F.A.Q.

Chamadas Wifi ou WiFi Calling

  • 10 October 2023
  • 17 respostas
  • 5449 visualizações
Chamadas Wifi ou WiFi Calling
Reputação 7
Crachá +26

​Chamadas WiFi, é um serviço que permite fazer ou receber chamadas do seu smartphone através de WiFi, sem necessidade de utilizar outra app (como o WhatsApp, por ex.).

 

Isto significa que, se estiver num local onde a rede móvel é fraca ou inexistente, mas tiver acesso a uma rede WiFi, poderá fazer chamadas de voz, para qualquer número, com melhor qualidade, através de WiFi. 

 

A utilização é igual a efetuar uma chamada na rede móvel. A pessoa que recebe a sua chamada, vai ver o seu número móvel, e o seu nome, caso esteja na lista de contactos dessa pessoa.
 

 

FAQs

1. Como posso saber se o meu smartphone permite chamadas WiFi?

Consulte a lista dos equipamentos compatíveis

 

2. O meu smartphone suporta chamadas WiFi. O que tenho de fazer para começar a usar?

1º - Tem de ter o VoLTE (voz em redes 4G/5G) ativo no seu nº telemóvel – para ativar envie SMS grátis para o 16200 (ou 16206 se cliente MEO Empresas) com a palavra ​​​​​​Volte  

2º - Ativar as chamadas WiFi no seu smartphone.

 

3. Quando uma comunicação de voz é iniciada na rede WiFi e me desloco para um local onde já há rede móvel com boa intensidade de sinal e o sinal da rede WiFi fica fraco a comunicação passa automaticamente para rede móvel?

Sim, se a rede móvel disponível for 4/5G. Caso a rede móvel disponível seja 2/3G, a Chamada WiFi em curso será terminada tendo que ser reiniciada a partir da rede móvel. 

 

4. Quando uma comunicação de voz é iniciada na rede móvel e me desloco para um local onde há uma rede WiFi com boa intensidade de sinal e o sinal da rede móvel fica fraco a comunicação passa automaticamente para rede WiFi?

Sim, o smartphone transita automaticamente a chamada para a rede WiFi se estiver em curso numa rede 4/5G (VoLTE). Caso contrário, se a chamada ativa estiver em 2/3G, será terminada tendo de ser reiniciada em modo Chamada WiFi.

 

5. Posso receber chamadas quando em modo WiFi?

Sim, em modo WiFi pode fazer e receber chamadas de voz.

 

6. O facto de me ligar a uma rede WiFi garante desde logo o acesso a Chamadas WiFi?

Sim, desde que o seu smartphone suporte e tenha ativo o serviço Chamadas WiFi e o VoLTE ativo (Voz em redes 4G/5G). As chamadas WiFi só acontecerão quando a rede móvel for fraca ou inexistente. Podem existir redes WiFi que apenas permitem navegação na internet (tipicamente redes WiFi em espaços públicos).

 

7. Que tráfego posso fazer quando estou em modo Chamadas WiFi e sem rede móvel? 

Além do que habitualmente já fazia em qualquer rede WiFi com acesso à Internet (navegação e utilização de serviços OTTs), passa a poder fazer chamadas de voz usando o serviço Chamadas WiFi para qualquer destino. O envio ou receção de SMS fica indisponível, mas se voltar a ter cobertura rede móvel o serviço de SMS volta a ser retomado.

 

8. Posso enviar SMS quando estou em modo WiFi e com rede móvel?

Sim, exceto se tiver o serviço ativo num iPhone. Mesmo com rede móvel, o iPhone poderá privilegiar o modo WiFi, e nesse modo, apesar de continuar a receber SMS, fica impossibilitado de os enviar. Nesta situação, poderá desligar temporariamente o WIFI e reenviar o SMS.

 

9. No meu smartphone no menu chamadas WiFi/Preferência de chamadas/Modo de chamadas por WiFi, aparece a opção “Móvel Preferencial” ativa por defeito e a opção  “WiFi preferencial”. Devo selecionar a opção “WiFi preferencial”?

Não. Recomendamos a seleção da opção “Móvel Preferencial”, que garante a seleção automática da rede (móvel 4G/5G ou WiFi) por forma a garantir a melhor qualidade da chamada.

 

10. Quanto pago pelas Chamadas WiFi?

As chamadas WiFi são comunicações de voz tarifadas de acordo com o seu tarifário móvel MEO subscrito. Se tem minutos incluídos no seu tarifário, será descontado desse plafond (como se estivesse a fazer uma chamada em rede móvel nacional). Se não tiver minutos disponíveis no seu tarifário será aplicada a tarifa de comunicações fora do plafond.

 


17 respostas

Reputação 7
Crachá +22

O ponto 7, esse já reparei que não envia mensagens e porque não!?

Ideia provavelmente absurda , mas existir um outro número de centro de mensagens para o Volte !!

Reputação 7
Crachá +21

É normal estando ligado ao wifi nos repetidores não conseguir fazer chamada (equipamento compativel, voLTE ativo)?

Obrigado meo por este update incrível.

Após o update do smartphone Galaxy S22 Ultra para o One UI 6.0, deixei de ter acesso ao Wifi-Calling. Simplesmente desapareceu das configurações, já entrei em contacto com a Samsung e não é problema da actualização. Pelo que me foi informado a Operadora, neste caso a MEO, tem que voltar a ativar/dar permissão novamente ao equipamento para que a funcionalidade apareça novamente e possa ser ativada nas configurações.

Já tentei falar para a assistência da MEO, mas desde assistentes que nem sabem o que é o Wifi-Calling a insistirem que é problema da parte da Samsung já apanhei de tudo.

