Skip to main content
Solução

Chamadas abusivas constantes (spam, burlas) "Recebemos o seu CV"

  • May 7, 2025
  • 13 respostas
  • 1877 visualizações

Forum|alt.badge.img

Há 1 semana que tenho vindo a receber diversas chamadas automáticas a dizer que receberam o meu CV, destes números de telemóvel:

  • 965 707 990
  • 960 337 798
  • 911 133 661
  • 911 965 772
  • 913 226 615
  • 911 124 355

Bloquei-os a todos. Mesmo assim, recebo chamadas de novos números de tememóvel.

A MEO não protege os seus clientes destes contatos abusivos e invasivos????

Obrigada

Solução por ana_Paula

Olá ​@Vitália Santos 

Nenhuma operadora tem esse sistema, até porque pode haver erros e bloquear chamadas ou mensagens legítimas.

Esse filtro normalmente é feito pela app de mensagems que usa, como por exemplo o do Google. Além de bloquear sugiro que denuncie para serem detetados como spam.

Tópico fechado, já não permite mais respostas.

13 respostas

ana_Paula
Super User
Forum|alt.badge.img+25
  • Super User
  • Solução
  • May 7, 2025

Olá ​@Vitália Santos 

Nenhuma operadora tem esse sistema, até porque pode haver erros e bloquear chamadas ou mensagens legítimas.

Esse filtro normalmente é feito pela app de mensagems que usa, como por exemplo o do Google. Além de bloquear sugiro que denuncie para serem detetados como spam.


Fnfitstyle
Forum|alt.badge.img+6
  • Visitante Sénior
  • May 7, 2025

Qual a responsabilidade da operadora nesta temática? 


Ricardo27
Super User
Forum|alt.badge.img+24
  • Super User
  • May 7, 2025

É uma praga… já recebi n chamadas dessas nas ultimas semanas e meses, com tendência a aumentar. Sempre números diferentes.

As operadoras são alheias a esse assunto.


Josee
  • May 8, 2025

Bom dia

Sábado e domingo também recebi:
 

965 756 654

965 708 444

926 761 252

912 227 279

965 710 136

No display do telemóvel indicou spam. Não atendi a nenhuma chamada e bloquei.

Bom dia.

 


omicronpersei8
Especialista MEO
Forum|alt.badge.img+23

A MEO não protege os seus clientes destes contatos abusivos e invasivos????

Se reportar pelos canais disponíveis para os clientes reportarem situações a MEO irá fazer alguma coisa, dentro claro, do que é possível. No entanto se receber uma chamada de um número que pertence a outra operadora a MEO pouco ou nada pode fazer. 

Aqui no fórum público não será dado seguimento seguramente. Sugiro que abra um pedido na sua área de clientes MEO indicando origem, destino e respetiva data/hora de cada chamada. 


Forum|alt.badge.img
  • Visitante Sénior
  • May 31, 2025

Pois mas a questão tambem é: todos os numeros sao identificados como spam, as operadoras esgotam a numeração rapido...o numero vai para reciclar, fica de quarentena e daqui a uns meses é repassado para um novo cliente, que tem um numero identificado como spam, sendo uma chatice para o remover da blacklist....etc etc. Nao creio que um jovem, uma pessoa idosa ou mesmo alguem com poucos conhecimentos do assunto resolva isso com facilidade....a pessoa compra um cartao e esta a comprar um monte de chatices com numeros reciclados.Nao era bom estudar o assunto e entender como essa gente consegue tanto numero de uma vez? Criam com software por intermedio de uma empresa externa? Vao aos quiosques comprar os cartoes todos? Era bom as operadoras prestarem atenção a isso....tb ja nao tenho paciencia para essas chamadas.....


Rafa_UserFiberMEO
Super User
Forum|alt.badge.img+24

Olá ​@ruitavi 

O Problema nem é o Facto de serem Números que vão passar a ser Reciclados em Breve e para outra Pessoa

O problema é que já agora esses Números, que são utilizados, já pertencem a uma Pessoa de Momento, e são "Roubados",  a essas Pessoas Temporariamente, para fazerem estas Chamdas. Esta é uma prática ilegal chamada de Caller ID Spoofing. E esses mesmos Números, depois acabam por ser Reportados como Spam

Já que se ligarmos para esses Números, minutos depois, muitas das vezes, somos Atendidos pelo verdadeiro Dono do Número, e que nem nunca nos Ligaram Anteriormente. Muitos vieram já Reportar ao Fórum que viram o seu número "clonado". 

As Operadoras, e as Autoridades, devem estar a Tentar Evitar e Fazer de tudo para parar isto. Mas Infelizmente, parece que ainda não conseguiram fazer nada contra isso


Forum|alt.badge.img
  • Visitante Sénior
  • May 31, 2025

Contratem o Rui Pinto 😁😁

A raiz disto tudo está nas chamadas Voip com numeros virtuais em que essas mesmas chamadas podem terminar em redes de operador fixas ou moveis.  O que nao falta por ai sao operadores dessas....a facilidade que gerem e criam blocos de numeracao. Infelizmente depois alguns utilizadores fazem ma utilizacao disso, nao estou a dizer que sao as empresas mas o sistema é muito permissivo e pouco seguro a ser utilizado com más intenções.

 


ana_Paula
Super User
Forum|alt.badge.img+25
  • Super User
  • May 31, 2025

Quem deve resolver este assunto são as autoridades em articulação com as operadoras.


omicronpersei8
Especialista MEO
Forum|alt.badge.img+23

o tema está nas mãos da Anacom, dado que não existe legislação para os operadores poderem fazer algo efetivo para esse tipo de tráfego. 


Forum|alt.badge.img+23
  • Consultor
  • June 2, 2025

boas

 

@omicronpersei8 completamente errrado...depende da lei (Governo) e a ANACOM não faz as leis, só as faz cumprir..


….


omicronpersei8
Especialista MEO
Forum|alt.badge.img+23

boas

@omicronpersei8 completamente errrado...depende da lei (Governo) e a ANACOM não faz as leis, só as faz cumprir..

Depende da Anacom primeiro que tudo. Apesar de ser o Governo a criar a lei e adendas tem de ser a Anacom a fazer as propostas e remete-las ao Governo para avaliar e efetivar. Neste caso em concreto deduzo ser uma adenda à LCE já existente, que poderá definir o plano legal de atuação dos ISP’s neste caso para combater o fenômeno spoofing do A-number.