contactos dessa pessoa.
FAQs
1. Como posso saber se o meu smartphone permite chamadas WiFi?
2. O meu smartphone suporta chamadas WiFi. O que tenho de fazer para começar a usar?
1º - Tem de ter o VoLTE (voz em redes 4G/5G) ativo no seu nº telemóvel – para ativar envie SMS grátis para o 16200 (ou 16206 se cliente MEO Empresas) com a palavra Volte
3. Quando uma comunicação de voz é iniciada na rede WiFi e me desloco para um local onde já há rede móvel com boa intensidade de sinal e o sinal da rede WiFi fica fraco a comunicação passa automaticamente para rede móvel?
Sim, se a rede móvel disponível for 4/5G. Caso a rede móvel disponível seja 2/3G, a Chamada WiFi em curso será terminada tendo que ser reiniciada a partir da rede móvel.
4. Quando uma comunicação de voz é iniciada na rede móvel e me desloco para um local onde há uma rede WiFi com boa intensidade de sinal e o sinal da rede móvel fica fraco a comunicação passa automaticamente para rede WiFi?
Sim, o smartphone transita automaticamente a chamada para a rede WiFi se estiver em curso numa rede 4/5G (VoLTE). Caso contrário, se a chamada ativa estiver em 2/3G, será terminada tendo de ser reiniciada em modo Chamada WiFi.
5. Posso receber chamadas quando em modo WiFi?
Sim, em modo WiFi pode fazer e receber chamadas de voz.
6. O facto de me ligar a uma rede WiFi garante desde logo o acesso a Chamadas WiFi?
Sim, desde que o seu smartphone suporte e tenha ativo o serviço Chamadas WiFi e o VoLTE ativo (Voz em redes 4G/5G). As chamadas WiFi só acontecerão quando a rede móvel for fraca ou inexistente. Podem existir redes WiFi que apenas permitem navegação na internet (tipicamente redes WiFi em espaços públicos).
7. Que tráfego posso fazer quando estou em modo Chamadas WiFi e sem rede móvel?
Além do que habitualmente já fazia em qualquer rede WiFi com acesso à Internet (navegação e utilização de serviços OTTs), passa a poder fazer chamadas de voz usando o serviço Chamadas WiFi para qualquer destino. O envio ou receção de SMS fica indisponível, mas se voltar a ter cobertura rede móvel o serviço de SMS volta a ser retomado.
8. Posso enviar SMS quando estou em modo WiFi e com rede móvel?
Sim, pode.
9. No meu smartphone no menu chamadas WiFi/Preferência de chamadas/Modo de chamadas por WiFi, aparece a opção “Móvel Preferencial” ativa por defeito e a opção “WiFi preferencial”. Devo selecionar a opção “WiFi preferencial”?
Não. Recomendamos a seleção da opção “Móvel Preferencial”, que garante a seleção automática da rede (móvel 4G/5G ou WiFi) por forma a garantir a melhor qualidade da chamada.
10. Quanto pago pelas Chamadas WiFi?
As chamadas feitas por WiFi são cobradas de acordo com o seu tarifário móvel subscrito, como qualquer outra chamada a partir da rede móvel, quer sejam realizadas em território nacional ou no estrangeiro. Se tem minutos incluídos no seu tarifário, ao realizar uma chamada por WiFi para Portugal, será descontado desse plafond (como se estivesse a fazer uma chamada em rede móvel nacional). Se não tiver minutos disponíveis no seu tarifário será aplicada a tarifa de comunicações fora do plafond.
Se realizar uma chamada internacional por WiFi, será aplicado o tarifário internacional associado ao seu tarifário, quer seja realizada em território nacional ou no estrangeiro (incluindo chamada por WiFi para o país em visita).