Skip to main content
Resolvido

Caller ID Spoofing

• March 16, 2026
  • 2 respostas
  • 37 visualizações

Caros senhores,

Venho por este meio formalizar e solicitar uma ação imediata relativamente a um incidente grave de spoofing que afeta a segurança e privacidade do meu número de telemóvel (em telemóvel iPhone).

Tenho recebido, recorrentemente, contactos de terceiros a informar que o meu número de telemóvel tentou contactá-los. Confirmo que estas chamadas não foram realizadas por mim. Esta prática ilícita está a causar-me sérias preocupações quanto à utilização abusiva do meu contacto.

Existe o risco real e iminente de o meu número de telemóvel ser futuramente classificado como SPAM ou tentativa fraudulenta, prejudicando irreversivelmente a minha comunicação e reputação, sem que eu tenha qualquer culpa.

Solicito uma resposta urgente e a indicação das medidas concretas e preventivas que a MEO irá implementar para:

1. Resolver o incidente de spoofing na origem, garantindo a segurança do meu número.
  2. Evitar que novos casos de utilização indevida do meu número ocorram no futuro.

Aguardo a vossa solução para este grave problema.

Solução por Rafa_UserFiberMEO

Olá ​@Margareth Tavares Santos 

Entendo a sua Frustração perante a Situação

Suguiro que, sendo uma Prática Ilegal, deva Fazer Queixa as Autoridades, a Reportar a Situação 

A MEO, De Forma a Evitar estes Acontecimentos, e Situações, Disponibiliza Agora um Novo Serviço, o "Origem MEO", que Consegue Analisar a Origem de Cada Chamada 

O Serviço Ainda Apenas Funciona Quando é Entre Contactos na Rede MEO, e Apenas Aparece a Validação em Dispositivos Compatíveis (Ainda não disponível nos iPhone's). Mas é Sempre uma Pequena Ajuda para Diminuir o Número dos Casos

Veja Este Tópico >

2 respostas

Rafa_UserFiberMEO
Super User
Forum|alt.badge.img+24

Olá ​@Margareth Tavares Santos 

Entendo a sua Frustração perante a Situação

Suguiro que, sendo uma Prática Ilegal, deva Fazer Queixa as Autoridades, a Reportar a Situação 

A MEO, De Forma a Evitar estes Acontecimentos, e Situações, Disponibiliza Agora um Novo Serviço, o "Origem MEO", que Consegue Analisar a Origem de Cada Chamada 

O Serviço Ainda Apenas Funciona Quando é Entre Contactos na Rede MEO, e Apenas Aparece a Validação em Dispositivos Compatíveis (Ainda não disponível nos iPhone's). Mas é Sempre uma Pequena Ajuda para Diminuir o Número dos Casos

Veja Este Tópico >

Forum|alt.badge.img+3
  • Observador
  • March 17, 2026

Continuamos a aguardar que a Anacom decida por uma solução que seja implementada por todos os Operadores em Portugal e que permita resolver este autentico flagelo. Se a solução implementada pela MEO fosse replicada pelos outros Operadores já seria uma ajuda, sobretudo se a nova release  dos iPhones já permitisse apresentar também essa mensagem.