Pergunta

Cartão SIM M2M (ou Iot)

  • 9 November 2023
  • 16 respostas
  • 1158 visualizações

Crachá

Necessito adquirir um cartão SIM M2M para poder associar ao equipamento de produção de energia de um sistema fotovoltaico, de forma a estabelecer a comunicação com a e-redes para telecontagem.

 

Que cartão devo adquirir?

Como posso adquiri-lo através do My MEO sem ter de me deslocar a uma loja ou ter de ligar para o Apoio a Clientes (dado que estou no estrangeiro)?


16 respostas

Reputação 3
Crachá +18

Olá @TheBlackSheep , para obter mais informações sobre esta situação terá de contactar o apoio ao Cliente MEO através dos contactos disponíveis em https://www.meo.pt/contactos

Crachá

Já contactei por mail… mas sem qualquer resposta.

Crachá

Se é este o apoio que temos neste “suportte” (uma não-resposta ao fim de 6 dias)…. se calhar tenho mas é de mudar de operador 😤

Reputação 7
Crachá +24

A comunicação e apoio aqui é entre clientes. Cada um ajuda como pode.

Por mail não deve ter contactado a meo, uma vez que não existe email de apoio ao cliente. 

Reputação 7
Crachá +22

Lol, você precisa é que a Eredes lhe troque o contador para um contador bi direcional com leitura inteligente.

Não sei onde foi buscar essa do cartão m2m🤦‍♂️

Crachá

Contactei pelo “mail” dentro da área de cliente

Agradeço a “ajuda” mas realmente indicarem-me para contactar o apoio ao Cliente… não adianta muito.

 

Crachá

Obrigado “Gavetas” mas a informação do cartão M2M foi dada pela eRedes. Os contadores bidireccionais que refere devem ser os de uma instalação normal… não é o equipamento necessário quando estamos a falar de produção de energia por um sistema fotovoltaico.

Reputação 7
Crachá +22

Deve estar a fazer de mim algum tapado , a sua instalação é ongrid certo ?

Porque se for off grid não precisa da eredes para nada .

Se precisar de ajuda a sério diga , é que também estou ligado entre outras às energias de produção fotovoltaica , apenas não invente.

Crachá

Caro Gavetas

 

Eu não invento, muito menos coisas que me dão trabalho e me obrigam a procurar soluções.

 

Para os restantes participantes do forum (dado que o Gavetas tem concerteza toda esta informação). junto envio a explicação que recebi do Engº responsável da instalação do meu sistema de produção fotovoltaica.

 

“Quando se regista uma mcp, automaticamente a ERedes ou troca o contador se não estiver preparado para ser produtor e bidirecional, ou então atualiza o firmware do contador à distância para ter em conta a produção e consumo da rede. 

Por outro lado é-se obrigado a colocar um contador de produção total quando a potência do sistema solar fotovoltaico é maior que 4kW, de acordo com o DL 15/2022 na sua atual redação.

Esse contador serve para fins estatísticos de análise da produção nacional de energia eléctrica de origem fotovoltaica e é uma imposição da comissão europeia. Quem tem a obrigação de recolher os dados dos contadores de produção total é a ERedes como ORD (Operador de Rede de Distribuição).

Como tal, para a ERedes recolher esses elementos necessita que o produtor lhe entregue as contagens por via do cartão GSM m2m que fica dentro do modem do contador de produção total

Atualmente sem o contador de produção total da UPAC estar a mandar os dados de produção à ERedes não é possível fazer contrato de venda de excedente de produção da UPAC para instalações acima de 4kW. O comercializador que compra o excedente não consegue submeter o contrato de venda de excedente na REN que é a entidade que trata do controlo da injeção de excentes de produção na rede.”

Reputação 7
Crachá +21

Pergunta de alguém que está totalmente fora do assunto, e se for numa zona sem rede gsm?

Reputação 7
Crachá +22

A sua instalação é superior a 4kws de inversor ?

Instalou o contador de produção total ?

 

Crachá

Gavetas:

 

Sim, é superior a 4Kws. E estou na fase final de instalação e ligação à eRedes. 

Reputação 7
Crachá +22

Então o instalador que lhe coloque o cartão gsm na slot do contador e lhe faça o direcionamento , é da responsabilidade dele .

Reputação 7
Crachá +22

A ligação à eredes é automática para injeção , basta estar ligada produção.

Se já tiver bidirecional não lhe conta a produção como consumo, se quer vender tem que ter tudo muito direitinho.

Crachá

Já consegui encontrar e contratar.

 

O produto é o cartão IoT Connect

Fica a referência para outras pessoas que tenham a mesma necessidade.

Obrigado pela informação

Responder