Após o update do smartphone Galaxy S22 Ultra para o One UI 6.0, deixei de ter acesso ao Wifi-Calling. Simplesmente desapareceu das configurações, já entrei em contacto com a Samsung e não é problema da actualização. Pelo que me foi informado a Operadora, neste caso a MEO, tem que voltar a ativar/dar permissão novamente ao equipamento para que a funcionalidade apareça novamente e possa ser ativada nas configurações.

Já tentei falar para a assistência da MEO, mas desde assistentes que nem sabem o que é o Wifi-Calling a insistirem que é problema da parte da Samsung já apanhei de tudo.

Por acaso tenho um Samsung tambem mas no meu caso é o S23 Ultra com One UI 6.0 e tenho wifi calling. Não sei se é problema da meo mas tudo indica que sim. Boa sorte com isso, tendo em conta que é algo recente a ver vamos se resolvem esta situação e com o tempo se abregem mais dispositivos. 

Reputação 1
Crachá +6

E quando se está no estrangeiro como são cobradas as chamadas? Estive fora da Europa o mês passado e ao ligar-me a uma rede WiFi ficava com a indicação que as chamadas WiFi estavam ativas (Ao lado do nome da rede ficava com “WiFi”. Qual seria o custo? Diria que faz sentido que fosse o mesmo que Portugal visto que a chamada estaria a passar pelos servidores da MEO.

Boa tarde,

 

Eu tenho um Galaxy note S20. 

Ele não está na lista, é suposto haver mais atualizações dessa tecnologia para este telemóvel ou nunca irá haver?

Já fui cliente NOS e lá funcionava.

Existe alguma outra alternativa?

 

Obrigado!

 

Crachá

Boa tarde. Há previsão para inclusão de smartphones da Sony na lista de compatibilidade?

Boa tarde,

desde sempre dentro da minha residência em Loures, Sintra não existe sinal 4g / sinal para chamadas 2g o que seja, sempre que alguém me liga vai para o voice mail . 

 

com a implementação desta tecnologia na MEO iria resolver o problema que existe à anos dado que nunca foi amplificado o sinal de rede.

 

no entanto o equipamento apesar de suportar tal tecnologia (ja usado com sim NOS) a meo por algum motivo restinge a função a uns modelos, o que para mim não tem qualquer sentido.

 

como poderei expor esta situação de forma a ganhar sinal dentro de casa com esta funcionalidade no meu equipamento enquanto rede MEO? pois esta será a solução mais pratica mas depende da equipa técnica da meo que o permita 

Crachá +1

Boa tarde,

Já estava à espera da implementação desta tecnologia há já algum tempo pois, no local onde moro, a cobertura de rede é terrível… pior ainda dentro de casa.

No entanto, fiquei muito desiludido ao constatar que telemóveis relativamente recentes, como o Samasung Galaxy S20FE não estejam incluídos na lista.

Convém salientar que este modelo já não será atualizado para o Android 14😒

Só me resta “rezar” para que, mesmo assim, este modelo seja incluído.

Obrigado.

 
 
Crachá

Fiz hoje um despiste que foi a troca de cartões em que este serviço está a funcionar, no meu equipamento e funciona normalmente, o meu cartão nos outros equipamentos cá de casa não funciona. Contactei a operadora MEO que me aconselhou a troca de cartão, foi o que fiz efetuei a mesma e o problema persiste. Voltei a trocar cartões e no meu equipamento funciona sem problemas os cartões dos outros cá de casa, o meu no deles nada. Contactei a operadora que disse já se ter feito tudo o que tinha de ser efetua e que o cartão estava com todos os parâmetros correctos, mas não tinha uma resposta para me dar tendo em conta que não existe mais a fazer e que já ultrapassa os conhecimentos do apoio técnico.

 

Samsung Galaxy S23 Ultra

Crachá +1

Quais é que são “os outros equipamentos” aí de casa? É que se não tiverem na lista dos “compatíveis” da MEO, não vai funcionar, tal como o meu S20FE!!

Quanto ao apoio, e da minha experiêrncia, é raro o operador que saiba o que é sequer o Wifi Calling, quanto mais prestar assistência ou qualquer esclarecimento!!

Tive a situação caricata de um deles ter ficado espantadíssimo com o conceito de Wifi Calling. Disse  que até a ele lhe dava muito jeito e nem sabia da existência, nem na MEO nem em lado nenhum… Nunca tinha ouvido falar do serviço! Enfim!!!

 
Crachá

Olá  @lemi00.

meu é um Samsung Galaxy S23 Ultra, já funcionou e funciona com outros cartões da operadora MEO, menis com o meu que deixou de funcionar. 

Os outros equipamentos são todos Samsung Galaxy A52 5G e A53 5G, a funcionar em perfeitas condições.

Crachá +1

Teoricamente deveria funcionar… estão na lista!!

 
Reputação 7
Crachá +26

Olá @CRSCabral 

Verifique se o seu smartphone tem ativo o VoLTE  (Voz em redes 4G/5G) e o serviço Chamadas WiFi.

Crachá

@lemi00 funciona com os cartões do meu agregado familiar com o meu deixou de funcionar e mesmo assim com a troca porcum novo cartão está na mesma a operadora MEO diz não entender o porquê dessa situação, já não vasta a rede estar um treta e agora essa situação.

Crachá

Olá @CRSCabral 

Verifique se o seu smartphone tem ativo o VoLTE  (Voz em redes 4G/5G) e o serviço Chamadas WiFi.

Tem sim estes serviços ativos segundo a operadora MEO

Responder